TibiaVenezuela: Pode nos dizer um pouco sobre você, por favor? O que você faz na CipSoft?
Count Tofifti: Hola TibiaVenezuela. Meu nome é Count Tofifti, Alex na vida real, tenho 37 anos, moro em Regensburg e me juntei à equipe de conteúdo do Tibia há 3 anos e meio. Atualmente estou trabalhando como o líder da equipe e meus principais tópicos são monstros e balanceamento. De qualquer forma, não somos tão restritos apenas a alguns tópicos. Em resumo: Estamos todos trabalhando em conceitos para as atualizações do Tibia junto com os gerentes de produto para depois implementar as atualizações dentro da equipe de conteúdo. Além disso, nós tentamos analisar onde podemos melhorar e também trabalhamos em novas ideias.

Count Tofifti

TibiaVenezuela: Enquanto ao começo de seu trabalho na CipSoft? Por que o escolheu?
Count Tofifti: Parecia ótimo, prometia ser desafiador e eu gosto/gostava de Tibia. A primeira reunião com a Chayenne, que era a líder da equipe de conteúdo quando eu me candidatei para o cargo, foi muito legal. Eu me senti confortável com a equipe e com o emprego instantaneamente.

TibiaVenezuela: Você já era familiarizado com o jogo antes disso?
Count Tofifti: A primeira vez que ouvi falar de Tibia foi 6 anos antes de eu começar a trabalhar na CipSoft. Você precisa saber que eu estudei em Regensburg e é bem provável (se você gosta de jogos) que você saiba sobre uma companhia de jogos em sua cidade. Algo assim é sempre interessante para os gamers.

TibiaVenezuela: Por que “Count Tofifti”?
Count Tofifti: Simplesmente porque sim. Em comparação com meus companheiros de equipe, meu nick é bem sem sentido.

TibiaVenezuela: Qual foi a primeira coisa que você fez quando se juntou à equipe?
Count Tofifti: Eu disse “Bom dia, eu sou o novo idiota aqui!”. Não, só estou brincando. Eu tentei chantagear todo mundo trazendo bolo e linguiça! A situação do escritório era diferente se comparada com hoje em dia. Nós dividíamos um escritório com os artistas gráficos e a equipe fez meu começo ser bem suave e prazeroso. Foi simplesmente incrível.

TibiaVenezuela: Muitas pessoas, que não são familiares com o desenvolvimento de jogos em geral, não conseguem definir a diferença entre um designer e um designer de jogos. Você pode, por favor, nos dizer algo a mais sobre o trabalho de um designer de jogos?
Count Tofifti: Bem, devo assumir que você fala sobre a diferença entre design de conteúdo e design de jogo. Cada companhia cuida disso de maneiras específicas e define as responsabilidades e deveres baseando-se na situação decorrente. Em nosso caso: nós somos desingers de conteúdo de jogo dentro da equipe de conteúdo e nosso trabalho contém muitos aspectos como o design de nível/dificuldade, escrita de jogo, design de cenário… Nós designers de conteúdo de jogo fazemos o conteúdo aparecer. Os designers de jogo, em contraste a nós designers de conteúdo, se focam principalmente nas mecânicas do jogo, na estrutura bruta.

TibiaVenezuela: Qual é sua vocação favorita e porquê?
Count Tofifti: Por favor, entenda que é impossível para mim nomear uma vocação favorita. Eu estou trabalhando com elas profissionalmente, então tenho que gostar delas da mesma maneira. Sou neutro nesse caso! Em um nível mais pessoal: sim, eu tenho uma vocação favorita que eu gosto de jogar, mas não irei contar…

Entrevista Tofifti
TibiaVenezuela: Qual foi a inspiração de vocês para construir Roshamuul?
Count Tofifti: É realmente difícil de responder. Primeiramente, nós tínhamos um esboço do projeto do que nós queríamos alcançar no update – basicamente, uma nova área para jogadores de nível mais alto. Segundo, queríamos continuar com um pedaço da história. Analisamos nossas possibilidades e a ideia de pegar sonhos e um cenário surreal começou a surgir. A equipe toda compartilhou ideias. Normalmente, tudo começa com reuniões das equipes, onde todos trazemos nossas ideias e na maioria dos casos as ideias começam a crescer daí pra frente.

TibiaVenezuela: Como que você visualizou os novos bosses direcionados à comunidade de jogadores com níveis mais altos?
Count Tofifti: Bem, com o update de verão de 2013 nossas possibilidades de desenvolver lutas com bosses cresceu muito. Ainda há muito espaço para novas abordagens no desenvolvimento de novos bosses. Roshamuul foi criada para ser bem difícil. Todos os bosses são complicados em certos modos, como, por exemplo, Gaz’Haragoth tem algumas táticas que nenhum outro boss tem.

O desenvolvimento de bosses é uma mistura de muitos aspectos. Por exemplo: -por que esse boss? -que recompensa deveria ter? -quantas pessoas participarão da luta? -onde tudo irá acontecer? -com o que ele irá se parecer? -é um cenário legal/divertido/desafiador? –funcionaria como realmente foi planejado? -… E é muito prazeroso fazer isso tudo!

TibiaVenezuela: Há algum autor/livro/jogo que causou algum impacto em você, que o influencia na elaboração de quests?
Count Tofifti: Não, porque eu realmente não trabalho dessa maneira. É bem provável que muitas coisas diferentes (não somente livros) me influenciaram, mas, no fim das contas ou durante o processo, eu não penso nisso. Então é difícil dizer. Todos estão naturalmente influenciados por experiências, pensamentos, livros, jogos, outras pessoas, bem, qualquer coisa. Também são influenciadas por seu humor e pelas circunstâncias. Escrever algo é uma questão de escolha e no meu caso não é bem desse jeito. Eu sou capaz de dizer, mais tarde, o que estava na minha cabeça naquele momento…

TibiaVenezuela: Diga-nos sobre sua abordagem na criação de criaturas. Você tira inspiração da vida, ou de outro meio? Como você cria as quests a partir das criaturas que você criou?
Count Tofifti: Ao criar criaturas existe uma certa quantia de fatos complicados e outra que é criativa e livre. Por um lado, eu tento trabalhar com minha imaginação para desenvolver os arredores dessas criaturas. Por exemplo, onde deveria ser, o que a área deve parecer e os tipos de efeito que deve ter.

TibiaVenezuela: O que você responderia a uma pessoa que pensa que certas áreas ou caves não foram construídas para jogadores normais mas sim para botters? Por exemplo: Coryms & Dragons, Chakoyas, Barbarians, etc.
Count Tofifti: Em um mundo democrático há a liberdade de pensamento! Nós somos designers de conteúdo de jogo e queremos que a comunidade se divirta no Tibia! Claro que não desenvolvemos para botters, isso não faz sentido.

O problema com botters é muito ruim para a CipSoft e para todos os jogadores justos. Alguns jogadores veem uma conexão direta entre botters e o nosso trabalho com o conteúdo, mas eu não. Estou convencido que é impossível resolver o problema de bots dentro da área de conteúdo. Nós temos que aceitar esse fato. Mapa ou design de conteúdo não é a solução para o problema de bots, que deve ser combatido de maneira diferente.

TibiaVenezuela: Existe algum projeto dos sonhos no qual você gostaria de trabalhar algum dia? Ou alguma ideia original que você sempre quis tentar?
Count Tofifti: Vou ser bem cauteloso aqui. Sim, eu tenho um projeto dos sonhos e acho que o Tibia precisa dele bem urgentemente. Mas eu não ousarei falar dele aqui, já que eu não quero gerar nenhuma expectativa.
Entrevista Tofifti
TibiaVenezuela: Você tem algum projeto de conteúdo em larga escala? Por exemplo, um novo e grande continente?
Count Tofifti: Claro, com certeza temos planos, mas não vou dar spoilers agora, vocês vão ter que esperar pelos teasers e o update.

TibiaVenezuela: Você vai continuar trabalhando com o Grupo de Conselho (Tibia Council)? Qual será o próximo passo com a equipe, quais áreas você esta considerando a possibilidade de expandir, ou novas áreas pra melhorar?
Count Tofifti: Até onde eu sei, está previsto a continuidade do trabalho com o Grupo de Conselho de forma geral. Não há uma decisão final sobre os projetos futuros, mas, há alguns tópicos que provavelmente serão discutidos com o novo Grupo de Conselheiros.

TibiaVenezuela: Sabemos que a atual situação dos bots não tem nada a ver com você e sua crew (Equipe de conteúdo), mas os Tibianos têm notado o impacto provocado pelas exclusões em massa de um número grande de jogadores. Por favor, diga-nos a sua opinião a respeito disso!
Count Tofifti: Para ser honesto: Não quero comentar a atual situação dos bots. É uma pena, pois é um tema bem amplo – no Tibia, e em muitos outros jogos também. Além disso, é um assunto muito complexo e não quero ir muito longe nessa discussão, pois não podemos discutir possíveis mal-entendidos após a entrevista. Pessoalmente, espero que haja um progresso tangível e sustentável no Tibia acerca desta situação.

TibiaVenezuela: Que tipo de quests você mais gosta de desenvolver: Tasks, enigmas (tipo Paradox), ou baseada em missões (tipo Banuta)?
Count Tofifti: Pessoalmente, eu prefiro quests baseadas em missões, mas, como tudo na vida, há muito mais o que se fazer em um trabalho do que aquilo que você mais gosta. Minhas atividades principais e mais divertidas são monstros, locais de caça e balanceamento.

TibiaVenezuela: Você acha que os mistérios do Tibia precisam ser melhorados? Você acha que precisamos de mais mistérios? As pessoas pensam que alguns “mistérios” são apenas missões inacabadas, e muitos jogadores nem sequer se preocupam com mistérios e muitos outros perderam o interesse sobre eles com o passar dos anos. Existe uma esperança para completar a Serpentine Quest? Você se importa com mistérios?
Count Tofifti: Os mistérios são uma parte essencial do Tibia, e sim, eu me importo com os mistérios. Mas o que você quer dizer com “precisa ser melhorado?” Todos tem uma percepção diferente e essa é a ideia. Não se pode generalizar os mistérios. Cada um é único e especial. Sobre Serpentine: Talvez você deva perguntar aoKnightmare a respeito disso ^^

TibiaVenezuela: De um modo geral, falando sobre o seu trabalho, o que você gostou mais ou se você já se arrependeu de algo que tenha feito?
Count Tofifti: Minha parte favorita do trabalho é melhorar as coisas. Eu gostei, por exemplo, das tarefas do Grizzly Adams(embora eu ache que elas precisam ser melhoradas) e também os lugares de caça sugeridos pelo conselho. Sob certas condições, trabalhar com a comunidade é verdadeiramente inspirador e divertido. E sim, eu me arrependo de algumas coisas. Principalmente todas as coisas que construímos com boas intenções, e, mais tarde, elas produziram um resultado inesperado e não saiu como gostaríamos.

TibiaVenezuela: Você já pensou sobre a implementação em jogo de algumas criaturas mitológicas da América Latina? Por exemplo, os bosses relacionados com a cultura asteca, maias, ou incluir algum do nosso folclore?
Count Tofifti: Algumas referências em outras mitologias como essas são de fato possíveis, mas somente combinado com um toque tibiano. Os bosses precisam ter sua origem no Tibia, eles precisam se encaixar na história do Tibia.
Portanto, estamos de mente aberta a novas contribuições e ideias como estas, no entanto, precisamos manter todo o escopo tibiano em mente. Se encontrarmos soluções compatíveis com a história do Tibia, aí tudo bem. De qualquer jeito, criaturas mitológicas geralmente são interessantes.

Entrevista Tofifti

TibiaVenezuela: Você visita algum fansite? Um dos meus membros de equipe no TibiaVenezuela, também é administrador do TibiaGirls. Um dos fãs de vocês. Como você avalia o impacto dos fansites da América Latina para o jogo?
Count Tofifti: Sim, eu visito fansites frequentemente e eu também conheço o TibiaGirls. Sempre foi divertido conhecer os membros da equipe. Ainda que, eu não saiba como avaliar o impacto dos fansites para o jogo. Posso dizer que a paixão e o espírito de equipe que os fansites demonstram é um fator muito importante para o Tibia e eu valorizo muito isso. Um muito obrigado de minha parte, pelo trabalho positivo de todos vocês. Vocês definitivamente tem um impacto positivo.

TibiaVenezuela: Alguma coisa a dizer sobre o 3º addon?
Count Tofifti: O que?

TibiaVenezuela: Algum plano em adicionar mais achievements nas novas categorias?
Count Tofifti: Até onde eu sei, não há nenhum plano concreto no momento, mas, as coisas podem mudar rapidamente por aqui, então: nunca diga nunca!

TibiaVenezuela: Poderia avaliar o atual balanceamento do jogo?
Count Tofifti: Balanceamento em que contexto? Não há nenhum balanceamento no geral, sempre deve ter um contexto… Deixe-me tentar explicar um pouco: Existem alguns aspectos do jogo que são influenciados por alguns tipos de ações de balanceamento. Todos estes diferentes aspectos criam no final a impressão de um balanceamento “global”. Assim as coisas são percebidas como balanceadas, no entanto, é subjetivo.

Então deixe-me dizer uma coisa: Existe espaço para melhorias em muitos aspectos do Tibia ao se tratar de balanceamento. Neste contexto, eu pessoalmente espero por mais alguns Tibia Councils para que possamos discutir certos problemas e projetos maiores com um grupo representativo. Dessa forma recolhemos diferentes opiniões e conseguimos uma visão muito melhor.

Entrevista Count Tofifti
TibiaVenezuela: Obrigado pelo seu tempo em responder nossas questões para esta entrevista! Nós do TibiaVenezuela & TibiaGirls apreciamos muito seu trabalho dentro da CipSoft, continue fazendo um ótimo trabalho!
Count Tofifti: Muito obrigado e foi um prazer! Aproveitem e fiquem ligados. Vejo vocês no Tibia!

 

entrevista por TibiaVenezuela.com (espanhol e inglês)

tradução por Flashbek e Silk

revisão por GrYllO, Luck the Mage of Darkness e Silk

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui