Opticording forge: uma quest que há dois anos estava sem solução, foi solucionada no mês passado. A recompensa? Um Mysterious Metal Egg. Apesar de tudo, ainda existem muitas perguntas a serem respondidas: a quest foi realmente concluída? Para que serve o Mysterious Metal Egg?

Ayuu, o primeiro player a solucionar a quest, falou com exclusividade ao TibiaBR sobre a experiência de ter desvendado os mistérios dessa quest: suas dificuldades, sua motivação e o que espera do jogo de maneira geral. Apesar da empolgação, o jogador se mostrou humilde e defende o Tibia com unhas e dentes.

Ayuu abrindo o Mysterious Ornate Chest com seu personagem Vuuya

 

Confira abaixo a entrevista exclusiva:

Equipe TibiaBR: Primeiro de tudo, gostaria de agradecer por dividir seu tempo conosco. Então, vamos começar!  Você pode nos contar um pouquinho sobre você? Qual o seu nome? Quantos anos você tem? De onde você é? Quem é a pessoa por trás do primeiro player a concluir a Opticording Forge quest?
Ayuu: Olá, o meu nome Philip, 19 anos. Eu moro na Polônia, atualmente, na Cracóvia. Bem, eu sou um pouco misterioso, talvez um pouco tímido, mas eu diria que penso mais do que falo xD. 

Há quanto tempo você joga Tibia? Como você descobriu o jogo?
Eu jogo Tibia desde 2005. Com muitas pausas, mas sempre joguei esse jogo. Meu irmão me mostrou quando eu era mais novo e eu gostei 😛

O que você gosta de fazer quando não está jogando?
Bem, eu costumo jogar muitos outros jogos, mas quando eu não estou jogando eu gasto um tempinho para melhorar meus truques de mágica, quero dizer, truques com cartas. Tenho praticado por cerca de 2 anos, então, eu sou uma espécie de mágico heh 😀 Eu também gosto de encontrar meus amigos e andar de patins.

Truques de mágica são bem legais :). O que você gosta de fazer quando joga? Você investe muito tempo tentando resolver mistérios do Tibia?
Na verdade não, eu procuro solucionar mistérios quando não estou jogando. Eu tenho várias screenshots do jogo salvas no meu celular então eu costumo dar uma analisada nelas no meu tempo livre. No jogo, entretanto, eu costumo apenas jogar conversa fora com a minha guild e caçar alguma coisa com meu irmão.

Na sua opinião, a abordagem do RPG desenvolvida pela CipSoft é interessante? Caso não, o que você acha que a empresa poderia fazer para mudar isso?
Com certeza a parte de RPG do Tibia é interessante, pelo menos para mim. Todas as histórias que os NPCs contam são incríveis. Os desenvolvedores realmente investiram muito no genesis e no conteúdo do Tibia. Eu acho que, antigamente, o RPG era a melhor parte. Por exemplo o sistema de trocas antes era mais divertido, tipo “você manda primeiro”, eram muitos riscos e muita diversão naquela época :D!

Sim, sem dúvida. Do que você sente mais falta no Tibia hoje em dia? Você acredita que não existam mais mistérios, considerando que há tantos spoilers disponíveis?
Eu sinto falta do antigo sistema PvP. Eu costumava jogar muito em mundos PvP, participar de guerras, etc. Eu também sinto falta de quando level era algo difícil de se conseguir. De quando o dinheiro era realmente valioso. Hoje em dia é muito fácil pegar level, e as trocas simplesmente deram lugar ao marketplace. Também sinto falta das outfits antigas.
Sobre os mistérios… Bem, com certeza ainda há muitos mistérios não resolvidos, como a bonelord language, serpentine tower e até mesmo a banshee em yakundaf desert. O mesmo vale para o basilisk.

O Tibia possui um conteúdo enorme, fantástico, rico e variado. Entretando, considerando a opinião e os pedidos de grande parte da comunidade, a CipSoft tem priorizado o power game – com vouchers, double XP/Skills, divisão de experiência em party, quests que recompensam com experiência (como Lightbearer e Devovorga), monstros que dão muito mais experiência e respawns que permitem que os players alcancem uma exp/h cada vez maior. O quanto você acha que essa abordagem sacrifica o interesse dos players pelo RPG?
Eu sei que muitos players lamentam o fato da CipSoft distribuir vouchers, double EXP e por tornar tudo mais fácil para pegar mais exp. Mas eu acho que depende do que você quer para o jogo, porque o jogo está aí para ser jogado. E isso não afeta o RPG. Você pode, literalmente, viver no level 8 no Tibia e curtir isso.

Sim, eu concordo. Existem muitas coisas para se fazer aqui. É muito comum, hoje em dia, ver vários jogadores dizendo que o Tibia está morrendo. Na sua opinião, quem está matando o jogo: os players, a CipSoft, ambos ou o jogo não está morrendo?
Eu vejo vários desses posts, tanto nos fóruns do Tibia quanto em redes sociais, falando sobre o Tibia estar morrendo. Bem, os jogos em si tem seus “dias de glória” e, quando o tempo passa, muitos deles morrem. Mas ainda existem muitos players que ainda jogam. Eu acho que os players estão matando o jogo, uma vez que eles usam bot, é injusto com os outros players. Eles também vendem gold por dinheiro real, alterando todo o sistema de trade. A CipSoft está fazendo tudo que eles podem para manter o jogo vivo, e eu acho que eles ainda vão tocar o jogo por vários anos. Eles começaram com 1 player online, e eles vão encerrá-lo com 1 player online :D! E eu com certeza quero ser esse último player hahaha xD

É legal ver que ainda existem jogadores que se importam com o jogo. Agora eu gostaria de fazer algumas perguntas sobre a quest. O que motivou você a tentar desvendar o mistério por trás dessa quest?
Bem, desde o inicio eu sempre investiguei mistérios no Tibia. Sempre procurando coisas diferentes, falando com NPCs. Eles tem muito a dizer. Quando eu comecei a jogar Tibia eu sempre falava com os NPCs sobre “time” e “job”. Quando eu vi essa quest pela primeira vez, cerca de 2 anos atrás, não se sabia muito sobre ela. Com o tempo os players obtiveram algum progresso, mas pararam na parte do opticording forge e da sentença, agora popular: “State the meaning the walls VB and VC of testimony”. Eu parei junto com eles nesse ponto, e mais tarde quando eu notei que ela ainda não havia sido finalizada e que a CipSoft fez Oramond parte dela, eu estava tipo: ei, com certeza é possivel resolvê-la, alguém precisa resolver essa quest de alguma maneira. Eu não esperava que seria eu, Eu estava apenas verificando algumas coisas a respeito, como os outros jogadores.

Quanto tempo você levou para resolvê-la? Você acha que o tempo e dinheiro gastos valeram a pena?
Bem, eu levei 5 meses desde o início do trabalho “organizado” até a resposta, apenas analisando várias possíveis soluções e teorias diferentes. As vezes trabalhava nisso dia e noite. Mas valeu apena sim. O momento em que eu finalmente cheguei na resposta certa é algo que eu vou me lembrar para sempre 😀

Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou durante a quest?
Estudar e compreender os livros. A parte mais importante, que me custou a maior parte do tempo. É necessário definir o que VC e VB realmente são. Isso é algo que você deve saber caso queira resolver a quest. Mas ainda assim, é quase impossível.

Você teve ajuda de outros players?
Bem, para ser honesto, eu apenas checava o Wikia. Eu cheguei a ver alguns tópicos não ficiais sobre essa quest antes de resolvê-la, mas para mim, eles não tinham qualquer sentido, então eu preferi trabalhar sozinho. Nada realmente ajudou a entender o significado de VC e VB, bem como o que realmente são 😛

Como você se sentiu quando completou a quest? Você gostou da recompensa ou se sentiu desapontado?
Quando eu resolvi a quest eu nem estava no jogo. Era tarde da noite, quando eu encontrei a resposta. eu nem precisei entrar no jogo e falar com o NPC para saber que a resposta estava, quando eu percebi eu estava 100% certo de que era aquilo. Nesse ponto eu nme imaginava o que eu iria pegar naquele baú. E eu estava muito, muito ansioso, um sentimento que eu não sei descrever. Depois, quando eu entrei no jogo, falei com o NPC e finalmente abri o baú, eu fiquei ainda mais ansioso. Porque quando eu cliquei no baú, ele me deu o egg. Melhor ainda, ele me deu o “mysterious metal egg”. Era apenas um sinal de que aquele, provavelmente, não era o final da quest. Mas quem sabe! 😀

Sim, essa é minha próxima pergunta! Você acredita que o ovo possa ser usado para alguma coisa? Alguma teoria que gostaria de dividir com a gente?
Várias pessoas no fórum dizem que o ovo pode ser aberto, uma vez que eles viram o “sprite” de um ovo aberto. Pessoalmente, eu acho que ainda não existe esse conteúdo. Eu já verifiquei muitas coisas relacionadas, pergutei a vários NPCs sobre isso, etc. Mas eu não consegui nada. Como o ovo é de metal, provavelmente é algum mecanismo complicado que consegue abrí-lo. Com certeza não é um “ovo orgânico”, então nada irá chocar de dentro dele. Como ele é pequeno e leve, com certeza irá conter algo como um diamante ou algo do tipo.

Considerando que você obteve um item único (até o momento), você tem a intenção de vendê-lo? Quando você acha que o Mysterious Metal Egg vale (em gold coins)? Suponho que você já tenha recebido boas ofertas.
Eu já recebi algumas ofertas por ele, mas ainda não tenho certeza se vou vendê-lo. Mas vender o ovo não seria problema, uma vez que a pessoa que comprar ele ainda não saberia a resposta. Pacera é meu mundo principal agora, então se eu vender, provavelmente venderei em Aurera, uma vez que eu não jogo mais lá. E o ovo, por enquanto, é mais uma decoração e item de colecionador.

Tem alguma dica que você pode compartilhas com os players que vem tentando resolver a quest nos últimos dois anos?
Sim, mas muitos players provavelmentejá sabem. Com o tempo, muitas teorias apareceram no fórum, de vários jogadores. Muitos tiveram a mesma ideia e por isso eles tentaram várias coisas relacionadas a elas. Eu diria que no fórum existem três teorias básicas: 1. Circle theory 2. Block theory 3. Astronomy (star theory). Posso dizer que uma delas está correta e que, eventualmente, irá levar a resposta. Dica extra: vocês vão ter que usar binário de novo :D!

As pessoas estão ficando loucas para resolver isso, haha. Você recebeu várias críticas no fórum. Você ficou chateado com isso?
Em parte, sim, uma vez que as pessoas não conseguem distinguir a diferença entre criticar e insultar. E sei ler, e eu ví o que as pessoas me disseram, então elas não precisam ficar repetindo de novo e de novo. Mas é compreensível, que elas tenham ficado iradas porque eu não quis dar spoilers. Haters sempre vão estar lá então é melhor se preparar para encará-los haha 😛

Algumas pessoas estavam acusando você de ter usado macros para completar a quest por força bruta. O que você tem a dizer sobre essas acusações? Você concorda com a utilização de softwares externos para resolver quests?
Eu vou ter que discordar disso. Eu fiz uma macro em um programa que utilizo, o notepad++. A macro em sí funcionava apenas no programa e não estava ligada ao Tibia. Essa macro era o seguinte: “shift+seta para baixo, ctrl+c, delete”. Estava apenas executando o comando ctrl + c para mim, então eu apenas precisava usar o ctrl+v no jogo, mas eu fiz isso tudo manualmente. Dessa forma eu apenas analisei alguns dicionários de palavras, tentando encontrar uma solução. Mas mesmo depois que eu verifiquei todas, não cheguei a uma solução. Tinha que resolver a quest do jeito certo, e não adivinhando palavras. Porque, na verdade, a resposta é composta por duas palavras.
Então, seria literalmente impossível adivinhar a resposta através de softwares ilegais, uma vez que a quantidade de combinações com duas palavras é extremamente grande, e levaria anos para digitar todas elas para o NPC. Eu escrevi um e-mail para CipSoft sobre isso, e eles disseram que entendiam que eu não havia utilizado nenhuma macro, mas como eu havia dito a palavra “macro” no fórum, isso poderia gerar um mal entendido para alguns usuários e é por isso que aquele post que mencionava isso foi deletado do fórum ;p

Agora vou te fazer algumas perguntas rápidas? Você está pronto? 😛
Ok, vamos lá

Uma vocação?
paladin

Um paladin?
o nome desse paladin com certeza é Knightmare 😀

Um Knight?
Maurolkit

Um sorcerer?
Cachero

Um druid?
Dev Onica

Uma cidade?
Carlin

Uma área de hunt?
Amazon camp 😀

Para finalizar nossa entrevista, gostaria de mandar uma mensagem para a comunidade do TibiaBR?
Sim, claro 😀 Mais sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que sabem responder bem. Saudações

Equipe TibiaBR: Eu gostaria de agradece-lo novamente, Ayuu. Foi um prazer conversar com você. Espero que você descubra o que fazer com o ovo. 🙂
O prazer foi todo meu 🙂 Eu quem agradeço!

 

English version:

Equipe TibiaBR: First of all, I would like to thank you for sharing your time with us. So, let’s start! Can you tell us a little bit about yourself? What’s your name? How old are you? Where are you from? Who is the person behind the first player who concluded the Opticording Forge quest?
Ayuu: Hello there, so my name is Philip, 19 years old. I live in Poland, actually in Cracow. Well im kinda mysterious, maybe a little shy, but i would say that i think more than say xD.

How long have you been playing Tibia? How did you find out the game?
I’ve been playing tibia since 2005. With many pauses but been always into this game. My brother showed me it when i was young and i liked it 😛

What do you like to do when you are not playing?
Well i use to play many other games, but when im not playing i spend my time on progressing my magic tricks, I mean card tricks. I’ve been doing them for like 2 years from now, so yeah im kinda magician heh 😀 Also I just meet with friends or go skate.

Magic tricks are so nice :). And what do you like to do in-game? Do you spend most of your time trying to solve Tibia’s mysteries?
Not really, i work mostly on mysteries when im not playing. I’ve got many screenshots of game saved on my mobile phone so i just check them in free time. In game though, I just chill with my guild or hunt something with my brother.

In your opinion, is the RPG approach developed by CipSoft interesting? If not, what do you think the company can do to change it?
For sure the RPG part of Tibia is interesting, at least for me. All the storys that npc tells are amazing. Devs put a lot of work into genesis and lore of Tibia. Though I think that like in old times the RPG part was better. For example the trade system was more fun, like “you parcel first”, that was a lot of risk and fun back then :D!

Yeah, indeed. What do you most miss in Tibia nowadays? Do you think there’s no more mysteries, considering there are a lot of spoilers available?
 I miss the old pvp system. I used to play alot in pvp worlds, making wars etc. I also miss the part where lvl was something hard to get. The money was really valuable. Nowadays lvl is easy to get and trade part is simply changed due to marketplace. Also the old outfits! 
About the mysteries… Well, for sure there are still many mysteries unsolved, like bonelord language, serpentine tower or even the banshee in yakundaf desert. Same with basilisk.

Tibia has a huge, fantastic, very rich and varied content. Although, considering the opinion and wishes of a huge part of the community, CipSoft has been approaching the power game – by vouchers, double XP/skills, experience points sharing, quests providing experience as reward (like Lightbearer and Devovorga), creatures that provide more experience points and respawns that allow players to get a better exp/h. How much do you think this approach sacrifices players’ interest for the RPG?
 I know that alot of players whine about cipsoft making vouchers, double exp, making the experience easy to get. Though I think it depends on what u want to do ingame, cause the game is here to be played. And it doesnt affect the RPG part. You could , literally live on 8lvl in Tibia and enjoy it.

Yeah, I agree. There are a lot of things to do here. It is common, nowadays, to see lots of players saying that Tibia is dying. In you opinion, who’s killing the game: players, CipSoft, both or the game is not dying at all?
I saw many of those post either on tibia forums or social media pages, talking about Tibia dying. Well the games itself have their “shine days” and when time pass a lot of games die. Though there are many many of players still that play it. I think the players are killing the game, since they bot, making it unfair to other players, also they sell gold for real money, making the trademark system different Cipsoft team are trying to do everything they can to keep the game alive, and i think that they will run the game for many more years. They started with 1 player online, and they will end with 1 player online too :D! And for sure I would like to be that last player playing hahaha xD

Nice to see that there are still players who care about the game. Now I would like to make some questions about the quest. What motivated you to try to unravel the mystery of this quest?
Well from begging i was into mysteries in Tibia. Checking some different stuff, talking to npc’s. They have a lot to say. When i started to play Tibia I always was typing to npcs about “time” and “job”. When I first saw that quest when it came about 2   years ago it was not many know about it. Through time players did some progress but stopd at the part with opticording forge, and the popular now on thread sentence “State the meaning the walls VB and VC of testimony.” I too stoped with them at this, and then then later when i saw that this quest is still unfinished and cipsoft made Oramond part with it, i was like, hey it is solveable for sure, someone need to solve it somehow. I didn’t expect that to be me, I was just checking some things about it like other players.

How long did it take you to complete it? Do you think the time and money spent was worth?
 Well, it took me over 5 months from begging of “organized” work to the answer, just checking many many solutions and different theories. Sometimes i was working on it day and night. It was worth it though. The moment of hitting the right answer is something that I will remember forever 😀

What were the biggest difficulties you have experienced during the quest?
Studying and understanding the books. The most important one, that took me most of time. It is needed to define what the VC and VB truly are. This is something that u should know if u want to solve the riddle. Eitherways it is almost impossible.

Did you have some help from other players?
Well to be honest I only checked the wikia. I saw some of unoficall forum posts about that quest before i solved it, but for me they didnt had any sence, so I wanted to do some solo work about it. Nothing though didn’t came handy for understending the meaning of VC and VB, as well as what they truly are 😛

How did you feel when you completed it? Did you like the reward or did you feel disappointed?
I solved it not even logged in game. It was late night, when i saw the answer. I didn’t even needed to log into game and tell it to npc to know that it was the right one, when i saw it i was just 100% sure this is it. At this point I didnt even knew what I would get from chest. And i was really really exicted, that feeling is something that I can’t describe. After when i log into game, told that to npc, and finally opened the chest, i’ve got even more exicted. Cause when I right clicked the chest, it gave me the egg. Evenmore the “mysterious metal egg”. It was just a sign that this isnt probably the end of the quest. But who knows! 😀

Yeah, that’s my next question! Do you believe that it can be used for something? Any theories you would like to share?
Many people on forums say that egg can be opened, since they saw the “sprite” of open egg. Personally I think that it doesnt have any content yet. I already checked a lot of things with it, asking npc about it etc, but didn’t get anything. Since its metal egg it is probably some complicated mechanism that opens it. For sure it isn’t the “organic egg”, so nothing will hatch from it. Since it is small and weights not much, it will contain something like diamond or stuff like that.

Considering you have got a unique item (so far), are you intended to sell it? How much do you think Mysterious Metal Egg is (in gold coins) worth? I suppose you’ve received good offers.
 I already got some offers for it, but im not sure if i will sell it. Though selling it is nothing wrong, since guy who will get it wouldnt know the answer still. Pacera is my main word now, so if i would sell it i will probably sell it on Aurera, since i don’t play there, and egg for now is more like decoration and collector item.

Are there any tips you can share with players who are trying to solve the quest in the last couple of years??
Yeah, but many of players will probably know it. Though over time a lot of theories have been implemented on forum threads, from many players. Some of them came to same idea and thats why they tried a bunch of thing to it. I would say that on forum now there are 3 basic theories now. 1. Circle theory 2. Block theory 3. Astronomy (star theory). I can say that one of them is the correct one and will lead eventually to answer. Extra tip would be that u will need to use the binary again :D!

People are getting crazy to solve it, haha. You have received a lot of criticism on forum. Did you get upset?
At some point yes. Since the people can’t distinguish the difference between critism and insulting. I can read, and I see what people told to me, so they don’t need to reapet it again and again. Though it is understable, that they went crazy and insane, cause i didn’t want to spoil it. Haters will get u everywhere so prepare to face them haha 😛

Some people were charging you of using brute force macros in order to complete the quest. What do you have to say about these charges? Do you agree with the use of external software in order to solve quests?
I need to disagree about it. I did macro into my notepad++ program. The macro itself worked only in that program and wasn’t connected to Tibia. The macro was the following: “shift+down arrow, ctrl+c, delete” It was just making the command ctrl+c for me, so i could ctrl+v it in game, but i did it all manually. That way i just checked some of dictionary words, possibly finding the solutions. But even though when i checkd them all, there was no solution. I neede to solve the quest proper way, and not by guessing the words. Cause actually the answer is 2 words. So it would be litteraly impossible to guess the answer by any unoficall software since the number of 2 words combinations is just extreamly big and would take years to type them all to npc I wrote the mail to cipsoft about it and they said that they understand that i didnt use any macro, but since i said word “macro” on forum it could be misleading for some people and thats why that post about it got deleted from forum ;p

Now I’m gonna ask you some quick questions. Are you ready? 😛
Okie lets roll

Uma vocação?
paladin

Um paladin?
name of paladin is for sure Knightmare 😀

Um Knight?
Maurolkit

Um sorcerer?
Cachero

Um druid?
Dev Onica

Uma cidade?
Carlin

Uma área de hunt?
Amazon camp 😀

To finish our interview, would you like to send a message to TibiaBR community?
Yea sure 😀 The sluggard is wiser in his own conceit than seven men that can render a reason. Saudações

Equipe TibiaBR: I would like to thank you again, Ayuu. It was a pleasure to talk with you. Hope you can figure out what to do with the egg. 🙂
Was a pleasure for me too 🙂 Thanks you too!

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui