Forum
Buscar
Facebook Twitter YouTube Twitch SemLag
image
Como Treinar

Aprenda a treinar corretamente

Autores:

GrYllO, Valeria Freitas

Revisores:

Equipe TibiaBR

Categoria: Intermediário

Última Atualização: 14/07/2012

Conteúdo:

ÍNDICE

Independente da vocação escolhida, o jeito de treinar shielding skill, melee skill (axe, club, fist, sword) e magic level não se altera - a única exceção é o distance skill, que funciona de maneira ligeiramente diferente e por isso exige ajustes na disposição de treino para que ele seja mais efetivo. Sendo assim, o modo de treinar é igual para todas as vocações, variando apenas a velocidade que um mesmo skill avança entre duas vocações distintas.

MECÂNICA DE COMBATE

Quando você atacou, o golpe produziu...

  • ...fumaça ao acertar o alvo = O ataque foi parado nas defesas (defense, abreviação "Def")
  • ...faísca ao acertar o alvo = O ataque atravessou as defesas, mas parou nas armaduras (armor, abreviação "Arm")
  • ...sangue ao acertar o alvo = O ataque atravessou as defesas e armaduras, atingindo o alvo

Voltar ao índice

MECÂNICA DOS SKILLS

HIT COUNTER (CONTADOR DE GOLPES)

Antigamente, para treinar um skill, não havia muito segredo: bastava atacar um alvo e aguardar o skill subir. Como houve muito abuso por parte dos jogadores - alguns chegavam a ficar o dia inteiro "treinando afk", a CipSoft modificou a mecânica dos skills: há um contador de hits (golpes) que trava/destrava o avanço do skill do seu personagem! Funciona assim: para a contagem começar, você precisa acertar um golpe de sangue. A partir daí, você tem exatos 30 hits até que o contador acabe e o skill pare de subir. Acontece que os hits que você recebe também contam! Sendo assim:

  • Se não houver nada te atacando, você tem 30 hits até o contador parar;
  • Se estiver sendo atacado por 1 oponente, você tem 15 hits até o contador parar;
  • Se estiver sendo atacado por 2 oponentes, você tem 10 hits até o contador parar.

Desta forma, o recomendado é que você cause umhit de sangue antes do contador chegar ao seu limite. Caso contrário, o avanço dos seus skills (de ataque e também o shielding) irá parar.

Voltar ao índice

DISTANCE SKILL (HABILIDADE À DISTÂNCIA)

Diferentemente das habilidades corpo-a-corpo, a habilidade à distância possui uma peculiaridade: os golpes que produzem faíscas e sangue contam em dobro para o avanço do skill. Sendo assim, tente causar a maior quantidade de golpes de faísca/sangue quanto for possível. A quantidade de sangue não importa - um hit de 1 vale o mesmo que um hit de 200. Ademais, siga as recomendações do contador de golpes. Após um estudo detalhado, o jogador Gorak chegou à seguinte conclusão: independente da arma de distância utilizada, você conseguirá extrair a sua máxima eficiência, mesmo em skills mais baixos, estando à 2 sqm do alvo. Após o skill 74, no entanto, você já poderá ficar a 1 sqm do alvo sem prejudicar o acerto máximo da arma de distância utilizada. O artigo completo (em inglês) encontra-se AQUI.

Voltar ao índice

MAGIC LEVEL (NÍVEL MÁGICO)

Nos primórdios do Tibia, para avançar o seu nível mágico, você deveria utilizar magias que gastassem mana em um valor múltiplo de 20. Exemplo: se você utilizasse a magia Antidote - 30 de mana - você estaria desperdiçando 10 de mana para o avanço do seu magic level. Hoje em dia este problema foi "corrigido", de forma que toda mana utilizada conta para o avanço do nível mágico. Sendo assim, basta que você:

  • Sempre esteja utilizando a sua mana.;
  • Mantenha a fome do seu personagem saciada, de forma que a mana esteja sempre subindo;
  • Não fique por muito tempo em Zonas de Proteção (protect zones, abreviação "PZ"), pois ali a mana do seu personagem não sobe, mesmo se você estiver saciado.

Fazendo isto você garante que a sua mana esteja sempre em "movimento", garantindo um avanço constante do seu nível mágico.

Voltar ao índice

MELEE SKILL (HABILIDADE CORPO-A-CORPO)

Basta seguir as recomendações do contador de golpes, observando que a quantidade de sangue não importa - um hit de 1 vale o mesmo que um hit de 200. A situação ideal é aquela em que você constantemente acerta hits de sangue com valores muito baixos (próximos de 1). Lembrando que os hits de sangue não farão o seu personagem avançar skill mais rapidamente do que se ele acertasse mais hits de fumaça/faíscas: isso apenas vai impedir que o avanço de skill fique "travado".

Voltar ao índice

SHIELDING SKILL (HABILIDADE COM ESCUDO)

Para o seu shielding skill avançar corretamente, você deve ter 2 criaturas/jogadores batendo no seu personagem. O dano recebido deve ser do tipo físico (dano mágico não conta). Você deve usar um escudo para avançar neste skill - utilizar somente a arma, seja ela de uma ou duas mãos, não irá permitir o avanço. Receber golpes de mais do que duas criaturas/jogadores não irá fazer o seu shielding skill subir mais rápido - até por que o terceiro atacante sempre quebrará a defesa.

Voltar ao índice

TIPOS DE TREINO

TREINO COM MONSTROS

O treino com monstros é bem simples e também um das poucas alternativas em mundos Optional PvP. Basta pegar 2 exemplares de uma criatura desejada e treinar, procurando causar o menor dano possível ao mesmo tempo respeitando a regra do contador de golpes. No caso de criaturas que não possuem auto-cura, o ideal é treinar em um local que seja capaz de repor as criaturas que forem morrendo com o treino. Já no caso de criaturas que possuem auto-cura, esta necessidade diminui ou até inexiste. Há também o caso das criaturas replicantes (Slime), que conjuram summons infinitamente. Neste caso, basta "marcar" a criatura original (ex: deixá-la com a vida "amarelada") e atacar continuamente as suas cópias. Nos dias atuais, os monstros mais populares para se treinar são (em ordem de evolução de skill):


(Treino com criatura que possui auto-cura. Clique para ampliar)


(Treino com criatura replicante. Clique para ampliar)

Voltar ao índice

TREINO COM OUTRO JOGADOR

O treino com outro jogador só é possível em mundos onde o PvP é habilitado. Para um treino eficiente, cada um dos treinantes deve ser atacado por uma criatura fraca. Para garantir o funcionamento do contador de golpes, você deve remover os seus equipamentos gradativamente, até que o seu companheiro de treino possa acertá-lo (hit de sangue) com mais frequência. Ambos devem utilizar uma arma fraca, de forma a causar o mínimo dano possível em seu companheiro de treino. Utilizar um escudo fraco também é recomendado, para garantir o acerto de ambas as partes.


(Treino com outro jogador. Clique para ampliar)

Voltar ao índice

TREINO COM SUMMONS

Treinar com summons é relativamente simples. Primeiro, peça a um amigo druid ou sorcerer para conjurar um summon para você. Depois, coloque duas criaturas fracas para te bater, de forma a aumentar o seu shielding skill e, dependendo do summon, 2 criaturas fracas para quebrar a defesa dele. As criaturas recomendadas para um treino com summons são aquelas que possuem auto-cura. Atualmente, as criaturas recomendadas são:

  • Ghoul - recomendado para um treino inicial, enquanto os skills de ataque ainda são muito baixos. Não há necessidade de quebrar a defesa
  • Monk - é o summon mais popular, por possuir mais pontos de vida que um ghoul, além de se auto-curar mais rapidamente.
  • Gozzler - esta criatura possui exatamente os mesmos atributos de resistência/auto-cura de um monk. Mas por que então o meu amigo gastaria 200 a mais de mana para conjurar esta criatura para mim? Muito simples: o gozzler não "grita" como os monks, sendo assim, não chama atenção de possíveis PKs!

Alternativamente, você pode convencer algumas criaturas (com uma runa de Convince Creature) e treinar nelas. Dentre todas as criaturas que se pode convencer, a mais popular delas para o treino é o Dark Monk.

Como você precisa atacar uma criatura conjurada por alguém, o treino com summons só é possível em mundos com PvP habilitado.


(Treino com Gozzler. Clique para ampliar)

Voltar ao índice

TREINO COM TARGET DUMMIES

Após completar a quest Shadows of Yalahar, o NPC Telas, um pesquisador, permite que você use os seus protótipos de golems mecânicos para que você teste a resistência deles. Os target dummies provém um treino 100% eficiente: eles têm defesa 0, portanto sempre levam dano, e são imortais! Aqui não há preocupações. Basta colocar para atacar e esperar o skill subir. Pode utilizar a sua arma normal para atacar, não há problema! Aliás, só existe um pequeno probleminha: não há nenhuma criatura que possa te bater enquanto você treina (os dummies não atacam). Este problema só pode ser resolvido de duas maneiras:

  • Em mundos com PvP habilitado, você pode tentar convencer um amigo mago para conjurar 2 criaturas fracas para te bater, ou;
  • Você pode aguardar o evento de 1º de abril (April's Fools event) e comprar algumas Spellwands.


(Treino em target dummy com 2 mad sheeps conjuradas. Clique para ampliar)

Voltar ao índice

TREINAMENTO OFFLINE

No Summer Update 2012 os target dummies foram removidos do jogo. Em seu lugar, foi implantado um sistema de treinamento mais democrático: o treinamento offline. Leia mais sobre essa mudança aqui e aqui.

Treinamento offline é o tipo de treino mais descomplicado e barato possível. Não há requisito de level nem de itens para treinar. Basta que você:

  • Seja premium;
  • Se dirija à escola de treino mais próxima (toda grande cidade tibiana possui uma):
    Converse com algum Guide (os NPCs guias que geralmente estão próximos aos navios das cidades): hi > information > training >mark > yes e ele dirá onde se encontra a escola de treinamento, além de marcá-la em seu mapa:

Ab'Dendriel


Ligeiramente ao norte do subsolo do depot.

Ankrahmun


Nordeste do depot, na arena. Estão ao lado do NPC Dario (treinador de paladins).

Carlin


Próximo à saída norte de Carlin, imediatamente à leste do castelo da rainha Eloise, ao sul da NPC Trisha.

Darashia


Na parte sudeste do palácio do califa (o prédio onde se encontram o banco, magic shop e spell trainers).

Edron


Dentro dos muros do castelo, na parte noroeste.

Kazordoon


Saindo do depot, siga para o sul, passando pela taverna.

Liberty Bay


Dentro da fortaleza que fica nas montanhas do leste, próximo ao NPC Tristan (treinador de knights).

Port Hope


Em uma construção ao sul da cidade, perto do NPC Clark.

Svargrond


Leste da arena de Svargrond.

Thais


Para treinar melee, siga para a guilda dos knights.


Para treinar distance, vá para a guilda dos paladins.


Para treinar magic level, vá até a guilda dos sorcerers.

Venore


No subsolo do depot, depois da Hard Rock Tavern.

Yalahar


No telhado do depot.

  • Escolha o tipo de treinamento que deseja receber:
    •  (Axe Fighting + Shielding)
    •  (Club Fighting + Shielding)
    •  (Sword Fighting + Shielding)
    •  (Distance Fighting + Shielding)
    •  (Magic Level + Shielding)
  • Clique na estátua (Use) para desconectar-se automaticamente e iniciar o seu treinamento.

Toda essa facilidade, no entanto, vem com alguns custos: o treinamento offline é, no mínimo, 50% mais lento do que o treinamento tradicional (online). Além disso, não é possível treinar infinitamente, sem parar: você tem uma reserva para treinar, no máximo, por 12 horas consecutivas.


A barra vermelha mostra quanto tempo de treino offline você tem disponível.

Para recuperar essa reserva, basta ficar online - ou offline mesmo, mas sem treinar: cada segundo online recupera 1 segundo de treinooffline. Se você estava treinando offline e a reserva acabou, o personagem para de treinar e o medidor começa a encher novamente. Exemplo:

  • Você começa a treinar offline com o medidor marcando 6 horas restantes. Após 10 horas você retorna ao jogo: seu personagem terá treinado por 6 horas e ainda haverá 4 horas na reserva.

Lembrando que o reinício do treinamento é sempre manual, ou seja, nunca o treinamento offline recomeça sozinho. Você terá de entrar novamente no jogo para reativá-lo.

Spoiler: FAQ - Perguntas frequentes sobre treinamento offline

Voltar ao índice

VÍDEO DEMONSTRATIVO

Abaixo, um vídeo-resumo dos principais tipos de treino conhecidos:

Para mais dicas e truques sobre treinamento da sua vocação, visite o sub-fórum correspondente no fórum de vocações.

Voltar ao índice

Comente no fórum:

http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=459877

 

 Topo

©2003 - 2014 Tibia LTDA - Todos os direitos reservados
O jogo Tibia e todas imagens contidas nesse site são propriedade da CipSoft GmbH.