Alguns dias atrás eu estava calmamente visitando os Fóruns de Tibia e eu achei a surpresa desagradável, um tópico convidando para “ajudar” a CipSoft na luta contra os kicks, lags e DDoS através da “brilhante” estratégia de não comprar premium.

Eu chamo de “brilhante” porque, se você ainda não notou, eu estou sendo sarcástico.

Eu sei, ás vezes eu não consigo conectar também, mas por favor… Continue lendo.


Quando somos consumidores de um produto, vemos apenas a nossa parte, o nosso interesse no produto que chega às nossas mãos em excelente condições, seja ele uma lata de leite em pó, um carro, ou um jogo online. Mas para que isso aconteça, existem certas condições que devem ser cumpridas, que são mais ou menos o que poderíamos considerar como o processo de nascimento do produto. No caso de objetos materiais não existe tanto problema (embora haja muitos) porque eles têm um tempo de nascimento definido: Eu faço um carro, eu vendo para você, talvez eu te dê um ano de garantia, e é isso. O carro não vai se virar contra um ônibus por si só, nem você vai tentar anexar coisas a ele para que ele dirija sozinho e corra para cima de um grupo de pessoas, por causa de sua inexperiência ou falta de consideração para com as pessoas andando na rua.

Um jogo online é diferente, os consumidores de jogos online, em particular Tibia, sempre exigiram atualizações de conteúdo, quests, itens, e esses updates são o que matém o jogo vivo, é por causa deles que temos “coisas novas” para explorar, novas para fazer. Além disso, obviamente temos a população dos jogos online, ou seja, as pessoas que jogam ativamente, tem a tendência em crescer com o tempo, mesmo que o número de jogadores online ao mesmo tempo varie. E é aqui que eu quero parar.

Um jogo de longa duração, Tibia cria amizades eternas…

Em Primeiro e mais importante, a menos que você acabou de criar sua conta, deve saber que Tibia é um jogo atípico. No Tibia você não vai encontrar gráficos 3D ou uma enorme rede de merchandising que sempre transmite propagandas na TV, a cada dia e cada hora. Tibia é um jogo, se você quiser dizer que gosta disso, feito a mão. Se, como eu, você tem anos jogando este jogo ou se envolve de alguma forma com a sua comunidade, você sabe que é difícil não desenvolver sentimentos de afeição com o jogo, de senti-lo como uma segunda casa. No meu caso, cada vez que eu faço login e vou fazer qualquer coisa no Tibia, sinto a nostalgia que apenas as coisas já conhecidas podem dar, algo que pode me ajudar a relaxar ao fazê-lo. Mas Tibia cresceu, não é só nos jogadores “old school” que se conectam ao jogo. Muitos vieram depois, com diferentes interesses; e muitos destes interesses acabou por ser egoísta. O aumento no uso de bots não é apenas uma consequência das políticas equivocadas de CipSoft, mas também de atitudes equivocadas de alguns jogadores, que preferiram o ganho pessoal de qualquer tipo, em vez de se divertindo com o jogo Tibia, na forma como ele foi concebido para ser jogado, da mesma forma que para mim e para muitos outros, o jogo foi absolutamente perfeito.

O jogo mudou tanto, que para alguns jogadores “old school” era impossível lidar com pessoas egoístas diariamente, e eles começaram a procurar outras alternativas. Isso produziu uma mudança drástica na comunidade em que prevalece o egoísmo. Este egoísmo torna-se visível com comentários como o do jogador, que não posso citar porque eu esqueci o nome dele, embora seja difícil de esquecer o que ele disse. Será que ele realmente acha que é uma boa ideia sufocar economicamente um jogo que está sob ataque? Será que essa pessoa pensa que seria algo produtivo para o bem-estar do Tibia? Naturalmente, as pessoas são livres para comprar ou não comprar premium, mas abertamente chamando para parar de fazer isso, só porque há inconvenientes causados não pela CipSoft é horrível, egoísta e doentio.

 


Todos os serviços online podem ser atacados. Tibia não é exceção.

Isto leva ao meu segundo ponto. Por que Tibia está sob ataque? Bem, a resposta curta seria simplesmente “porque ele existe”. Milhares de serviços online são atacados diariamente, com muitas ou poucas razões, a partir de muitas fontes. Até mesmo os sites de governos poderosos como os Estados Unidos, ou empresas grandes como Sony, foram atacados, de maneiras muito piores do que aqueles que o Tibia teve que enfrentar. É uma realidade do nosso mundo interconectado, porque, nós somos humanos e os humanos podem criar coisas maravilhosas, como jogos pixelados, ou sombrio, como ataques a esses jogos. No entanto, não deve ficar fora de nossa visão que parte da comunidade tem sido continuamente a fonte de prejuízos para Tibia, que parte da comunidade que é tão egoísta e sem propósito que nem sequer se incomodam enquanto seus membros deixam um programa de subir nível para eles, só assim eles podem oprimir as pessoas mais tarde, mesmo que elas só querem jogar por diversão.

Eles são os mesmos, os mesmos que atacam para obter ganho pessoal, para talvez, como eu disse em um post nos fóruns, tirar proveito da boa vontade da CipSoft quando compensarem os seus jogadores com vouchers; e fazer negócios com eles. Eles são os mesmos que têm impulsionado o Tibia a mudar tanto, é injusto com a empresa que foi capaz de criar um jogo que nos deu amizades, horas ou meses de entretenimento, e uma comunidade onde sentimos que pertencemos, mas mais importante, é injusto para nós, com aqueles de nós que ainda mantem esse sentimento nostálgico e a sensação que pertenço aqui. É injusto querer punir um jogo por causa de ser atacado, não tendo em mente que estes ataques são, infelizmente, uma parte inerente da Internet, e não tendo em conta que Cipsoft está fazendo tudo ao seu alcance humano e social para mitigar os efeitos nocivos dos ataques.

Eu vi isso hoje, enquanto estava escrevendo este artigo. Eles estão trabalhando nisso…

É inevitável a existência deste tipo de ataques, e é inevitável sofrer com eles neste momento, ou talvez ficar com raiva quando nos deixa com três level a menos. Mas seria ainda mais triste se uma ação de boicote deliberado, como o que alguns jogadores egoístas querem instigar, nos deixa com nenhum nível para perder.

Até a próxima.

Artigo por Tibia Venezuela

Traduzido por:

Revisão: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui