A CipSoft lançou uma nova nota de balanceamento, desta vez focada nos itens. As mudanças propostas entrarão em vigor a partir do server save do dia 17/03/2020. Com isso, há tempo para que a comunidade identifique e proponha ajustes. Um FAQ foi produzido (o qual traduzimos e apresentaremos durante e ao final deste post).

Além disso, foi anunciado que novos itens BiS (best-in-slot) estão sendo planejados para o próximo Summer Update (ou seja, itens superiores ao Falcon Set). Após o lançamento das presentes mudanças, formulários de feedback estarão disponíveis para você dar seus palpites sobre este assunto.

Com objetivo de melhorar a clareza das mudanças apresentadas, resolvemos adotar um layout muito parecido (ou descaradamente copiado, se me permitem dizer :X) de um MOBA lendário… Com direito a índice e tudo mais.


Armas brancas de uma mão

Por que vocês removeram um slot de imbuement das weapons of destruction de uma mão?

Os knights tinham efetivamente quatro slots de imbuement enquanto carregavam uma weapon of destruction de uma mão e um escudo, resultando em um desequilíbrio estridente entre as vocações, mas também na própria vocação entre os usuários de armas de uma e duas mãos.CM Skerio

Então, o que acontece se eu estiver usando os três slots de imbuement atualmente e as alterações entrarem em vigor?

Enquanto o slot de imbuement será removido de uma só vez, o imbuement em uso ainda estará em vigor até que expire.CM Skerio
Axe of Destruction.gif

Axe of Destruction

Slots de Imbuement: 32

Blade of Destruction.gif

Blade of Destruction

Slots de Imbuement: 32

Mace of Destruction.gif

Mace of Destruction

Defesa: 3032
Slots de Imbuement: 32

Shiny Blade.gif

Shiny Blade

Ataque: 5049
Bônus de Shield: 32

Summerblade.gif

Summerblade

Level: 180200
Ataque: 5251
Bônus de Shield: +4+3

Winterblade.gif

Winterblade

Level: 180200
Ataque: 5150
Shield: +4+3

Gnome Sword.gif

Gnome Sword

Level: 200250
Defesa: 3529
Skill: Sword Fighting +3Sword Fighting +2

Armas brancas de duas mãos

Slayer of Destruction.gif

Slayer of Destruction

Defesa: 3230

Chopper of Destruction.gif

Chopper of Destruction

Defesa: 3230

Hammer of Destruction.gif

Hammer of Destruction

Defesa: 3029

Resizer.gif

Resizer

Finalmente, vocês mudaram a Resizer, por que demorou tanto?

Algumas coisas levam tempo. Queríamos abordar o balanceamento de armas holisticamente, em vez de ajustar uma arma de cada vez. Além disso, temos trabalhado continuamente para melhorar nosso processo de análise para alterar itens de uma maneira sólida.CM Skerio

Level: 180230
Ataque: 5257
Defesa: 4033
Dano Elemental: 75%80%

Phantasmal Axe.gif

Phantasmal Axe

Ataque: 5354
Defesa: 3032
Modificador de Skill: Axe Fighting +3Axe Fighting +2

Tagralt Blade.gif

Tagralt Blade

Ataque: 5356
Defesa: 3432
Modificador de Skill: Sword Fighting +2Sword Fighting +3

Por que vocês buffaram apenas duas armas falcon, o falcon battleaxe e o falcon longsword?

Originalmente não tínhamos a intenção de tocar nas falcon weapons pois, atualmente, são nossas referências na parte superior. Porém, uma vez que nosso objetivo era buffar armas de duas mãos, achamos necessário melhorar o falcon battleaxe e o falcon longsword também.CM Skerio
Falcon Battleaxe.gif

Falcon Battleaxe

Ataque: 5557

Falcon Longsword.gif

Falcon Longsword

Ataque: 5456

Cajados

Cobra Wand.gif

Cobra Wand

Level: 200270

Deepling Ceremonial Dagger.gif

Deepling Ceremonial Dagger

Level: 300180

Deepling Fork.gif

Deepling Fork

Level: 300230
Skill: Magic Level +3Magic Level +2
(NOVO) Imbuement: Dano Crítico +25%, Chance +10%

Dream Blossom Staff.gif

Dream Blossom Staff

Alcance: 54
Skill: Magic Level +2Magic Level +1

Energized Limb.gif

Energized Limb

Alcance: 45

Rod of Destruction.gif

Rod of Destruction

Skill: Magic Level +2Magic Level +1

Wand of Destruction.gif

Wand of Destruction

Skill: Magic Level +2Magic Level +1

Armas à distância

Bow of Cataclysm.gif

Bow of Cataclysm

Level: 270250

Bow of Destruction.gif

Bow of Destruction

Ataque: +6, Chance +6%+5, Chance +5%

Crossbow of Destruction.gif

Crossbow of Destruction

Ataque: Chance +6%Chance +5%

Living Vine Bow.gif

Living Vine Bow

Level: 180220
Ataque: +6, Chance +4%+5, Chance +5%

Outras perguntas

Qual o objetivo dessas mudanças?

Queremos tornar as armas de duas mãos mais atraentes, buffando-as consideravelmente.
Queremos equilibrar as armas entre si para viabilizar o desenvolvimento a médio e longo prazos e criar capacidades para desenvolver sobre elas, pois estamos planejando lançar armas best-in-slot no próximo Summer Update.
Queremos abordar as críticas levantadas durante testes externos.CM Skerio

Por que vocês nerfaram todas as weapons of destruction?

As weapons of destruction devem ser ajustadas, pois sua relação custo-benefício excede qualquer outra arma. Elas simplesmente são muito boas, considerando seu preço bastante baixo. Devido à NPC Yana vendê-las por gold tokens, estão amplamente disponíveis para muitos jogadores. Além disso, são realmente poderosas – para o seu nível e em geral. No entanto, obter uma arma forte não apenas deve ser uma experiência gratificante, mas projetar novas armas com as weapons of destruction por aí e aos montes é particularmente desafiador e restringe severamente nossas possibilidades.CM Skerio

Por que vocês estão alterando o requisito de level de certas armas?

Queremos ajustar as armas em relação umas às outras. Por exemplo, o bow of cataclysm no level 270 é muito fraco em comparação com o falcon bow no 300, daí a redução no requisito. Estamos cientes de que muitos jogadores já excederam em muito esses requisitos de level, o que torna isso em um não-problema para qualquer um acima.CM Skerio

Então, as melhores armas ainda são as falcons, mas e depois do Summer Update?

Estamos planejando introduzir novas armas best-in-slot no Summer Update. Se todas as falcon weapons ou apenas algumas delas serão superadas por uma nova arma ainda não foi decidido.CM Skerio

Outros itens serão mudados no futuro?

Atualmente, não há planos para ajustar mais equipamentos. No entanto, não descartamos fazer mais alterações posteriormente. Iremos informá-lo sobre quaisquer desenvolvimentos futuros no devido tempo.CM Skerio

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Comentários
  1. Segundo o CM Skerio, uma nova (e última) rodada de ajustes nos itens foi realizada hoje (já atualizei o post):
    - O buff das armas de 2 mãos terá 1 atk a menos;
    - A Summer e Winterblades tiveram seu requisito de level ajustado para 200.
    Todas as mudanças entram em vigor amanhã.
    Minha opinião:
    Povo doido! Começa argumentando que quer dar um buff nas armas de duas mãos pra elas se tornarem mais atrativas, mas acaba revertendo boa parte delas, fazendo com que armas of destruction 2hnd tenham como única alteração um nerf na Def...
    :shrug:
    Pra alguem que jogou do 7.x ao 10x... Isso é uma total BAGUNÇA essa é a verdade.
    Bom mesmo era quando as 3 modalidades eram definidos em:
    club: barato, custo beneficio. Pouca def, usava skull staff (quando o sprite era lindo) ou war hammer e amassava os noobs
    axe: bom atk e variedade, contava com o SCA
    sword: opcao mais cara, porem mais leve, bonita (sprites amtigos) e com boa def
    Kennye
    Vou comentar aqui o que eu comentei em um canal agora a pouco:
    Sinto falta de novidades pra mago. Atualmente, magos só são beneficiados com coisas genéricas (boost de ML), algo que todas as outras vocações também recebem. Nos últimos anos, Knight ganhou armas elementais, Paladin ganhou arrows em área, e mago sempre continua na mesmice. Os summons do 200, que era uma proposta antiga voltada pra magos, veio pra todas as vocações e atualmente não servem pra nada. Essas coisas acabam desanimando muita gente que não joga puramente por rush level.


    Será que é pq mago sempre teve dano elemental em área?
    O que poderiam fazer pra reforçar a característica de cada classe seria adicionar equipamentos que aumentassem o dano causado por tais elementos respectivos às classes, mas teria de ser algo bem cuidadoso pra não deixar o jogo quebrado.
    Vou comentar aqui o que eu comentei em um canal agora a pouco:
    Sinto falta de novidades pra mago. Atualmente, magos só são beneficiados com coisas genéricas (boost de ML), algo que todas as outras vocações também recebem. Nos últimos anos, Knight ganhou armas elementais, Paladin ganhou arrows em área, e mago sempre continua na mesmice. Os summons do 200, que era uma proposta antiga voltada pra magos, veio pra todas as vocações e atualmente não servem pra nada. Essas coisas acabam desanimando muita gente que não joga puramente por rush level.
    Eu fico extremamente desanimado com isso tudo, eu gostaria muito de ter paciência e escrever um textão lá sobre a minha opinião... Tenho quase 20 anos de jogo, acho q teria uma boa ideia para repassar à CIP, mas esse tipo de atitude como a de Skerio informando que não vão modificar nenhum outro item me desanima completamente...
    Vou falar resumidamente aqui o que pra mim é o mais crítico, como knight e sword user:
    - Itens raros e a sua falta de atualização, existem tantos itens raros e bons no Tibia que se eles fossem lembrados e aproveitados não necessitaria da inclusão de novos... ex: Demon Legs, Demon Armor (daria uma proteção de fogo a elas).
    - Pegando gancho nisso, porque itens como: Warlord Sword, MLS, Impaler of the Igniter, The Calamity. Não possuem imbuiment slots e outra, porque a Warlord Sword e a MLS principalmente não sofreram buffs? Eles historicamente são as Swords mais épicas, pq deixá-las ao relento?
    Enfim, é tanta coisa pra se pensar, tenho certeza que cada pessoa com sua diferente classe, teria muito a adicionar em conhecimento à Cip, mas eles simplesmente se fecham...
    -