Ontem a CipSoft lançou uma nova pesquisa de opinião (survey). Desta vez, ela quer a nossa opinião sobre vários aspectos de magias e runas. Confira:

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Comentários
  1. GrYllO
    As minhas razões estão no vídeo... dá uma conferida (novamente)...
    TL;DR
    Mata o fator "terreno", reduzindo a praticamente 0 as chances de uma escapada, uma vez que o Find Person funciona como uma bússola perfeita, podendo ser spameada para dar a localização exata de um alvo em potencial. Não há chance de uma contra-jogada em relação ao Find Person: você apenas aceita que será encontrado, mais cedo ou mais tarde. Isso abre a possibilidade perfeita para as situações limite, nas quais jogadores ditam com maestria (e muitas vezes na ilegalidade) quem pode e quem não pode jogar em seu mundo (aka Power Abusing). Isso ocorre tanto em PvP quanto Opt-PvP.
    Isso não é "opinião de jogador novo" (me respeita, rapá! :lol:). Sempre tive essa concepção sobre o spell, desde o momento que compreendi sua mecânica e aplicabilidade.
    Uma opção seria nerfar. Problema: afetar situações indesejadas (ex: amigos tentando se encontrar)
    Outra opção: criar um spell de "jamming", para quem não deseja ser encontrado. Enquanto estivesse ativo, as tentativas de encontrar o alvo com Find Person falhariam ou indicariam uma posição imprecisa/incorreta.
    Resultado: Uma vez nerfado, seria reduzida a dominância e o fator terreno seria finalmente valorizado. Até mesmo criaria novas funções no jogo, como a de informante (aka x9): "Ó, acabei de ver fulano de tal, aquele hunted, passando pelo respawn X, perto de Y"

    Gryllo, eu jamais seria estúpido de chamar você de "jogador novo". Não foi isso que eu quis dizer. Se foi o que transpareceu, desde lá, meu sincero pedido de perdão.
    No mais, creio que nerfar, reduzir, modificar, extinguir, enfim, tornar o find person diferente do que ele é hoje, simplesmente redundará em prejuízo. "Ah, estou caçando, o cara me deu hunted, ele vai vir atrás de mim", rapaz do céu, isso é Tibia, cara. Tibia é assim: você faz merda (ou não), toma hunted e nego vai te caçar, como o próprio nome já diz. É aí que tá. Desenvolva sua player skill e seja mais rápido que eles. Ou vá jogar em non-PvP, como eu.
    É interessante a ideia do "informante", porém, isso é bacana pra ti, que olha pra isso e acha que poder ser uma coisa legal. Garanto pra ti que 90% dos jogadores odiaria a ideia, pelo simples fato de que a cada modificação substancial que a Cipsoft faz e que altera o jogo drasticamente, mais ela se afasta dos jogadores clássicos que, cá entre nós, compõem 95% dos jogadores atuais. Em outras palavras, o Tibia conquista pouquíssimos novos players no novo mercado (ou você acha que o cara que acabou de entrar no universo dos jogos online escolheria Tibia em vez de League of Legends?), então, desagradar profundamente os jogadores antigos, que são a massa do jogo atual, é estúpido e vai invariavelmente levar o jogo a mais uma deprimente queda de players.
    Como eu já disse: as modificações sensíveis no PvP do Tibia são 3/4 das razões pelas quais o jogo deixou de ser popular como sempre foi. Por que as pessoas sentem falta do Tibia 7.4, do Tibia 8.6? Exatamente por causa do PvP. Mate o find person e estará feita a cagada, vai por mim.
    Master Gadita Leon
    A única opção que aceitaria ser criada seria uma spell que ativasse um bloqueio, nerfar o 'Find Person' ou mudá-lo é uma das piores sugestões que eu já li. Honestamente, desculpe se estou sendo ríspido mas é uma ideia péssima.
    É muita inocência de vocês pensar que isso vai impedir a dominância (sic) das guilds.

    Agree.
    A única opção que aceitaria ser criada seria uma spell que ativasse um bloqueio, nerfar o 'Find Person' ou mudá-lo é uma das piores sugestões que eu já li. Honestamente, desculpe se estou sendo ríspido mas é uma ideia péssima.
    É muita inocência de vocês pensar que isso vai impedir a dominância (sic) das guilds.
    Dar o poder de volta pros mages.
    Dar o explosion de volta pra mage.
    Cd tudo de 2 segundos de novo.
    Neal Caffrey
    Galera, eu quero deixar absolutamente claro que jogo em Calmera. Não jogo em servidores PvP. Ainda assim, estou, cá com meus botões, a refletir a respeito de por que veio à baila a discussão referente ao find person. Por que subir o cooldown? Por que extingui-lo? Por que criar taxa de acerto ou erro? Por quê? Por quê?
    Nós, antigos jogadores, estamos há éons reclamando sobre como o PvP mudou (essa é a razão pela qual me mudei pra Calmera), sobre como algumas alterações modificaram sensivelmente coisas simples e efetivas do jogo, e admito que é com certo ressabiamento que recebo toda essa discussão a respeito do find person. Afinal de contas, em que aspectos se torna vantajoso pra alguém que o find person seja extinto ou limitado? Não é só uma das magias mais "OP" do jogo, como vocês gostam de dizer (sinceramente, essa discussão só surgiu entre os novos jogadores, creio eu), mas é uma das magias mais úteis também. Ela auxilia em muitas coisas, e o PvP é somente um desses elementos.
    Entendo que a Cipsoft tenha sua política de criar identificação com um novo mercado, afinal de contas, existem novos jogadores que já entram no game habituados com as novas formas de se ver o Tibia. E, veja: não estou reclamando da rudimentarização do Tibia ter sido alterada, eu gosto das hotkeys, eu gosto do battle system, eu gosto dos novos atalhos, eu gosto de tudo isso. Mas existem coisas que não são motivo pra perdermos a cabeça - modificar o find person é uma delas. Pensem em como as vocações já foram desbalanceadas no passado e como a Cipsoft nunca conseguiu encontrar o equilíbrio exato entre elas. Sempre uma está adiante da outra. E modificações sensíveis no PvP pra torná-lo ainda pior do que o lixo que já é hoje me parecem só mais uma forma de espantar jogadores sensatos do jogo.
    Enfim, essa é a minha opinião. No meu ponto de vista, mexer no exiva é uma falta de bom senso. Se o seu PvP é ruim, ou se você está desambientado com o novo sistema de tal forma como eu estava quando regressei ao jogo, de onde estou afastado desde 2007, faça como eu: keep calm and se muda pro non-PvP. É uma alternativa muito melhor do que propor a alteração tão violenta de uma magia que é fundamental. Seu jogo não se afeta, mas você propõe que se afete o jogo de outros milhares de jogadores. Não me parece justo e, em certa medida, parece-me inclusive deveras egoísta.

    As minhas razões estão no vídeo... dá uma conferida (novamente)...
    TL;DR
    Mata o fator "terreno", reduzindo a praticamente 0 as chances de uma escapada, uma vez que o Find Person funciona como uma bússola perfeita, podendo ser spameada para dar a localização exata de um alvo em potencial. Não há chance de uma contra-jogada em relação ao Find Person: você apenas aceita que será encontrado, mais cedo ou mais tarde. Isso abre a possibilidade perfeita para as situações limite, nas quais jogadores ditam com maestria (e muitas vezes na ilegalidade) quem pode e quem não pode jogar em seu mundo (aka Power Abusing). Isso ocorre tanto em PvP quanto Opt-PvP.
    Isso não é "opinião de jogador novo" (me respeita, rapá! :lol:). Sempre tive essa concepção sobre o spell, desde o momento que compreendi sua mecânica e aplicabilidade.
    Uma opção seria nerfar. Problema: afetar situações indesejadas (ex: amigos tentando se encontrar)
    Outra opção: criar um spell de "jamming", para quem não deseja ser encontrado. Enquanto estivesse ativo, as tentativas de encontrar o alvo com Find Person falhariam ou indicariam uma posição imprecisa/incorreta.
    Resultado: Uma vez nerfado, seria reduzida a dominância e o fator terreno seria finalmente valorizado. Até mesmo criaria novas funções no jogo, como a de informante (aka x9): "Ó, acabei de ver fulano de tal, aquele hunted, passando pelo respawn X, perto de Y"
    Um Exeta Res mais poderoso que deixasse os monstros focados no knight por cerca de 10 segundos, mas também aumentasse a defesa do knight.
    Pelo menos já joguei vários rpgs que possuem um spell desse gênero.
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