Forum
Buscar
Facebook Twitter YouTube Twitch SemLag

Artigos Oficiais

Ano:
Mês:
15 anos atrás!

Neste ano, no próximo mês para ser exato, será o 15º aniversário da CipSoft GmbH. Queremos usar esta ocasião para voltar no tempo. O que aconteceu em Tibia há 15 anos quando Steve, Durin, Stephan e Guido decidiram fundar a companhia? Como Tibia se parecia naquela época?

Antes da CipSoft

No ano em que a CipSoft foi fundada, Tibia já tinha de 4 a 5 anos de idade. O futuro de Tibia ainda não estava decidido naquele tempo. Uma única decisão diferente poderia ter mudado todo o universo de Tibia, talvez levando tudo para um fim. Em 29 de janeiro de 2001, a equipe da CipSoft, anteriormente conhecida como Cip Team postou a seguinte notícia no site de Tibia:

A naioria de vocês saben que somos estudantes e que temos mantido Tibia firme e crescendo durante cinco anos em nossas horas vagas. Esse tempo livre certamente desaparecerá ao final deste ano quando concluirmos nossos estudos. Então teremos de encontrar um emprego e começar a trabalhar. Não restará muito tempo para Tibia, mas nós não queremos que isso aconteça! Portanto, estamos pensando em trabalhar em tempo integral para o Tibia e começar a tocá-lo comercialmente.

Como todos sabemos, isso é de fato o que aconteceu. Se os quatro tivessem decidido por um caminho diferente para suas vidas, provavelmente nenhum de nós seria parte do universo tibiano hoje.

Então - como era o Tibia naquela época, quando ainda era um projeto estudantil e muito menor do que hoje?

2001, quando não muitos de nós estavam por aí ainda, foi um tempo em que Ferumbras ainda era jogado manualmente, conforme aprendemos com Knightmare, que ainda é designer de conteúdo do jogo em Tibia hoje, em um artigo oficial O Nascimento de Ferumbras.
Traços daquelas lutas contra Ferumbras podem ser encontrados em nosso arquivo de notícias, em uma antiga notícia no ano da fundação, em 31 de jameiro: A Luta pela Liberdade:

Parabéns, tibianos! Ferumbras e seus lacaios estão finalmente mortos. Muito bem.

Além disso, um importante aspecto da penalidade de morte em Tibia foi decicido naquela época. Em 2 de fevereiro de 2001, havia uma notícia postada no site de Tibia sobre a Nova Regra de Perda de Item. Os jogadores de Tibia naquele momento votaram por este ajuste na penalidade de morte em Tibia:

Se você morrer, todos os seus itens exceto aqueles em containers (como bags, backpacks, etc.) serão teleportados com você para o templo. No entanto, para cada objeto há uma chance de 10% que o item permaneça em seu corpo morto. Então, você ainda não pode ter certeza absoluta de que não perderá um certo item.

Mesmo que não sejamos capazes de dizer quais foram as diferentes opções dadas naquela época para a perda de itens em virtude da penalidade de morte, podemos dizer que os jogadores em 2001 influenciaram como est punição é tratada em Tibia, mesmo hoje.
Antes daquela mudança, você perdia todos os seus itens ao morrer em Tibia. Tudo permanecia em seu corpo até que você voltasse até ele, ou alguém pegasse para você., lembrasse Durin hoje. Ele afirmou ainda que se você não tivesse uma vocação e estivesse abaixo do level 4, você ainda perderia tudo, mesmo após a regra de perda de item ter sido implementada.

Naturalmente, em 2001 havia menos monstros, menos jogadores - menos de tudo. O mapa naquele período era muito menor, também. Uma lista completa das áreas que estavam sendo produzidas em 2001 foi postada em abril de 2001, incluindo os nomes dos jogadores que estavam trabalhando nelas. Naquela época, Tibia recebia muita ajuda de ajudantes voluntários:

Cidade élfica de Ab'Dendriel (Knightmare), Fields of Glory (Tekvorian), The Ghostlands (Falke), Femor Hills (Wastl), Reokon's Tundra (Cohen the Barbarian), Ice Islands (Feanor), Mad Mage Valley (Hammerfall), Orc Fortress Ulderek's Rock (Muesli), The Snake Stone (Niehoff), Green Claw Swamp (Aureus), and Stone Wood (Alara).

Quando você anda pelas terras de Tibia hoje, já pensou em quão antigas algumas delas já são...?

Após a fundação da CipSoft

Algumas dessas novas áreas foram publicadas em uma atualização em junho, por volta da mesma época em que a CipSoft GmbH foi fundada. Como podemos ler em nosso arquivo de notícias:

Conforme prometido, a atualização está online agora - com muitas novas áreas, como Ab'Dendriel, a cidade dos elfos, as Ice Islands no frio norte de Tibia e os Fields of Glory. Adicionalmente, muitas coisas foram modificadas em partes conhecidas do continente. Então prepare-se para encontrar novos mistérios e desafios em todo lugar!
Tibia agora possui quatro novas cidades para as quais você pode se mudar: Thais, Ab'Dendriel, Kazordoon e Carlin. Escolha a cidade que você mais gosta e faça dela o seu lar.
Também gostaríamos de agradecer todos os editores e testadores por sua paixão e tempo. Sem vocês a atualização não seria tão boa quanto ela está!


Em julho, quando Tibia evoluiu de um projeto estudantil para um negócio, foi anunciado em uma notícia que os quatro estavam trabalhando em um sistema de contas e que o sistema de pagamentos estava nos planos também. Naquele tempo, Tibia alcançou a marca de 600 jogadores online. O sistema de contas, muito similar ao que temos hoje, foi ao ar em 21 de julho. Antes disso, havia apenas personagens ao invés de contas e premium time ainda não estava disponível, também.

Em 2 de novembro de 2001, o previamente anunciado sistema de premium account foi finalmente lançado com o Tibia 6.4 e a porta para o crescimento da CipSoft e de Tibia foi finalmente aberta. Além do sistema de pagamentos, aquela atualização de novembro também trouxe casas, novas magias e monstros, além de Edron:

Uma nova ilha foi descoberta bem ao leste. Colonos de Thais fundaram a colônia de Edron ali, e as Linhas Tibianas Reais estabeleceram uma rota de transporte de e para lá. Agora esta ilha espera para ser explorada. Muito obrigado a Knightmare por ter concebido essa área.

Os jogadores tibianos até criaram um teaser para esta atualização. Felizmente, o vídeo foi recuperado por um fã de Tibia no YouTube. Confira:



Outra coisa que vale a pena mencionar sobre esta atualização é que finalmente a comunidade foi informada de que havia uma CipSoft GmbH agora. As notícias não eram mais assinadas com Cip Team mas por "CipSoft Team".

Um Grande Ano, o ano da fundação, chegou ao fim e o time da CipSoft composto por Guido, Stephan Steve e Durin escreveram:

Durante este ano nós quatro terminamos nossos estudos na universidade e estabelecemos a CipSoft. Com a fundação de nossa empresa também decidimos dedicar o nosso futuro ao Tibia. Finalmente teremos tempo para realizar todos os planos que temos para o nosso pequeno mundo. O primeiro passo foi dado com a introdução de Premium Accounts. Com o seu apoio nós garantimos que Tibia continuará online e até será melhorado.

Muito apropriadamente a esta nova era em Tibia, o segundo mundo foi inaugurado, com o promissor nome Nova.

Mal sabiam as pessoas naquele tempo que a CipSoft viraria uma empresa com mais de 80 funcionários e que Tibia e sua comunidade ainda estariam vivos - 15 anos depois.

Obrigado tibianos por tornar isso possível e feliz aniversário, CipSoft!

Que contar sobre suas primeiras experiências em Tibia? Quais são as suas primeiras memórias?

Deixe um comentário (em inglês) no tópico do artigo oficial no Auditorium enquanto este artigo estiver online. Os CMs escolherão os 15 melhores posts do tópico oficial e enviarão um CM Token para o personagem que postou o comentário assim que um novo artigo oficial substituir este em junho.

Lembre-se dos primeiros dias conosco!
Seus Community Managers

via Tibia.com


comente no forum
CGB - Ultra Secreto

Durante uma visita aleatória ao quartel general da CGB em Carlin, nos deparamos com algo interessante que gostaríamos de compartilhar com vocês, tibianos. A CGB claramente queria manter isto ultra secreto, no entanto, sentimos que vocês tem o direito de saber!



Relatório: Por anos, relatos sobre exploradores que desapareceram durante a verificação do estado de Formorgar Mines, abaixo de Formorgar Glacier, tem se acumulado. Mais de 50% dos exploradores que haviam sido enviados em nome da Rainha não voltaram para casa como planejado. Suas expedições deveriam ter acabado há muito tempo. Vários turistas e outros visitantes desapareceram no mesmo período. Muitas pessoas visitando Formorgar Glacier parecem ter desaparecido misteriosamente durante as suas viagens. Seus traços foram perdidos rapidamente após eles terem partido de Svargrond. Ninguém ouviu falar deles novamente. Eles nunca retornaram à cidade. É seguro assumir que eles desapareceram no gelo.

Ao agente designado: Devido aos cortes no orçamento, os investigadores de Svargrond encerraram oficialmente estes casos de pessoas desaparecidas em Formorgar Glacier, assumindo que elas sucumbiram às baixas temperaturas da ilha. Seus corpos, no entanto, nunca foram encontrados. Declarações de testemunhas que não puderam ser validadas estão inclusas nos relatórios de Svargrond que foram encaminhados à Carlin's Girls Brigade, questionando se a CGB gostaria de prosseguir com suas próprias investigações, uma vez que muitas das pessoas desaparecidas eram exploradores originalmente residentes em Carlin e estavam em missões para a Rainha Eloise. A CGB recebeu a permissão de Jarl de Svargrond para prosseguir com suas próprias investigações no território de Svargrond. Devido às circunstâncias misteriosas dos relatórios e das invalidadas, porém alarmantes, declarações das testemunhas, bem como as crescentes lendas urbanas sobre Formorgar Glacier, a CGB decidiu encaminhar toda essa questão para a unidade X-File, com o pedido e a esperança de esclarecer o assunto, não apenas para a CGB, mas também para as famílias dos bravos aventureiros que tão corajosamente se estabeleceram no deserto de gelo.
Uma cópia do relatório também foi encaminhada para o Tibian Bureau of Investigation, o TBI, uma vez que várias das pessoas que estão desaparecidas eram viajantes de Thais. Investigadores de Thais receberam a mesma permissão para prosseguir com as investigações no território de Svargrond. Pode ser aconselhável unir forças apenas desta vez afim de resolver estes casos - apenas em meio a um absoluto sigilo!



Caso: No. 1344512

Codinome: Man in the Cave.

Objeto da investigação: O suspeito é uma lenda urbana. Para os mais nativos Svargrondianos, ou bárbaros, como eles se referem a si mesmos, o mito da existência de um ser misterioso chamado 'Man in the Cave' é um fato consumado, embora a prova não pudesse ser validada. Diz-se qeue o ser misterioso vive em Formorgar Glacier, escondido em uma caverna, esperando pela presa. Ele prefere capturar aventureiros e exploradores. A fim de levá-los refém, o Man in the Cave supostamente espera sorrateiramente que eles passem por baixo da entrada de sua caverna. Então, no momento certo, ele os laça para o seu esconderijo. Antes que suas vítimas tenham tempo de entender o que está acontecendo e se reorientarem, são atacadas e mortas silenciosamente pela própria criautura e seus companheiros monges. Ninguém sabe o que essa criatura realmente é e o que ela faz às vítimas. Rumores chegam até a assumir canibalismo, dado que o suspeito em questão na verdade tem natureza humana. Razões para tais suposições são relatos de pessoas que afirmam ter cruzado com esta criatura. Você não deveria estar olhando o que está escrito aqui, que foi marcado em preto de propósito. O canibalismo pode não ser a verdadeira natureza do suspeito, pode ser apenas uma simples técnica de sobrevivência, dado o fato de que ele supostamente reside em uma caverna na geleira. De qualquer maneira, o suspeito é considerado perigoso e tentará matar à primeira vista.
Este mito está enraizado profundamente na crença das pessoas do extremo Norte. Você é realmente curioso, heim? A ciência nos diz que em todos os mitos podemos encontrar pedaços da verdade. Mesmo que agora, após todo esse período de investigações, a probabilidade de encontrar novas provas que validem a história desta lenda urbana seja baixas, este é o objetivo desta investigação. Caso a sua existência seja provada, uma avaliação se este ente seria a causa da morte dos exploradores torna-se um objetivo adicional da investigação.
Considerando o tempo que passou desde a partida dos exploradores, infelizmente nós temos que concordar com os investigadores de Svargrond e assumir que os exploradores desaparecidos estão mortos. Pare de tentar ler as coisas que não são destinadas para os seus olhos! As chances de sobrevivência no gelo por período tão longo de tempo são mínimas. Portanto, a busca por provas da existência da criatura chamada "Man in the Cave" deve ser o foco primário da unidade X-File, não a busca por sobreviventes.


Aparência: Incerta. Relatos afirmam que ele tem aparência humana, carregando cordas consigo e geralmente está rodeado de monges.

Armas suspeitas usadas na prática de um crime: Relatos sugerem o uso de cordas de aparência comum para pegar as vítimas, como esta:


Pesquisa a respeito da lenda do Man in the Cave:

Declarações de testemunhas:

  • testemunha no. #11388182: Uau, eu só ouvi lendas do "Man in the Cave" - Pensei que o "Man in the Cave" fosse um mito/pesadelo, mas não, ele realmente vive. -se esconde-
  • testemunha no. #11392897: Ok pessoal, estou formando um time de alto nivel para matar esse Man in the Cave. Preciso de level 70+ para derrotá-lo. Tragam 20 bps de SD's e knights tragam cerca de 100 bps de UH's. Me envie mensagem ou poste aqui para dizer se você está dentro.
  • testemunha no. #12222753: Recentemente, fui até a caverna de anões e encontrei um esqueleto dentro de um capa marrom, e a coisa mais terrível é que o esqueleto tinha uma corda amarrada em torno de seu pescoço! - O Man in the Cave é um criminoso extremamente perigoso!!
  • testemunha no. #12222911: You see a rope. It weighs 18.00 oz. - é verdade! Temos a prova, este item foi encontrado após uma tentativa fracassada de puxar um monge de um pobre noob, nós acreditamos que o ilusivo "Man in the Cave" deixou cair isso enquanto corria.
  • testemunha no. #12425974: Alguns dias atrás eu estava casualmente em pé sobre um buraco de corda em uma tumba em Ankh e EU FUI LAÇADO! - Infelizmente, eu fui tomado pelo choque e então 3 hienas me impediram de dar uma boa olhada no homem nas cavernas do deserto... - Verdade.
  • testemunha no. #12430124: Eu vi o Man in the Cave.
  • testemunha no. #13376702: Acho que eu o vi uma vez, mas consegui escapar.
  • testemunha no. #14217679: Alguém me disse que se você disser "Man in the Cave" 3 vezes na frente de um espelho, ele aparece atrás de você e pendura-o com sua corda. É verdade, um amigo de um amigo me disse.
  • testemunha no. #16102747: Eba, hoje eu conheci o filho do "Man in a Cave".
  • testemunha no. #18856707: Eu vi um homem laçando um monge ontem...
  • testemunha no. #24165863: É hora da confissão para mim, infelizmente. Devo confessar que, depois de todo esse tempo, eu sou o Man in the Cave. Sinto muito.
  • testemunha no. #37106235: O "Man in the Cave" me laçou hoje, eu quase morri. Não ousei lutar com ele, apenas fugi. Quando voltei com uma equipe para matá-lo ele não estava mais lá. - MAN IN THE CAVE ESTÁ À SOLTA. TOME CUIDADO, NUNCA DEIXE SUA GUARDA BAIXA.

Agente da CGB designado: Sana Dully

Contato no TBI: Mox Fulder

Anexo: Possível foto da cena do crime, fonte anônima:




Estamos certos: A verdade deve estar lá fora! No entanto, aconselhamos a ter cuidado e não confiar em ninguém, no caso de você prosseguir com suas próprias investigações agora e começar a procurar por esta criatura misteriosa!

Boa caçada!
Seus Community Managers

via Tibia.com


comente no forum
Botters em massa: até quando?

Uma coisa é fato: cheaters sempre existiram! Isso não se limita a jogos online: até no banco imobiliário as pessoas insistem em trapacear. Desde as versões mais rudimentares do jogo os softwares ilegais marcam sua presença.

A CipSoft vem combatendo os cheaters desde aquela época, desde o aproveitamento de funcionalidades que inutilizam o software ilegal (por exemplo: sistema de controle de iluminação, o qual torna um software capaz de iluminar a tela inútil) até a detecção e punição direta dos infratores. Quem estava ativo no jogo entre 2009 e 2010 é capaz de lembrar o quão infestado de botters o jogo estava. Estes ocupavam inúmeros locais de hunt, passavam despercebidos pelos sistemas de detecção e arruinavam a diversão dos jogadores honestos.

Apesar das melhoras significativas no sistema de detecção automática, muitos ainda passam despercebidos por este, portanto, é óbvio: botters ainda existem! Mas vamos analisar o fato: o Tibia é um jogo fundamentado em ações repetitivas, afinal, um jogador caminha, utiliza itens (muitas vezes o mesmo) e realiza outras diversas ações o tempo inteiro. Diante do cenário, é impossível afirmar que seja simples diferenciar um jogador (repetindo suas ações como de costume) de um personagem sendo controlado por uma ferramenta externa que faz de tudo para se manter oculta.

Até poucos anos atrás, a grande maioria dos trapaceiros mantinha seus chars sob o controle de tais sistemas constantemente. A deleção do personagem, após sua detecção (ainda que tardia) o fazia perder um tempo considerável, bem como o dinheiro investido em premium accounts. Entrentanto, essa facilidade levou a um cenário caótico.

Hoje em dia, é óbvio que grande parte dos sistemas é detectada quase que instantaneamente, fazendo com que a conta do jogador seja deletada ainda no mesmo dia. E, mais uma vez, a estratégia dos botters mudou.

Morgoth Bauglir, um dos usuário do TibiaBR, trouxe as imagens que apresentamos neste artigo, as quais retratam a situação em Veludera (último servidor americano aberto pela CipSoft). A estratégia dos cheaters, agora, é criar dezenas de personagens simultaneamente. Os personagens criados se comportam todos da mesma maneira: fazem exatamente o mesmo caminho por Dawnport, em fila, até atingirem o level 8; em seguida, os robôs se aproveitam de Charos, NPC da Adventurer's Guilds que tem o poder de transportar o jogador para qualquer cidade (com poucas exceções), e partem para fazer quests simples, com recompensas relativamente baixas. Os personagens sempre seguem o mesmo caminho e realizam exatamente as mesmas ações!

Em Agosto do ano anterior, o Cateroide publicou um vídeo retratando a mesma realidade em Aurea:

A quantidade é simplesmente absurda. Morgoth seguiu os robôs para verificar: afinal, qual o destino deles? E, por fim, todos seguiam para a Ultimate Booze Quest, popularmente conhecida como Light Shovel quest. O motivo? A quest fornece 10 platinum coins como recompensa.

Apenas na screenshot acima, 24 personagens estão sendo controlados por um robô para obter a recompensa da quest. Muitos podem questionar: "mas por que alguém faria isso por 10 platinum coins?". O ponto é: inúmeros robôs vão obter a recompensa, e provavelmente seguir em direção a outra quest do nível. Com uma margem de tempo segura, antes que sejam deletados, os personagens enviam o dinheiro para o personagem principal. Após a deleção, o botter reinicia o processo.

Apesar da screenshot acima expor 24 robôs, o número real é ainda mais alto:

Ao menos 51 personagens estavam online, apresentando exatamente o mesmo perfil.

Agora, vamos aos finalmentes: no momento em que esse artigo foi escrito, haviam cerca de 550 jogadores online em Veludera. Considerando a imagem acima, em uma conta aproximada, podemos concluir que 10% dos jogadores online são nada menos que bots nesta mesma situação. Se apenas em Veludera, haviam pelo menos 50, qual o número total de robôs realizando o procedimento em diferentes servidores?

A situação aqui é óbvia: o cheater cria uma infinidade de contas (todas free account), obtém dinheiro se aproveitando de quests básicas e embolsa o valor no principal. Os chars utilizados? São todos deletados e incluídos no ticker publicado mensalmente pela CipSoft, o qual informa a quantidade de accounts deletadas por uso de software ilegal.

A pergunta que temos a fazer aqui é: até quando os jogadores honestos precisarão tolerar isso? Até quando a punição por tal ato vai se resumir a deleção dos robôs que já foram criados com este intuito? Até quando a CipSoft vai permitir que o cenário acima continue acontecendo e jogadores fiquem (praticamente) impossibilitados de caçar em Dawnport, sejam prejudicados em quests em áreas free account e que a pessoa por trás dos robôs embolse o dinheiro utilizado em seu main char ou alimente o mercado negro de gold?

Esperamos que, em respeito aos seus jogadores honestos, a CipSoft se pronuncie a respeito.

Você já vivenciou isso? Já testemunhou o cenário aqui apresentado? Comente, traga screenshots e vídeos. Vamos reunir o máximo de documentos para retratar a situação!


comente no forum
TIBia TABloide - Edição de Aniversário

Edição Especial - 2015/2016
Mainland: 1 gps / Ilhas: 7 gps (preço especial)

Últimas notícias para os viajantes de Tibia!

Uma palavra do editor...

Caros leitores, colegas tibianos,

esta edição especial foi feita para celebrar e comemorar 19º aniversário do Tibia.
O mundo do Tibia percorreu um grande caminho desde 7 de janeiro de 1997, quando a versão Tibia Alpha 1.0 viu a luz do dia. Agora, 19 anos mais tarde com a grande marca de 20 anos do Tibia em alcance, tíbia tabloides compilou algumas dicas sobre como fazer sua próxima festa de aniversário um sucesso.

O destaque desta edição é algo que queremos compartilhar imediatamente, apesar de tudo. Um presente de aniversário para o Tibia e todos os aventureiros que chamam este mundo de sua casa. Algo que foi feito para homenagear e valorizar o nosso Tibia e para nos ajudar a espalhar a palavra sobre o seu coração e alma.

Senhoras e senhores, temos o orgulho de apresentar a estreia mundial do...

 

O TRAILER OFICIAL DE TIBIA

Como fazer de sua próxima festa de aniversário de Tibia um sucesso

Certifique-se de definir o cenário para uma festa de aniversário memorável, escolhendo um tema para criar o seu partido em volta. Um tema legal é uma ótima idéia para criar uma atmosfera única e para encantar seus convidados. Claro, você também pode misturar e combinar diferentes temas ou abraçar estilo livre se os partidos temáticos não são sua coisa. Seja qual for o caso,o TIBia TABloids espera que as seguintes idéias podem inspirá-lo, ou pelo menos entretê-lo durante a leitura.

 

LocaL

Uma boa localização é a chave para uma festa fabulosa. Assim, Amaro De Quester, um dos repórteres freelance do TIBia TABloids', visitou quatro lugares exclusivos que dariam uma excelente festa.

     
Já sonhou em se tornar um pirata? O Tibianic é o navio perfeito para se viver - ou para dar uma festa de aniversário - cheio de pilhagem e tesouros. Zarpe enquanto seus convidados (em breve, sua tripulação) estão entretidos com a festa para garantir que nenhum deles saíra do navio até que você esteja em mar aberto. As água intermináveis serão bem convincentes quando as escolhas deles estiverem limitadas a se juntar a tripulação ou aos peixes no fundo do mar. De qualquer forma, você pode querer se livrar dos amotinados o quanto antes, talvez com a ajuda de alguns jogos divertidos, como andar na prancha você consiga. Quem precisa de estraga-prazeres, afinal?
Se você deseja que seus convidados fiquem ativos e criativos, o Open-Air Theatre (Teatro a Céu Aberto) é um ótimo lugar para celebrar e encenar uma peça juntos! Alguns de seus convidados podem ter nascido para serem atores, outro podem simplesmente desejar que o chão do palco se abra e engula eles - de qualquer modo, como rei ou rainha do dia você deveria simplesmente relaxar e curtir o show como espectador. Você não quer passar vergonha no seu aniversário, quer?
O Antigo Santuário do Deus Rei Qjell apresenta uma atmosfera mais história, quase divina. Essa localização vai trazer o esplendor de era passadas até às festas mais humildes. Apenas não se esqueça de trazer o seu helmet of the deep e roupas a prova d'água... e comida a prova d'água... e decoração a prova d'água e... você pegou a ideia.
É claro, um castelo parece um local ideal para uma cerimonia pomposa para o aniversário digno de um rei ou uma rainha. Enquanto o trono habitual certamente tem suas vantagens, você talvez queira ir adiante, com algo um pouco mais emocionante. Não um castelo qualquer. Que tal o castelo de Vengoth? Infestado de vampiros, lobisomens e outras criaturas diabólicas, a atmosfera arrepiante dos corredores escuros vai matar seus convidados... de vontade de conhecer mais! Delicie-se com rituais de aniversário e traga vinho tinto sangrento para beber à sua saúde a noite toda. Os donos do castelo gentilmente solicitam aos visitantes que evitem trazer qualquer comida com muito alho durante sua estadia, então escolha seu menu sabiamente - a menos que queira cair na desgraça deles.

ENTRETENIMENTO

Nenhuma festa é boa sem entretenimento, certo?

Para quebrar o gelo e dar inicio a sua festa, você pode utilizar um dos salões de jogos do Tibia, criar seus próprios mini-jogos, ou você tentar tibianizar jogos de tabuleiro populares em outras dimensões, por exemplo, naquela também chamada de "mundo real". Jogar um jogo do Tibia no Tibia, por exemplo, seria de explodir o cérebro.


Por que não uma música para animar? Existem vários instrumentos para se escolher, e ninguém irá reclamar do barulho no Tibia. Or how about inviting a puppeteer? Tenha em mente, entretanto, que marionetistas Tibianos tendem a favorecer uma história específica: O Bonelord e o Esqueleto - Uma História de Amor Derrubando Barreiras Linguísticas. Por uma razão ainda desconhecida, eles se recusam a utilizar outras marionetes que não estas duas.

CONVIDADOS VIPS

Não existe maneira melhor de adicionar um toque exclusivo a sua festa do que invitar um convidado VIP.

Naturalmente, ter alguém da realeza como o Rei Tibianus (Ou Noodles, como um substituto mais eloquente) ou a Rainha Eloise é uma aposta certeira para deixar seus convidados chocados! Mas tenha em mente que todos devem se fingir de surpresos com a chegada da realeza! Além disso, um título pomposo por si só não concede boas maneiras, por isso tenha cuidado a quem você convida... o Rei Orc, por exemplo, pode indispor, em vez de impressionar seus convidados.

Se você é um pouco mais ousado e quer apimentar a sua lista de convidados, convide alguém com uma personalidade mais peculiar ou excêntrica. Por Exemplo o Dr. Gnomedix ou Spectulus podem adicionar um toque extra especial e caos. Mas tenha em mente que estes companheiros pode facilmente estragar seu evento caso os outros hóspedes não estejam muito interessados em jogos ousados em nome da ciência ou discursos cerimoniais longos sobre astrofísica e cosmologia.

Se você não tem a fortuna ou a capacidade de persuasão para convencer o convidado VIP de sua escolha, você pode tentar a sorte com um imitador. Mas é claro que também você pode se disfarçar de monstro com ajuda de um Stan's costume bag ou recorrer ao uso do utevo res ina se você for um mago. Entretanto, seus convidados podem perceber que é tudo uma charada quando não encontrarem o anfitrião da festa. Então a melhor coisa é encontrar alguém que possa se passar por você enquanto você se disfarça de um Tibiano VIP.

Uma nota de cautela: Foi trazido à nossa atenção que um chamado "pergaminho da ascensão" surgiu em círculos aventureiros. Embora geralmente transformá-lo em um demon por um curto período de tempo após sua utilização, há rumores de que ele cria uma ilusão maneira em raras ocasiões. No entanto, recomendamos que você não deixá-lo ao acaso quando se trata de impressionar seus convidados.

Menu

Um refeição deliciosa é parte essencial de qualquer celebração então você deve se esforçar para deixar seus convidados impressionados - a não ser que você queira que eles vão embora cedo.
Com ajuda do chefe gourmet Jean Pierre, nós selecionamos três menus para gostos específicos, então sinta-se a vontade para se inspirar e ficar com fome!

Saudável
Continue (ou fique)
em forma com sabor!
 

 

Caloroso
Energia para curtir a festa
a noite toda!
 

 

Experimental
Vale tudo que você
conseguir digerir!
 

 

  • Bebida: fruit juice
  • Entrada: hydra tongue salad
  • Principal: veggie casserole
  • Sobremesa: carrot cake

 

  • Bebida: mead
  • Entrada: rotworm stew
  • Principal: blessed steak
  • Sobremesa: mushroom pie

 

  • Bebida: bug milk
  • Entrada: glooth soup
  • Principal: ectoplasmic sushi
  • Sobremesa: demonic candy balls

 

Miscelânea

Rumor do mês

Recentemente um rumor ainda mais peculiar chegou à equipe Tibiana e não iriam esconder isso de vocês caros leitores, mesmo considerando o rumor um pouco forçado. Foi recebida uma carta de um leitor atencioso que se intitula "B" em que diz que o mesmo desvendou o segredo por trás das múmias, incluindo os mais famosos como os do Faraó Arkhothep.
Durante as escavações em um certo lugar, "B" não quis especificar melhor que descobriu um bau antigo com as inscrições "Birthday Surprise Kit". Dentro do mesmo ele encontrou alguns itens marcantes pelas boas condições : Dois rolos de papel higiênico amarelo, um jarra com um gel translucido, um laço, uma corneta festiva e um scroll que continha os seguintes dizeres:

Como tornar-se o presente perfeito de aniversário:

  • Aplique a loção magica por todo seu corpo. Isso ira ajudar a lhe manter fresco e hidratado por até três dias.
  • Solicite ajuda para alguém ajudar a te enrolar no tecido dourado com textura de seda. Deixe uma pequena abertura para a boca.
  • Adorne sua cabeça com um lindo laço.
  • Se esconda dentro de uma grande caixa de presente ou dentro de um bolo gigante e aguarda até o aniversario chegar. Não se esqueça de levar a sagrada corneta festiva com você.
  • Pule no momento certo, assopre a corneta sagrada e com todas as forças grite "SURPRESAAAA"" ou "FELIZ ANIVERSÁRIO!"
  • Cuidado: Nós recomendamos fortemente que não deixei a loção mágica em sua pele por mais de 72 horas para evitar qualquer tipos de efeitos colaterais como intenso enrugamento/desidratação, um cheiro de mofo forte e até um estado de saúde como de um morto-vivo.

"B" concluiu que as múmias devem ser os resto de pessoas que ou esqueceram do aviso sobre a loção magica ou pior ainda, intencionalmente ignoraram o mesmo e continuaram enrolados por escolha própria. O que vocês acham disso caros leitores? Serão múmias simples "presentes surpresas" que nunca foram abertos? Restos imortais de comemorações antigas? Estamos confusos.

++ FELIZ ANIVERSÁRIO Tibia! ++

 

via Tibia.com


comente no forum
2015 - Uma Retrospectiva

Como já estamos em Dezembro, chegou a hora da nossa retrospectiva anual. O que rolou no Tibia este ano? Vamos relembrar alguns acontecimentos que 2015 nos trouxe:

2015 ESTÁ NO QUASE EM SEU FIM
ISSO ENTRETANTO, NÃO É MOTIVO PARA LAMENTAR.
É ALGO PARA CELEBRAR E CANTAR
E FICAR CURIOSO SOBRE O QUE COM 2016 VIRÁ.
MAS PRIMEIRO VAMOS OLHAR PARA TRÁS, DEIXAR O PASSADO SE MOSTRAR
VAMOS OLHAR O QUE ACONTECEU, DEIXAR A LEMBRANÇA BRILHAR.


Primeiro Trimestre de 2015

2015, como todos os anos, começou com o aniversário do Tibia. Este ano o Tibia teve seu 18° aniversário. Uma vez que o Tibia finalmente se tornou maior de idade, nós também quisemos saber a verdadeira idade Tibiana de vocês.
5401 jogadores nos contaram os resultados de seus testes de idade através de uma enquete para o artigo oficial de Janeiro. 55.30% dos jogadores afirmaram que se consideram "Tibianos adultos" e 24.74% se consideram "Tibianos anciões".

Ainda que o teste de personalidade tenha sido voltado apenas para diversão e que os resultados da enquete não tenham base cientifica para mostrar a idade real dos Tibianos, isso mostra que todos vocês cresceram conosco e com o Tibia.
Como agradecimento pela lealdade de vocês, um sistema de loyalty foi introduzido no inicio deste ano, através do qual vocês podem obter bônus de até 50% em todos os skills.

Outra funcionalidade que foi incluída em Janeiro de 2015 é o autenticador, que contribui para proteger sua conta contra acesso não-autorizado.

Em Fevereiro, nossos community managers os enviaram em uma caçada através de nossos arquivos de notícias. Readle, o ávido leitor, nos manteve bem ocupados até o início do mês seguinte, quando o já conhecido aventureiro Amaro solicitou o reconhecimento oficial de alguns dos monumentos incríveis do Tibia como Maravilhas do Mundo Tibiano. Em parceria com a Adventurers' Guild e da Explorer Society, ele compôs uma lista de 16 monumentos magníficos, cada um deles um testamento da ingenuidade, criatividade e ambição Tibianas.
Através de uma pesquisa vocês, então, ajudaram a escolher os oito monumentos que deveriam se tornar novas maravilhas do mundo Tibiano, e se juntar as maravilhas já existentes como o Colossus em Kazordoon, a Black Pyramid de Draconia, a Great Lighthouse Tree de Ab'Dendriel, a Thorntower of Shadowthorn, a cidade subterrânea de Mintwallin, a Black City of Skulls em Hellgate, a Great Lava Falls em Hellgate, e a cidade de piramides de Ankrahmun.

Essas são, agora, as novas Oito Maravilhas do mundo Tibiano que vocês escolheram:

  • Banuta
  • The Dark Cathedral
  • Demona
  • Drefia
  • The inner city of Yalahar
  • Noodles Academy of Modern Magic
  • The Statue of God King Qjell
  • The White Raven Monastery

Um livro listando essas novas maravilhas foi acrescentado a biblioteca de Isle of the Kings' no verão de 2015.

Segundo Trimestre de 2015

Nós demos as boas-vindas a primavera com um período de Double XP e Skills no início de Abril, e demos uma olhada mais de perto em Plains of Havoc.

Tudo parecia correr bem, até que em meados de Abril o universo do Tibia foi assombrado por dificuldades técnicas e vários servidores apresentaram problemas. A segundo trimestre inteiro permaneceu aos trancos e barrancos.
Problemas de login, ataques DDoS e muita discussão a respeito de possíveis compensações para todos esses problemas ofuscaram quase todos os demais acontecimentos.

Os teasers para o summer update haviam começado e, em Junho, a implementação das Tibia Coins e da Store foi anunciada.
Devido a problemas inesperados durante a implementação das funcionalidades planejadas, o summer update teve de ser adiado por vários dias.

Terceiro trimestre de 2015

Com o início do terceiro semestre de 2015, e a entrega das compensações pelos problemas anteriores, mudanças nos vouchers de Double XP/Skills foram introduzidas. Eles receberam datas de expiração, perderam a possibilidade de serem empilhados e ganharam a possibilidade de serem pausados, o que era do desejo de muitos jogadores.

Antes que o summer update 2015 pudesse finalmente ser liberado, nós tivemos que anunciar várias mudanças na equipe do Tibia e começamos uma reestruturação interna.
Então, no dia 21 de Julho, o summer update 2015 finalmente foi liberado e, junto a ele, as já mencionadas Tibia Coins e Store.



Agosto trouxe, então, o Starterkit - uma oferta única para os jogadores que nunca adquiriram premium time, bem como o novo sistema Tell-a-Friend
Como de costume, em Setembro teve seu início com The Rise of the Devovorga, uma das world quests mais populares do Tibia.

Além de mostrar suas habilidades de combate nesse evento, muitos de vocês participaram do concurso Behind the Gate of Expertise for Level 999 during that time. O tópico desse concurso recebeu 1573 posts de 1278 contas diferentes e foi visualizado mais de 64.000 vezes.

Quarto Trimestre de 2015

Outubro teve seu início com a luz do winter update. O primeiro Sneak Peek e os teasers foram muito bem recebidos.
Em Novembro, todos os teasers já haviam sido publicados e vocês já puderam experimentar no test server o que o winter update of 2015 traria:

2016

No momento em que este artigo é escrito, o planejamento estratégico do Tibia para o próximo ano não está completo. Infelizmente, então, nós não podemos liberar nenhuma novidade específica aqui. Muitas ideias e planos estão em nossas mentes. Entretanto, ainda é muito cedo para fazermos promessas, então, preferimos manter o silencio por hora. Nós vamos, é claro, nos preocupar com a batalha contra cheaters, e projetos como o novo client também nos manterá ocupados. Nós também teremos dois major updates em 2016 que vocês podem aguardar.

Fiquem tranquilos, pois assim que tivermos novas notícias para compartilhar, nós o faremos! Então não se esqueçam de checar as notícias em Tibia.com regularmente para se manterem informados, também em 2016!

Agora é hora de desejar a todos vocês um ótimo final para o ano de 2015 e um ótimo começo de ano em 2016!

Se divirtam no Tibia!
Community Managers


comente no forum
Bem-vindos a Krailos!

Norte de Oramond, por trás de montanhas gigantescas, um deserto espetacular foi esculpido pelas forças implacáveis do vento e da água. Bem-vindo a Krailos!

Ambiente e História

Krailos é, basicamente, um vale desértico com formações arenosas que emanam tons luminosos de vermelho. O mar furioso se quebra contra suas margens no oeste. No leste, o clima quente e seco trouxe a vida a grandes florestas de cactos. Ruínas antigas se espalham pela região norte de Krailos. Um cenário pitoresco, porém, inflexível.

Misterioso, traiçoeiro, perigoso.

Uma sofisticada sociedade já prosperou em Krailos. Os habitantes dessa vasta terra eram conhecidos por sua arquitetura e filosofia avançadas. Talvez inspirados por intensas matizes vermelhas e laranjas que Suon e Fafnar iluminaram quando atravessaram Krailos em sua perseguição, eles adoravam ambas as entidades. Com o passar do tempo, entretanto, o equilíbrio pendeu a favor de Fafnar e seu temperamento flamejante e destrutivo foi adotado. No final, a avançada república se tornou vítima da imoralidade e falta de fé de seus membros.

Novos governantes surgiram das cinzas dessa avançada cultura. Brutais e ferozes, com pouco respeito pelos fracos. Em meio ao caos, sua grande força e formidável resiliência os ajudou a aproveitar o momento para se libertarem das correntes da escravidão.

E foi assim que os ogros se tornaram os novos mestres de Krailos.

Ogros: Aparência e Natureza

Com suas aparências monstruosas e grosseiras, os ogros assustam visitantes jovens e inexperientes com facilidade. Eles são criaturas maciças e, apesar de corpulentas, possuem grandes músculos por baixo da grossa pele que os cobre. Enquanto suas mãos robustas e primitivas os impedem de usar arcos ou bestas, a força física que eles possuem permitem que eles utilizem enormes clavas e facões, além de arremessarem enormes pedregulhos.

A maioria dos ogros são carecas. Eles raramente possuem qualquer pelo na face; chifres nas testas são muito mais comuns. Ogros amadurecem muito mais rápido que humanos, atingindo a fase adulta com doze anos. Além disso, pode ser difícil para olhos não treinados distinguir os machos das fêmeas.

De modo geral, existem três tipos principais de ogros: brutos, selvagens e xamãs. Grande parte dos forasteiros os descrevem como feios, horrendo ou simplesmente com um "ewww". (rumores dizem que esse último pode ser considerado uma saudação entre os ogros, imaginem, caros leitores!)

Ogros não são exatamente idiotas. Eles são melhores descritos como criaturas simples e diretas. Uma boa luta e uma refeição quente é o bastante para manter um ogro entretido e vivo, então, para que se complicar com assuntos tediosos como politica e sustentabilidade?

Eles são impulsivos, se enfurecem facilmente e o conceito de delicadeza é completamente desconhecido para eles. Eles prosperam através do conflito e preferem resolver as coisas com umas pancadas bem dadas e com golpes dolorosos.

Devido a sua formidável força, sua fome e seu desejo por batalhas, ogros desenvolveram boas habilidades de caça, utilizadas principalmente para caçar clomps. Essas maciças criaturas lanosas que vagam pelas planícies são uma importante fonte de comida e tecido.

Ogros: Vida Comunitária

Krailos é uma nação tribal dividida em várias tribos diferentes de ogros. Uma tribo é normalmente liderada pelo ogro mais forte e resistente do grupo. Apesar de ogros machos serem mais ambiciosos, também pode acontecer que uma fêmea particularmente violenta e dominadora ganhe o título.

O líder da tribo é auxiliado por um xamã, o qual normalmente é um membro renomado da tribo. Se o xamã for uma fêmea, é frequente, mas não obrigatório, que sejam um casal. O líder é o responsável por todos os assuntos relacionados a guerras e decisões de caçadas. Batalhas de disputa pela liderança da tribo são relativamente incomuns entre os ogros. Ainda assim, batalhas em busca de mais autoridade podem ocorrer. Para subir na hierarquia, a eliminação de concorrentes é considerada uma forma bem garantida e economiza um tempo considerável.

O xamã é focado nos aspectos espirituais e sociais da tribo, o que inclui rituais de passagens, bem como rituais relacionados as estações e a fenômenos climáticos. Além disso, os ogros adoram o Grande Faminto, uma entidade espiritual que, de acordo com a crença ogra, comerá o mundo inteiro se não for alimentado regularmente. Por esse motivo, eles realizam rituais de sacrifício com frequência para alimentar essa entidade. Essas cerimônias normalmente acontecem se o estomago do Grande Faminto começa a roncar (o que é reconhecido através de terremotos que ocorrem em diversas partes do mundo Tibiano). De resto, os ogros se importam apenas com o aqui e agora.

Apesar de alguns ogros aderirem ao estilo de vida nômade, a maior parte dos ogros vive em tendas ou barracas em pequenas vilas. Existe também uma colonia um pouco maior. Goblins, dworcs e coryms costumam ser enjaulados como escravos. Essas criaturas, ocasionalmente, chegam à ilha clandestinamente através de embarcações.

Independente de enraizados ou nômades, sempre que houve um ogro por perto, haverá pelo menos uma fogueira por perto. Apesar de a carne, em todas as formas de preparo, ser o alimento favorito dos ogros, as habilidades de culinária dos ogros são consideradas, no melhor ponto de vista, como horríveis. Isso pode ser influenciado pelo fato de de saber que humanos e elfos foram parar nas panelas dos ogros e, eventualmente, em suas barrigas. Eles também são conhecidos como "comedores-de-homens". Além disso, a maior parte dos ogros são gulosos por doces. Um saboroso favo de mel ou um bolo recém assado pode lhes arrancar um sorriso imediato. Quase sempre.

As diferentes tribos são independentes e conflitos entre duas ou mais tribos ocorrem com frequência devido a natureza agressiva dos ogros. A seca dos lagos e rios, já escassos, de Krailos é o que mais ameaça os ogros no momento. As tribos e seus atuais líderes, entretanto, estão obcecados demais em lutarem uns contra os outros para buscarem entender o impacto devastador que a escassez de água poderia trazer.

Ogros tendem a desconfiar de estranhos e, no melhor dos casos, a evitá-los. Eles consideram estrangeiros uma perturbação, a qual pode levá-los a hostilidade quando cara a cara com eles, especialmente se estiverem com o estômago vazio.

Apesar de tudo, uma única tribo ogra mostrou algum interesse em negociar com estrangeiros. Quem sabe eles talvez aceitem até mesmo a ajuda de ousados estranhos, se isso lhes garantir mais tempo em suas atividades favoritas ao invés de lidar com a queda de recursos hídricos, revolta de goblins ou preparativos para o próximo ritual de alimentação do Grande Faminto.

Dev Q&A

Com Krailos, o próximo winter update irá introduzir uma nova área que está à espera de ser explorada. Para lhes dar uma visão rápida sobre as ideias por trás da construção de Krailos, Eudóxia, um dos designers de conteúdo do Tibia, compartilhou algumas informações básicas sobre a criação desta nova área com a gente.

De onde surgiu a ideia para o nome Krailos?

Foi efetivamente uma decisão onomatopaica. Nós tentamos imaginar uma palavra na língua ogra, uma palavra que pensávamos que ogros usariam, algo que poderia ser associado a eles. Nós queríamos que soasse um pouco áspero e um pouco gutural de um lado. Mas, por outro lado, ela não deveria ser muito complexa.

Por que ogros? O que o fascina sobre eles para que você decida adicioná-los ao Tibia?

Ogros são uma espécie clássica no gênero de fantasia, semelhantes aos elfos ou orcs. Até agora, eles eram desconhecidos no mundo do Tibia e nós pensamos que seria um ganho para torná-los parte do nosso mundo. Nós gostamos da mistura de aspectos sombrios (os ogros são guerreiros brutais e comedores de homens) e elementos bastante engraçados como o gosto dos ogros para alimentos, especialmente doces.

O que te inspirou?

No que diz respeito ao ambiente, que foram inspirados principalmente por imagens de enormes árvores de cacto e as estepes da África, mas também pelas formações de rocha vermelha do deserto de Tatacoa e as águas coloridas do rio Caño Cristales na Colômbia (embora nós decidimos mudar a água em sedimentos salgados e incrustações). Em relação à cultura ogra, tomamos uma abordagem animista e xamânica, a criação de uma cultura tribal selvagem e primitiva.

Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram quando elaboraram Krailos?

O maior desafio foi criar uma nova raça com tendencias primatas e brutais que não fossem similares aos orcs Tibianos ou aos trolls, por exemplo. Os ogros deveriam ser uma raça distinta, não apenas uma ligeira cópia modificada de alguam coisa. Por outro lado, foi desafiador criar um novo tipo de ambiente para Krailos que trouxesse uma sensação única. Nós esperamos que os Tibianos gostem de explorar tanto Krailos quanto a cultura dos ogros.


E assim os teasers chegaram ao fim. O início dos testes do winter update estão próximos e estamos ansiosos por ver vocês no test server e ler o feedback de vocês!

Nos vemos em Testa e Testera!
Community Managers


Outras Imagens:


comente no forum
TIBia TABloide - Primeira Edição

Primeira Edição - Outono 2015
Mainland: 1997 gps / Ilhas: 2015 gps

Últimas notícias para os viajantes do Tibia!
++URGENTE++: O famoso chef Jean Pierre revela seu maior segredo! Aparentemente o famoso prato Asas de Dragão Torradas não utilizam asas de dragão de verdade! Milhares de consumidores se sentem traídos.

PREVISÃO DO TEMPO:

Dias ensolarados estão previstos para todo o Tibia. Apenas durante a noite ficará escuro...

 

SEGREDO DA PORTA PARA LEVEL 999 REVELADO? - VOTAÇÃO ABERTA AOS PLAYERS TERMINOU!

Durante o mês de Agosto de 2015 muitos Tibianos compartilharam suas ideias sobre quais segredos poderiam estar escondidos por trás da misteriosa porta restrita a players level 999. Entretanto, ninguém sabe alguma das história publicadas no Auditório, durante o evento, pode ser realmente verdade.
Os community managers selecionaram 10 ideias que foram criativas e interessantes a eles e as publicaram no artigo oficial de Setembro.
Os Tibianos, por sua vez, votaram entre essas 10 histórias para determinar as três melhores.

Parabéns aos três autores, os quais receberão as valiosas Premium Times, junto com uma arcane insignia!

Isso nos aproxima de saber o que existe por trás da porta? Não, é quase certo que não.

Estatísticas

O instituto independente Ce-em Decip conduziu pesquisas recentes sobre todas as vocações, considerando chars acima do level 100. Alguns dos resultados da pesquisa são agora apresentados exclusivamente a vocês, os leitores do TIBia TABloids!

DESCOBERTAS GERAIS: Sem dúvida pode-se afirmar que entre todas as vocações, a percepção em relação a jogar solo ou em grupo não difere muito de uma para outra. De todas as vocações, Paladin é considerada a melhor vocação para se jogar solo, e druid é a melhor vocação para se jogar em grupo. (para mais detalhes, de uma olhada nas imagens abaixo, clicar nelas irá torná-las legíveis).

Knights

Percepção das vocações para

JOGAR SOLO:

Percepção das vocações para

JOGAR EM TIME:

 

Sorcerers

Percepção das vocações para

JOGAR SOLO:

Percepção das vocações para

JOGAR EM TIME:

 

Druids

Percepção das vocações para

JOGAR SOLO:

Percepção das vocações para

JOGAR EM TIME:

 

Paladins

Percepção das vocações para

JOGAR SOLO:

Percepção das vocações para

JOGAR EM TIME:

 

VOCAÇÃO EM FOCO: Druids - A melhor vocação para pessoas que preferem jogar em grupo!

COMO OS DRUIDS VEEM A Si MESMOS?

1167 druid nos contaram o quão experientes eles se consideram em relação a própria vocação. Eles tiveram que classificar o nível de experiência deles em uma escala de 1-5, sendo 5 muito experiente. Mais de 900 druids (77%) afirmaram que se consideram, pelo menos, entre 4 e 5 na escala, ou seja, nós realmente entrevistamos alguns players muito bons. É seguro assumir, então, que o restante dos entrevistados possuem uma visão mais inferior sobre suas habilidades com a vocação.
Todos os druids que se consideraram que tem um mínimo de experiência (3, na escala), continuaram com a pesquisa (1115 druids).
Mesmo com os druids sendo considerados a melhor vocação para se jogar em grupo, quando questionados diretamente, 768 druids (quase 69%) afirmaram que também é importante que eles sejam capazes de caçar sozinhos.
Eles realmente possuem habilidades que podem ser extremamente valiosas para grupos, e por isso são tão valorizados em hunts em grupo.
Quase todos consideraram que suas magias de cura, para serem utilizadas em parties e com amigos, são extremamente importantes. Apenas cerca de 40 a 50 druids (menos de 5%) afirmaram que não estão satisfeitos com suas habilidades de curar um amigo que está em perigo, nem com a magia de mass healing. Cerca de 286 (25%) druids criticaram a habilidade de curar o grupo inteiro.
Em relação a hunt solo, 343 druids de 1115 (cerca de 30%) afirmaram que estão pouco ou nada satisfeitos com as atuais possibilidades de jogo solo.

Resultados resumidos: (1115 druids responderam as questões.)

  • 16% prefere jogar sozinho, 43% prefere jogar em grupo, 41% gosta de ambas as opções igualmente.
  • cerca de 31% estão pouco ou nada satisfeitos com suas habilidades para jogar solo, cerca de 40% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 7% estão pouco ou nada satisfeitos com suas habilidades para jogar em grupo, cerca de 74% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 26% estão pouco ou nada satisfeitos com o dano que é capaz de causar, cerca de 45% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 43% estão pouco ou nada satisfeitos com o lucro que é capaz de obter, cerca de 29% estão muito ou totalmente satisfeitos.

 

Information about other vocations:
Knights: (951 Knights responderam as questões.)
  • 25%% prefere jogar sozinho, 34% prefere jogar em grupo, 42% gosta de ambas as opções igualmente.
  • cerca de 40% estão pouco ou nada satisfeitos com suas habilidades para jogar solo, cerca de 30% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 16% estão pouco ou nada satisfeitos com suas habilidades para jogar em grupo, cerca de 58% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 30% estão pouco ou nada satisfeitos com o dano que é capaz de causar, cerca de 37% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 40% estão pouco ou nada satisfeitos com o lucro que é capaz de obter, cerca de 29% estão muito ou totalmente satisfeitos.
Paladins (987 Paladins responderam as questões.)
  • 27%% prefere jogar sozinho, 27% prefere jogar em grupo, 48% gosta de ambas as opções igualmente.
  • cerca de 25% estão pouco ou nada satisfeitos com suas habilidades para jogar solo, cerca de 48% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 39% estão pouco ou nada satisfeitos com suas habilidades para jogar em grupo, cerca de 35% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 21% estão pouco ou nada satisfeitos com o dano que é capaz de causar, cerca de 49% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 15% estão pouco ou nada satisfeitos com o lucro que é capaz de obter, cerca de 62% estão muito ou totalmente satisfeitos.
Sorcerers (1002 Sorcerers responderam as questões.)
  • 24%% prefere jogar sozinho, 33% prefere jogar em grupo, 43% gosta de ambas as opções igualmente.
  • cerca de 21% estão pouco ou nada satisfeitos com suas habilidades para jogar solo, cerca de 49% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 18% estão pouco ou nada satisfeitos com suas habilidades para jogar em grupo, cerca de 55% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 15% estão pouco ou nada satisfeitos com o dano que é capaz de causar, cerca de 60% estão muito ou totalmente satisfeitos.
  • cerca de 49% estão pouco ou nada satisfeitos com o lucro que é capaz de obter, cerca de 21% estão muito ou totalmente satisfeitos.
Classificados
A Combined Magical Winterberry Society está mais uma vez procurando pelas melhores mãos. Em 2014 mais de 50% dos Tibianos contribuiram para produzir o suco especial que mantém o mundo mágico funcionando. Quantos contribuintes eles conseguirão esse ano? A Sociedade promete que seu trabalho não será em vão! Lucius O FAMOSO lightbearer envia um lembrete a todo os Tibianos para que comecem a se preparar. Ele quer levar o alerta para uma possível era de trevas que está por vir. Ele espera que esse ano hajam voluntários suficientes para manter o mal afastado, uma vez que o evento seja iniciado!

Yasir, um exótico comerciamente de produtos de criaturas pode visitar Carlin, Ankrahmun ou Liberty Bay. Ou não. Yasu me halaka. Tje hari ku ne finjala. Ariki!

 

 

Rashid, um pouco mais confiável que Yasir, tem uma menssagem para vocês: "Reis, rainhas, imperadores e califas... todos dizem ser diferentes e únicos, mas na verdade, é tudo a mesma coisa em todos os lugares". Com certeza algo que a Queen Eloise discordaria...

 

Local News

O BOATO DO MÊS

Queen Eloise já foi flagrada na taverna de Thais várias vezes. Apesar de tentar disfarçar, ela foi descoberta visitando Drofo. Os rumores de que ela está tendo um caso com Frodo se espalharam rapidamente. Buscando trazer a verdade a tona, a equipe do TIBia TABloid conversou com o vizinho de Frodo, Sam.
Para nossa decepção, os rumores não foram confirmados. Sam prefere suspeitar que as visitas estão relacionadas a negócios. Ele tem a forte impressão de que a Rainha recentemente se interessou pela criação de cães, apesar de ainda não estar realmente certo sobre isso.

A CIDADE FAVORITA!

De 18 a 25 de Setembro, os Tibianos puderam votar para eleger qual a cidade mais adorada. Assim como em 2011, novamente, houve uma briga ferrenha entre Thais e Yalahar, e esse ano os Tibianos decidiram por Thais. Se vocês quiserem saber mais a respeito dessa linda cidade, de uma olhada no City Guide, que é muito bem recomendado por Amaro de Quester, um bravo e conhecido aventureiro.
Apenas 964 Tibianos participaram da pesquisa este ano, enquanto em 2011, 2823 submeteram seus votos. E, 2011, Yalahar venceu Thais por 612 votos a 610. Esse ano, Thais venceu por 163 a 158 votos.

+++A EQUIPE DO TIBIA TABLOIDS DESEJA A TODOS UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA NO TIBIA!+++

comente no forum
Por trás da porta para o nível 999

Tibianos, estão prontos para brincar?

Leiam a história a seguir e então encontrem as regras do jogo aqui! Vocês podem ganhar premium time, CM Tokens e Arcane Insignias, então ler atentamente valerá a pena.

A História

Curiositor havia encontrado Hairycles em uma de suas expedições ao norte de Tiquanda, em Banuta. Desde que se tornaram amigos, ele vem ajudando o líder dos primatas sempre que necessário. Por exemplo: certa vez Curiositor descobriu como decifrar um pergaminho para ele, em outra ocasião, ele o ajudou com um ovo de hydra.
Ele já travou inúmeras batalhas em nome de Hairycles, mas o que lhe foi pedido agora já é considerado pedir muito a um amigo.

Em sua última expedição para Hairycles, a qual o levou a Forbidden Lands, Curiositor chegou a acreditar que não seria capaz de voltar inteiro. Uma vez de volta, ele já desejava dizer a Hairycles que os perigos envolvidos nas missões eram demais para ele.
No entanto, quando Curiositor retornou inteiro, exibindo orgulhosamente o pelo do primata gigante que ele havia recuperado daquelas terras perigosas para seu amigo, ele sentiu uma imensa quantidade de orgulho crescer dentro de si e, assim, rapidamente decidiu voltar atrás e parar de se lamentar, apresentando-se como herói em tempo integral.

E agora ali estava ele, mais uma vez, arriscando a sua vida, porque não tinha sido corajoso o suficiente para admitir seus medos. Ele estava em um caminho que, facilmente, poderia significar o seu fim. Desta vez, para valer. Encontrou-se enfrentando bonebeasts, serpent spawns hydras e medusas. Toda essa luta apenas para destruir a estátua do deus serpente, que era a nova missão à qual ele havia sido enviado por Hairycles.
Se ele conseguisse sobreviver a esta jornada, pensou consigo mesmo, realmente acertaria as coisas desta vez. Curiositor não queria mais ser enviado para nenhuma missão perigosa pelos macacos. Finalmente havia chegado a hora de confessar seus medos.

Ao relatar suas aventuras, Curiositor sempre deixava de lado o fato de que ele havia tido a sorte de encontrar outros aventureiros em seu caminho, os quais o ajudaram. Hairycles nunca soube nada a respeito disso. De maneira nenhuma ele teria continuado enviando Curiositor em missões como essas se soubesse! Curiositor estava perfeitamente ciente de que havia sido enviado a esse inferno apenas para saciar sua necessidade de se exibir.

A sorte, mais uma vez, esteve ao lado de Curiositor em sua missão. Ele encontrou um grupo de estranhos que estavam seguindo na mesma direção e procedeu junto a eles para completar seu trabalho. Sozinho, ele não teria tido qualquer chance. E mesmo tendo de suportar o desespero e a vontade de fugir inúmeras vezes, foi capaz de completar sua missão. Ele já estava se sentindo extremamente exausto quando finalmente bateu seu martelo na estátua para destruí-la.

Enquanto procurava por uma saída mais fácil, Curiositor descobriu uma porta fechada com uma luz típica de um portal brilhando através dela. Ele estava certo de que aquele seria o atalho para voltar para casa. Entretando, ao tentar abrir a porta ele ouviu um sussuro: "Apenas quem é digno pode atravessar."

O Jogo

E agora, tibianos, aqui está a brincadeira: o que vocês esperam encontrar atrás da famosa porta que apenas pode ser atravessada no nível 999 ou superior?

Sigam para o tópico do artigo oficial para encontrar as instruções detalhadas sobre como participar e nos digam...

...o que há atrás daquela porta?
Seus Community Managers!

separador lv 999

Candidato #01

Ideia de Taghor:

Foi tudo um sonho

Após passar pelo portal, o mundo ao meu redor começa a escurecer. Eu percebo que os meus olhos estão fechados e ouço alguém gritando: "acorda!". Sinto-me tonto e não consigo compreender o que aconteceu comigo.

Abro os olhos e reconheço que estou deitado em minha cama. De repente, me dou conta que todas as minhas aventuras no mundo do Tibia foram apenas um sonho, que começa a desaparecer rapidamente.

Levanto-me e preparo o meu dia para o trabalho diário que realizo na fazenda dos meus pais. Me pergunto se todas essas aventuras que eu fiz, será que elas realmente foram apenas imaginações da minha mente?

Lutar contra o Orshabaal, dominar a Annihilator, dar uma de lenhador na demon oak. Todas essas coisas foram apenas um sonho...

Minha mãe se aproxima de mim, pede para eu ordenhar as vacas e diz que estou atrasado e devo me apressar. Eu pego o balde e vou em direção ao estábulo.

Mas eu tenho uma leve sensação de que alguma coisa está errada por aqui.

Descrição técnica:

O jogador é teleportado para uma ilha separada, onde ele começa a jogar como um jovem fazendeiro (level 1 ou 2, com todos os skills 10) que precisa fazer algumas tarefas, como pastorear ovelhas e ordenhar vacas, ou proteger sua aldeia (e falhando nisso). A ilha pode parecer com Rookgaard, para você ter a sensação de ter sido “rookado”.

Após algumas “quests” como fazendeiro, é revelado que tudo não passou de uma ilusão criada por um demônio maligno que quer proteger o seu tesouro.

O tempo na ilha não deve ser breve e o progresso deve ser dado não apenas pelo tempo online. Por exemplo: você tem que ordenhar as vacas várias vezes, mas você pode fazer isso apenas a cada 6 horas.

O jogador deve se sentir impotente como um fazendeiro normal e não como o todo-poderoso level 999 que era antes. Que ele possa ser morto enquanto realiza as suas tarefas, mas que ele não perca o seu level real. (isso seria muito cruel)

Ele não pode ganhar experiência aqui, mas ele pode ganhar pontos por combater a ilusão em que está preso. Mas quem sabe? Talvez ele ache que fazer essas missões seja mais interessante do que caçar no seu level e decida ficar... Bem, não, eu estava apenas brincando, nenhum jogador de Tibia faria isso. :)

Após combater com sucesso a ilusão, o jogador luta contra um boss dos demônios e, após derrotá-lo, recebe uma bela recompensa. Deve ser um equipamento que só pode ser usado por pessoas com level 999.

separador lv 999

Canditado #02

Ideia de Olhador of Siri:

999

Ao adentrar pela porta, o jogador terá de enfrentar uma escolha que poderá mudar o destino de Tibia.

Ele encontrará uma sala, cheia de chamas roxas iluminando todos os cantos - exceto o fim da sala. As paredes são feitas de um material estranho, que parece estar se movendo, como se existissem cobras se movendo em seu interior.

Há um corredor por entre as chamas, levando o caminho para o lugar escuro no fim da sala. Ao seguir o caminho, o jogador começa a ver uma espécie de Magic Wall transparente em frente ao local sombrio e, atrás deles, alguma coisa está se movendo lentamente em direção ao jogador.

Olhando de perto, por causa da escuridão, o jogador mal consegue entender o que ele está vendo, até que ouve a voz: "Finalmente... alguém corajoso o suficiente para me ver..."

A voz era mais poderosa que as vozes de qualquer demônio que o jogador enfrentou, causando mais medo que Ferumbras, Prince Drazzak e Orshabaal juntos. No entanto, o jogador também era deveras poderoso, então ele perguntou "quem é você? Por que está aprisionado?"

E a voz respondeu: "Quem sou eu? Sou Zathroth e juntos poderemos levar ruína... E posso lhe dar poder imensurável. Você foi o primeiro poderoso o suficiente para entrar nesta prisão e és o único que pode me libertar. Se optar por fazê-lo, você será recompensado. Te darei a minha pele e meu sangue, para que você possa cobrir seu corpo e tornar-se mais do que humano. Libertaremos todos os demônios na terra, destruir todos os reinos e governar os seres humanos como seus superiores. Então, o que você diz, humano?"

O jogador ouviu Zathroth e sentiu o poder em sua voz. Ele sentiu-se tentado, mas pode sentir dentro de si que a magia de Zathroth estava tentando corromper seu coração. Assim, enfrentando-o, ele disse: "E se eu apenas sair e deixar você apodrecer aqui?"

O demônio respondeu: "É claro que você pode fazer isso! Você pode ir embora... E quando o próximo chegar e aceitar a minha oferta, é você que irá sofrer... para sempre."

Então o jogador respondeu: "E se eu destruir a porta? Ninguém jamais o encontrará novamente e você sofrerá para sempre."

"Para destruir a porta deste lugar, você precisará sacrificar TUDO - seu poder, seus itens, seus addons. Você está disposto a fazer isso, rapaz?"

O jogador sentou-se e começou a pensar. Ele ficou ali por horas, quando finalmente se levantou e disse:

"Eu fiz a minha escolha."

separador lv 999

Canditado #03

Ideia de Bex:

999

Atrás do teleporte haverá a NPC Thousenda e 2 baús de recompensa. Após uma simples conversa, ele [o jogador] receberá experiência suficiente para praticamente atingir o level 1.000 - restará apenas 1 ponto de experiência para chegar lá. NPC Thousenda pedirá que ele nomeie todos os amigos com os quais [o jogador] gostaria de compartilhar aquele momento e então todos serão teleportados para uma sala com uma marca de level 1.000 no chão (para tirar screenshots, etc.). Quando ele escrever 1.000 nesta sala, ele receberá a experiência restante para alcançar o level 1.000.

Após alguns minutos ele será teleportado novamente para Thousenda e esta pedirá que ele escolha uma das recompensas: magic thousand sword/axe/club/rod/wand (ataque 65 + 4 pts de skill ou + 5 magic level e 200 de dano a cada ataque a um monstro) ou magic thousand shield (def. 55 ou 6 magic level e def. 35 para mages). E, é claro, ele ganharia 15 pontos de achievement.

Subitamente, todos os NPCs em Tibia começariam a falar sobre ele, saudando o seu nome e assim todos os tibianos saberiam que temos o primeiro level 1.000 em Tibia!

separador lv 999

Candidato #04

Ideia de Vofibu's Housemaid

A história do primeiro homem que adentrou a porta 999:

Subitamente, fui transportado para um lugar estranho, luzes piscando, máquinas e vórtices brilhantes do que aparentavam ser pessoas diferentes em um tempo e dimensões diferentes. Eu nunca havia visto ou experimentado algo assim antes. Segui em frente por um corredor sem piso, paredes ou teto. Ele basicamente consistia de imagens transcendentes de minha própria existência. Do nada, uma sombra verde e brilhante apareceu. Ela tinha aparência similar a de um fantasma, mas era um ser físico: pálido, brilhando em verde, alto, magro, sem vida e mais assustador do que eu possa descrever. Foi a visão mais estranha que eu já vi.

Com o que pode ser melhor descrito como um trovão ele disse:

Sou ZATHROTH, você é bem inferior a mim, mas ainda é algo por ter conseguido chegar a este domínio

Eu fiquei sem palavras, com medo e extasiado. Eu não podia fazer mais do que ajoelhar-me diante dele.

Eu sou o seu criador, de tudo o que você viu, de todo o que você fez e de tudo o que você tem sido. Você mostrou-se digno de me conhecer, afinal. Mas esteja avisado: não muitos me viram e sobreviveram - porém não tema: desta vez você terá a sorte de ir embora. Eu vou lhe conceder um desejo. Você está autorizado a pedir uma coisa e apenas uma.

FALE!


Me arrependo do que veio a seguir. Eu não pensei, simplesmente reagi. Eu não estava preparado pra isso. Estava esperando o mais duro dos desafios que jamais enfrentei e para isso pelo menos eu teria alguma chance. Aqui está o que se seguiu:

Eu perguntei Posso pedir qualquer coisa e você poderia torná-lo realidade?
Com uma voz que parecia vinda do núcleo da terra:

Então seu desejo está na forma de conhecimento. Muito bem, minha resposta é: EU SOU TUDO, SIM, VOCÊ PODERIA TER PEDIDO QUALQUER COISA! - Você nunca me verá novamente enquanto estiver respirando.

Com uma risada demoníaca trêmula à distância, eu fiquei lá sozinho. As imagens da minha vida foram desaparecendo... Tudo ficou em silêncio... Ainda estava ajoelhado, fechei os meus olhos e quando eu os abri eu estava do lado de fora da porta que eu havia passado alguns minutos antes... apenas aqueles que são dignos podem passar.

Deixei um pergaminho afixado próximo à porta. Minhas palavras àqueles que virão depois: ser capaz não é o mesmo de ser digno. Pense duas vezes antes de entrar por esta porta.

separador lv 999

Candidato #05

(em breve)

via Tibia.com


comente no forum
Testando… 1… 2… 3… Testando!

Os testadores...

..quase todos os tibianos que já participaram de um test server privado ou das celebrações do 15º aniversário do Tibia, os viram correndo por ai dentro do jogo.
No entanto, quem são as pessoas por trás dos pixels que estão dirigindo por ai seus uniwheels e montados nas costas de uma lady bug?
Na preparação deste artigo oficial, nós encaminhamos algumas perguntas para a equipe de testes e gostaríamos de apresentar-lhes as respostas que recebemos deles. Aqui vamos nós:

CMs: Quantos membros a equipe de testes tem atualmente?

Testers: Atualmente, a equipe é composta por um líder (Delany) e mais três membros (Siramal, Seyva e Bolfrim). Enquanto Seyva é a mais nova testadora, Bolfrim trabalha exclusivamente para o departamento de inovações da CipSoft no momento.
Observe:

Como você sabe, algumas coisas mudaram no escritório da CipSoft no período que a entrevista foi feita. Delany vai assumir a liderança do cargo de gerente de produto dentro dos próximos meses. Como Delany era o lider da equipe de testes, tivemos que procurar por uma nova liderança para lá. Quando Delany começar seu trabalho como líder da gerência de produto, Bolfrim tornará-se o novo líder da equipe de testes.

CMs: Existem responsabilidades especiais ou tarefas especiais para os membros individuais da equipe?

Testers: Não há tarefas onde apenas um membro da equipe é responsável. Em geral, todos os testadores são capazes de trabalhar em todas as tarefas, mas, é claro, existem especializações entre os membros da equipe.

CMs: O que vocês estão testando?

Testers: Basicamente, tudo o que é desenvolvido pela CipSoft: um componente do Tibia ou outro produto, ou ferramentas que são necessárias para o nosso trabalho interno. Nós somos um departamento independente dentro da CipSoft, então nós realmente precisamos da atribuição de outro departamento para testarmos um recurso ou um novo conteúdo.

CMs: Por que apenas aspectos técnicos estão sendo testados ao invés de, por exemplo, se fazer aquela quest é realmente divertido?

Testers: Nosso teste é como o teste clássico de software. Usabilidade e diversão não podem ser testados adequadamente por nós. Esta é, por muitas vezes, uma questão subjetiva de gostos e interesses. Além disso, nosso time é muito pequeno para executar quaisquer testes de longa duração em relação a diversão. Naturalmente, damos feedback a respeito de usabilidade e diversão também, caso notemos alguma coisa que pareça questionável ou problemática (de uma maneira não-técnica) durante nossos testes. Mas esse não é o nosso foco, é apenas um teste indireto dessas coisas. Nossa principal tarefa é testar se todos os requisitos técnicos são cumpridos e se os recursos estão funcionando conforme o esperado.

CMs: Quanto de seu trabalho diário é gasto em Tibia?

Testers: Normalmente, gastamos cerca de dois terços de nosso trabalho diário em Tibia. No entanto, se for necessário - durante tempos de pico, gastamos quase 100% de nossa jornada diária em Tibia.

Gráfico sobre a divisão de trabalho diário dos testadores

CMs: Ideia - desenvolvimento - teste- lançamento. Como funciona?

Testers: A gerência de produto recolhe dados e elabora um conceito de um novo recurso. Depois disso, os desenvolvedores e programadores começam o seu trabalho. Uma vez concluído, o recurso é testado pela equipe de testes. Se todos os requisitos técnicos são cumpridos e o recurso funciona como esperado, ele está pronto para ser lançado.
Se ainda houver tempo, também checamos usabilidade, jogabilidade, ortografia, performance, etc.
Nem todo recurso tem um fluxo de trabalho pré-determinado em relação ao desenvolvimento e lançamento. Algumas coisas com prioridade menor são lançadas quando houver tempo.

CMs: Como vocês recebem reports?

Testers: Reports in-game vindo de tutores são automaticamente encaminhados para nossa ferramenta interna onde os checamos e verificamos. Outros reports (via email, por exemplo) são processados pelo nosso suporte ao cliente e então encaminhados para nós também.

CMs: Como vocês priorizam a correção de bugs?

Testers: Basicamente, há dois fatores que são importantes para a priorização. O primeiro é a gravidade do problema. Isto significa quanto dano um bug pode potencialmente causar. A severidade é estimada pela equipe de testes, algumas vezes em cooperação com o time de suporte ou o gerência de comunidade. Baseando-se nessa estimativa a gerência de produto decide o segundo fator - a prioridade em si. A prioridade determina o quão urgente uma correção é em relação a outras correções. Embora a gravidade influencie a decisão da gerência de produto, cabe à classificação de prioridade a definição de o quão rápido um bug será abordado e uma correção será lançada.

CMs: Após cada update, alguns jogadores continuam dizendo que cada vez mais e mais bugs tem sido liberados junto ao lançamento do mesmo em relação ao passado. Isso é realmente verdade?

Testers: De acordo com nossas estatísticas internas, não podemos confirmar isso. Comparamos a quantidade total de bugs que encontramos internamente antes de um lançamento com a quantidade total de bugs encontrados após a atualização. Esta taxa tem melhorado desde que o primeiro testador juntou-se à equipe. No entanto, devido ao Tibia tornar-se mais e mais complexo ao longo dos anos, o número absoluto de bugs realmente aumentou. Além disso, essa quantidade depende do montante de mudanças que fazem parte de um update. Por exemplo, se adicionarmos 3 novas cidades em um update, é provável que o número de bugs seja três vezes maior do que se tivéssemos implementado apenas uma nova cidade. A complexidade e tamanho das mudanças tem crescido massivamente durante os últimos anos. Isso pode explicar essa percepção.

CMs: Durante os últimos updates, cada vez menos houveram testadores online. Isso é influenciado pela qualidade dos reports de bugs? Caso sim, existem planos para aumentar o número de testadores no futuro?

Testers: O fato de haver menos testadores online não foi influenciado pela qualidade dos reports, mas sim pela quantidade. Além disso, menos testadores significa que, muito provavelmente, algumas funcionalidades e áreas ainda não foram encontradas e, portanto, não foram testadas.
Para o summer update deste ano nós já convidamos mais players para a fase de testes privados e, é claro, nós vamos avaliar o teste de maneira geral e, então, fazer planos para o próximo update.

CMs: Vocês jogam Tibia? Se sim, em qual tipo de servidores vocês jogam e qual o level de vocês?

Testers: Cada um de nós possui uma account, mas a intensidade e frequência que cada um joga varia.
Siramal, por exemplo, começou a jogar Tibia de maneira bastante ativa quando se juntou a CipSoft. Ele joga em um servidor Optional PvP e ainda acessa o jogo até hoje, especialmente para participar de eventos ou para trocar e vender itens com outros jogadores. Ele também possui um outro char em um servidor Open PvP, mas dá preferência a um ambiente pacífico.
Geralmente, se um novo colega se junta a equipe, ele ou ela passam a ter muito tempo em contato com o Tibia e passam a conhecer o jogo melhor.

CMs: Como é o dia-a-dia de vocês no trabalho?

Testers: Pessoas que não conhecem muito a respeito da indústria de games costuma dizer: "Oh, então vocês jogam o dia todo!". Bem, isso definitivamente não é verdade.
Nós começamos o dia verificando nossos e-mails e nosso bug tracker interno. Então, nós verificamos os novos reports. Se conseguimos reproduzir algum problema reportado, o gerente de produtos irá priorizá-lo e direcioná-lo para as pessoas certas. Naturalmente, as correções também são validadas. Existem simplesmente muitas outras coisas que também precisam ser testadas, e ocupa grande parte do nosso dia de trabalho.

Nós temos um quadro no escritório que nos dá uma visão geral sobre nossas tarefas e o andamento delas. Nós atualizamos o quadro uma vez por dia. Quando terminamos uma tarefa, iniciamos uma nova que está pendente no quadro. De qualquer forma, na maior parte do tempo estamos trabalhando em várias tarefas ao mesmo tempo.

Além disso, nossos telefones tocam com frequência. Nós estamos envolvidos em quase todas as novas features, desenvolvimento de conteúdo, etc. Nós, testadores, temos um amplo conhecimento de maneira geral. Então, somos um bom ponto de contato para qualquer dúvida de outros departamentos. As vezes, é melhor tratar algumas questões pessoalmente, então, também recebemos visitas de outros colegas com frequência.

Nós normalmente fazemos nossos intervalos em nossa de descanso, onde comemos, bebemos e conversamos com nossos colegas. As vezes, também ficamos algum tempo em nossa sala de recreação e jogamos alguns jogos por lá.

CMs: Durante o dia, ocorrem "horários de pico" que influenciam no dia-a-dia e na maneira como vocês trabalham?

Testers: Sim, é claro, existem horários de pico. Pode acontecer de termos que largar tudo e focar em algum problema urgente no Tibia. Entretantos, isso não influencia na maneira que fazemos nosso trabalho. Temos que manter a cabeça fria em situações de stress. Frequentemente, é a equipe de testes que define o reagendamento de uma release para previnir a perda de qualidade. As vezes nós também temos que fazer horas entras mas isso não é um real problema, uma vez que temos a oportunidade de tirar algum tempo de folga quando há menos coisas para se fazer.

CMs: Há grandes projetos de teste atualmente ou o qual foi o último grande projeto de vocês?

Testers: Existem grandes projetos com frequência, como os updates de verão e inverno, por exemplo. Grandes projetos do passado foram o novo sistema de pagamento, os Premium Scrolls e o cliente do Tibia em Flash, por exemplo. De qualquer forma, grandes projetos de teste podem variar de testador para testador.

Seyva :

Meu último grande projeto foi testar as novas funcionalidades disponíveis para guildas, e eu realmente me diverti testando tudo. Neste momento, estamos testando o update de verão e a nova loja dentro do jogo. Este é provavelmente o maior projeto que eu já testei para o Tibia até agora. É realmente superinteressante, porque ele é muito complexo e vários componentes são afetados.

CMs: Como vocês viraram testadores e quais habilidades são necessárias?

Testers: Não há realmente uma educação profissional para testadores. As habilidades que você precisa dependem do setor que você estiver trabalhando. Como um testador de jogo, você deve ser bem organizado e resistente ao estresse, trabalhar de forma independente, fazer mais estudos e você deve ter um olho infalível para os sistemas e os “pontos de interrupção”; pois o que os testadores fazem? Nós, basicamente, tentamos quebrar um sistema. Tentamos encontrar bugs e problemas dentro de uma funcionalidade por todos os meios disponíveis, mesmo que o desenvolvedor tenha criado uma funcionalidade ou conteúdo com muito amor e trabalho. Portanto, você também precisa ter tato quando traz a má notícia de que a funcionalidade não está funcionando como deveria. Além disso, alguns conhecimentos básicos de design do jogo, interface do usuário e programação são vantagem. Bons conhecimentos de inglês são uma obrigação, e você deve ter um certo grau de curiosidade e determinação.

CMs: Já aconteceu de vocês ficarem com raiva de si mesmos, por não encontrarem um bug grave durante a fase de testes?

Testers: Isso acontece. É o nosso trabalho encontrar bugs antes de serem implementados no jogo. Cada bug que encontramos é como uma pequena conquista para nós. Se mesmo após todos os testes um bug for detectado no jogo, isto é, naturalmente, muito chato para nós. Para sermos honestos, porém, nunca seremos capazes de garantir uma versão 100% livre de bugs. Tibia é simplesmente muito grande e complexo, e nosso tempo é limitado demais para fazermos tal promessa.
Portanto, é importante considerarmos, independente da resposta, se teria sido possível encontrarmos um bug com um esforço razoável. Toda vez que nós negligenciamos um bug, nos questionamos e analisamos, se existem formas de melhorarmos ou se é necessária uma mudança nos nossos métodos de testes, a fim de encontrarmos tais erros com mais facilidade no futuro. Muitas vezes temos de responder a essa pergunta com um claro não. No entanto, deixar um bug maior passar parece realmente como uma derrota pessoal, às vezes.

Siramal :

Alguns anos atrás, nós adicionamos uma grande caverna como parte de um update. Nós testamos a área como sempre. Bugs de mapa e de criaturas foram encaminhados aos responsáveis e corrigidos. Mesmo durante os testes externos tudo funcionou como o planejado. A surpresa não demorou a aparecer. Depois de alguns dias, nós notamos que um andar inteiro daquela caverna estava inacessível. Escadas ou buracos estavam simplesmente faltando... e acima de tudo, parte de um item de montaria dependia daquele lugar... Bem, o aprendizado nunca termina e hoje, quando estamos testando alguma área, não pulamos mais os andares utilizando uma god spell, mas testamos pra valer para garantir que a nova área inteira está acessível.

Seyva :

Eu ainda me lembro do bug em que um NPC havia parado de gritar após o release do novo sistema de guilds no último outono. Eu nunca nem sonhei que refazer o guild chat poderia quebrar algo relacionado a NPCs.

Delany :

Normalmente, é muito irritante quando nós tentamos reproduzir os bugs reportados, mas simplesmente não conseguimos reproduzir mesmo fazendo tudo de acordo com o report. Normalmente, um pequeno detalhe está faltando no report e, consequentemente, em nossos cenários de teste também. Se depois de longas pesquisas e tentativas o bug não for reproduzido, os programadores encontram o bug no código, e nós podemos ver o que está faltando. Por exemplo, nós já realizamos testes nos lugares errados. Esse tipo de coisa pode ser muito frustrante.

CMs: Muito obrigado pelo tempo de vocês, testadores!

Tibianos, nós esperamos que vocês tenham curtido as respostas dos testadores e que nós tenhamos sido capazes de lhes dar uma visão geral sobre o trabalho deles.

por Community Managers via Tibia.com


comente no forum
E quanto a esses tibianos?

Há um bom tempo não temos um artigo oficial sobre estatísticas, então pensamos que seria interessante dar uma olhada em alguns números que, em parte, definem o universo de Tibia.

Fatos sobre a população tibiana

Assim como havia sido publicado no artigo oficial sobre Estatísticas em 2009, ainda existem cerca de 1,3 milhões de contas registradas em Tibia. Vamos dar uma olhada de onde vem os jogadores tibianos hoje em dia, de acordo com seus registros e vejamos se houve mudanças nos últimos 6 anos.

País de Origem
PÁIS
2009
2015
Brasil
485,778
581,321
Polônia
296,935
238,769
México
99,802
114,526
Suécia
54,446
66,918
EUA
54,221
65,768

Os números realmente mudaram um pouco, por exemplo, ganhamos jogadores no Brasil, mas perdemos alguns na Polônia. Também ganhamos jogadores no México, Suécia, EUA e, no entanto, os cinco principais países de onde os jogadores de Tibia vem e sua ordem não mudaram nos últimos 6 anos.

Então, vamos prosseguir. Em 2009, publicamos que a média de idade de um jogador tibiano estava entre 20 e 21 anos. Quando olhamos um gráfico de distribuição etária em 21 de abril de 2015, podemos ver que a maioria dos jogadores de hoje nasceu por volta de 1990. Este também é um valor-médio, quando consideramos todas as datas de nascimento que as pessoas escolheram no registro de suas contas. Note, porém, que algumas pessoas preenchem o formulário com dados falsos. Ainda assim, o valor médio nos dá uma noção clara que a média de idade dos tibianos hoje em dia está por volta dos 25 anos de idade.


À primeira vista, parece que a afirmação de que os tibianos estão ficando mais velhos pode conter algum fundo de verdade. Observando em vários dados coletados ao longo dos anos, esta tendência pode ser efetivamente apoiada:

  • Em uma pesquisa de idade em 2005, mais de 60% dos participantes disseram ter entre 15 e 19.
  • Em uma verificação interna em 2009, a média de idade de um jogador de Tibia estava entre 20 e 21.
  • Em uma enquete no ano de 2012, quase 55% dos participantes disseram ter entre 19 e 24 anos.
  • Hoje, em 2015, um tibiano tem cerca de 25 anos de idade em média.

Assim como no artigo de estatísticas em 2009, também queremos dar uma olhada na quantidade de contas que estão jogando ativamente. Existem atualmente 2.3 milhões de contas tibianas (das quais aproximadamente 1,3 milhões estão registradas), enquanto em 2009 havia 2,6 milhões de contas. Em março de 2015, havia um pouco mais de 400 mil contas tibianas ativas, o que é cerca de metade das contas tibianas ativas em 2009.

Vamos analisar um pouco mais a comunidade tibiana com mais números. Destas cerca de 1,3 milhão de contas registradas no Tibia, cerca de 1,2 milhões estão registradas para jogadores do sexo masculino, restando apenas cerca de 100 mil contas registradas para jogadores do sexo feminino. Em 2009, a percentagem de jogadores masculinos na comunidade foi de 88,5%. Este número subiu para mais de 92% hoje. Más notícias para todos os caras que esperam encontrar sua amada em Tibia nos dias atuais. As chances para encontrá-las estão diminuindo. Parece haver menos mulheres jogando Tibia hoje do que 6 anos atrás.

Vamos descobrir se esta mudança em direção a mais jogadores masculinos reflete in-game de alguma maneira, por exemplo, no gênero dos personagens.

Fatos sobre a população tibiana in-game

Em 21 de Abril de 2015, havia aproximadamente 9 milhões de personagens (em 2009 havia 6,54 milhões). 7,4 milhões desses personagens são do sexo masculino, enquanto que 1,6 milhões são do sexo feminino. Essa é uma proporção de 82% de personagens masculinos contra 18% de personagens femininos, o que é exatamente a mesma proporção que em 2009. Logo o aumento da porcentagem de jogadores masculinos não reflete na escolha do gênero dos personagens.

Agora descubramos onde todos esses personagens residem...

Censo Tibiano
CIDADE
2009
2015
Thais
1,758,998
2,834,984
Dawnport
N.A.
2,317,214
Venore
1,032,443
1,173,130
Rookgaard
1,698,125
1,014,390
Carlin
1,359,321
792,430
Ab'Dendriel
319,129
425,351
Kazordoon
150,941
128,197
Edron
56,473
80,345
Darashia
67,182
76,717
Ankrahmun
34,392
48,169
Yalahar
18,964
43,410
Port Hope
16,177
25,134
Roshamuul
N.A.
17,538
Liberty Bay
21,731
16,711
Farmine
N.A.
6,320
Svargrond
4,299
4,052
Gray Beach
N.A.
2,279

Obviamente houve uma série de mudanças quando comparado a 2009. Rookgard obviamente é menos visitado desde a criação de Dawnport, bem como Roshamuul, Gray Beach e Farmine não havia sido descobertas há 6 anos. Das cidades antigas, todas ganharam novos habitantes, com exceção de Carlin, Kazordoon, Liberty Bay e Svargrond.

O que está acontecendo em Carlin? Nos últimos 6 anos, mais de 560 mil habitantes fugiram da cidade governada pela Queen Eloise. Será que ela está aplicando leis contra bebidas alcoólicas novamente?

Vamos ver se houve mudanças no que se refere a distribuição de vocações dentro da comunidade tibiana. Daremos uma nova olhada nos números coletados para o artigo de 2009, assim como em números que ainda possuímos do artigo oficial de janeiro de 2013 (clique para ampliar a imagem):


É interessante notar que, ao longo dos anos, há uma leve tendência à retração no número de magos, sendo os sorcerers mais afetados por isso que os druids. Podemos ver, também, um aumento no número de knights. A quota de paladins permaneceu em 16% ao longo dos anos. Entre 2013 e 2015 não houve mudanças na quota de personagens que receberam uma promotion (permaneceu 2% para todas as vocações). Em 2009 essa quota era de apenas 1%. Uma razão para esse aumento na promotion dos personagens pode ter sido a introdução das premium scrolls em junho de 2012, mas isso é apenas uma suposição.

Vamos prosseguir para o próximo tópico e dar uma olhada nas guildas: Assim como pudemos ver na enquete "Quando você se juntou a sua guild?", de outubro de 2014, aproximadamente 74% dos participantes sabiam dizer quando se juntaram a guild, enquanto outros 26% não havia se juntado a uma guild com seu personagem principal. Então, obviamente, tibianos gostam de se organizar em guildas.

Em 21 de Abril de 2015 havia 2935 guildas em todos os mundos. O mundo mais antigo, Antica, é também o mundo que possui o maior número de guildas nos dias atuais.

Quantidade de Guildas por Mundo
Mundo
Nº de Guildas
Antica
106
Calmera
104
Pacera
93
Astera
92
Secura
92

Os mundos com menor número de guildas são Calva (5), Calvera (8), Quilia (13), Elysia (16) e Tenebra (17).

A guilda mais antiga em atividade é ainda a Soldiers of Justice, localizada em Antica, assim como mencionado no artigo "Fatos interessantes sobre guildas", em 2012. A Soldiers of Justice está em atividade desde que o sistema de guildas foi implantado do modo como conhecemos hoje, assim como a Mercenarys, a Red Rose, Satori e a Messiahs of Bedlam. Todas essas guildas foram fundadas no primeiro dia de funcionamento do novo sistema de guildas, em fevereiro de 2002. De acordo com nossos dados internos, a Soldiers of Justice foi fundada com menos de uma hora de antecedência à Mercenarys, a segunda mais antiga. Um pequeno intervalo de tempo que determina a "guilda mais velha do Tibia" hoje.

Atualmente, há 135.026 personagens membros de uma guilda. Com 2.935 guildas, isso dá uma média de 46 membros por guilda formada. Em 2012 havia 4160 guildas no Tibia, cada uma com entre 30 e 50 personagens. Então, apesar do número de guildas ter sido reduzido, de modo geral a média geral de membros por guilda permanece a mesma.

O que esses tibianos fazem?

Tibianos tem uma vida muito ocupada. Além de caçar, lutar em guerras, comércio, decorar casas e matar outros jogadores, fazem muitas outras coisas que atualmente são apresentadas em nossa série no Facebook “Coisas para fazer no Tibia”. No momento este artigo é escrito, imagens de cerca de 30 dessas coisas já foram postadas lá. Aqui está um exemplo para você, de "Coisas para fazer em Tibia" # 27: Perder o nível 100!


Ao invés de se matarem, tibianos ocupam-se principalmente com a matança diária de monstros. Uma olhada nas Estatísticas de Mortes é prova suficiente disso!

Gostaríamos também de mencionar que alguns tibianos desfrutam de seu tempo de lazer relaxando perto de um lago, um rio ou do mar, afim de descontrair e pescar. Ok – não são todos que fazem isto, mas alguns fazem. Em uma pesquisa de 2012 descobrimos que quase 42% dos jogadores de Tibia, pelo menos, pescam de vez em quando. Apenas cerca de 21% dos tibianos excluíram completamente a pesca de suas atividades naquele ano. O resto via a pesca como um passa tempo. Um ano depois, em 2013, cerca de 32% dos tibianos, deixaram claro que não pescam. Quando a mesma pergunta foi feita em 2015, cerca de 35% deixaram claro que removeram a pesca de suas atividades de lazer no jogo. deixando mais de 60% dos participantes da enquete cientes deste hobby relaxante.

Sobre o quê esses tibianos conversam?

Outra coisa a se fazer no tibia é "conversar". Tibianos fazem isso com seus amigos e inimigos, in-game e no fórum. Apenas cerca de 6% dos tibianos nunca leram ou postaram no fórum oficial do Tibia. Descobrimos esse número em uma enquete no site em 2006, bem como na nossa recente enquete: "Você é um postador?", de março de 2013. Os resultados não são realmente representativos, uma vez que essa pesquisa foi feita no site e por essa razão apenas atingiu os jogadores que regularmente o visitam. Nós estamos cientes de que muitos tibianos não são visitantes frequentes do Tibia.com, no entanto, vamos dar uma olhada nos assuntos que os tibianos mais tem falado durante o último ano.

No Gameplay Board, por exemplo, "O Tópico dos Achievements - cheio de spoilers" foi o que apresentou o maior número de novas postagens no período de um ano. Esse tópico começou em setembro de 2011, e contém mais de 330 páginas.

Nas suas horas de lazer, os tibianos também participam de jogos no fórum. Nós checamos qual tópico tinha o maior número de "posts novos" durante o último ano na seção Real Life e encontramos o jogo "O que vem à sua mente quando você ouve...". Esse jogo de fórum tem mantido os tibianos ocupados por quase cinco anos!

O que os tibianos fazem quando não estão jogando Tibia?

Falando sobre RL, também temos alguma informação sobre os tipos de jogos nos quais os tibianos gastam seu tempo, quando não estão jogando Tibia. No fim de janeiro deste ano, conduzimos uma pesquisa in-game com a nossa nova ferramenta de pesquisa sobre Dispositivos e Gêneros de Jogo. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para apresentar os resultados a vocês.

3.835 jogadores foram convidados a participar da pesquisa, dos quais, mais de 850 participaram de fato. 

Quando perguntados  sobre quais dispositivos eram usados para jogar, 55% dos participantes explicaram que usam apenas o seu computador. Daqueles, que também usam outros dispositivos para jogar, 33% usam smartphones, 22% usam um console, como PlayStation, 11% usam tablets e 4% usam um console portátil, como Nintendo 3DS, por exemplo. Ho entanto, 88% dos participantes da pesquisa claramente preferem o PC para jogar.
Quando perguntados sobre o tipo de jogos que preferem jogar, as principais respostas foram RPG e Action RPG, o que não é nenhuma surpresa, considerando que jogadores de Tibia foram o público alvo da pesquisa - e Tibia é um MMORPG!

Dê uma olhada no restante dos gêneros de jogos que os jogadores de Tibia estão se interessam:


Esperamos que tenham gostado de nossa pequena jornada pelo mundo dos números!
Seus Community Managers

artigo por Tibia.com
tradução por Akuma Nikaido, Dark Black Magician, GrYllO, Insanity Vultures e Skiann Torphyx
revisão por GrYllO


comente no forum
Ir à página:

 

 Topo

©2003 - 2016 Tibia LTDA - Todos os direitos reservados
O jogo Tibia e todas imagens contidas nesse site são propriedade da CipSoft GmbH.