Tibia-Stats: Olá Rejana, muito obrigado por separar um tempo para nos dar esta entrevista. Estivemos ansiosos por isso há bastante tempo e estamos felizes em finalmente ver isso acontecer.
Rejana: O prazer é todo meu! Estou curiosa para saber quais perguntas vocês vão me fazer, e espero poder dar respostas satisfatórias para todas elas :o)

Tibia-Stats: Primeiro o principal, gostaríamos que você contasse um pouquinho mais sobre você para aqueles que talvez não estejam tão por dentro assim. O que você fez para chegar até à CipSoft e o que você fazia antes de entrar para a empresa?
Rejana: Eu comecei a trabalhar na CipSoft quase 10 anos atrás. Estudei ciências da informação aqui em Ratisbona e quando estava procurando por um emprego depois da universidade, a CipSoft estava procurando por funcionários. Enviei meu currículo, consegui a vaga, e estou aqui desde então. Comecei no time de Custommer Support, virei Master Tutor, e mais depois, Head GM e, quando o o departamento de gerenciamento da comunidade abriu em 2008, me candidatei novamente, já que parecia ser algo que eu gostasse. Desde então, trabalhei como Community Manager, junto com a Mirade e há mais de 2 anos também com Tijured.

Tibia-Stats: Como que foi a transição entre estar trabalhando em um pequeno grupo de voluntários em cargo de violação de regras dentro do jogo, até a estar trabalhando com uma grande parte da comunidade e interagindo com ela nos fóruns todos os dias? Não apenas isso, mas também apresentando o feedback aos desenvolvedores e escrevendo artigos. A mudança foi fácil ou você levou algum tempo para se acostumar?
Rejana: A transição não foi difícil para mim. A Mirade e eu éramos uma boa dupla. Ela gosta de verdade de estar nos fóruns envolvida nas discussões. Eu já não gosto de ficar em exposição no campo de batalha tanto assim, então conseguimos descobrir quais áreas deveríamos nos focar mais facilmente. Ela sempre foi mais presentes nos fóruns que eu, e eu passei a ser a encarregada da programação dos fansites depois de Andasstra, bem como a questão dos feedbacks e enquetes, e as tarefas que sobravam nós dividíamos. Recolher feedbacks, analisá-los e então transformá-los em algo que seja apresentável foi fácil para me acostumar também. Não era como se nunca tenhamos nos envolvido com processos do tipo antes. Antes do departamento de gerenciamento da comunidade ser criado, recolher feedback era parte do trabalho dos membros do time de Custommer Support, que, embora não com a mesma meticulosidade que nós empregamos hoje, era feito. E escrever artigos na verdade é até bem divertido. Nós, CMs, nos revezamos ao escrever os artigos, então esta tarefa nunca de fato se transforma em uma parte diária de nossa rotina.

Tibia-Stats: A próxima pergunta foi feita por Kseni of Chimera que ganhou nossa competição “Faça uma pergunta a um CM!”. Você esteve envolvida tanto com a parte da violação de regras quanto com deveres voltados à comunidade. Você alguma vez sente falta da oportunidade de poder ajudar Tibianos com as questões mais polêmicas, como cheating? Ou você se sente tranquila com seu novo papel de Community Manager?
Rejana: Eu, pessoalmente, me sinto muito mais tranquila com o papel de Community Manager. Estar em cargo de violação de regras é muitas vezes frustrante. Se você tem provas para determinada violação, não é difícil tomar uma decisão e aplicar a punição. Mas: se você apenas tem uma mera suspeita de que alguém é culpado, mas não há provas palpáveis de fato – temos aí um problema e uma questão muito difícil de se lidar, principalmente por ser um tópico tão discutido e grave como cheating. Se fosse uma programadora, me sentiria tentada a entrar na luta entre desenvolvedores de bots e desenvolvedores de games, mas claro, no lado bom! Mas já que não sou tão durona assim, deixo isso para quem sabe, e me asseguro apenas de que se algum dia informações úteis sobre esta luta aparecerem, que cheguem até o local devido.

Tibia-Stats: Uma das tarefas de um Community Manager é a de reunir feedback da comunidade e apresentá-lo aos desenvolvedores durante as reuniões. Entretanto, você reúne um feedback vindo de centenas, se não milhares de jogadores dependendo do assunto tratado. PvP por exemplo é um assunto calorosamente debatido já há muitos anos. Cada jogador deseja que sua voz individual seja ouvida e levada em conta. Como funciona esse processo todo de reunião e apresentação de feedback?
Rejana: Nós recebemos feedbacks através de muitas fontes, e em muitos assuntos diferentes. Para o PvP que você mencionou, nós tínhamos um grupo especial no qual o próprio Craban participava e discutia com outros jogadores. Nós CMs não estávamos tão envolvidos neste grupo e nas discussões que ele participava, apenas mantínhamos os olhos nas discussões, mas o feedback foi reunido e apresentado a Craban diretamente a partir deste grupo especial. Nós CMs, claro, ouvimos lemos – e ainda o fazemos – o feedback em nossos canais próprios. Mirade e Tijured geralmente recolhem feedback do fórum oficial do Tibia, e eu dos fansites e enquetes. Então discutimos e mostramos o que cada um conseguiu reunir sobre os diferentes assuntos relacionados à comunidade, falamos sobre quais assuntos são novos, quais foram os mais discutidos, quais voltaram à tona depois de já terem ficado para trás, e quais desapareceram totalmente das discussões. Nós identificamos quais tópicos precisam ser encaminhados para quem internamente, e cada um de nós resume o feedback que ele / ela recolheu. Nós fazemos estes relatórios de feedback semanalmente, que são então encaminhados. Além destes relatórios, nós também temos reuniões diárias com a gerencia de produtos para que possamos trocar informações sobre as questões que demandam mais atenção, solucionar perguntas, conseguir informações em geral para notícias, etc. Nós também temos contato constante com o time do conteúdo, por exemplo. E em adição a isso tudo, há às vezes reuniões internas para tópicos mais delicados. Nós CMs geralmente temos a chance lá de apresentar a opinião dominante da comunidade, se no caso houver uma. Não podemos tomar decisões, mas sempre nos asseguramos de que a voz da comunidade seja ouvida por aqueles que podem.

Tibia-Stats: Como você chegou ao posto de chefe de relações dos fansites?
Rejana: No início do departamento de community management, nós éramos em três. Mirade, Andasstra e eu. Andasstra já era responsável pelos fansites enquanto fazia parte da equipe de suporte ao cliente. Então, quando Andasstra resolveu sair da CipSoft, eu resolvi tomar posse visto que sempre gostei de trabalhar em equipe.

Tibia-Stats: Que tipo de atividades você desempenha nessa equipe?
Rejana: Os admins de fansites tem um board privado no qual eu posso informá-los de qualquer coisa ou responder quaisquer dúvidas ou comentários que eles possam ter. Eu tomo conta desse forum. Eu também respondo emails. Eu tento sempre ser uma boa conselheira para os admins quando os fansites estão passando por dificuldades. Eu acompanho as promoções dos fansites e discuto quais prêmios podem ser oferecidos. Também sou eu a encarregada de de enviar os prêmios aos ganhadores. Frequentemente, nós, CMs, somos inclusive encarregados de avaliar os possíveis vencedores dessas promoções. Antes de um test server, eu que atualizo a lista de ajudantes do test server, etc – Bom, generelizando (visto que são várias pequenas tarefas a qual estou encarregada): Eu tento dar suporte para os admins envolvidos no programa de supported fansite da melhor forma possível. E é comigo também que a pessoa deve conversar caso ela esteja planejando em lançar um fansite. Eu cuido das aplicações dos fansites e respondo perguntas de possíveis futuros admins. Eu também cuido das dúvidas ou reclamações enviadas por jogadores envolvendo algum fansite. Além disso, eu checo regularmente os fansites do programa e, como já havia mencionado antes, coleto feedback. Eu também escrevo os newstickers que envolvam algum fansite, etc…

Tibia-Stats: A pergunta a seguir foi escolhida pessoalmente por mim do nosso evento e foi postada pelo usuário Razzdar. Qual a contribuição dos fansites para o sucesso do Tibia?
Rejana: Na minha opinião, os fansites têm uma grande contribuição no sucesso do Tibia. Até onde eu sei, os fansites sempre estiveram por perto, desde o início. E também, se eu não me engano, o primeiro forum de Tibia foi em um fansite e não no website oficial. Os admins de fansites são pessoas realmente fascinantes. Como são fãs do jogo, eles tem uma grande paixão por Tibia, o que é muito legal. Alguns admins inclusive até aprendem HTML, CSS e programação apenas porque querem fazer um fansite para seu jogo predileto e, dessa forma, oferecer algo aos outros jogadores que está em falta. Sem os fansites, provavelmente todas as informações sobre o Tibia estaria em inglês apenas. Quem garante que o Tibia teria crescido tanto como hoje se não fosse pelas pessoas que espalharam as informações e possibilitaram que estas pudessem ser compreendidas pelos jogadores! E sem fansites como os Tibia Wikis por exemplo, na qual os jogadores compartilham suas descobertas no jogo, muito menos informações estaria disponível ao público. E ainda os sites de estatísticas que processam as informações e a apresentam-nas de uma forma compreensível e interessante. Fansites também entretêm as pessoas, eles oferecem um espaço para troca de experiências, oferecem funcionalidades que os jogadores querem, etc. Eu duvido que a CipSoft teria conseguido produzir e divulgar tão bem e tão rapidamente o conteúdo do jogo sem a ajuda dos fansites. O Tibia recebeu bastante ajuda da comunidade em seu início possibilitando sempre a tomada correta de decisões. E não apenas os fansites tiveram sua importância no sucesso do Tibia. Existem também os artistas gráficos que ofereceram seu talento, pessoas que escreveram histórias e jogadores que realmente jogaram com paixão Tibia, provendo feedback e novas ideias para o jogo. Na minha opinião, são todos esses fatores que tiveram e ainda têm uma imensa importância no sucesso do Tibia.

Tibia-Stats: Tibia é um jogo jogado por pessoas de todo o mundo e pessoas que se preocupam com o jogo e hoje são donos de fansites em suas línguas nativas. É legal ver como o pessoal se importa com o jogo mas como você analisa os websites cuja a língua você desconhece?
Rejana: Pode parecer engraçado mas o Google Translate realmente ajuda! Eu falo um pouco de espanhol e isso ajuda de vez em quando, no entanto, está longe de ser o suficiente para compreender longas conversas complexas.

Tibia-Stats: Existem vários fansites que são populares mas não são supported fansites. Um exemplo é o site World of Tibia – WoT (que não está mais no ar) – que possuía uma grande comunidade. Outro site é o TibiaCast que permite a transmissão em tempo real de um gameplay. Existem padrões esperados dos fansites que, logicamente, eles não possuem apesar da popularidade deles serem equivalentes a de um supported fansite. É complicado incluir esses fansites no programa de supported fansite? Ou eles não foram incluídos por não apresentarem algum critério esperado?
Rejana: Nem todos os fansites querem fazer parte do programa. Os admins tem de inscrever seu fansite para poder fazer parte do programa. E també, alguns admins estão ligados a atividades que não gostamos. Nós podemos sempre romper ou negar uma pareceria logo de começo. Reservamos esse direito à nós e sim, acredito que isto é, de fato, justificável. Com o TibiaCast é o seguinte: eles oferecem um serviço que nós não aprovamos de um ponto de vista técnico. No entanto, como é algo muito popular entre os jogadores, nós entendemos que o serviço seja importante para eles. Eles oferecem um serviço que os jogadores querem e, por isso, sua existência é justificável e não vamos punir ninguém por utilizá-lo. Todavia, optamos por não apoiar o serviço. No caso do WoT, se eu não me engano, eles estavam no programa de fansites há muitos anos atrás, e acredito que foram eles que hospedaram o primeiro forum de Tibia que eu havia mencionado…

Tibia-Stats: Quantos unsupported fansites são atualmente monitorados? Os fansites, em geral, obtêm sucesso em fazer parte do programa?
Rejana: No momento temos 26 fansites na lista de monitorados. Na verdade, apenas uma muito pequena fração destes conseguem entrar no programa. A maioria é removido da lista em dado ponto, seja por não receber atualizações por um longo período, seja por desaparecer completamente da internet.

Tibia-Stats: Existe um guia para fansites que pode ser encontrado no Tibia.com, mas se você pudesse dar suas próprias sugestões sobre o que você procura em um fansite, o que você diria?
Rejana: De um ponto de vista estético, eu olho se o site é claramente estruturado e se eu consigo me achar facilmente, sem ficar perdida. O site também tem que ter uma certa aparência profissional. Claro, não precisam ser perfeitos, mas, por exemplo, todas as sub páginas de um fansite precisam demonstrar uma certa unidade entre elas. As pessoas precisam ser capazes de reconhecer em cada uma das sub páginas que continuam no mesmo site. De um ponto de vista referente ao conteúdo, preciso encontrar coisas interessantes no site. Não precisa ser algo único e inexistente em qualquer outro lugar, mas preciso encontrar algo no site que eu saiba que vai ser interessante, pelo menos para algumas pessoas, e que ainda não é oferecido por nós. Para te dar um exempo: um site em inglês que apenas copia nossas notícias nunca terá chance de fazer parte do programa, independente do quão bom o design do site seja. Um site em outra língua, por outro lado, já teria muito mais chance. Deve haver algo no fansite com potencial persuasivo grande o bastante par convencer as pessoas a passarem mais tempo lá. O administrador precisa ter uma ideia daquilo que deseja oferecer. Se você for olhar o TibiaLottery, por exemplo, eles não postam notícias, tampouco escrevem muito em seu site, mas oferecem um serviço que nós não oferecemos. Ou – se você olhar o TibiaStats: o site tem uma clara focagem em algo que nós não temos. Sou uma grande fã de artigos de pesquisa, por exemplo. Isso é único, interessante e muito legal! E tais artigos de pesquisa precisam de uma plataforma onde possam ser bem apresentados, porque tais artigos são de grande interesse e valor aos jogadores. Hmmm… Espero que isso te dê uma ideia. É difícil apontar com exatidão todos os pontos, cada fansite é diferente e pode ter seu próprio charme do seu próprio jeito.

Tibia-Stats: Hora de falar sobre o jogo agora. Como você descobriu o Tibia e quais foram suas primeiras impressões como jogadora?
Rejana: Quando eu encontrei o anúncio de emprego da CipSoft, fui dar uma conferida no que eles faziam, encontrei o jogo, criei uma conta e personagem, tentei logar – e pacientemente esperei na fila de espera -, e quando finalmente consegui entrar, me senti instantaneamente familiarizada com jogos de Nintendo, então aí me apaixonei. Gostava de andar por Rookgaard, matar ratos e coelhos, rir sobre coisinhas bobas, como por exemplo um nome de um NPC que parecia com o de um supermercado na Alemanha, como o Al Dee e Norma. Obi e Lee’Delle também são referências a lojas alemãs.

Tibia-Stats: Qual a vocação do seu personagem de level mais alto?
Rejana: Ele é um druid, e está em grande depressão no momento. Isso geralmente acontece com todos os meus chars que morrem sem blessings… ^^ – no momento estou mais ativa em meu knight.

Tibia-Stats: Quais atividades você gosta de realizar quando joga?
Rejana: Eu sou uma jogadora muito lenta, então meu foco realmente não é competir com os outros. Então eu uso meu tempo com calma e geralmente ando por rotas de caça que eu gosto, o que é muito relaxante … Embora as vezes eu seja ousada e me atreva a sair da rotina para ir para outro lugar, ou incluo alguma coisa na minha rota de caça que eu costumo deixar de fora … Eu não gosto de assumir riscos em Tibia, eu realmente odeio morrer!

Tibia-Stats: Tibia tem evoluído bastante ao longo dos anos. Vimos a reformulação do sistema de magias em 2005 e a reformulação do sistema de combate corpo a corpo em 2007. O PvP também mudou drasticamente. Foram muitas as solicitações pelo mercado e montarias. Foram implementados cooldowns para as magias. Foram adicionadas quests diárias. A lista cresce a cada dia. Cada novidade tem amantes e inimigos. Qual é, em sua opinião, a maior mudança ou qual é a novidade que você particularmente mais gostou?
Rejana: Hmm … ok – a mudança que mais gostei, provavelmente, são as world quests e os world events, … A maior mudança, no entanto, é mais difícil de dizer. Acho que Tibia se tornou muito mais complexo ao longo do tempo, e diversas alterações contribuíram para isso. Tudo começou com muitas pequenas coisas, como por exemplo, as restrições de nível para os equipamentos, o sistema elemental, as resistências, etc e também o PvP. Quando comecei a conhecer Tibia, o jogo era mais direto. Vou tentar explicar isso um pouco melhor … Atualmente, há muitas condições especiais que têm de ser cumpridas antes que você possa fazer alguma coisa. Para mim, esse desenvolvimento tem o seu charme, ele oferece grandes possibilidades, torna as coisas mais justas e também mais equilibradas, mas, pessoalmente, para o meu próprio jogo como uma jogadora casual, eu gostava mais quando ele era mais simples e direto. Agora você precisa ter muito mais em mente ao jogar, você precisa de mais planejamento, e é preciso considerar mais fatores quando você entra em uma caçada. Hmm … Eu acho que eu diria que ” a mudança para uma maior complexidade” é a maior mudança, o que obviamente tem seus prós e contras.

Tibia-Stats: Há uma mistura de emoções com relação a essa evolução do Tibia, e a grande maioria dos comentários aparentemente é negativo. No entanto, também é possível argumentar que aqueles que estão satisfeitos com as mudanças estão gastando seu tempo jogando e não se preocupam em postar seus comentários. A principal desenvolvedora de World of Warcraft afirmou que 95% dos comentários que recebe são negativos, mas eles têm mais de 7 milhões de jogadores. Como o feedback negativo afetar a você e aos seus colegas?
Rejana: Hmm … é obvio que o feedback negativo não faz você se sentir bem. No entanto, somos uma equipe forte e conversamos regularmente sobre ele. Além disso, muitas vezes entendemos a negatividade no feedback muito bem e nós mesmos compartilhamos um pouco da frustração. Algumas coisas simplesmente não podem ser tratadas como gostaríamos, e nós CMs muitas vezes temos a tarefa de anunciar publicamente que ouvimos o feedback e o transmitimos aos responsáveis. Muitas vezes, quando nos pronunciamos desta maneira, uma grande parte das pessoas acredita que são apenas palavras vazias, no entanto a verdade é que a lista de coisas a serem abordadas é realmente enorme. Priorizar todas estas tarefas é a decisão da Equipe de Gestão de Produtos, no entanto, que é quem recebe o feedback que encaminhamos. Estou bastante certa, porém, que existe uma grande parte dos jogadores que não está frustrada como se pode pensar a princípio ao ler os forums e os comentários. A maioria das pessoas satisfeitas provavelmente não se preocupam em visitar os fóruns com muita frequência e por isso apenas as reclamações tendem a tomar visibilidade. Nós recebemos feedback positivo também, e eu não estimaria que o feedback negativo é de 95% em nosso caso. A verdade é que as pessoas que não estão satisfeitos com alguma coisa costumam ter muito mais interesse em expor suas opiniões a respeito das novidades do que aquelas que estão satisfeitas. Isso é algo normal, e é bom que as pessoas comentem o que não gostaram e nos deem esse feedback construtivo. O feedback negativo também tem um lado positivo, na verdade : enquanto houverem pessoas se queixando de algo que você implementou, você pode ter plena certeza de que elas ainda se importam com o jogo.

Tibia-Stats: De tempos em tempos Tibia passa por momentos mais complicados. Este verão, por exemplo, foi dominado por ataques DDOS. Os World Events nem sempre seguem o planejado (mais recentemente o evento Lightbearer foi afetado). O que situações como esta causam para a atmosfera no escritório? Não deve ser divertido para você, Mirade e Tjured ler o fórum e os e-mails durante estes tempos de dificuldade. Os níveis de estresse e as tensões aumentaram muito, ou vocês tentar lidar com a situação de uma maneira mais tranquila, visando manter uma atmosfera de normalidade?
Rejana: Sim, você provavelmente pode sempre dizer pela expressão em nossos rostos se as coisas estão indo bem ou se algo deu errado. Os níveis de estresse sofrem, definitivamente, um aumento, ainda que tentemos manter um ambiente calmo de trabalho. Entrar em pânico não ajuda e não resolve nada. Nesses tempos é muito importante manter a calma e pensar cuidadosamente em tudo aquilo que você está fazendo. É preciso manter a cabeça fria para analisar quais as melhores soluções. Não há necessidade de negar o estresse, no entanto. Quando você chega ao escritório pela manhã, e a primeira coisa que você ouve é que há um bug no evento Lightbearer (outra vez… ^ ^) – tudo o que você realmente quer fazer é virar as costas e voltar para casa…
Mas, ao longo do dia, quando este bug é identificado, consertado, é que você percebe que, afinal, não era o fim do mundo que você pensou no início… Quero dizer – somos todos humanos, e errar faz parte da natureza humana. Ninguém é perfeito 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todo mundo pode ter um dia ruim algumas vezes … Além disso, eu não quero dar desculpas em nosso nome, mas a verdade é que muitas vezes não é tão fácil implementar algo novo no Tibia, ao contrário do que alguns jogadores podem pensar . O código-fonte de Tibia é muito antigo, e tem crescido muito ao longo dos anos. Se você introduzir um novo recurso hoje em dia, não importa o que você faz – é possível que essa mudança impacte em outra característica ou função que foi introduzido há 10 anos e que não tem relação com o novo recurso. Então – alguns erros realmente acontecem.

Tibia-Stats: Como membro da Cipsoft há bastante tempo, você tem conhecimento de todos os segredos do Tibia que ainda não foram descobertos pelos jogadores?
Rejana: Há muitos segredos, e muitos jogadores de Tibia. Sinto muito, mas é impossível para mim saber o que cada jogador único descobriu destes mistérios de Tibia, mas…

Tibia-Stats: Se você tivesse a chance de mudar alguma coisa no Tibia só para você, o que seria?
Rejana: Uma mudança, feita especialmente para mim? Eu realmente apreciaria se Yassir me fizesse uma visita de vez em quando…

Tibia-Stats: Última pergunta: Você provou ser muito adaptável ao mudar de papéis dentro da Cipsoft. Se uma nova posição, que não existisse antes fosse criada e você fosse convidada a assumir esse papel, qual seria sua resposta?
Rejana: A resposta dependeria da posição oferecida e o dinheiro pago :p Eu gosto de ser uma CM, gosto da equipe, do trabalho, e eu não vejo a necessidade de mudar alguma coisa sobre isso no momento. Se a posição me interessasse e soasse como algo que eu iria gostar mais ainda, eu não acho que eu iria recusá-la, obviamente se eu me sentisse capaz de desempenhar o trabalho…

Tibia-Stats: Rejana, muito obrigado pelo seu tempo e suas respostas. Esperamos que você tenha gostado de responder as perguntas e que elas não tenham sido muito difíceis de lidar. Tem alguma coisa que você gostaria de dizer para os jogadores que lerem esta entrevista?
Rejana: Hmm – é claro que eu tenho uma mensagem: nunca se esqueça de se divertir e não levar a vida a sério … , o) Gostei muito da entrevista! Obrigado por se interessarem e obrigado pela lerem!

entrevista por Tibia-Stats.com
tradução por Gildão e Godofredo e Vassariah
revisão por GrYllO

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui