Pagar e ter vantagens no Tibia é justo? Uma reflexão

15
3359

Olá tibianos!

O intuito aqui não é o de criticar pessoas que são a favor ou contra o sistema de pay to win que vem se instalando no jogo, e sim de refletir sobre o porquê desse caminho tomado pela CipSoft. Para que essa análise seja feita de forma coerente será necessário que tenhamos uma visão do Tibia como o produto de uma empresa e deixado de canto o lado passional, teremos que ser objetivos e não subjetivos.

Bom, sou jogador de Tibia desde 2007 e é bem verdade que parei em alguns momentos, mas nunca me distanciei totalmente do jogo. Dessa forma, cabe o primeiro questionamento: Por quê me afastei do jogo? A resposta dessa pergunta é simples, o motivo se deu por falta de tempo e desânimo com o surgimento dos bots. Ora, mas estamos falando de um adolescente que não tinha tantas atribuições e poderia ignorar os bots e upar em locais de pouca experiência. Bom, apesar desses fatos, eles não foram suficientes para me manter conectado ao game.

Seguindo o raciocínio, por outro lado, a comunidade de jogadores que aderiram aos bots cresceu significativamente e isso representava para a CipSoft um aumento na aquisição de Premium Accounts, uma vez que a consequência imediata desse número de contas premium criadas, foi a criação de um mercado negro de vendas de contas com personagens de level alto. Portanto, temos um cenário propício à “jogadores” que não estavam dispostos a usar o jogo para jogar e sim para lucrar.

Se a CipSoft tinha o mínimo de apreço pelo jogo que a fez crescer como empresa, era necessário que a mesma desse uma resposta para combater os bots, mas as primeiras medidas de nada adiantavam e que, na verdade pareciam funcionar como cortina de fumaça para o problema. Todas essas posturas negativas estavam arranhando a imagem do game e da empresa. Num dado momento a CipSoft resolve de fato combater os bots e instala o sistema Battleye. Tal medida tem efeito imediato e elimina os bots do jogo. Ponto positivo para a CipSoft! Finalmente valorizou seu jogador “raiz” que se afastou do jogo por conta dos bots, mas e a questão do tempo livre?

Não sei se as pessoas que jogam tibia hoje em dia estão na minha faixa etária de 27 anos, e bem, com 27 com certeza estamos mais atribulados de tarefas do que quando éramos adolescentes, mas diferente de quando éramos adolescentes, temos hoje um poder aquisitivo muito maior que antes, ainda que esse poder não seja grande. Nesse momento, torna-se possível entender a decisão da CipSoft de cada vez mais vender o jogo e gerar uma receita que se mantenha próxima da receita gerada na época dos bots.

Portanto, a decisão da CipSoft de vender o jogo faz sentido, mas cabe a crítica quanto aos preços praticados e à quantidade de vantagens vendidas. Há uma grande comunidade brasileira no Tibia e isso deveria ser pensado pela empresa e considerar fatores socioeconômicos dessa comunidade, caso contrário, o jogo se transformará na materialização das diferenças de classes, não apenas no âmbito nacional, mas internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. O cara assumiu que o jogo é pay to win, mas não "tão" pay to win assim, logo, se vamos relativizar as coisas a vontade, ele não deve ser considerado pay to win. Beleza.
    Vamos pegar dois exemplos:
    - Fulano, que mal tem um dinheiro para comprar uma premium, e o Ciclano, que é burocrata do governo e ganha 20k por mês.
    Considerando que ambos tem a mesma habilidade para jogar, ambos estão pagando para jogar e ambos começaram juntos a jogar. Fulano investe o seu pouco dinheiro em uma premium account e com isso tem acesso a áreas especiais do jogo. Ciclano além da premium account, decide investir mais 2 mil reais na compra de "produtos" do jogo.
    Em 2 dias de jogo, talvez o Fulano esteja no level 20, com um ML 25 upando com suor na sua wand.
    O Ciclano comprou tudo em armas que dão ML, e conseguiu ML 80 nesse tempo, e já pode upar de uma forma 20x mais rápida do que o Fulano.
    Quase igual né, não é pay to win não, imagina.
    Lembrando que 1 ou 2 mil reais pode ser muito para alguns, só que para outros isso não é nada, principalmente quando você pode pagar em EURO. Um cara que paga para ter o skill de alguém que treinou durante 5 ou 6 anos, por todos os dias, para mim é sem dúvida considerado como algo pay to win, independente se o valor praticado nessa ação é bastante para VOCÊ ou não.
    Flea
    A exceção dos supplies em mundos novos por Tibia Coins, não existe absolutamente NADA que torne o jogo pay to win, como você quis retratar no artigo.
    Exato, mais de 6 mil reais para pegar 6 pontos de skill. E se eu for comprar as ditas armas no NPC, por 210k cada uma, gastaria 445kk, que se eu fosse comprar o dinheiro no mercado negro, gastaria R$ 3.560.
    São valores extremamente proibitivos, justamente para que as pessoas não abusem e tornem-se obscenamente fortes, tornando ai sim, Pay to Win.

    Considerando eventos de double skills e comprando as armas por NPC, há uma considerável redução. No seu exemplo, do skill 114 ao 120 vc gastaria R$ 1780,00 gastando em evento double.
    Agora, suponhamos que eu ganhe entre 10 e 30 mil reais por mês e eu queira gastar esse valor.... é uma vantagem considerável que terei no jogo. Em caso de top leveis, que caçam várias horas por dia, tbm é razoável investir em skills.
    Atualmente, o Tibia possui, sim, várias situações onde o dinheiro pode dar um boost no seu personagem e poder. Seja o premium account, comprando itens trocados por coins, boost de xp etc.
    Tibia sempre foi levemente pay-to-win a partir do momento em que a melhor forma de evoluir seu personagem de forma mais rápida que a que o jogo te dá de graça é pagando por uma conta Premium, assim desbloqueando mais lugares para se caçar, mais itens pra se obter, magias, quests, lugares pra fazer lucro, etc. Mesmo hoje em dia isso existe um pouco, você pode comprar XP Boosts, vender Tibia Coins, que fica mais simples conseguir mais e mais levels. Isso facilita principalmente pra quem não pode jogar mais de uma ou duas horas por dia.
    E mesmo que o jogo tenha um pay-to-win significativo e bem baixo, não se compara a outros MMOs mais conhecidos ou jogos de gacha (Loteria), onde você precisa pagar pra tirar coisas decentes ou úteis pras fases ou quests mais difíceis, tampouco lembra um OT, onde há vários servidores que vendem itens poderosos pros jogadores dispostos a pagar. Diria que Tibia continua ok.
    Joe Dee
    Seguindo sua lógica, Tibia é pay-to-win desde sua criação, afinal o premium account (que paga algum valor para a CIP) tem vantagem sobre o free account.

    Eita, tem outros dois posts meus que imaginei serem o suficiente para explicar que apenas corrigi que pay-to-win não é quando custo x beneficio esta valendo a pena. E sim quando você paga-para-vencer e pronto, não importa o valor.
    E a "lógica" não é minha, apenas literalmente traduzi pro cidadão o significado de pay-to-win.
    Willianpm

    Como assim ânsia fera? To corrigindo você, que acha que pelo objeto ter um preço elevado não se pode considerar um pay-to-win. Sendo que o pay-to-win é dizer que gastando você tem vantagens sobre quem não gasta, não importando valor. Você gastando dinheiro real obtém vantagens sobre quem não gasta? Você já respondeu que não, a não ser, seguindo seu raciocínio, em servidores novos.
    Não concordei nem discordei, como disse apenas te corrigi num ponto.
    E porque eu provaria pra você que o Tibia é pay-to-win? Não entrei nessa discussão, parece que nem leu o que eu escrevi, levantou com o pé esquerdo?

    Seguindo sua lógica, Tibia é pay-to-win desde sua criação, afinal o premium account (que paga algum valor para a CIP) tem vantagem sobre o free account.