Monk: Uma visão do gerenciamento de produtos

0
6295

Queridos Tibianos e Tibianas!

Vocês provavelmente possuem muitos questionamentos e impressões após lerem o anúncio.
Isso é perfeitamente normal e como o líder do projeto de desenvolvimento da quinta vocação, eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para compartilhar com vocês uma visão mais detalhada do desenvolvimento do Monk. Assim então ajudando a esclarecer algumas de suas dúvidas e aumentar ainda mais o interesse de vocês.

Quais foram nossos primeiros passos?

Quando a ideia surgiu pela primeira vez, ela foi considerada impossível. Adicionar uma nova vocação ao Tibia após todos esses anos provavelmente seria muito complexo e arriscado. Quanto mais conversávamos sobre isso, mais parecia uma ideia tangível e um passo extremamente natural no jogo. Qual seria então a razão para que a entrada para os bosses tem espaço para cinco jogadores senão espaço para a quinta vocação?


Desenvolver uma nova vocação é uma tarefa muito desafiadora, é mais do que apenas criar novas habilidades ou novos equipamentos; é sobre assegurar que jogar com a nova vocação seja tão natural quanto se ela já tivesse sido implementada desde o início. Ela precisa estar no mesmo patamar das outras vocações já existentes, para ser mais uma opção natural para grupos. Ela deve ser desejada por todos os tipos de jogadores, antigos ou novos, igualmente. Ela deve prover uma contribuição para qualquer grupo sem que seja de suma importância para não deixar outras vocação não tão desejadas assim.
Essa última colocação foi repetida como um mantra, por diversas vezes por mim quando pensava sobre a nova vocação. E com essas regras básicas, nós começamos a conversar sobre os próximos passos.

Como decidir qual o melhor lugar em um grupo?

Assim que decidimos por criar uma nova vocação, nós precisávamos decidir qual a função que ela exerceria. A primeira escolha, corpo a corpo (melee) ou combate a distância (ranged), foi bem fácil. Como o Tibia já possui três vocação de combate a distância e apenas uma corpo a corpo, nós já sabíamos que queríamos uma vocação de combate de corpo a corpo. Após isso, fica um pouco mais complicado. Olhando para cada função que cada vocação atual possui, temos algumas observações a fazer:

  • Causar dano é a função básica de toda vocação e todas elas devem ser muito eficientes nessa área para que continuem viáveis tanto para jogadores solo quanto para jogadores de grupo.
  • Tankar e Curar são funções secundárias muito fortes e são funções desempenhadas pelos Knights e Druids, respectivamente. Porém Knights são muito mais comuns do que Druids, abrindo então o espaço para um segundo curandeiro (healer).
  • Lurar e aplicar fraquezas (debuffs) são funções secundárias fracas, portanto, a nova vocação não deve se encaixar nessa função, que já são preenchidas por Paladins e Sorcerers.

Como chegamos de "Uma nova vocação" para "Monk"?

Após termos decidido a função da nova vocação, nós focamos então nos arquétipos de fantasia. Classes icônicas como Rogue, Bardo e Monk se destacaram como possíveis para preencher esta lacuna. Quando nos aprofundamos um pouco mais nessas classes, o Monk rapidamente se destacou. Bardos podem ser combatentes corpo a corpo, mas não são muito conhecidos por este tipo de combate e trazem consigo também uma bagagem, digamos que musical, para incorporarmos. Rogues se distinguem muito bem por serem combatentes de corpo a corpo e distinguem-se também por não serem Tanks, porém não se encaixam na função secundária.
O Monk, entretanto, acomoda-se muito bem nas funções que desejamos, tanto primária quanto secundária. Tradicionalmente um combatente corpo a corpo com um lado espiritual ligado, eles podem causar dano em batalhas corpo a corpo e também melhorar as habilidades (buffar) seus aliados. Esse lado espiritual encaixa perfeitamente na função secundária desejada como curandeiro (healer). E além disso, o Monk nos permite utilizar uma skill que já existe no jogo como sua skill primária, o Fist Fighting.

Jogabilidade - O que é novo?

Com a decisão do design da classe por nossa responsabilidade, poucas decisões sobre a sua jogabilidade tiveram de ser feitas. Enquanto muitas ideias não chegaram na parte final do design, aqui está uma amostra das mecânicas chaves que definem o Monk:

Harmony

O sistema de Harmony é o sistema primário do Monk e que fará com que ele se diferencie ao máximo das outras vocações.

  • O Monk gera Harmony utilizando habilidades de ataque específicas, gerando até cinco pontos de Harmony por vez.
  • Um grupo secundário de habilidades consumirá todo o Harmony para aumentar bastante o seu poder.

De um ponto de vista da jogabilidade, o Monk sempre terá o poder de tomar uma decisão pequena em como utilizar o seu Harmony. Ele poderá ser utilizado para uma poderosa cura em área, ou para punir um alvo único ou até mesmo um grande grupo de inimigos.

Virtues

Começando a partir da sua promoção de vocação, o Monk terá acesso a três virtudes (virtues), na qual uma estará sempre ativa. Cada Virtue concederá um efeito passivo único:

  • Virtue of Harmony: Aumenta o poder das habilidades que consomem Harmony.
  • Virtue of Justice: Aumenta a skill Fist Fighting.
  • Virtue os Sustain: Aumenta significativamente toda a cura causada.

Adicionalmente, independente da Virtue, todas as Virtues concedem ao Monk a habilidade passiva de se curar ou curar aliados sempre que consumirem Harmony sem utilizar mana adicional.

Serene

Monks são mais poderosos quando estão no estado de Serene, que é conseguido cumprindo uma das duas condições abaixo:

  • Nenhum membro do grupo próximo, ou não estando em grupo.
  • Menos que seis monstros adjacentes.

Quando no estado de Serene, o poder do Monk é aumentado consideravelmente. Com as Virtues tendo seus efeitos dobrados para ataques automáticos causarem dano adicional considerável, o Monk só conseguirá competir com as outras vocações estando no estado Serene.
Nós queríamos nos assegurar que Monks nunca serão a melhor opção para Tankar grandes quantidades de monstros enquanto estiver em grupo, por ser uma função do Knight. Serene é nossa resposta para isto, tendo assim o Monk fortemente enfraquecido quando Tankando boxes de monstros.

Pensamentos Finais

No fim de tudo, nós vemos a adição de uma nova vocação como uma oportunidade para que os jogadores possam ter o sentimento de descobrir algo, o que é uma parte essencial do Tibia. Uma chance de aprender as mecânicas de uma nova vocação, experimentar novas estratégias e adaptações de novas composições dos grupos. Com tudo isso sendo dito, nós temos ainda muito mais para compartilhar com vocês nas semanas que seguem, estamos ansiosos para ver suas reações sobre esse tópico.

Compartilhado pelo Niadus.

Artigo em Destaque da Nova Vocação 1/5

Taleon Online - Jogue Tibia sem mensalidades!
Otserv criado pelo TibiaBR.
https://taleon.online/

Artigo anteriorImportante sobre os Tibia Tokens
Próximo artigoA Quinta Vocação

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui