Onde vocês querem chegar com o balanceamento dos locais de caça?

Queremos lidar com três grandes problemas que identificamos em Tibia.

1. Entrada de Gold: Vimos há alguns anos que o influxo de gold cresce continuamente no jogo – a cada dia, para ser preciso. Para combater essa inflação, tomamos algumas medidas defensivas, como alguns de vocês já observaram corretamente. Aumentamos o aluguel de casas, o preço das potions e runas vendidas pelos NPCs, a taxa de market e o custo de um prey re-roll. Todas essas medidas tiveram o efeito pretendido de retardar a entrada de gold, mas não foram suficientes, pois a verdadeira fonte do problema está no gold que é obtido através da caça.

Aqui estão alguns números que ilustram como esse problema ficou cada vez maior:

Mês: entrada total de gold (em kk), em média por dia
Janeiro 2017: 96
Janeiro 2018: 753
Janeiro 2019: 3.116
Janeiro 2020: 2.867

Esses números constituem a soma de toda a entrada de gold de todos os mundos, menos as despesas que tiram dinheiro do jogo (por exemplo, aluguel, compra de itens de NPCs etc.), o que significa que esse é o valor líquido de gold entrando no jogo diariamente. De janeiro de 2017 a janeiro de 2019, a quantidade aumentou drasticamente. Em 2019, conseguimos desacelerar um pouco essa tendência, principalmente pelas medidas mencionadas acima. No entanto, como queremos sustentar Tibia pelos próximos anos e consideramos esse influxo significativo uma ameaça ao jogo a longo prazo, decidimos não apenas aumentar a saída de gold (via aluguel, preços de potions etc.), mas também diminuir a entrada. Isso só pode ser alcançado nerfando o loot em áreas de caça.

2. Entrada de XP: Como você provavelmente já deve ter notado, o número de jogadores que alcançam o nível 1.000 também está aumentando bastante. A diferença entre a faixa de nível de jogadores casuais e power gamers está sempre aumentando. Para resolver isso, decidimos reduzir o fluxo de XP no jogo. Discutimos várias soluções e somos da opinião de que, a longo prazo, a melhor opção é diminuir o XP de monstros. Isso afeta todos os jogadores da mesma maneira! A progressão abrandou em geral, o que é um pequeno passo em direção às origens de Tibia.

3. Projetando novas áreas de caça: Repetidamente, a criação de novas áreas de caça para os summer e winter updates coloca o desafio de alocar as novas áreas entre as já existentes, uma vez que existem várias áreas que oferecem muito dinheiro e XP. O maior culpado a esse respeito são os Ferumbras’ Grounds, por ex. Grounds of Plague. Esses são flagrantes discrepâncias a ponto que tivemos de aumentar o loot e XP das áreas de caça seguintes – que deveriam ser mais difíceis – a ponto de se tornarem alternativas aos Grounds. Isso apenas piorou os problemas detalhados acima – um ciclo vicioso! Para expandir o conteúdo de Tibia no futuro, é obrigatório alinhar os locais de caça e nerfar as discrepâncias. Os Ferumbras’ Grounds são apenas o exemplo mais proeminente.
CM Skerio

O que é isso de foco (dos locais de caça)?

Além das motivações mencionadas acima, decidimos focar cada local de caça para mid ou high level em XP ou loot. Queremos que você tome uma decisão quando for caçar. Se importa mais com XP ou loot em sua próxima caçada? O jogo deve ficar mais variado dessa maneira e agora deixa a escolha para você. Com essa mudança, também estamos atendendo a um feedback comum de jogadores em test servers públicos, os quais pediram para que deixássemos o jogador escolher.
CM Skerio

Desde quando vocês tiveram essa ideia? Por que estão fazendo ajustes agora e não anos atrás?

Além das motivações mencionadas acima, decidimos focar cada local de caça para mid ou high level em XP ou loot. Queremos que você tome uma decisão quando for caçar. Se importa mais com XP ou loot em sua próxima caçada? O jogo deve ficar mais variado dessa maneira e agora deixa a escolha para você. Com essa mudança, também estamos atendendo a um feedback comum de jogadores em test servers públicos, os quais pediam para que deixássemos o jogador escolher.
CM Skerio

Agora há um monstro A que é muito mais forte que o monstro B, mas, no entanto, oferece menos XP. Não está errado?

Isso só deve acontecer se o monstro A estiver presente em um local de caça focado em loot e o monstro B em um focado em XP – ou se estiver em um local que ainda não foi afetado pelo reequilíbrio. De um modo geral, se existem dois monstros de força semelhante e um dá muito loot, mas com pouco XP, o outro monstro deve, por sua vez, dar pouco loot, mas muito XP. Você tem que decidir o que é mais importante em sua caçada atual.CM Skerio

Por que não buffaram áreas menos frequentadas em vez de nerfar as boas?

Isso não teria resolvido os problemas detalhados acima. Se tivéssemos nos abstenhado de nerfar o Ferumbras’ Grounds, teríamos que buffar quase todos os outros locais de caça, às vezes consideravelmente, o que só pioraria os problemas de entrada de XP e gold.CM Skerio

Por que mudaram locais de caça que não estão no top 20?

Pela maneira como Tibia funciona, não podemos mudar os locais de caça, mas apenas os monstros. Infelizmente, muitos aparecem em várias áreas, especialmente nas mais antigas. Qualquer nerf no Ferumbras’ Grounds também afeta outros locais de caça nos quais os mesmos monstros existem também. Aceitamos esses efeitos colaterais e podemos até apreciá-los em muitos casos.CM Skerio

Vocês não estão apenas tentando fazer com que eu gaste mais Tibia Coins em XP boosts?

Não, definitivamente não. Se você sentir que precisa comprar coisas com Tibia Coins para acompanhar, lembre-se de que os ajustes nos locais de caça dizem respeito a todos os jogadores – até seus oponentes! Não esperamos receita adicional com essa medida, mas apenas a possibilidade de expandir melhor o conteúdo a longo prazo, bem como uma melhor experiência de jogo com menos entrada de XP e gold.CM Skerio

Meu objetivo era alcançar o nível 1.000. Vocês tornaram isso muito mais difícil; levará muito mais tempo em comparação com aqueles que já atingiram os 4 dígitos. Não acham isso injusto?

Vai demorar mais tempo agora, isso está correto. No entanto, não esqueça que todos com nível 1.000 e acima também ganharão níveis mais lentamente a partir de agora. A distância entre vocês permanecerá a mesma, como se não tivéssemos introduzido o novo balanceamento. Ambos subirão mais devagar no futuro.CM Skerio

Não consigo comprar nada no Market com o pouco dinheiro que ganho agora, o que devo fazer?

Devido à diminuição da entrada de gold, muitos itens vendidos pelos jogadores no mercado diminuirão de preço. Como esses tipos de alterações são um pouco mais lentas e não resultam em efeitos imediatamente visíveis, ainda pode levar algum tempo. No médio prazo, você provavelmente poderá comprar os mesmos itens com o loot que está obtendo agora, como anteriormente.

Além disso, o preço do Tibia Coin provavelmente diminuirá em cada servidor. Na maioria dos mundos isso já é aparente. Mas esse processo também é lento e certamente ainda não terminou. Se você quiser comprar Tibia Coins no mercado, é bem provável que as compre por menos gold do que antes.CM Skerio

Por que vocês não usam os servidores de teste ou o Zuna e Zunera?

Zuna e Zunera geralmente não pretendem ser um campo de testes para aspectos de jogabilidade e mecânica, mas para questões técnicas.

De maneira mais geral, porém, eles, assim como os servidores de teste, não estão sendo frequentados o suficiente para tirarmos conclusões substanciais para um empreendimento desse porte. Apreciamos muito o feedback que recebemos em nossos servidores de teste, mas para avaliar rapidamente os efeitos reais do balanceamento, trouxemos os números diretamente para todos os servidores. Precisávamos observar a migração de jogadores para ver onde precisamos fazer ajustes, pois ficou claro para nós que essa não seria uma solução única, mas um processo contínuo que continuará nas próximas semanas.CM Skerio

Por que não criaram um focus group?

Embora os grupos focais possam fornecer informações valiosas, eles constituem apenas uma parte da base de jogadores. Os participantes têm suas próprias ideias que às vezes são difíceis de conciliar com a opinião de todos. Além disso, alguns jogadores que poderiam fornecer ótimos comentários podem, por qualquer motivo, não querer ou não poder participar das discussões enquanto ainda são afetados pelas mudanças.CM Skerio

Quais são seus planos para as próximas semanas em relação ao balanceamento?

Investimos muito tempo todos os dias na leitura do feedback no fórum e em outros canais e estamos observando de perto nossos dados diariamente. Através de mudanças regulares de balanceamento dos locais de caça, pretendemos obter uma experiência de jogo diferente, mas ainda agradável, em todos os níveis. Depois de corrigir nossa avaliação incorreta com base no seu feedback sobre o foco do Ferumbras’ Grounds (agora o foco está no XP, e não no gold), nesta terça-feira, pudemos ver em nossos dados que sua opinião sobre o loot ruim em todos os locais de caça com, por exemplo, Dark Torturers, era válida. Daí, em parte, a razão dos aumentos significativos no loot. Nossos dados, no entanto, mostraram também que as True Asuri, que anteriormente não era um dos 20 principais locais de caça, precisavam ser ajustadas e alinhadas com os outros locais de caça.

Você pode esperar alterações regulares nas próximas semanas. Vamos focar mais áreas de caça (como recentemente as True Asuri) no loot ou no XP, além de fazer correções nas formas de buffs e nerfs também. Você pode nos ajudar tremendamente postando comentários construtivos no fórum.CM Skerio

Também desejam fazer outras alterações no jogo, por exemplo, em relação às vocações?

Sabemos que as mudanças nas vocações estão no topo da sua lista. Elas estão vindo. Realizamos uma pesquisa em agosto de 2019 para entender melhor os problemas atuais. Além das mudanças de vocação, atualmente também estamos trabalhando nas mudanças em itens. No momento, não podemos revelar mais informações sobre esses assuntos. Estamos nos concentrando apenas nos locais de caça agora.CM Skerio

Estou completamente perdido, o que exatamente você fez e quando?

Atualizamos o anúncio com todas as alterações que introduzimos desde o início do balanceamento. Também criamos um segundo anúncio para destacar o novo foco dos locais de caça balanceados.CM Skerio

O que significa “aumentado 5 vezes” realmente significa?

Se o item de um monstro anteriormente tinha uma chance de drop de 2% (o que significa que, em média, cada 50º monstro dropava o item), o monstro deixará o item com uma probabilidade de 10% após o buff, ou seja, em média, cada décimo monstro dropará o item .

Observe que agora fornecemos porcentagens para buffs e nerfs para padronizar as tabelas. Para continuar com o exemplo acima, “aumentou 5 vezes” corresponde a “+400%”, pois a nova chance de queda, 10%, representa 500% de 2% e, portanto, um aumento de +400%. O anúncio contém mais informações sobre este e alguns exemplos concretos. Optamos por dar a mudança na chance de drop em relação a cada valor anterior, em vez da chance de queda antes de 28 de janeiro, pois queremos que os jogadores vejam imediatamente o que mudou da rodada anterior para a atual quando observarem as alterações em vez de comparar o nova chance de drop com uma que existia muitas mudanças atrás em algum momento do passado e não tem influência no jogo atual.CM Skerio

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Comentários
  1. pra quem sempre jogou em Rook como eu, tudo bem...

    kkk saudades desse jogo, e desse fórum, dias de um passado esquecido... abraços Gryllo saudades man
    hoje tentaram dar uma maneirada... vários buffs

    Aparentemente, o jogo está ficando decente novamente.

    Vou aguardar o pessoal testar aí nas twitch pra saber como ficou a questão de XP e profit na maior parte dos respawns pra decidir se volto ou não. Enquanto isso, BORA DST

    Meu char segue parado sem fazer team hunts ou até mesmo solo desde o dia 27/01 (dia anterior ao nerf)


    E minhas coins seguem paradas também kkkkkk
    Diversas premmys acabaram, pois tivemos outro baque no número de players online no horário de pico.

    Até quarta-feira, após o nerf, o número de players tinha ficado estável entre 13.5k a 14.1k. Na quinta-feira, não passou de 12.7k, e na sexta o pico foi de 11.8k (queda de 15%).

    Nenhum feriado, nenhuma ocasião muito atípica que justifique uma queda tão forte do dia pra noite. Apenas players que estavam entrando para fazer seus bosses ou algo do gênero, a premmy acabou, e não renovaram.