2014-07-02-231823-000.png

Quanto mais o tempo passa, mais raras são as pessoas que decidem não sair da ilha onde começamos nossa aventura no Tibia. Quem diria que encontraríamos duas dessas pessoas na mesma família? Conheça um pouco mais de Zezinho Zideia (conhecido em nosso fórum por matar mais de 300 Munsters) e seu irmão, Vegeta Matador, jogadores de Rookgaard em Luminera.


 

Flashbek: Como de praxe, vamos começar com as apresentações. Quem são Zezinho Zideia e Vegeta Matador na RL?

Zezinho Zideia: Meu nome é Alex, tenho 17 anos, sou de Diamantina – Minas Gerais, mas atualmente moro em Montes Claros – Minas Gerais. Sou estudante e, no momento, estou aguardando esperançosamente ser chamado no curso de Direito.

Vegeta Matador: Meu nome é Pierre, tenho 14 anos, sou estudante do ensino fundamental, sou natural de Belo Horizonte – Minas Gerais onde resido atualmente e estou concluindo o último ano do ensino fundamental (9° ano).

Flashbek: O que os irmãos costumam fazer para matar o tempo fora do Tibia?

Vegeta Matador: Nossa, essa pergunta me parece um pouco difícil, pois nos meus tempos livres (que eu não estou estudando) eu jogo Tibia, mas fora do Tibia eu costumo assistir animes e um pouco de televisão. Bom, resumidamente: quando não estou no Tibia, provavelmente estarei assistindo animes ou televisão . Gosto também, de conversar no WhatsApp.

Zezinho Zideia: Confesso que, se me fizesse essa pergunta há pouco tempo atrás, eu teria uma dificuldade imensa em responde-la, pois as únicas coisas que eu fazia quando não estava na escola, era jogar Tibia ou futebol. Devido aos estudos, não tenho tanto tempo para o futebol, mas procuro sempre aparecer no Tibia quando é possível, porém, já não consigo jogar na mesma intensidade de antes e sempre procuro me distrair com outras atividades como: assistir alguns filmes e manter o contato com os amigos.

2014-07-02-225918-001.jpg
Os irmãos se divertindo em algum Halloween em Rookgaard

Flashbek: Como vocês conheceram o nosso querido Tibia?

Zezinho Zideia: Haha, longa história. Tibia nunca foi um jogo popular em minha cidade, mas eu tenho um primo que por volta de 2006/2007 estava sempre me chamando para jogar com ele, e eu sempre respondia que não iria jogar, pois me aparentava ser um jogo ridículo.

Até que nas férias de fim de ano nos reunimos na casa de meus avós e ele me convenceu a jogar com ele. Comecei a jogar e a gostar do jogo, lembro que comecei em Julera com um char que se chamava “Nen Zideia” e, desde aqueles tempos eu já sentia uma “atração” por Rookgaard, quando cheguei ao level 8, ele me disse que eu precisava mudar de cidade. Ao chegar em Thais comecei a detestar o jogo, só fui até o level 13 e parei de jogar no fim das férias.

Retornei em 2011, estava sem nada para fazer e resolvi baixar o jogo novamente. A antiga conta não existia mais, então, resolvi ressuscitar o antigo nome, criei o Nen Zideia novamente e como não sabia nem mesmo escolher o servidor, acabei parando em Luminera aleatoriamente, eu já não me lembrava de nada, não sabia nem mesmo como atacar os bichos ou comprar coisas com os NPCs.

Fui jogando com o Nen Zideia e acabei indo com ele até o level 15 em Rookgaard, pois já não me lembrava que tinha como mudar de cidade, até me contarem, matei o char até o level 8 e parti com o meu novo Knight (que hoje é um druid) para Mainland. Chegando lá, a sensação foi a mesma de 5 anos atrás, porém, resolvi criar um novo char, foi aí que surgiu o Zezinho Zideia e decidi começar minha jornada em Rookgaard.

Vegeta Matador: Eu e meu irmão moramos separados e como ele disse; nas férias de fim de ano a família se reúne na casa de nossos avós. Quando ele retornou em 2011, ele me chamou para jogar junto com ele e aceitei, pois na época estava sem nada para fazer, porém, como ele já não lembrava direito como se jogava e eu nunca tive uma experiência com o jogo, acabamos caindo em mundos diferentes. Meu char se chamava Kakaroto Matador que foi para Pacera e meu irmão Nen Zideia foi para Luminera, só depois de um tempo que nós percebemos que nossos chars estavam em mundos diferentes, com isso meu irmão me “arrastou” para Luminera e eu fiz um char chamado Vegeta Matador, o Kakaroto Matador eu passei para Mainland (como um sorcerer) mas eu morria muito com ele e quando eu adquiri mais experiência com o jogo, acabei deletando o mesmo e jogando em Rookgaard com o Vegeta Matador.

Flashbek: Já ficou até meio claro o motivo de vocês escolherem Rookgaard… Mas se fosse para vocês me explicarem o porquê de optarem pela “vocação” Rooker, o que vocês me diriam?

Zezinho Zideia: Lembro que em 2006, quando fui para Mainland, um cara roubou minha Spike Sword e ao retornar em 2011 um jogador que me lembro bem o nome “Zezin das Frutas” (foi daí que tirei o nome Zezinho Zideia), me prendeu em um telhado de Thais. Isso meio que me deixou amedrontado com aquele novo estilo de jogo, era um lugar onde o pessoal não se respeitava, diferente de Rookgaard, onde o pessoal me parecia ser mais amigável e unido. E claro, tem a questão de realmente GOSTAR, como eu disse antes, gostei de Rookgaard desde o meu primeiro encontro com o Tibia, os mistérios da ilha me fascinavam, tanto que pesquisar sobre eles ainda é um dos meus passatempos.

Vegeta Matador: Bom, eu me inspirei na ideia de jogar em Rookgaard pelo meu irmão e por já não aguentar mais morrer em Mainland. Pode-se dizer que o motivo em eu ir para Rookgaard, foi um “ódio” que eu tomei por Mainland e por ver meu irmão upando altos níveis em Rookgaard, vendo todo mundo level 5-6-7-8 e ele level 15 (naquela época). Pode-se dizer também, que havia uma rivalidade entre eu e meu irmão em Rookgaard, eu sempre estava 1 level atrás dele ou empatados. Hoje já é bem diferente, gosto muito de Rookgaard, não ligo mais para level e também jogo em Mainland.

Flashbek: Confesso que, quando eu comecei a jogar, eu também me perguntava qual a necessidade de sair de Rookgaard, eu gostava tanto de lá AHAHAH… Bem, com essa longa passagem por Rookgaard, existe alguma história engraçada ou inusitada que aconteceu com vocês na ilha? Poderia compartilhá-la conosco?

Zezinho Zideia: Eu lembro de uma: quando eu estava no level 26, nesse período eu estava doido para encontrar o boss Apprentice Sheng, eu ficava o tempo todo na Minotaur Hell, mas até então nunca havia encontrado ele. Em um determinado dia, combinei com meu parceiro Aare Erios (que na época era level 15 e infelizmente parou de jogar este ano) de “acamparmos” no local onde o boss aparece. Acho que ficamos parados lá conversando por umas 5 horas e para nossa surpresa: o boss apareceu. Meu coração acelerou e minhas mãos ficaram tremulas, até demorei um pouco para conseguir atacar o boss. Após conseguirmos matar o danado, ganhei uma Magic Light Wand de loot, e a coloquei no slot da flecha, eu achei aquilo um máximo, achava tão extraordinário ao ponto de acreditar que a luz da Magic Light Wand era infinita. Resultado disso foi que, após passar os 50 minutos a Magic Light Wand desapareceu e eu ainda fiquei um bom tempo sem entender o motivo dela ter sumido. Hahaha!

Vegeta Matador: Na época que eu era muito noob, estava querendo uma Katana em Rookgaard, não lembro direito o level que eu estava, acho que era 7. Pois bem, fui pegar a espada e por coincidência o top 2 de Rookgaard (Luminera) estava upando lá, ele viu que eu estava com dificuldades e tentou me ajudar, dizendo que eu tinha que passar pelos venenos, mas antes dos venenos acho que muitos jogadores sabem que tem Rotworms e tentei matá-los. Resultado? Acabei morrendo e fiquei sem a Katana, só depois que consegui mais experiência no jogo, que eu consegui pegar a espada.

2014-07-02-230037-002.jpg
Zezinho Zideia matando um Apprentice Sheng

Flashbek: Vamos imaginar a seguinte situação: se vocês tivessem a oportunidade de por um dia serem da Equipe de Conteúdo da CipSoft e tivessem carta branca para fazer qualquer alteração em Rookgaard, o que vocês mudariam ou acrescentariam na ilha de Rookgaard? Vamos lá, sejam criativos!

Zezinho Zideia: A CipSoft realmente não dá muita atenção aos Rookers, geralmente quando muda algo em Rookgaard é alterado visando a facilitação do jogo dos iniciantes, como por exemplo: não perder o loot ao morrer e a troca de Trolls por Young Troll. Por esse motivo, acredito que muitos Rookers responderiam que acrescentariam novos monstros em Rookgaard para facilitar a busca de leveis mais altos na ilha, mas sinceramente eu penso diferente, se uma pessoa joga em Rookgaard simplesmente por level acho que ela está jogando na cidade errada. Se eu fizesse parte da equipe de conteúdo da CipSoft, gostaria muito de voltar a primeira Rookgaard que conheci, aquela de 2006/2007, mas acho que não mudaria muita coisa, gosto dela como é. Se eu pudesse fazer alguma alteração, seria justamente o que qualquer bom jogador de Tibia gostaria de fazer, tentaria ao máximo criar uma maneira para eliminar os bots do jogo. E claro, aproveitaria para conhecer melhor os mistérios da ilha. Hehe.

Vegeta Matador: Como meu irmão falou, a CipSoft não visa muito os jogadores de Rookgaard, acho que se eu fosse um dos membros da equipe de conteúdo, eu colocaria casas em Rookgaard, pode até parecer uma ideia maluca, mas acho que com as casas, poderiam agradar os Rookers e não seria uma mudança que prejudicaria o jogo dos iniciantes, tornando assim o ambiente de Rookgaard ainda mais agradável.

Flashbek: Como vocês costumam jogar para fazer experiência/upar? Alguma dica para alguém que pode vir a desejar essa carreira?

Vegeta Matador: A problemática dos bots dificulta muito a hunt de todos, mas quando eles não estão online eu fico muito na Minotaur Hell, que pode ter possibilidades de vim Apprentice Sheng, mas se os botters estiverem lá eu costumo ir nos Trolls da área Premium.

Zezinho Zideia: Acho que cerca de 90% de minha experiência foi adquirida na Minotaur Hell, lá com certeza é o melhor lugar para se fazer gold, e ainda pode aparecer um Apprentice Sheng vez ou outra te presenteando com uma Magic Light Wand ou Knife. Agora, se você está em busca de experiência, a cave das Poison Spider foi o lugar onde consegui a minha maior taxa de experiência/hora, mesmo assim nunca gostei de upar lá.

2014-07-02-230207-003.jpg
Vegeta Matador atinge o nível 41 na caverna de Poison Spider

Flashbek: Quais são as maiores dificuldades de um rooker hoje em dia, além de upar level? Por exemplo: fazer novos amigos de ilha, colecionar certo item para um addon em específico?

Vegeta Matador: Eu acho que é ser chamado de botter por alguns jogadores, pois tem gente que acha que só porque a pessoa é level alto em Rookgaard, quer dizer que ela usa bot, e o fato de fazer addons também, essa foi uma grande dificuldade para mim.

Zezinho Zideia: Como meu irmão disse, a falta de respeito de alguns chega a ser desanimadora, acho que todos os Rookers já foram chamados de Bot ao menos uma vez, eu particularmente apenas ignoro situações como essa. Colecionar itens para addon também é uma tarefa difícil. Em Luminera eu diria que hoje é quase impossível juntar 100 Minotaur Leathers, pois se você for na Minotaur Hell vai encontrar 2 bots dividindo o mesmo respawn, devido a isso, muitos jogadores acabam desistindo de continuar a caminhada em Rookgaard, o que faz com que a cidade fique cada vez mais carente de verdadeiros jogadores. Em suma, a grande maioria dos problemas são consequência do uso de bot. Na minha opinião, eles são realmente os que mais prejudica o jogo.

Flashbek: O que vocês acharam do update que modificou boa parte da ilha? De certa forma, isso contribuiu para o desaparecimento dos antigos jogadores da ilha e/ou até mesmo para o surgimento de novos?

Vegeta Matador: Bom, quando eu comecei a jogar Tibia, o update que modificou a ilha tinha acabado de acontecer, então, não tenho muito o que falar, mas o fato deles terem tirado aquela Tarantula inalcançável foi um fator muito desagradável, pois acho que retirando a mesma mostrou que ela não tinha nenhum mistério na ilha. Mas o fator de acrescentar novos Rookers ou sair novos Rookers não mudou nada. Não tenho muito o que dizer, pois naquela época eu não jogava com o mesmo foco de Rooker como agora.

Zezinho Zideia: Eu retornei em 2011 pouco antes desse update acontecer e após o update muitos Rookers foram parando de jogar, afinal, essa foi mais uma mudança a favor dos iniciantes. Os Rookers perderam uma excelente cave de Poison Spiders que deram lugar a Fortaleza dos Orcs (que só pode ser acessada por quem faz o tutorial do Vascalir). O legal desse update foi que ganhamos novos itens para colecionar como o Ring e o Small Ruby, mas se for colocar na balança, os aspectos negativos superam os positivos.

Flashbek: Vocês tem algum ídolo Rooker?

Zezinho Zideia: Acho que não tenho, eu não comecei a jogar em Rookgaard por me inspirar em algum outro Rooker. Tenho alguns jogadores que conheci no jogo aos quais respeito muito, nomes como: Aare Erios, Lethal Rook e Diaba dos Infernus, são rookers que mostraram serem honestos, mas “ídolos”, não.

Vegeta Matador: Eu também não tenho um ídolo, eu tenho alguns caras em Rookgaard que eu admiro, mas não chega a ser um “ídolo”.

2014-07-02-230410-004p2.jpg
Zezinho Zideia com alguns de seus amigos

Flashbek: Depois de tanto tempo em Rookgaard, o que em especial mantém vocês na ilha mesmo com poucos jogadores Rookers?

Vegeta Matador: Ultimamente não tenho jogado muito em Rookgaard como antes, mas o que me mantem ali ainda, é os segredos, amizades e tentar melhorar ainda mais meus skils de distance e fist fighting.

Zezinho Zideia: Acho que nem eu mesmo sei o motivo de ainda permanecer em Rookgaard, confesso que diversas vezes parei de jogar por alguns meses achando que nunca mais iria jogar novamente, mas a verdade é que já me diverti muito ali, esse jogo marcou uma fase de minha vida, e eu ainda tenho esperança de Rookgaard um dia voltar a ser aquele lugar legal o qual senti “amor à primeira vista”, talvez isso seja o que ainda me segura ali.

Flashbek: Em algum momento já tiveram vontade de abandonar Rookgaard?

Vegeta Matador: Eu não diria abandonar, mas muitas vezes enjoei de jogar em Rookgaard e comecei a jogar em Mainland, ou então, eu jogava em Rookgaard e em Mainland.

Zezinho Zideia: Confesso que algumas vezes sim, cheguei a me desanimar ao ponto de pensar em situações como deletar a conta ou até mesmo matar o meu char até o level 1, hoje penso que felizmente eu não fiz isso, mas não descarto essas possibilidades caso um dia perceba que Rookgaard não dá mais para mim.

Flashbek: Na opinião de vocês, esperam algum dia descobrir o mistério da tão cobiçada Sword of Fury?

Vegeta Matador: Não tenho certeza se um dia irei descobrir, mas nunca desisto, estou sempre pesquisando. Se algum dia isso acontecer, será para mim, a minha maior conquista dentro do jogo.

Zezinho Zideia: Já pesquisei tanto sobre isso que hoje tenho minhas dúvidas se isso é realmente possível ou não, acho que se existir deve ser algo que dependa de um pouco de sorte, quero dizer que se existe uma Quest, ela não deve estar aberta todos os dias. E sinceramente, se não conseguimos desvendar isso na época em que o pessoal realmente dava atenção aos mistérios, não vai ser hoje com a galera se preocupando apenas com level para ganhar “status” que vamos conseguir, talvez se um dia todos se reunirem e colocarem suas ideias em prática, esse mistério seja solucionado.

2014-07-02-230543-005.jpg
Upando do lado da cobiçada Sword of Fury

Flashbek: Ainda falando sobre os mistérios de Rookgaard, acham que ainda existe alguma coisa a ser descoberta?

Zezinho Zideia: Claro que sim, disso eu não tenho dúvidas. Rookgaard é um lugar misterioso e com certeza ainda há muita coisa a ser descoberta.

Vegeta Matador: Com certeza, Rookgaard é um lugar cheio de mistérios, basta pesquisar um pouco. Pois alguns mistérios parecem ser mais simples do que muitos imaginam.

Flashbek: Possuem o frasco contendo urine em rookgaard? Ou algum item mais raro do tipo antidote rune?

Zezinho Zideia: Urine eu tenho em uns 7 mundos, uso elas para fazer alguns testes… Também tenho a antiga key 4600 e o pot, mas nenhum desses meus itens se encontram em Luminera. Na verdade, nunca fui um grande colecionador. Também possuo uma Antidote Rune.

Vegeta Matador: Infelizmente não tenho nenhum desses itens que foram extintos de Rookgaard.

2014-07-02-230700-006.jpg
Coleção de urina (eew) de Zezinho

Flashbek: Por serem de level razoavelmente alto em Rookgaard, vocês já foram acusados de usar bot alguma vez? Como lidam com essas situações?

Zezinho Zideia: Sim, várias vezes. Muitos me acusam disso por eu ter mortes no level 47 e 52, entretanto, o que realmente aconteceu é que desde que parei de dar atenção ao level passei a ficar muito distraído no jogo, nas duas mortes por exemplo eu esqueci o meu char parado na Mino Hell enquanto conversava com alguém no Facebook, provavelmente alguém deve ter chegado e arrastado alguns orcs e minos até o meu char. Quando me acusam eu tento explicar (o que quase nunca dá certo), mas procuro não dar muita atenção e acabo apenas ignorando.

Vegeta Matador: Sim, já fomos várias vezes. Eu, diferente do meu irmão, acabo xingando a pessoa e depois ignoro dizendo a ela que me traga provas que se eu uso esse software ilegal -.-

Flashbek: Quem acompanha a seção Newbie Island (Rookgaard) teve uma surpresa ao se deparar com um tópico um tanto inusitado. Estou falando da ‘caça ao Munster’. Zezinho, conte-nos um pouco de onde surgiu essa obsessão pelo boss? E para a galera que não acompanha, quantos você já matou?

Zezinho Zideia: Ao contrário do que muitos imaginam, aquela não foi uma ideia minha. Eu tinha minhas dúvidas se o dado realmente era loot do Munster e isso me motivou para saber se era verdade.

Um dia eu estava com o Zideia no local onde o Munster aparece, quando de repente surgiu um char com o nome Venthuri Luminera (é um polonês), ela me perguntou se eu estava em busca do dado e respondi que sim, então ela me respondeu que já possuía 4 dados, fiquei meio que sem acreditar até que ela me mandou o link de seu tópico no site polonês, lá eu vi que ela tinha char em todos os mundos para procurar o Munster. Aquilo me deu um ânimo na busca pelo dado, logo pensei:

– “Pô, eu também posso fazer isso”.

Comecei a caçada e me lembro de quando havia matado cerca de 50 Munsters, muita gente me aconselhou a parar com isso afirmando que o dado não vinha do Munster, resolvi continuar e no número 79 consegui o primeiro dado, emoção sem limites e sentimento de dever cumprido. Ao todo foram 300 Munsters, pretendo aumentar esse número em breve. Haha.

Flashbek: Quantos Die você já pegou nessa brincadeira e quantos você esperava pegar após o primeiro?

Zezinho Zideia: Ao todo consegui 2 die. Quando comecei com isso eu esperava ter uma média de 1 die para cada 200 Munster, mesmo conseguindo o primeiro no número 79 eu continuei com esse pensamento, mas fui surpreendido com o segundo já no Munster de número 105, com 2 die conquistados rapidamente eu esperava conseguir o terceiro ainda antes do número 300, o que não aconteceu.

2014-07-02-230851-007.jpg
Um dos personagens de Zezinho Zideia conseguindo o achievement de rolar o número da besta com o dado

Flashbek: E você, Vegeta? Tem algum plano em mente voltado a algum tipo de projeto no Tibia como a caça ao Munster de seu irmão?

Vegeta Matador: Desde muito tempo tenho uma ideia em mente a qual ainda não completei, já li em algum lugar que todos os sqm de Rookgaard foram picaretados… Bom, sempre duvidei disso e por isso pretendo, um dia, talvez com a ajuda de meu irmão, picaretar todos os sqm de Rookgaard.

2014-07-02-231030-008.jpg
Vegeta Matador comemorando o level 40 com seus amigos e companheiros de guild

Flashbek: Partimos agora para as perguntas rápidas! Vocês já devem estar familiarizados, não é? Eu lanço a pergunta e vocês respondem com a primeira coisa que vier na cabeça! Podemos começar?

Zezinho Zideia: Por mim sim.

Vegeta Matador: Ok.

Flashbek: Um monstro de Rookgaard?

Vegeta Matador: Apprentice Sheng.

Zezinho Zideia: Munster!

Flashbek: Um lugar de Rookgaard?

Zezinho Zideia: Mino hell.

Vegeta Matador: Bear room.

Flashbek: Uma cidade de main?

Zezinho Zideia: Thais.

Vegeta Matador: Darashia.

Flashbek: Um NPC de Rookgaard?

Zezinho Zideia: Tom.

Vegeta Matador: Al Dee.

2014-07-02-231325-10405709_335212429959547_1587744817_n.jpg
Vegeta diz ter acertado 50 em um Goblin, um bom hit se for considerar Rookgaard

Flashbek: Agora eu digo algumas palavras/nomes e vocês dizem a primeira coisa que vem na cabeça de vocês, ok?

Zezinho Zideia: Ok.

Vegeta Matador: Ok.

Flashbek: Brass armor.

Zezinho Zideia: Desejo.

Vegeta Matador: Fantástico.

Flashbek: Montaria.

Vegeta Matador: Sonho.

Zezinho Zideia: Improvável me verem com uma algum dia.

Flashbek: Lag.

Vegeta Matador: Ódio.

Zezinho Zideia: Estressante.

Flashbek: Demon.

Zezinho Zideia: Kraknaknork’s.

Vegeta Matador: Ghazbaran.

Flashbek: Golden Falcon Warriors.

Zezinho Zideia: Gosto demais.

Vegeta Matador: Ótimo.

2014-07-02-231152-009.jpg
Homenagem dos irmãos rookers à sua guild, Golden Falcon Warriors (GFW)

Flashbek: Muito obrigado pela entrevista vocês dois! Querem deixar algum recado para nossos leitores?

Zezinho Zideia: Ao contrário do que muitos imaginam e muitas vezes acabam por criticando, Rookgaard é um lugar interessante e é possível sim se divertir ali… Como eu digo na descrição de meu personagem: “[…] eu procurei apenas aproveitar ao máximo cada momento que passei nessa ilha, é justamente por esse motivo que hoje me sinto o cidadão mais feliz de Rookgaard…”. Se divertir deve sempre ser visto como o objetivo principal nesse jogo.

Vegeta Matador: Bom gostaria de deixar um recado para que cada jogador procure aquele lugar onde ache mais divertido, idepedentemente de level, para que possa aproveitar melhor o jogo e se um dia passarem ou voltarem a passar em Rookgaard, dê um oi pra gente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui