Alguns de vocês provavelmente já ouviram falar sobre nossos planos de criar algum tipo de servidor de desenvolvimento para testar e afinar recursos que não foram lançados ainda. Nós já compartilhamos um conceito bruto com o PvP focus group para ouvir o que eles pensam sobre isso. Como os nossos planos começaram a tomar mais forma ultimamente, gostaríamos de apresentar e explicar o conceito para vocês, fornecer algumas informações sobre nossas razões por trás da ideia e informá-los sobre o que e quando vocês podem esperar.

Qual é a situação atual?

Normalmente, as atualizações importantes do jogo são precedidas por um teste privado com grupos de jogadores selecionados, tutores, por exemplo, e um maior teste com o público acontece mais tarde. Muitos jogadores desfrutam desses testes, uma vez que damos uma chance de experimentar novos conteúdos e funcionalidades antes de sua liberação. Eles já têm uma primeira impressão sobre o que os aguardam após a próxima atualização ou patch.

Especialmente durante o teste privado, jogadores dedicados ajudam a identificar erros ou desequilíbrios que passaram batidos durante os nossos testes internos. Eles fornecem um valioso feedback sobre questões técnicas, mas também sobre questões de design relacionadas com as novas características do jogo ou conteúdo.

No entanto, devido à natureza voluntária e bastante desfocada dos testes privados e públicos, a sua duração limitada e ao ambiente de teste artificial, eles são geralmente menos satisfatórios quando se trata de prever os efeitos em longo prazo, fornecer feedbacks extensos sobre conjuntos de recursos controversos e dinâmicas do jogo, tais como PvP ou balanceamento de vocações, temas sobre os quais muitas vezes as opiniões diferem amplamente ou às vezes até colidem diretamente.

Durante os testes públicos, muitas vezes há um conflito de interesses entre os jogadores que gostariam de testar novos conteúdos e funcionalidades sem serem interrompidos, e aqueles que estão esperando principalmente as lutas de PvP e diversão. Além disso, existem certos aspectos e ideias complexas que não podem ser simuladas suficientemente em testes, porque eles só existem em servidores regulares, por exemplo, o sistema de casas ou o sistema de guildas. Se você já participou de um teste uma vez, você pode ter reparado que muitos jogadores tendem a assumir mais riscos, pois dificilmente perderão alguma coisa lá em caso de morte. A perda de experiência e skills é considerada secundária, uma vez que não afeta os seus personagens “reais” em servidores regulares, e os NPCs Test Server Assistants fornecem dinheiro. Além disso, você pode encontrar pilhas de itens raros espalhados pelas cidades, uma vez que são praticamente sem valor. Tendo em vista estes aspectos, o comportamento dos jogadores durante os testes, obviamente, difere de seu comportamento em servidores regulares, e assim, acaba não sendo realmente representativo em grande escala.

Além disso, a nossa abordagem até agora tem sido bastante limitada ao ajuste de alguns detalhes, enquanto as características gerais permaneceram mais ou menos intactas. Muito tempo era gasto no desenvolvimento de recursos antes de permitir que os jogadores pudessem testá-los. A partir daí, então, grandes ajustes eram praticamente impossíveis sem grandes esforços.

Naturalmente, todos os diferentes grupos de interesse, possíveis lacunas e efeitos colaterais são considerados durante a criação de um conceito consistente para que um recurso seja desenvolvido. No entanto, o que parece bom e funciona bem na teoria, não se aplica necessariamente na prática. Julgamentos sobre o valor de um conceito abstrato podem variar bastante de julgamentos com base em experiências em primeira mão em testes, que também podem variar drasticamente de julgamentos com base na experiência de jogo em servidores normais. A implantação de uma novidade promissora para resolver um problema ainda pode levar a mais problemas do que deveria resolver, tornando-se diferente em servidores regulares, ou simplesmente deixar de fornecer uma experiência envolvente, ou seja, apesar de estar no jogo, os jogadores não gostam da novidade e, por isso, não a usam.

Como resolver esta situação?

A fim de remediar as deficiências dos testes públicos e privados, é preciso algo que preencha suas lacunas: um mundo de jogo real, um sistema vivo com toda a complexidade, componentes e desafios dos mundos de jogo normais. É necessário um mundo com uma comunidade vibrante que tenha crescido lá, e onde os jogadores se preocupem com seus personagens, assim como nos mundos regulares.

Tal ambiente permitiria executar testes mais longos antes dos lançamentos, para que os efeitos em longo prazo sejam mais bem avaliados. Ao mesmo tempo, a comunidade poderá fornecer feedback sobre as suas experiências, sobre o que gostam e não gostam. Seríamos capazes de experimentar e ajustar novos recursos, bem como soluções diferentes mais eficientes antes de liberá-las para todos os servidores. Poderíamos até implantar os recursos de uma forma, deixá-los no jogo por um tempo antes de modificá-los para uma outra possibilidade, e ver qual a versão que realmente é melhor recebida pela comunidade antes de tomar uma decisão final.

O objetivo é melhorar a qualidade do design, do desenvolvimento e dos testes de novos recursos, especialmente aqueles de natureza controversa. Estamos convictos de que um ambiente como esse irá ajudar muito no desenvolvimento interativo do Tibia. Portanto, estávamos procurando uma maneira de alcançar isso, e então surgiu a ideia de criar um novo tipo de mundo com condições especiais, chamados de mundos de teste.

Mundos de Teste – O que esperar deles?

O plano é abrir dois mundos de teste em um futuro próximo, um no data center europeu e outro no data center norte-americano. Esses dois servidores serão como mundos Open PvP regulares no início, mas com duas grandes diferenças:

A transferência de personagens estará desativada – não será possível transferi-los para nem a partir dos novos mundos – e a velocidade de avanço de experiência e skills estará dobrada permanentemente no servidor.

Com exceção dessas duas diferenças, esses mundos serão exatamente como todos os outros. Assim que as fases de teste começarem, entretanto, mais uma condição será colocada: como planejamos implantar mudanças que não estão completamente desenvolvidas ainda, não poderemos garantir o funcionamento constante desses mundos. Então esses mundos estarão sujeitos a resets, se necessário, durante as fases de teste.

Isso não quer dizer que resets acontecerão todos os dias no servidor. Enquanto uma fase de testes não for iniciada, esses mundos não serão diferentes dos mundos normais neste quesito. Outro detalhe é que as fases de teste são apenas temporárias e não um estado permanente. Isso quer dizer que, quando um teste começar, podem haver resets no servidor para o estado inicial dessa fase, de forma que os jogadores não precisarão começar do zero caso aconteça um reset desse tipo. Além disso, os resets serão evitados ao máximo e nenhuma mudança será aplicada aos servidores sem ter sido testada internamente primeiro. Também é de conhecimento que grandes problemas que ocasionam resets normalmente são descobertos em poucas horas ou dias após a atualização, o que significa que o progresso perdido pelos jogadores não deve maior que um ou dois dias.

Pretendemos ainda testar novos conteúdos principalmente em test servers privados e públicos da forma que fazemos agora, porém usaremos os mundos de teste para testar grandes mudanças no jogo, especialmente as que causam controvérsias. Isso permitirá que esses recursos sejam testados ainda na fase de desenvolvimento, mas sem atrapalhar os updates regulares.

Obviamente, a comunidade será informada antecipadamente sobre a liberação de atualizações nos mundos de teste. Os jogadores também receberão informações sobre as condições especiais desses servidores durante o processo de criação de personagens por lá.

Muito feedback será colhido dos jogadores que estiverem jogando nesses mundos nos respectivos fóruns oficiais de cada servidor, porém não nos limitaremos a essa fonte de informações, já que também vamos obter dados a partir de várias medições e da observação dos efeitos dos ajustes durante a fase de testes. Ainda assim, o fórum será um meio para troca de informações de grande importância entre os jogadores e os desenvolvedores de tempos em tempos. Os desenvolvedores também terão a oportunidade de criar tópicos para assuntos específicos, pedindo a opinião dos jogadores sobre algum recurso ou qualquer outro assunto que queriam discutir.

Como está o calendário a partir de agora?

Apesar de não haver uma data específica ainda, o objetivo é lançar os dois novos mundos ainda esse mês. Pouco depois, deverá ser lançada a primeira fase de testes: uma proposta para novas regras no sistema de PvP. Esse conceito foi desenvolvido internamente e é inspirado em todos assuntos, problemas e sugestões que vieram de várias discussões calorosas com o PvP focus group. Vários membros dedicados desse grupo também ajudaram a planejar os detalhes dessas mudanças, mas como não houve consenso em alguns assuntos, os mundos de teste são uma grande oportunidade para se testar diferentes soluções e analisar seus efeitos.

“Experiência x2 permanente” “Skills x2 permanente” “Comece do zero!”

Os planos de criar mundos de teste foram apresentados ao focus group há algum tempo atrás, quando eles ainda eram chamados servidores de desenvolvimento. As opiniões sobre o assunto foram bastante diversificadas. Enquanto alguns jogadores gostaram da ideia, outros demonstraram preocupações. Por exemplo, eles preveem que os jogadores estarão lutando pelo controle desses servidores, e por isso o servidor viverá em caos. Entretanto, como os primeiros testes serão exatamente sobre PvP, isso é necessário: batalhas, guildas em guerra, lutas pelo poder. Ao final dos testes, só será possível encontrar soluções justas, porém desafiadoras para todos os lados, governantes e governados, predadores e presas, opressores, oprimidos e neutros, se existir um ambiente PvP autêntico para ser analisado.
Outros membros do focus group levantaram a hipótese de que muitos jogadores estão interessados apenas em ter personagens com level alto, sem se importar em dar feedback à CipSoft. Como mencionado anteriormente, a coleta de dados não será baseada apenas em informações passadas pelos jogadores, mas também em análises dos desenvolvedores. Além disso, a preocupação com a qualidade do feedback fornecido é mais um incentivo para que você crie um personagem em um desses servidores e contribua com informações positivas. Se você não tem disposição para começar outro personagem do zero, faça apenas alguns testes. Mesmo que não seja para jogar com frequência, a experiência e os skills dobrados certamente farão com que seja possível alcançar um level decente rapidamente para testar as novidades.

Em resumo, é necessária uma comunidade bem desenvolvida nos mundos de teste antes que uma fase de testes seja lançada. Para que nossos planos sejam postos em prática, uma certa quantidade de jogadores precisam criar personagens e jogar nesses servidores. Então nós realmente precisamos de VOCÊ! Precisamos do seu feedback, da sua experiência, da sua paixão! Se você está à procura de um novo começo, como testar novas coisas e enfrentar novos desafios, os mundos de teste podem ser exatamente o que você procura. Mas se você ainda tem dúvidas sobre como as coisas evoluirão, crie um personagem lá, compartilhe sua opinião e suas experiências conosco. Precisamos do seu apoio e feedback sincero já que queremos melhorar o Tibia junto com você.

Fique ligado!
Seus Community Managers
Traduzido por Esponjudo, Lee kun e MV Backer
Revisado por GrYllO

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Olha eu nao sei nao, mas a xp aqui ta 3x com a hr extra de premmy eh bom demais deus me livre, joguei uns 40 min, to lvl 6. o problema eh a grana...
    rapaiz levando em consideração que recentemente descobriram que agnt nao existe e que na verdade agnt eh um the sims dentro do computador quantico de alguma pessoa mto mais avançada, entao larguem a mao de reclamar, no final vcs vao tomar uma decisão pq estao programados pra isso entao relaxa e goza, pq nos somos gigabits que pensao que existem.. Mas agora que eu revelei a verdade do universo pra vcs vo dar minha opiniao, eu vo jogar certamente, pra q vo fica num mundo 1x, se posso ir pra um 2x, e prevejo mages com shield absurdo e ml tbm dominando o mundo, prevejo gnt chorando pq os testers dominaram os rank, prevejo os mesmos fora do rank mas foda-se agnt mora no hd da cip memo entao relaxa e goza...
    Rapaz, acredito que depois do que tibia já chegou, melhorar ele n vai. Eu só voltaria mesmo no jogo se por acaso, eles voltassem ao sistema antigo de PvP, Se ainda desse pra Lurar Bichos e se aquele mercado automático desaparecesse voltando assim, á velha ideia de ter que sair de uma cidade á outra pra comprar o item. Pensaram tanto em facilitar que acabaram estragando!
    Tayan Tarn
    inútil querer muda algo que já está fudido -.-
    alguém vai dizer mais nunca é tarde para muda...
    com certeza,se não ouve-se bot's, valeria apena muda algo.
    :assovia:
    Aumenta minha reputação de bandido de fórum ae poha
    Entendam o povo parou de joga por causa dos bot's não por outra coisa!!!
    Não por causa de hunted ou falta de evento ou falta de update...
    Basicamente se hoje ainda não tivesse bot's ainda não teria level 400!
    O skills seriam muito mais baixos do que o de agora.O rank de ml de hoje é absurdo.
    Pessoas que Dizem Hoje que são makers 90% são hack's.Pois Poucas Pessoas tem paciência para treinar algo no tibia. ISSO È FATO!
    Pois nesses leveis a exp/horas são extremamente alta e ninguém é robô pra fica 24 horas no pc.
    TAO OLHANDO PRO LADO ERRADO!!!
    Me Deem ban ae!!!!!!!!! eu volto mesmo AIUhUAIHAIUHA

    Ban pq .. falo a verdade nua e crua =/ acho que não teria nem lvl 300 si não houvesse bot desde o começo de tibia. Hoje o pessoal não ta preocupado com o level que pega , ta preocupado se vai ser ban por bot quando pegar lvl alto ou si vai ter que pagar bot pra não ser pego por bot ..:(