Saudações, leitores e leitoras!

Sempre que nos deparamos com um universo novo à nossa frente, principalmente quando estamos com nossos amigos, é comum querermos fazer registros disso, para podermos olhar para trás e sorrir, gargalhar ou até mesmo chorar com os momentos vividos dentro do jogo com pessoas queridas ou até mesmo situações solitárias que possuem um significado especial para você, e que valem o registro para revisitar sempre que possível.

No entanto, algumas pessoas não guardam esses registros para si; essas pessoas acabam lançando no mundo as histórias de seus personagens por meio de blogs, vlogs, image hosts e em Life Threads para que seus amigos ou outros membros da comunidade de um determinado jogo (em geral, MMORPGs ou outros jogos que permitam customização de personagens) possam apreciar.

Iridium, o que são Life Threads?

Life Threads, carinhosamente apelidados de “L.Ts”, são tópicos dentro de um fórum que tem como função catalogar os avanços de um personagem, como se fossem uma pequena biblioteca particular do jogador. Por meio desse tópico, o jogador posta imagens registrando desde a obtenção de níveis e achievements à obtenção de outfits, conclusão de quests e até mesmo exposição de casas, itens raros ou locais desconhecidos.

Área do fórum dedicada aos Life Threads Tibianos!

Em um Life Thread, a regra é clara: tudo que o seu personagem toca, é reino dele — e vale muito a pena registrar. Em troca dessa exposição, outros jogadores podem dar feedback direto para o jogador, sugerindo-lhe quests, caminhos, hunts, áreas para visitação e até mesmo situações de roleplaying!

Que atire a primeira pedra o Tibiano que nunca viu um Flogão! A não ser que você tenha começado sua carreira tibiana após 2010, o Flogão era (e ainda é) uma plataforma de fotologs (ou fotoblog), onde você realizava suas postagens de fotos e recebe comentários de outros membros do Flogão. Antes dos Fórums poderem abrigar imagens em tamanhos maiores que thumbnails ou Avatares, os Tibianos mais afeiçoados às suas screenshots poderiam colocá-las no Flogão de graça e ainda receber comentários de diversas pessoas. Com o tempo, os Fórums passaram a ter ferramentas para hospedar imagens e, aos poucos, o Flogão foi sendo deixado de lado. Entretanto, ainda podem ser consultados Flogões até de personagens que não existem mais no Tibia pela pura nostalgia!

Apesar de não serem tratados dessa forma, blogs e Canais dedicados a registrar a trajetória de um personagem também podem ser considerados Life Threads!

Post inicial do Life Thread da usuária Carol Witt.

Para que serve um L.T.?

Como dito acima, um L.T. serve como um “diário de bordo”, um registro dinâmico das suas atividades dentro do jogo, gerando um feedback de pessoas de outras guildas e até de outros servidores, tornando o seu nome (e o nome do seu personagem) mais conhecidos dentro da comunidade. A forma como são organizados e montados os registros são únicos para cada usuário, fazendo do L.T. o seu cantinho especial no fórum, inspirando outras pessoas a fazer o mesmo e movimentar até mais de uma Seção em um fórum!

Como dito, o conteúdo de um L.T. é totalmente individual e ele é um reflexo da forma como o jogador joga o Tibia: powergamers em geral estarão focados em mostrar seus ganhos brutos em níveis e a progressão de hunts que tiveram ao longo de uma semana, um mês, um ano ou em uma Double Experience (inclusive é comum haver a criação de tópicos voltados a compartilhar e discutir as perdas e ganhos durante uma Double Exp e eventos similares); já Achievement Hunters (Caçadores de Achievements) mostrarão os seus Achievements obtidos e a forma como os obtiveram, e subsequentes discussões sobre outros Achievements escondidos no jogo.

Amantes do Lore (enredo e história do jogo) em geral poderão mostrar locais esquecidos ou antigos do Tibia, bem como livros e outros achados importantes para a realização de algumas quests (ex.: o livro em Ankrahmun que fala sobre o Horestis, ou os livros que falam sobre Morgathla e os Faraós que serviram e depois traíram Arkhotep), que é prato cheio para os questers de plantão montarem e exibirem o passo a passo da execução de quests de acesso, outfits e outras que são, em diferentes extensões, marcantes para a história do Tibia. Como também são tópicos onde a licença poética é autorizada e muito bem-vinda, Life Threads que apresentam o conteúdo interpretado por um usuário roleplayer também são comuns.

Exemplo de atualização no Life Thread da usuária Iridium, com categorias diferentes de registros em cada aba, abrangendo quests, obtenção de Achievements, imagens diversas e situações de roleplay ocorridas em uma determinada faixa de tempo.

 

L.Ts afetando outras Seções do Fórum? Como assim?

Suponha que um determinado usuário adore catalogar seus achados sobre quests e que achou, na Isle of Kings (aquela ilhota perto de Ghostlands, nas proximidades de Carlin), um livro todo escrito em números. Curioso, ele cria, por exemplo, um tópico no Tibia Geral sobre isso e começam os esclarecimentos, com algum usuário explicando que os números são, em realidade, a Linguagem Bonelord (ou 469); a partir daí, chovem as especulações:

“Por que padres em uma ilha isolada teriam esse livro? O que estaria escrito nele? Quem trouxe um livro de linguagem 469 para a Isle of Kings? Que Bonelord escreveu aquele livro? Será que estava na Biblioteca do Hellgate?”

Na medida em que surgem essas questões, é possível que mais e mais pessoas interessadas, outrora tímidas em debater tais assuntos, surjam e comecem a contribuir com os achados e até sugerir a você, o autor do L.T., a investigar determinados lugares que talvez tenham pistas para um suposto mistério. E tudo isso por causa de um tópico dedicado a mostrar seus avanços em um jogo.

Que legal! Como faço para ter o meu L.T?

Criar um L.T. é muito simples! Basta entrar com seu login de usuário (ou criar um, caso não tenha) em forums.tibiabr.com, ir à seção “Screenshots”, clicar na subseção “Life Threads”, selecionar o botão “Novo Tópico” e criar o seu Life Thread do jeito que você quiser! Lembre-se de manter o seu Life Thread atualizado e acompanhar os já existentes!

Bom jogo a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. O LT da é um dos melhores que já acompanhei. Muito legal o texto, quem sabe eu não me inspire em criar um também, já que estou voltando a jogar.