Abusar compensa (muito)

"Money, que é good nóis num have"

3
4566

Caro leitor, trago uma constatação triste, mas verdadeira: o crime compensa. Neste caso, estamos falando de abuso de bugs.

350.000.000. São muitos zeros para você? Esse foi o lucro obtido por um único time, em um único dia. Aliás, em apenas cinco horas.

Vou ajudar você – e também me ajudar – abreviando esse valor para a nomenclatura utilizada pelos jogadores: 350kk. Foi o que um time obteve matando Ugly Monster de forma segura e, eu diria, sem custo – gastando apenas o seu tempo e nada mais.


Desculpe a qualidade da imagem.

A criatura Ugly Monster necessita de uma explicação à parte. O funcionamento dela é simples, mas diferente de qualquer outra criatura do jogo: enquanto você está matando algum dos Mini Bosses em Cobra Bastion, existe a chance de um aparecer no meio da batalha. Ao tentar mata-lo ele pode, da mesma forma que apareceu, desaparecer antes mesmo que você possa atacar o bichano. Assista ao vídeo abaixo para entender a mecânica:

Bom, vou procurar abreviar o que aconteceu. No dia 15 de abril a CipSoft colocou uma pesquisa e logo os ávidos em quests sacaram se tratar de algo relacionado à inacabada(?) quest Mysterious Ornate Chest, reacendendo as chamas desses jogadores. Até que no server save da quinta-feira, 16 de abril, houve um patch. Jogadores que dominam a arte de vasculhar os arquivos do jogo, identificaram novas sprites. Com as tais novas sprites vazadas pelos fóruns, aquele pessoal de quem falei, avido em quests pensaram – e com razão – se tratar de um novo desdobramento da quest Mysterious Ornate Chest.

De fato, isso foi o que aconteceu e a quest está aí, com vários streamers apresentando ela ao mundo. Agora algo que passou despercebido – ou não tão despercebido assim – foi o fato de haver um respawn fixo de Ugly Monster nela.

Durante a resolução da nova etapa da quest, ao errar você é enviado a uma sala de punição aleatória, onde em uma delas existe (existia) um Ugly Monster. Bem na cara o que acontece a partir de aqui, não? Erre o enigma tantas vezes quanto quiser e desfrute de um prêmio ainda melhor que a própria quest: a possibilidade de matar infinitamente um Ugly Monster!

Alguns jogadores bem espertinhos entenderam rapidamente e abusaram incansavelmente disso. Mundos como Kalibra e Ombra tiveram, em um único dia, mais de mil Ugly Monster abatidos. Lembrando que ele é o único monstro do jogo que deixa cair a raríssima Cobra Boots, e mais, dropa todos os chamados “itens cobra”: Cobra Crossbow, Cobra Wand, Cobra Rod, Cobra Axe, Cobra Sword, Cobra Club e Cobra Hood, além da já citada Cobra Boots.

Até aqui tudo bem, afinal, errar é humano. O problema está a partir deste ponto. A CipSoft, ao tomar ciência do ocorrido, precisou reiniciar todos os servidores em pleno sábado, 18 de abril, removendo o respawn da criatura. Anunciando ainda, que olhariam com cuidado o caso das pessoas que exploraram a criatura.

E… nada foi feito. Vejam o que comunicou a CM Mirade:

Sobre o ugly monster:

Verificamos o impacto que esse exploit teve sobre a disponibilidade dos itens cobra. Devido ao ugly monster no cubo, 86 cobra itens foram dropados (além daqueles looteados regularmente em Cobra Bastion através dos bosses e ugly monster).
O número total de itens cobra (drops no cubo + drops regulares em Cobra Bastion) que ocorreu entre sexta e sábado ainda ficou abaixo do que foi dropado em cada um desses dias durante o recente evento de double loot. Portanto, o impacto deste exploit não foi tão grande quanto pareceu no sábado e não deve alterar significativamente o valor dos itens cobra, uma vez que aumentou a quantidade total de itens cobra no jogo como se abril tivesse um dia a mais.

Porém, não podemos identificar claramente todas as pessoas envolvidas, uma vez que algumas podem ter participado tão quanto outras de propósito, mas não pegaram nenhum loot, por exemplo. Além disso, não é possível rastrear os itens looteados com precisão, portanto, removê-los do jogo não é uma opção.

Portanto, decidimos encerrar este caso. Entendemos que isso pode ser decepcionante para aqueles que não desejam ver as pessoas que abusaram desse exploit se safarem. Também não gostamos disso, não aprovamos pessoas que exploram uma mecânica desta maneira. E, é claro, isso não significa que futuros exploits ou cenários de abuso também não terão consequências para os envolvidos. Depende sempre do caso específico e se podemos rastrear e identificar claramente as partes envolvidas. No entanto, desta vez não podemos identificar claramente todos os jogadores envolvidos e também em que medida suas intenções foram prejudiciais. Portanto, decidimos engolir esse sapo.CM Mirade

Sim, as pessoas que abusaram do bug e lucraram muito, ficaram impunes.

É claro que o que satisfaria o tibiano seria uma punição aplicada a todos os envolvidos, mesmo que branda. Mas é fácil compreender que algo nesse sentido não seria tecnicamente possível. Ao menos, uma punição severa aos que de fato pegaram os itens – nem isso teremos.

A saída é aprender a conviver com as regras dispostas no jogo, sabendo que as mesmas só serão aplicadas quando e onde a CipSoft quiser.

A lição que tiro disso tudo é que abusar compensa. E muito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Eu não resisto de defender a cip:
    O final da quest, quando vc conversa com o npc, ele fala que tentou de várias maneiras atrapalhar / fazer o jogador desistir da pesquisa. Com esse trecho em mente, o ungly monster seria a tentação para fazer o jogador desistir de concluir a Quest, a cip só esqueceu novamente que sua comunidade é feita de adultos malandros que não se importam com vantagem, tipo todos que trapacearam no torneio e estão no fórum justificando suas ações pra evitar desclassificação/banimento do torneio ou do próprio jogo.
    Além de valer a pena abusar de bugs, ainda vale muito a pena usar macros para treinar e até para caçar (se conseguir), já que a própria Cip não quer punir quem faz isso, veja:
    "So we decided that if a player is botting, we simply kick them from the session. If they try it again, we kick them again. That meant that players were blocked from botting, but not punished for trying." (Martin Eglseder, Assistente Administrativo da CipSoft)
    https://www.pcgamesinsider.biz/news/69548/devcom-2019-heres-why-cipsoft-isnt-banning-cheaters-from-mmo-tibia/
    Quer vender TCs ou gold no mercado negro? Também pode fazer tranquilo: https://youtu.be/Hk35fvLcY2I