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PvP

Tudo o que você precisa saber sobre PvP no Tibia

Autores:

GrYllO

Revisores:

Equipe TibiaBR

Categoria: Intermediário

Última Atualização: 25/11/2010

Conteúdo:

Através deste tutorial você aprenderá tudo o que precisa saber sobre PvP em Tibia em qualquer tipo de servidor (Open PvP, Optional PvP ou Hardcore PvP).

ÍNDICE

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE PVP

PLAYER KILLING (PK)
Como regra, matar outros jogadores é legal em todos os servidores de Tibia onde o combate jogador vs jogador (player vs player - PvP) está habilitado. No entanto, existem diferenças:

  • Em servidores Hardcore PvP, não há limitações;
  • Existem algumas limitações em servidores Open PvP para ter certeza que o assassinato de jogadores não saia do controle;
  • Nos servidores Optional PvP o combate PvP é permitido se ambos os lados concordarem.

Nota: um personagem não pode atacar outros jogadores até os 10 primeiros segundos após o login, a menos que seja atacado e precise se defender.

MODO NORMAL/SEGURO
Este botão na interface funciona com um interruptor de segurança para evitar/permitir ataques a outros personagens. Este botão só funciona em servidores Open PvP - não tem qualquer utilidade em servidores Optional PvP e Hardcore PvP.

Secure Mode (modo seguro)
Esta é a configuração padrão. Neste modo você não pode atacar jogadores desmarcados (sem skull), nem summons. Note que este modo não impede que você receba uma skull, caso acerte outros jogadores com uma magia de área, ou mesmo runas de campo (Firebomb, Energy Field, etc).
Normal Mode (modo normal)
Se este modo estiver ativado, você poderá atacar outros jogadores/summons livremente. Tenha em mente que você receberá uma white skull caso ataque jogadores desmarcados.

LOGOUT BLOCK
Normalmente, personagens podem sair do jogo a qualquer momento. No entanto, se estiverem lutando e/ou estiveram envolvidos em algum tipo de violência recentemente, os personagens serão impedidos de fazer logout (desconectar). Pode-se dizer que alguém está impedido de "deslogar" se houver um pequeno ícone () na barra de ícones condicionais do inventário. Enquanto este ícone for mostrado, você não pode fazer logout, embora possa fechar o client e até mesmo desligar o computador. Porém, não é uma boa ideia fazer isso sem ter a certeza que de você não está sob logout block, pois o seu personagem continuará online e, assim, ficará vulnerável! Por isso, tenha sempre a certeza de que o ícone de logout block desapareceu sempre que você for sair do Tibia. Você receberá um logout block se:

  • Atacar outros personagens ou criaturas;
  • For atacado por outros personagens ou criaturas;
  • Causar dano a outros personagens/criaturas;
  • Receber dano de qualquer tipo;
  • Usar magias/runas ofensivas.

Geralmente um logout block é suspenso em 60 segundos após a sua causa desaparecer. Ou seja, toda vez que uma das condições listadas acima foi atendida, você ficará 60 sem poder desconectar.

PROTECTION ZONE BLOCK
Também conhecido como "PZ lock", é um caso especial de bloqueio de desconexão que se aplica sempre que personagens se envolvem em combates PvP. Assim como um logout block normal, personagens afetados pelo famoso PZ block não podem desconectar. Porém, além deste bloqueio, estes personagens também ficarão impedidos de entrar em zonas de proteção (ex.: templos, depots, navios, casas, guild halls), para garantir que todos os personagens atacados tenham a oportunidade de revidar. A duração padrão do PZ block é igual a do logout block: se você atacou outros jogadores primeiro, ficará por 60 segundos PZ blocked desde o último ataque causado/recebido. A exceção fica por conta da seguinte situação: você não possuía nenhum bloqueio e foi atacado. Neste caso, você pode revidar sem ficar PZ blocked.

A coisa se complica se você matou outro jogador. PKs não podem desconectar ou entrar em PZ por 15 minutos! E tem mais: se você se envolver em algum tipo de violência durante o último minuto deste período, o tempo será estendido normalmente. Assim, PKs podem ficar PZ/logout blocked por um bom tempo.

Nota: Existem algumas magias que se utilizadas lhe deixarão PZ blocked mesmo se você não tiver atacado nenhum outro jogador! São elas:

  • Runas de field (ex.: Fire Bomb, Poison Wall, Energy Field, etc);

Ao utilizar qualquer uma destas magias você receberá um bloqueio de PZ padrão de 60 segundos (bem como o mesmo tempo de logout block), desde que não se envolva em mais nenhum combate neste meio tempo.

SWAPPING
Swapping (ou permuta) é uma característica especial presente somente em mundos Open PvP que permite que jogadores presos (trapped) possam libertar-se. Quando um personagem recebe dano PvP e está "trapado" - ou seja, todos os quadrados em volta dele estão ocupados então ele não pode se mover - ele poderá trocar de lugar com seus perseguidores sob determinadas circunstâncias. Os locais para onde você poderá usar a permuta estarão marcados com um quadrado de cor bege. Para fazer a troca, você poderá clicar com o mouse sobre o alvo ou caminhar até a posição desejada.

Regras da permuta:

  • Você só poderá permutar para quadrados que tenham um personagem, uma criatura "empurrável" ou um summon;
  • Se houver uma pilha de criaturas, você permutará com a criatura no topo da pilha;
  • Você não pode permutar com um personagem que você tenha atacado primeiro;
  • A permuta não é possível se pelo menos um dos personagens estiver em uma zona de proteção (Protection Zone - PZ) ou em uma porta de quest ou uma porta de level.
  • Você não conseguirá fazer permuta com outros jogadores em guerra com você (seja inimigos ou membros da sua guilda).

REGRAS DE LUTA JUSTA
As Regras de Luta Justa (em inglês - Fair Fight Rules, ou FFR) servem para proteger os jogadores de uma morte por PvP desleal.

Funcionamento:

  • Para que as FFR sejam utilizadas, 40% do dano recebido nos últimos 60 segundos antes da morte devem ser provenientes de PvP ou pelo menos 20% do dano recebido nos últimos 60 segundos for proveniente de dano PvP e o último hit foi dado por outro jogador ou seus summons;
  • Se o requisito acima for atingido, as FFR entram em vigor: o level dos agressores é somado e comparado com o seu level e de seus apoiadores diretos (quem te curou, por exemplo);
  • Se o level somado dos agressores for maior do que o seu + seus apoiadores, as FFR diminuirão a sua perda de itens/experiência/skills proporcionalmente (até um limite de 80%);
  • Esta diminuição é cumulativa com as suas blessings regulares.
  • Nas guerras, o "fogo amigo" (friendly fire) de seus próprios companheiros de guilda ou seus summons não serão contados para as FFR nem para a redução da pena de morte. No entanto os nomes destes que causaram dano serão mostrados na sua death list.

BLESSING PVP
Além das blessings (bençãos) regulares, jogadores podem adquirir a Blessing PvP (chamada Twist of Fate), para proteger a perda das suas blessings normais e/ou Amulet of Loss. Ela tem o custo igual a de uma blessing regular para o seu level e pode ser comprada nos NPCs de templo. Porém, seu valor aumentará proporcionalmente até um máximo de 50.000 gold, que é alcançado no level 270.

Funcionamento:

  • Para que a Twist of Fate seja utilizada, 40% do dano recebido nos últimos 60 segundos antes da morte devem ser provenientes de PvP ou pelo menos 20% do dano recebido nos últimos 60 segundos for proveniente de dano PvP e o último hit foi dado por outro jogador ou seus summons;
  • Se o requisito acima for atingido, ao morrer você perderá apenas a Twist of Fate, ao invés das blessings normais/AoL;
  • Se você só tiver a Twist of Fate mas nenhuma blessing normal/AoL e morrer por PvP, você não perderá esta blessing;
  • A Twist of Fate não funciona para red ou black skulls, mas eles não perdem esta blessing se morrerem;
  • Obviamente, se você morrer por PvM (monstros), você perderá as suas blessings normais, mas não a Blessing PvP.

RESTRIÇÕES DE PK NOS DIFERENTES TIPOS DE SERVIDOR

PK em servidores Hardcore PvP
Nos servidores Hardcore PvP (H-PvP) não há quaisquer restrições sobre a morte de outros jogadores. Pra falar a verdade, o assassinato de outros jogadores é até incentivado. Além disso, a magia Cancel Invisibility tem uma chance de destruir Stealth Rings em uso.
PK em servidores Open PvP
Em servidores Open PvP (O-PvP) uma quantidade limitada de assassinatos é permitida e as mortes são divididas em duas categorias: mortes OK (ex.: matar um jogador marcado) e injustificadas (ex.: matar um jogador desmarcado). Você poderá matar quantos jogadores marcados (com skull) você quiser, mas muitas mortes injustificadas em determinados períodos de tempo levarão o seu personagem a sofrer duras sanções (mais detalhes na seção "skull system" deste tutorial). Esta contagem é válida para os últimos 20 personagens que causaram danos à vítima nos últimos 60 segundos antes da sua morte. Dependendo se a vítima estava marcada ou não, a morte conta como injustificada ou OK.
PK em servidores Optional PvP
Em servidores Optional PvP (Opt-PvP) matar jogadores só é possível através de uma guild war (guerra entre guildas). Apenas personagens que estão envolvidos em uma guerra podem atacar ou infringir danos entre si. Além disso, personagens em guerra não podem caminhar sobre seus adversários, nem os seus summons. Seus skills também não aumentam ao atacar outros personagens/summons que estão em guerra com você.

TIPOS DE MORTE
Em mundos Open PvP, um sistema automático regula a quantidade de assassinatos que um jogador pode cometer. É claro, esse tipo de sistema tem pontos fracos. Jogadores podem se valer dele para provocá-lo e então fazer com que você "pegue skull". Por isso, pense muito bem antes de atacar um personagem desmarcado, não importando o que ele tenha feito. Você até pode ter um bom motivo, mas outros jogadores podem não entender isso - e terão o direito (concedido pelo sistema) de te atacar e matar. O objetivo deste sistema não é garantir a justiça, mas lidar com a maioria dos casos típicos de conflitos de uma forma justa e neutra.

Mortes OK (OK kills)
Todas as suas mortes serão avaliadas e registradas. Como já foi dito antes, você está livre para matar tantos personagens marcados quantos você quiser. Isso acontece quando suas vítimas foram agressivas com outros jogadores ( white, red e black skull), atacaram você primeiro ( yellow e orange skull) ou porque elas entraram na mesma party que você por vontade própria ( green skull).

Mortes Injustificadas (unjustified kills)
A coisa muda de figura quando falamos de mortes injustificadas. Você só pode matar um limitado número de jogadores não-marcados a cada certo tempo. Estas regras foram desenvolvidas para penalizar jogadores agressivos, começando pela aplicação da white skull (outros jogadores poderão te atacar livremente). Se isto não for suficiente para frear o seu comportamento agressivo, sua white skull se tornará uma red skull e você terá a punição adicional de perder todos os seus itens ao morrer - independentemente se você tem todas as blessings ou Amulet of Loss. Se mesmo assim você não parar de matar jogadores desmarcados, chegará ao estágio final de punição ( black skull), com sanções ainda mais pesadas.
Mortes Assistidas (assisted kills)
Quando uma morte é listada como assistida (assisted) significa que o personagem não causou qualquer dano à vítima, mas ajudou a derrubar o oponente nos últimos 60 segundos antes da morte dele. Há duas maneiras de fazer isso: paralisando ou ajudando a encurralar ("trapar") a vítima. Trapping significa que todos os quadrados em volta da vítima estejam ocupados, de forma que ela não possa se mover. Para fazer parte de uma trap basta que você fique parado em um dos quadrados em torno da vítima ou atire uma Magic Wall em um destes espaços. Uma morte assistida não conta para o skull system, mas ajuda a vítima a identificar os responsáveis pela sua morte.

SKULL SYSTEM

Também conhecido como "skull marks" ("marcas de caveira") Este sistema aparece em mundos Open PvP apenas. O objetivo dele é atenuar o combate entre jogadores. Por padrão, nenhum jogador tem qualquer marcação. Você não conseguirá atacar um personagem não-marcado se a opção Secure Mode estiver ativa.

Toda vez que você atacar um jogador não-marcado, você receberá uma marca (skull), que será vista por todos os outros jogadores. Tenha cuidado: personagens marcados podem ser atacados e mortos por outros jogadores e estes não receberão qualquer marca! Portanto, você pode matar quantos jogadores marcados como quiser, sem o risco de receber uma red ou black skull. No entanto, se planeja atacar um jogador marcado, você ainda deve tomar cuidado, pois eles ganham o direito de se defender. Sempre que uma skull está prestes a sumir, ela pisca por 5 segundos. Durante este tempo a marcação ainda é válida, mas está prestes a desaparecer. Note que nem toda caveira indica que o jogador é um PK ("player killer" ou "assassino de jogadores"), embora qualquer personagem marcado possa ser atacado.

Conheça as diferenças entre a 6 cores diferentes de skulls:

White Skull (caveira branca)
É uma marca temporária que indica que um personagem foi agressivo recentemente.
  • Um personagem marcado com uma white skull atacou e/ou matou recentemente outro personagem desmarcado;
  • Todos os jogadores podem ver esta marca;
  • Ela vai durar enquanto o logout block estiver ativo;
  • Se um personagem com white skull realizar outras ações ofensivas, o tempo da skull será estendido, assim como o logout block e o protection zone block (PZ block).
Red Skull (caveira vermelha)
Personagens que matam muitos jogadores desmarcados entre determinados intervalos de tempo serão marcados com uma red skullse matarem:
  • 3 a 5 personagens desmarcados em 24 horas,
  • 5 a 9 personagens desmarcados em 7 dias ou
  • 10 a 19 personagens desmarcados em 30 dias.
Ultrapassando qualquer um destes limites, sua white skull se transformará em uma red skulle o personagem ficará com esta marca por 30 dias (prorrogáveis por mais 30 dias toda vez que os limites forem atingidos novamente). Por ter se tornado um "assassino em série", você enfrentará a seguinte sanção:
  • Um red skull perderá todos os seus itens em caso de morte, mesmo que possua todas as blessings e/ou esteja usando um Amulet of Loss!
Isso irá encorajar os jogadores a caçar e punir o assassino.
Black Skull (caveira preta)
Assassinos que ultrapassam até os limites da red skull serão marcados pela temível caveira negra por 45 dias. Isso acontece se eles matarem:
  • 6 ou mais personagens desmarcados em 24 horas,
  • 10 ou mais personagens desmarcados em 7 dias ou
  • 20 ou mais personagens desmarcados em 30 dias.
Toda vez que os limites são atingidos novamente, o prazo da black skull é prorrogado por mais 45 dias. Estas são as duras sanções para este tipo de assassino extremo:
  • Como um red skull, um personagem black skull perde todos os seus itens ao morrer, mesmo que possua todas as blessings e/ou esteja usando um Amulet of Loss!;
  • Não podem atacar personagens desmarcados - então cuidado: se você atacou vários jogadores, um deles morrer e então a sua caveira vermelha se tornar negra, você não poderá continuar atacando os personagens que você acabou de atacar. Como você atacou primeiro, eles também não receberão uma yellow skull. Este efeito perdurará até o logout block passar;
  • Black skulls nãopoderão usar:
    • Magias/runas de área agressivas;
    • Raios e magias de ataque que não estão claramente direcionadas a um alvo;
    • Burst Arrows;
    • Quaisquer magias/runas de summon, como Undead Legion e Convince Creature - incluvise, eles perderão todos os summons que eles tinham no momento que recebem a black skull.
  • Receberão o dobro de dano PvP de outros jogadores (igual às criaturas);
  • Quando um black skull morre, ele acordará no templo com 40 health e 0 mana.
Curiosidade: antes da implantação da black skull, um jogador que ultrapassasse estes limites de PK tinha a sua conta banida do jogo automaticamente por 30 dias (e voltava ao jogo com uma red skull).
Yellow Skull (caveira amarela)
A caveira amarela é de certa forma especial. Ela é a única proteção que um jogador marcado ("skulled") tem para se defender sem "agravar" a sua situação. Características:
  • Só aparece quando você está com uma white/red/black skull;
  • A yellow skull aparece somente para você;
  • Você recebeu o ataque de um jogador o qual você não havia atacado recentemente;
  • Se o jogador "yellow skulled" for morto por você, isso não será uma morte injusta, consequentemente não conta para uma red/black skull;
  • Ademais, a yellow skullfunciona similarmente à white skull:
    • Ela vai durar enquanto o logout block estiver ativo;
    • Se um personagem com yellow skull realizar outras ações ofensivas, o tempo da skull será estendido, assim como o logout block e o protection zone block (PZ block).
Orange Skull (caveira laranja)
Assim como a yellow skull, esta caveira "da vingança" não está visível para todos os jogadores. Características:
  • Ela só aparece se você foi morto injustamente por outro jogador;
  • Todos os jogadores que te mataram injustamente ficam com esta skull por 7 dias;
  • Ao tentar a vingança contra o seu assassino, você receberá uma yellow skull e todas as suas implicações (PZ Block, por exemplo);
  • Se o jogador "orange skulled" for morto por você, isso não será uma morte injusta, consequentemente não conta para uma red/black skull;
  • Se o assassino te matou mais de uma vez, a orange skull não sairá até que você vingue todas as mortes, ou os 7 dias passem.
Green Skull (caveira verde)
Outro caso de skull especial (não aparece para todo mundo). Um jogador marcado com uma green skullé:
  • Um membro da party a qual você pertence;
  • Um membro da sua guild ou da guild rival se você está participando de uma guild war.
Assim como qualquer outro personagem marcado, você pode atacar ou matar membros da party sem quaisquer consequências negativas.

WAR SYSTEM

Seja para testar as suas habilidades e poder, ou mesmo resolver um conflito inevitável, as guildas do Tibia podem declarar guerra umas às outras, se estiverem no mesmo servidor. Estes são os requisitos para participar de uma guerra:

  • Uma guilda deve ter um líder e pelo menos 4 vice-líderes e não pode estar em processo de formação ou dissolução;
  • Uma guilda não pode ter declarado guerra à, ou estar em guerra com mais de 5 guildas;
  • Uma guilda não pode declarar/estar em guerra com a mesma guilda oponente ao mesmo tempo.

DECLARANDO GUERRA
Para declarar uma guerra, basta que o líder da guilda acesse a página dela no Tibia.com. Siga os passos:

1º passo -Abra a página da sua guilda no Tibia.com. Então clique no botão "Guild Wars".

2º passo -Nesta página você pode conferir se alguma outra guilda enviou uma declaração de guerra e até mesmo verificar o histórico de guerras travadas sua guilda. Clique no botão "Declare War".

3º passo -Preencha este formulário:

  • Opponent (oponente) - aqui você seleciona a guilda oponente
  • Duration (duração) - duração máxima da guerra (em dias). Mínimo 7 e máximo 180 dias
  • Kills to Win (mortes para ganhar) - limite de mortes para acabar a guerra. Mínimo 10 e máximo 1.000 mortes
  • Fee for Your Guild (taxa para sua guilda) - em caso de derrota, a sua guilda deverá pagar este valor (que deve estar depositado na conta bancária do líder da guilda com um adicional de 1.000 gold). Mínimo 0 e máximo 2.000.000.000 gold (2 bilhões de gold ou "2b" ou "2kkk")
  • Fee for Opposing Guild (taxa para guilda rival) - em caso de vitória, a sua guilda deverá receber este valor (que deve estar depositado na conta bancária do líder da guilda rival com um adicional de 1.000 gold). Mínimo 0 e máximo 2.000.000.000 gold (2 bilhões de gold ou "2b" ou "2kkk")
  • Comment (comentário) - aqui você poderá passar detalhes desta declaração de guerra ao líder da guilda rival, como motivos, etc.

E então, envie para a guilda oponente usando o botão "Declare War".

Uma vez que a declaração é enviada, ela aparece para todos os membros da guilda rival, se eles clicarem no botão "Guild Wars". O líder da guilda oponente pode então aceitar ("Accept"), rejeitar ("Reject") ou até editar ("Edit") as condições da declaração de guerra inicial. Caso ele:

  • Rejeite - as duas guildas envolvidas não poderão declarar guerra entre si pelos próximos 7 dias. Além disso, se a guilda que recebeu a declaração não se manifestar nos próximos 7 dias, a declaração é automaticamente apagada.
  • Edite - se o líder da guilda rival estiver interessado na guerra, mas não concordar com as condições impostas, ele pode alterar os valores, escrever um novo comentário e enviá-lo de volta ao declarante, que agora optará por aceitar, rejeitar ou editar as novas condições. O processo de edição se repete até que os 2 líderes entrem em acordo.
  • Aceite - a guerra começará no próximo server save ou assim que as taxas de pagamento ("taxa de derrota" + 1.000 gold) estejam devidamente depositadas nas contas bancárias dos líderes das guildas envolvidas.

O líder da guilda pode cancelar uma declaração de guerra a qualquer tempo até a guerra começar.

EM GUERRA
Personagens que estão em guerra são facilmente identificados pelo pequeno banner abaixo do seu nome:

  • Personagens com um banner verde são membros da sua própria guilda;
  • Personagens com um banner vermelho são membros da(s) guilda(s) rival(is);
  • Personagens com um banner azul estão participando de uma guerra a qual você não está envolvido.

Enquanto a sua guilda estiver em guerra:

  • Você sempre ficará PZ locked quando se envolver em uma luta com algum membro da guilda rival. No entanto, isto não acontece se você atacar membros da sua própria guilda.
  • É possível sair da guilda ou expulsar alguém dela. Porém não é possível convidar novos membros assim que você declarar uma guerra. Mesmo assim, personagens que já estavam convidados podem entrar na guilda, mesmo que a guerra já tenha começado.
  • Matar o mesmo membro da guilda adversária várias vezes seguidas só contará até a 5ª vez (em 24 horas). Mortes adicionais deste personagem neste período serão ignoradas para a pontuação score de mortes (frags).
  • Você pode encontrar informações detalhadas sobre a data de início da guerra, sua duração limite e a quantidade de frags na página "Guild Wars", dentro da página da guilda.
  • Personagens que não estão envolvidos na guerra mas estão na mesma party que você não podem te curar ou usar buffs se você tiver recebido dano de um membro da guilda rival nos últimos 60 segundos.

FIM DE UMA GUERRA
Uma vez que uma guerra se inicia, a única maneira de terminá-la mais cedo é se rendendo. Todo líder de guilda tem a possibilidade de se render clicando no botão correspondente ("Surrender") na página "Guild Wars". Se uma guilda se rende, a guilda rival ganha a guerra e o espólio previamente acertado. De outro modo, uma guerra só termina quando:

  • Uma guilda atinge o número de mortes previamente acertado;
  • Ou quando a duração definida expira.

Se o tempo acabar antes do limite de mortes ser atingido, a guilda que mais matou, vence. Neste caso, a guilda vencedora recebe a sua taxa de volta, mais uma porcentagem da taxa da guilda rival, proporcional ao número de mortes.

Exemplo: a guilda A configurou uma taxa de 1.000 gold e fez 12 frags, enquanto a guilda B configurou uma taxa de 600 gold e fez 4 frags. A guilda A ganhou a guerra, pois fez mais frags. Ela pega sua taxa de 1.000 gold de volta e, além disso, ela ganha 400 gold da taxa acertada pela guilda B (o que é igual aos 2/3 de frags a mais que a guilda A fez em relação à guilda B). A guilda B por sua vez recebe de volta 200 gold.

Se ambas as guildas pontuaram a mesma quantidade de frags no final da guerra, ninguém ganhou e as duas recebem de volta as suas taxas. Uma guilda também ganha uma guerra e recebe todo o espólio da mesma se a sua rival for desfeita enquanto em guerra.

VÍDEO DEMONSTRATIVO

Este vídeo, editado pelo Deviletico, demonstra a essência do PvP em Tibia:

Referências:

Texto base traduzido do manual do Tibia.com

Comente no fórum:

http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=394603

 

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