Tibia Hispano: Tudo que nós sabemos sobre Penciljack é que você é um dos artistas que trabalham para a Cipsoft, mas nós conhecemos bem pouco de sua rotina e de suas tarefas diárias. Como é um típico dia de trabalho para Penciljack?

Penciljack: Nós sempre temos algumas tarefas a serem feitas como artistas gráficos. A maioria tem relação com o Tibia, obviamente. Acredito que parte da rotina será sempre coordenar essas tarefas e ver o que os meus colegas artistas gráficos estão fazendo no momento, além de também mostrá-los no que estou trabalhando. Feito isso, é hora de mexer no Photoshop, para fazer o trabalho de verdade.

Tibia Hispano: Nós imaginamos que fazer sprites para o Tibia é a maior tarefa no seu trabalho. Qual é a parte mais desafiadora de fazer sprites para um jogo com um estilo gráfico tão especial?

Penciljack: Acho que depois de trabalhar com isso por um bom tempo, eu estou familiar com o estilo dos sprites tibianos, então eu normalmente me sinto em casa com qualquer serviço a ser feito. A perspectiva é algo muito especial no Tibia e isto desempenha um papel importante na definição da aparência do jogo, o que pode ser complicado às vezes. Especialmente, em alguns casos, as coisas ficam um pouco melhores quando se toma algumas liberdades com a “correção” da colocação da perspectiva nas partes de um sprite. Se for assim, as mudanças devem ser sutis e não podem se desviar muito do padrão. Assim, encontrar o toque certo é algo que às vezes pode ser um tanto quanto desafiador. 

Tibia Hispano: Qual foi a sua maior fonte de inspiração durante a sua carreira? Onde você a encontra?

Penciljack: Normalmente eu encontro inspiração em jogos e outros artistas. Há muitos artistas que me influenciaram, seria injusto citar alguns nomes, porque tenho certeza que omitiria alguns nomes incríveis, mas.. acho que há alguns caras em quem me inspiro. Eu acho que: Jim Murray, Matt Dixon, Adrian Smith e James Ryman são alguns dos meus favoritos, mas cara… Eu poderia te bombardear de nomes que nem louco aqui. O legal é que hoje em dia, é fácil encontrar um trabalho magnífico online, feito por um amontoado de grandes artistas, seja através de seus blogs, sites ou em sua galeria em uma das muitas comunidades artísticas que existem por aí. Algumas influências que surgiram de histórias em quadrinhos como: Massimiliano Frezzato, Alessandro Barbucci, Jean-Louis Mourier e desde muito cedo Don Lawrence que fez Storm. Eu não posso deixar de mencionar Jean Giraud (vulgo Moebius), que desenhou a série Blueberry na qual me fez realmente querer a começar a desenhar. Acho que é isso mesmo… Ver o trabalho destes artistas me faz querer desenhar.

Tibia Hispano: Você está participando de algum outro trabalho gráfico como: arte conceitual, conteúdo web, etc.?

Penciljack: Na realidade, eu faço mais trabalhos de ilustração do que em meus primeiros anos, onde eu focava principalmente em conteúdo de arte dentro do jogo. Também faço conteúdo web como: banners, botões e outras coisas de interface. Porém, criar arte conceitual e ilustração é a parte favorita do meu trabalho.

Tibia Hispano: Quando se está trabalhando em um major update, como é o fluxo entre as equipes de conteúdo e a equipe de artistas? Você costuma participar da criação do conteúdo de uma maneira conceitual ou você simplesmente “dá forma” aos conceitos criados pela equipe de conteúdo?

Penciljack: Durante o update, nós conversamos muito com a equipe de conteúdo. O primeiro grande passo é definido pela equipe de conteúdo. Nosso trabalho como artista gráfico é visualizar o todo. Nossas opiniões e ideias podem levar a novas ideias que abrem novas portas, no que diz respeito a alguns conceitos, que podem não ter sido citados no começo. O processo é, por vezes, bastante aberto e às vezes muito bem definido. De qualquer forma, há sempre espaço para novas ideias mas tem que haver um consenso, é claro.

Tibia Hispano: Falando sobre updates, nós temos certeza que existem um monte de ideias que não são implementadas por muitas razões. Existe alguma ideia abandonada que você gostaria de recuperar ou que você acha que funcionaria bem?

Penciljack: Nós tivemos algumas ideias a respeito de addons, clima, terreno, e muito mais. Entretanto, por enquanto nós não podemos falar muito sobre a maioria delas, já que estamos focando em criar animações mais flexivas para o jogo, o que começou, por exemplo, com o maior número de frames para os outfits. No entanto, eu acredito que existe muito espaço para melhorias em várias áreas do jogo. 

Tibia Hispano: Se eu me lembro bem, quando o Flash Client foi lançado, uma das mais interessantes possibilidades que apareceram nas notícias e artigos, foi a possibilidade de adicionar efeitos gráficos como chuva, neblina, etc. Já se passou algum tempo e nada disto foi adicionado. O que você pode nos dizer sobre isto?

Penciljack: Eu falei um pouco sobre isso na resposta anterior. É algo que eu realmente gostaria de ver no Tibia, porém infelizmente eu não posso dizer mais nada sobre isto.

Tibia Hispano: Um dos assuntos mais recorrentes nos nossos fóruns é o terceiro addon. A versão oficial é que, fazer o terceiro addon para cada outfit do jogo requereria muito trabalho, porque há uma grande quantidade de outfits a serem redesenhados. O que você pode nos dizer sobre isto? Nós amaríamos ver o terceiro addon no futuro.

Penciljack: Eu também acho isso um assunto interessante. Entretanto, como você mesmo disse, é um projeto trabalhoso. Nosso foco é em curto-médio prazo, além dos updates que nós precisamos continuar fazendo, será deixar tudo pronto para mais frames na animação. Então meu palpite é que os terceiros addons terão que esperar um pouquinho. Mas eu concordo que seria genial 😉

Tibia Hispano: Nós pedimos para os nossos usuários para escreverem questões para você e pegamos as mais interessantes: Qual sprite que você se sente mais orgulhoso de ter criado?

Penciljack: Omg, essa é difícil. Eu realmente gosto muito do Ice Golem e do Massive Earth Elemental

Tibia Hispano: Por favor, liste os três itens disponíveis no jogo que são os seus favoritos?

Penciljack: Por aparências: Skullcracker Armor, Prismatic Shield, The Epiphany.

Tibia Hispano: Você ainda joga Tibia? Se sim, não se sente estranho em jogar com algumas coisas que você mesmo projetou?

Penciljack: Eu tenho alguns personagens low level. Ocasionalmente entro para checar algumas coisas, especialmente depois de um update, só para ver as coisas novas inGame, o que não é tão estranho, mas muito legal!

Tibia Hispano: Qual foi a sua inspiração ao desenhar os Coryms?

Penciljack: Tive uma descrição muito detalhada por parte da equipe de conteúdo. Acho que a inspiração veio do meu velho amigo Knightmare. Simplesmente fiz o que me pediram, desenhei alguns esboços e apareceram algumas formas.

Tibia Hispano: Qual conselho você daria para alguém que está interessado em estudar design gráfico voltado para jogos?

Penciljack: Isso depende muito de qual caminho você vai seguir como artista nas indústrias de jogos. Se você quer trabalhar como um artista de arte conceitual ou ilustrador, eu diria que aprender a desenhar é muito importante. Então, é claro, aprender a usar o Photoshop e pintura digital. Além disso, eu sugiro fortemente aprender a mexer no ZBrush, é incrível e muito divertido! Mas, realmente, desenhar um monte!

Tibia Hispano: Quais os itens que você gostaria de dar um retoque?

Penciljack: Hmmmm, tem alguns itens que poderiam receber um retoque. Eu meio que gosto da Magic Sword como ela é agora, mas eu acho que a lâmina, bem como o seu cabo poderiam ficar melhor. Outras armas mais comum, como a knife, poderiam receber um retoque.

Tibia Hispano: Qual a sua cidade/área favorita no jogo (em termos de design)?

Penciljack: Eu realmente gostei do que fizemos quando redesenhamos Carlin. Eu acho que em termos de melhorias, este foi realmente muito bom. Em termos de aparência: eu amo a Deepling Hub!

Tibia Hispano: Há alguma sprite que, depois de terminá-la, você não gostou do resultado final?

Penciljack: Aconteceu, é claro! O que me vem à mente é talvez o Blood Crab. Eu acho que é um monstro que poderia ser feito algumas melhorias em alguns níveis. Sombreamento, as formas sobrepostas, a animação.

Tibia Hispano: Qual é o seu monstro favorito, outfit e peça de mobília?

Penciljack: Meu monstro favorito: Eu amo os Werewolves, mas fora uma das últimas que eu realmente gostei foi o Sight of Surrender.

Minha outfit favorita: Isso varia, mas agora o Shaman. Você tem que gostar dos dreadlocks! 

Peça de mobília: Seashell Bookcase

Tibia Hispano: Muito obrigado por responder todas as nossas perguntas. Boa sorte! 

Penciljack: Tudo bem, um muito obrigado por ter me entrevistado e um grande “Hola” para vocês!

entrevista por TibiaHispano (espanhol e inglês)
tradução por Silk, Necrotar Warrior e Flashbek
revisão por Silk 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui