Em torno de um ano atrás, uma série de novas regras para o PvP foram lançadas após uma longa fase de testes. Naquela época já havia sido anunciado que o novo PvP era a base que precisávamos para trabalhar em futuras melhorias.

Finalmente nós podemos dar continuidade a isto! Uma nova prévia do PvP está na fase final e apresentará um sistema remodelado de mortes injustificadas baseado nas regras que foram implementadas no ano passado. Este novo sistema vai se ocupar principalmente em avaliar e medir a participação de um personagem em uma morte injustificada.

Para dar a vocês uma primeira impressão no que esperar da prévia e para fornecer algumas informações a respeito de como o feedback sobre o novo PvP foi incorporado, Craban, o principal gerente de conteúdo do Tibia e a game designer Evonary, se encontraram com os community managers e responderam algumas questões que os players provavelmente terão.

Para começar, você pode no dar um resumo do sistema de mortes injustificadas que nos aguarda na futura fase de testes? O que será mudado e por quê?

Craban: Evonary resumirá sobre o que se trata, deste modo vou citar apenas as principais mudanças e por que fazê-las.
A principal mudança será que a punição do PvP injutificado será fracionada ao invés de ser algo 8 ou 80 como é hoje (ou você fica impune, ou recebe a punição completa). Basicamente, isto significa que nós mediremos o grau de participação, semelhante ao que acontece na participação de um grupo em uma luta contra os bosses, que veio com o update de verão do ano passado. Este novo sistema irá garantir também que, todos aqueles que participarem de um ataque, de qualquer maneira será punido por isso, mas a soma geral das punições será limitada ao valor de 5 mortes injustificadas no total.
A segunda coisa que mudará é o uso dos novos modos de PvP. Ao invés de inundar todo mundo com todas as configurações de uma só vez, teremos uma definição padrão bem reduzida enquanto as opções específicas serão movidas para um “modo expert”.

Evonary: Eu gostaria de complementar um pouco sobre as principais mudanças que o Craban acabou de mencionar. No momento, temos um sistema que conta apenas em frags completos, que é quando você tem uma participação na morte de alguém em PvP, independentemente da quantidade de impacto que suas ações tiveram. Por exemplo, o jogador que causou pouco dano a vítima tem a mesma punição de um jogador que deu mais danos e matou a vítima após o dano do primeiro jogador.
Com o sistema de mortes injustificadas revisado, nós queremos mudar isso para uma punição individual e justa, como toda ação que você tomar será medida em uma progressão em seu unjust level (nível de injusto) que mostrará o quão perto você está de pegar red/black skull. Ações diferentes, terão um impacto diferente em seu unjust level. Até mesmo a situação do PvP em si importará para isso.
Além disso, o sistema será semelhante a um sistema de “5 unjusts”. Queremos ver como um sistema de “5 unjusts” contribui para os confrontos PvP e como os jogadores irão utilizá-los.

Então, quais objetivos vocês pretendem alcançar com essa reformulação no sistema de mortes injustificadas?

Craban: Em suma, esperamos que se torne mais justo, menos propenso a abusos, mais simples de se usar e, no final, nós esperamos que favoreça o PvP espontâneo em grupo ao invés de forçar os jogadores a pensar quem pode arriscar quantas mortes injustificadas antes de realmente ir pra batalha.

Evonary: Exatamente! Este sistema leva em consideração o que um PK tem feito e em que proporção. Ao mesmo tempo, queremos que esta informação esteja prontamente disponível para o jogador. Esperamos que isso leve a mais batalhas geradas “no calor do momento” novamente.

E como isso se encaixará com o conjunto de regras de PvP, que foi lançado em junho de 2013?

Evonary: Quando lançamos as regras de PvP em 2013, queríamos tornar o PvP mais transparente e fornecer aos jogadores a possibilidade de escolha entre diferentes modos de combate para que estes reagissem apropriadamente a situações de PvP específicas.
Então, fomos capazes de construir sobre este conjunto de regras de PvP e o desenvolvemos ainda mais o sistema de modo a torná-lo mais justo e fácil de compreender. Um exemplo de transparência será um novo display, o qual permitirá que você acompanhe o quão perto está de obter uma red ou black skull e quanto tempo levará para que você se livre delas.

Craban: Portanto, sem o atual conjunto de regras de PvP como base, a reformulação do sistema de mortes injustificadas e outras medidas realmente não seria possível. Como dito anteriormente, essa nova atualização dependerá da mensuração e avaliação da participação de cada um dos envolvidos. Sem o novo conjunto de regras que veio no ano passado, o nosso sistema simplesmente não seria capaz de medir qualquer participação exceto se causasse dano, então ele foi realmente essencial para sermos capazes de desenvolver esta prévia.

Isso aborda o feedback que temos recebido sobre o novo conjunto de regras de PvP desde o seu lançamento? Uma das principais críticas é que ele é muito complexo e complicado ao invés de ser de fácil compreensão e auto-explicativo. Isto foi levantado como uma das razões pelas quais ele (conjunto de regras) impede a ação emocionante e dinâmica do PvP ao invés de encorajá-la.

Craban: Sim, nós dedicamos uma boa parte do processo de design para atender a este feedback. O novo sistema virá com um padrão definido onde você terá apenas uma simples troca. As 4 + 2 opções ainda estarão lá e não podemos retirá-las, pois cada uma representa um modo do funcionamento do sistema de PvP do Tibia, mas nós pensamos muito sobre isso e acreditamos que podemos deixá-las para um “modo expert” onde apenas aqueles que realmente gostam de PvP precisarão usá-las.

Evonary: Está certo. Nós trabalhamos nesse problema e alcançamos uma nova solução que manterá a possibilidade de reagir a uma situação de PvP exatamente como você quiser e ainda será simples ao mesmo tempo. Haverá um “modo fácil” com apenas duas das mais necessárias combinações de configurações PvP e um “modo expert” onde você encontrará todos os modos PvP como os conhecem agora.

Craban: O “modo fácil” será, basicamente, apenas o “modo de mão branca” (white hand mode) e a única mudança que você tem é ligar ou desligar o “modo seguro” (secure mode). Dessa forma, todos podem defender a si e a membros de um grupo automaticamente e, se quiser atacar alguém, tudo que precisa fazer é desligar o modo seguro e atacar. Os outros modos são mesmo para PvPers que querem realizar ataques sorrateiros em grupos ou “caçar caveiras” (skulls) em larga escala. Realmente esperamos que esses jogadores, que são tão ativos no PvP e fazem isso, estejam prontos para aprender e manusear essas 4 configurações.

Evonary: Pra resumir: o “modo fácil” será para os jogadores que ocasionalmente querem apenas uma ação PvP rápida sem precisarem saber todas as combinações de configurações de combate. No “modo expert” você pode simplesmente continuar usando os modos como você conhece hoje, combinando-os como quiser.

No contexto do novo conjunto de regras do PvP, os jogadores também mencionaram preocupações e insatisfações sobre a falta de maneiras adequadas e de meios para desafiar o domínio das guildas dominantes ou ter uma chance contra elas. Pode comentar essa crítica? Ela influenciou o redesenho do sistema de mortes injustificadas de alguma forma, afim de resolver este problema?

Craban: Bem, isso ainda é muito difícil de realmente avaliar. Todas as restrições das novas regras de PvP se aplicam a todos, não são apenas os jogadores que querem desafiar as guildas dominantes que não podem bloquear ou trapar sem pegar skull, mas os dominantes também. O maior problema apontado foi os números. Normalmente, as guildas dominantes são dominantes por que possuem grandes quantidades de membros mid a high level. Isso significa que, estatisticamente, um pequeno time que desafiar as dominantes será mais punido pelo sistema de 20 unjusts que um time maior: aqueles que começam as lutas ficam com a penalidade, mas com as penalidades limitadas a 20 personagens a cada jogador morto, times com muitos membros sofrerão menos impacto que times com menos de 20 membros.

Evonary: Portanto, queremos proporcionar aos jogadores a possibilidade de se reunirem em equipes de tamanho adequado afim de derrubarem oponentes fortes sem serem punidos tão pesadamente. Assim, no novo sistema de mortes injustificadas, grandes grupos de jogadores não serão tão punidos quanto são agora por matarem uma vítima. Entretanto, como o Craban disse, as coisas sempre funcionam em ambos os lados, então grandes guildas dominantes também receberão menos punição caso se reúnam em um grupo grande para caçar outro jogador. No entanto, gostaríamos de ver se um sistema de “5 unjusts” ajudará mais nesta questão em relação ao atual sistema de “20 unjusts”.

Em junho de 2013 já havia sido anunciado que o novo conjunto de regras era apenas um primeiro passo que era necessário como base para trabalhar em outras melhorias no PvP, como refazer o sistema de mortes injustificadas. POr que levou tanto tempo para seguir com este plano?

Evonary: Em junho de 2013 eu acabava de entrar para a companhia então, em primeiro lugar, precisei aprender muito sobre PvP e Tibia em geral. Apenas algumas semanas depois, quando ataques DDoS pesados atingiram o Tibia, muitos projetos (e o PvP estava entre eles) tiveram que ser colocados em espera para focarmos em fazer com que os servidores ficassem jogáveis de novo.

Craban: Sim, os ataques DDoS e seu resultado no verão (europeu) de 2013 foi realmente lamentável tanto para a comunidade quanto para nós. Depois do lançamento do novo sistema de PvP e do Summer Update, já havíamos começado a trabalhar no sistema de mortes injustificadas quando os ataques DDoS nos atingiram. Isso manteve pessoas-chave (importantes) da equipe ocupadas pelo resto do ano. Adicionalmente, tivemos muitas mudanças na equipe desde o último verão (europeu) e o novo pessoal precisa de tempo para tornarem-se prontos e eficientes. Duas das novas pessoas-chave foram apresentados recentemente à comunidade, Evonary é uma delas, mas também há mais alguns desenvolvedores também. Agora, alguns meses depois em 2014, estamos ganhando tração novamente, o que finalmente nos permite pegar temas como o PvP de novo.

Voltemos para a futura prévia: o que você espera da fase de testes?

Craban: Muito feedback sobre a usabilidade do sistema de PvP e, é claro, sobre os efeitos das novas medidas de mortes injustificadas. Levará algum tempo para que possamos observar o real efeito, pois o relevante é quando você recebe uma red skull. Assim, precisaremos de pelo menos um mês antes que ocorra uma mudança geral no comportamento do PvP devido ao novo sistema e que consigamos observar uma tendência confiável de longo prazo. Então esperamos que, nas primeiras semanas, o feedback será concentrado na interface e opções, enquanto mais tarde haverá mais feedback e ajuste do real impacto das ações de PvP nos níveis de “unjust”.

Evonary: Eu não espero um determinado resultado da fase de prévia. Gostaria de ver como a comunidade reage a esse novo sistema de mortes injustificadas e como ele é exibido. Estou curiosa para escutar quais aspectos serão apreciados ou depreciados e por qual razão.

Como os jogadores podem dar feedback durante a prévia? E que tipo de retorno vocês esperam?

Craban: Teremos tópicos de feedback novamente, como no ano passado. Todo feedback é bem vindo, incluindo discussões sobre valores e limites. Obviamente, esperamos que seu teor seja bastante construtivo nas áreas mencionadas, mas estamos abertos para todos os outros comentários também.

Evonary: Sim, o feedback construtivo é a melhor maneira de nos ajudar a detectar e corrigir eventuais falhas neste novo sistema. Queremos entregar um sistema de PvP melhorado e precisaremos do seu feedback para conseguir completar esta tarefa. Portanto, experimente e teste-o! Compare-o com o sistema de PvP atual e aponte exatamente quais aspectos você gosta e não gosta.

Uma pequena pergunta à parte: Há anos muitos jogadores insistem que a CipSoft retorne ao velho sistema de “2 unjusts”. Por que esse pedido ou a proposta para testá-lo tem sido rejeitada?

Craban: Nós entendemos o porquê deste pedido existir. Na verdade, este (novo) sistema deve trazer parte do sistema de “2 unjusts” de volta, que é a razão por trás deste pedido. Não voltaremos a esse (velho) sistema pois, apesar de sabermos o que havia de bom nele, também sabemos que ele tinha grandes falhas e que não estamos prontos para traze-las de volta. Em vez disso, com esse novo sistema, nosso objetivo é oferecer aos jogadores o que eles tinham naquela época (dos “2 unjusts”), porém sem as grandes falhas que o sistema possuia.
O que havia de bom no antigo sistema é que as pessoas podiam sair e lutar sem pensar muito sobre quantas mortes injustificadas elas poderiam arriscar. O “2 unjusts” eram de algum modo distribuídos entre o time ao longo de várias mortes, então isso realmente não os limitava. A falha consistia no fato de aqueles que não pegavam uma dessas “2 unjusts” não sofriam qualquer penalidade.
Atualmente, um inimigo morto pode custar até 20 mortes injustificadas. Isto significa que matar um high level pune muito mais do que matar um low level, por causa da quantidade de atacantes necessários para derrubar cada um deles. No novo sistema, o máximo de 5 mortes injustificadas ainda será aplicado mesmo que você utilize 100 personagens para matar aquele knight level 400. No entanto, esses “5 unjusts” serão distribuídos entre todos os atacantes, mesmo que existam 100 deles. Deste modo, um grupo não terá de pensar sobre a contagem de mortes injustificadas, mas ainda teremos a garantia de que ninguem escape sem punição. Pensamos que este é o melhor dos dois mundos, o “2 unjusts” e o “20 unjusts”.

Então, o novo sistema de mortes injustificadas é uma tentativa de achar um lugar comum para os jogadores que gostavam do sistema de “2 unjusts” e aqueles que não gostavam?

Craban: Sim, o novo sistema pode ser entendido como o melhor equilibrio entre os partidários e opositores do sistema de “2 unjusts”. Esperamos que ele unirá o que cada grupo gosta no sistema que eles apoiam, a liberdade das “2 unjusts” e a prevenção de abuso das “20 unjusts”.

Você pretende prosseguir com esse sistema, não importando como ele será recebido pela comunidade?

Craban: Naturalmente, nós consideraremos as críticas e também estamos abertos à mudanças no sistema ou até mesmo não lançá-lo se ele realmente não funcionar. No entanto, estou convencido de que ele não será rejeitado por toda a comunidade. Sempre existirão grupos que gostarão e outros que não. Este foi o caso do ano passado. Esta prévia abordará muitas das críticas em relação ao novo conjunto de regras de PvP, por isso, esperamos que ele será recebido de forma mais positiva do que a versão do ano passado.

Evonary: Eu só posso enfatizar o que o Craban disse: temos que acompanhar os nossos jogadores e suas opiniões como um todo. Com base em tudo isso é que devemos decidir se prosseguimos com este update e quais alterações serão realizadas. Portanto, eu gostaria novamente de incentivar os jogadores a nos escreverem por que eles gostam ou não de certos aspectos, para que possamos relacionar melhor os seus pontos de vista.

O que vocês acham, tibianos? Curiosos sobre a próxima prévia? Darão uma chance a esse novo sistema? Compartilhe a sua opinião conosco no tópico de feedback! Forneceremos mais informações sobre a prévia assim que tivermos novos detalhes para compartilhar.

Fiquem ligados!

artigo por Tibia.com
tradução por Flashbek, Necrotar WarriorSilkGrYllO
revisão por GrYllO

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Darkon
    Depois de arruinarem o PvP querem voltar ao que era antes? Mudar a Cip adora, mas ouvir os players, nem pensar, daí fica o que é hoje com esse PvP sofrível :l

    @offtopic
    Darkon banido? o.o
    @topic
    Concordo com o que você disse, na hora de ouvir os jogadores ela não ouve daí ela consegue arruinar com o PvP e depois que a merda ta feita ela quer arrumar. Não seria muito mais simples eles terem prestado atenção que 85% dos votos foi para NÃO fazer o update do pvp? Agora esta aí, mundos PvP mortos e eles tentando refazer a burrada.
    Depois de arruinarem o PvP querem voltar ao que era antes? Mudar a Cip adora, mas ouvir os players, nem pensar, daí fica o que é hoje com esse PvP sofrível :l
    "Em vez disso, com esse novo sistema, nosso objetivo é oferecer aos jogadores o que eles tinham naquela época "
    Pouco a pouco estão tentando deixar o tibia como era antigamente, resumindo estão tentando remodelar a merda que eles mesmos fizeram.
    Ate agora gostei desse novo sistema, vamos esperar pra ver se a cip não vai usar seu don de estragar tudo =X
    Oremos HASUHAu