Ex-Funcionário da CipSoft Responde Perguntas

Recentemente um ex-funcionário da CipSoft, Umrath, deu uma pequena “entrevista” para a comunidade tibiana, aberta ao público através do reddit

19
2464

“Como solicitado e anunciado na semana passada, vou fazer um “Pergunte-me Qualquer coisa” hoje. Vou começar a responder perguntas um pouco mais cedo do que o planejado (20:00 CEST), mas também terminar um pouco mais cedo do que eu pretendia (21:00 CEST).
Um pouco de informação sobre mim, para responder antecipadamente algumas possíveis questões:
Trabalhei por quase 11 anos para a CipSoft. De 2003 a 2007 eu era um administrador de sistema (o primeiro a ser contratado) e comecei a trabalhar em conjunto com o Knightmare (conteúdo), apenas um mês depois de Solkrin (o primeiro empregado da CipSoft) começar seu trabalho pelo suporte.
Saí da CipSoft em 2007, mas voltei em 2010 e me tornei o gerente de produto. Meu primeiro trabalho foi ajudar a terminar Fiction Fighters, um jogo que foi baseado em uma ideia muito legal, mas que eventualmente falhou. Simplesmente não havia mercado para este jogo.
Em 2012, depois do projeto ter sido concluído, entrei na equipe do Tibia, principalmente para cuidar do departamento de operações. Durante esse tempo, os ataques ddos começaram a crescer muito mais forte e tornaram-se muito mais freqüentes. Então encontrar soluções para esses problemas tornou-se um dos meus trabalhos. Eu também fui responsável por cuidar das soluções anti-trapaças. Infelizmente, isso não foi tão fácil quanto parece. Os recursos (principalmente mão de obra) são notoriamente escassos na CipSoft. Então, obter os programadores necessários nem sempre foi possível. Felizmente, isso mudou um pouco desde o verão do ano passado e a gerência da CipSoft percebeu que o combate aos boters é realmente muito mais importante do que pensavam. Então recebi um projeto de pesquisa que eventualmente resultou na parceria com o BattlEye. Estou realmente feliz com isso e acho que esses garotos realmente sabem o que estão fazendo.
Lutar contra os constantes problemas de conexão foi um pouco mais complicado. Mover os servidores para a Amazon foi um grande passo para frente. Em novembro comecei outro projeto que deveria melhorar a qualidade da conexão. Infelizmente, o projeto estava cheio de cortes no orçamento (os programadores foram reatribuídos a outros projetos uma e outra vez), então não consegui terminar o projeto antes de sair em maio. Eu ainda espero que alguém obtenha essas coisas funcionando (eu até tive planos para os próximos 2 estágios de desenvolvimento após a versão inicial).
Eu joguei ativamente Tibia até 2007 (começou em 1998, eu acho). Parei de jogar depois que o mercado de runas foi removido do jogo.
Então agora é a sua vez. Pergunte-me qualquer coisa!”


Eu falei com Tjured no último Test Server antes de deixar a CipSoft, foi uma boa conversa e conversamos sobre muitas coisas.
Uma coisa que sempre me lembro é quando falamos sobre como novas idéias e conceitos são tratados. Ele disse que, mesmo que toda a equipe de conteúdo goste da ideia e praticamente todos os outros também, tudo isso não importa se um membro superior da CipSoft disser que não.
Então, basicamente, o que ele disse foi, se toda a equipe menos os mais altos gostarem de uma nova idéia, ela nem será mais discutida e será destruída.
O que você pode dizer sobre isso?
(Pergunta feita por RydanTV)

CipSoft não é uma democracia. Se a gerência diz “não!” E permanecer firmemente com esta decisão, então nada vai acontecer. Demorou 10 anos para aprovar os novos servidores brasileiros após a primeira tentativa com Tenebra ter falhado.

Alguma das “antigas” quests é solucionável, ou apenas inacabada para adicionar o “Lore”?(Pergunta feita por Doraji86)

Eu não fazia parte do departamento de conteúdo e, embora eu pudesse ter analisado o conteúdo e todos os
cantos do mapa – eu não fiz isso. Então eu estou tão sem pistas quanto você. Eu realmente não sei.


1- O objetivo é ativar o BattlEye em todos os servidores independentemente do impacto?
2- Eles estão conscientes dos problemas de conexão insanos que estão ocorrendo desde a implementação da proteção anti DDOS (picos de atraso, ping alto, etc.) e estão trabalhando para corrigir isso?
3- Qual foi a memória mais divertida tanto como jogador quanto enquanto trabalhava no CIP que você tem!?
(Pergunta feita por ueleleee)

1. Havia uma notícia bastante detalhada sobre esse tópico. O impacto é monitorado de perto.
2. Sim, eles estão.
3. Essa é difícil! Como jogador provavelmente a guerra épica contra Eternia, onde lutei na linha de frente no meu paladino onde minha barra de saúde pulava do verde para o vermelho a cada segundo por meia hora. Como um empregado provavelmente a convenção logo após eu começar a trabalhar para a CipSoft, em Burg Waldeck. Foi muito legal.

1- Por que o fórum do Tibia nunca foi atualizado?
2- Por que a equipe de desenvolvimento não faz mais atualizações de conteúdo atendendo aos elementos de RPG – em vez disso, a maioria das atualizações são estritamente missões ou novas áreas para caçar ou revamps para locais de caça antigos … mas nada em termos de role playing – ou as limitações da “Engine” tornam isso difícil?
3- Você acha que a remoção d Gamemasters foi uma boa idéia ou uma má?
(Pergunta feita por nickwithtea93)

1. Não é considerado o recurso principal.
2. É uma decisão de gestão. Os recursos de conteúdo são muito limitados.
3. Foi uma boa decisão no meu ponto de vista.

Como o CipSoft está reagindo em relação a todas as pessoas que pedem servidores 7.4-7-6?(Pergunta feita por We0o)

Difícil de responder porque a CipSoft tem >80 funcionários. Então, há muitas opiniões sobre esse assunto.
Só posso falar por mim. Eu acho a idéia ridícula porque aqueles que pedem um servidor 7.x nem conseguem terminar a frase sem “mas …” no final, que essencialmente corta praticamente tudo o que 7.x representa.

Como os funcionários se atualizam no “meta game” criado pelos jogadores. Por exemplo, locais e métodos de caça preferidos, métodos de grandes quests como POI, INQ, WOTE são abordados, estratégias de caça a bosses, etc.?
Com que frequência a maioria dos funcionários jogam, e qual é a faixa de level do personagem pessoal de um funcionário?
(Pergunta feita por gberger)

Alguns funcionários jogam o jogo em seu tempo livre.
Além disso, a CipSoft usa patricamente as mesmas técnicas que todas as empresas sérias: esmagando números.

Há discussões sobre a adição de novas promoções ou uma nova vocação no futuro?(Pergunta feita por Gobaxnova)

Há tantas discussões e idéias no ar que certamente não há nada sobre o qual ainda não foi falado.

Onde o projeto Steam GreenLight terminou?(Pergunta feita por dolerabeast)

Hoje não é uma prioridade, infelizmente.

Cipsoft não acha que os Servidores Open Tibia roubam muitos jogadores?(Pergunta feita por Genway)

Eu acredito que sim. E tenho certeza de que muitos outros pensam o mesmo.

Tibia para ser o MMO com o maior número de quests não resolvidas por número de jogadores, você concorda?
Ainda, você acha que isso é algo bom ou você acredita que o conteúdo é desnecessariamente difícil de ser desvendado para que os jogadores possam aproveitar. Quero dizer, se todas as quests fossem resolvidas, eu imagino que as pessoas simplesmente usariam a wiki para pegar as recompensas facilmente, já que uma vez resolvidas, o mistério desapareceria para sempre.
Isso é se alguma dessas quests são remotamente solucionáveis, como a Opticordicon Sphere, 8ª tumba de Ankrahmun e a Serpentine tower.
 (Pergunta feita por Lontarus)

Estou convencido de que os mistérios sobre as quests e afins é uma das melhores coisas no Tibia. Se eu pudesse decidir, contrataria o dobro de desenvolvedores de conteúdo.

Qual foi o seu update favorito no Tibia e por que? (A introdução de Yalahar, Krailos, etc.) (Pergunta feita por joshwa534)

Ah. Eu não tenho nem ideia do que essas coisas novas querem dizer. 
Eu não acompanhei os updates de conteúdo de perto depois que parei de jogar. Então para responder honestamente: provavelmente os updates mais antigos que tornaram realmente possível lutar com magias.

Há alguém na Cipsoft que acredita que os consumidores tem alguma ideia do que é bom para jogo e o que não é?
Algum dos diretores ainda joga ativamente?
Por que há próximo de 0 propagandas circulando sobre o jogo?
 (Pergunta feita por Negativproton)

1. O feedback de jogadores é valioso. Mas seria besteira fazer exatamente o que alguns jogadores dizem.
2. Eu acredito que não.
3. Porque a administração não quer.

Por que leva tanto tempo da equipe para corrigir o conteúdo passível de abuso, por exemplo: as missões do Hellgate ocorreram por meses e meses sendo abusadas no mais alto nível em que poderiam ser abusadas antes de terem sido alteradas (de uma maneira estranha, depois de tanto tempo para descobrir algo na minha opinião).
Do ponto de vista de codificação, corrigir algo assim não demora mais do que alguns minutos na maioria dos casos. Esses casos não são atendidos adequadamente ou entregá-los à parte responsável da equipe simplesmente demora muito? Ou, como você afirmou acima em relação à situação dos bots, a administração não considera o conteúdo abusível como algo importante a ser resolvido?

Eu mesmo relatei muito conteúdo abusivo no passado via e-mail e fóruns, alguns dos quais ainda estão no jogo hoje e tornariam fácil para os botters ganharem milhões de gold em pouco tempo com quase nenhum esforço.

O que, no final, me faz nem perder mais tempo reportando essas coisas. (Pergunta feita por RydanTV)

Consertar conteúdo não é tão fácil quanto parece. É na verdade muito complexo se você quer fazer do jeito certo porque cada ajuste coloca um risco de criar novas possibilidades de abuso ou até matar todo o conteúdo de uma vez.
Além disso, também é uma questão de recursos. O Summer update é mais relevante que corrigir um bug?

Considerando os anos que você trabalho para a Cipsoft. Onde você vê o Tibia em 5 anos? 10 anos? (Pergunta feita por dolerabeast)

Pergunta difícil. 5 anos: muito provável! 10 anos? Não tenho certeza.

Se você diz que em 10 anos o Tibia pode não estar mais entre nós, o que exatamente vai acontecer? Eles vão desligar o jogo? Vendê-lo? Deixá-lo como está, mas sem atualizações? (Pergunta feita por Clixe)

Eu não tenho ideia do que a administração decidirá e quais opções eles terão disponíveis. Eu duvido que venderão o Tibia.

A Cipsoft realmente se importa com os seus Fansites ou eles não são nada demais para a empresa? Eles sabem do abuso que a maioria dos fansites fazem? Por exemplo: trapaças em concursos para itens de fansite.
Eu realmente admiro o seu trabalho para a Cipsoft baseado no seu post acima. Parece que a Cipsoft tem bastante dificuldade em se prender a um projeto.
 (Pergunta feita por Life-on-Tibia)

Sim, eles se importam. Se eles sabem de um abuso, então eles reagem. Até onde sei fansites foram punidos por trapacearem. Obrigado! 
Na verdade: acontece o oposto. A administração da Cipsoft é bem conservadora.

O que você acha que a Cipsoft pode fazer para realmente combater o power abuse? Dando nome aos bois, guilds “dominando”, que acham que são donas de um servidor, atrapalhando, abusando e extorquindo qualquer um que não faça parte da guild. Eu conheço diversas pessoas que largaram o jogo por conta disso, o que provavelmente atinge o faturamento da Cipsoft. (Perguntafeita por 303707808909)

Não tenho certeza se realmente atinge o faturamento. E novamente, posso falar apenas no meu ponto de vista, não pela Cipsoft: se eu estivesse no comando, eu não iria interferir nisso, a menos que a coisa ficasse realmente destrutiva. Lutas pelo poder são uma parte essencial do Tibia.

Você chegou a aprender algum segredo de quests que ainda não foram resolvidas observando por trás do ombro do Knightmare? Você poderia dividir algumas dicas? (Pergunta feita por Warlockx)

Eu não olhei.

Por que o balanceamento de vocações não é tocado com mais frequência? O balanço para a maioria dos jogos é visto entre duas semanas até três meses. No Tibia nós passamos anos até ver alguma coisa, e o Tibia ser tão orgânico com um ilimitado potencial de personagens precisa disso mais do que a maioria dos jogos. O que fez a Cipsoft focar quase inteiramente em conteúdo e nada em balanceamento de vocações? (Pergunta feita por imaninfraction)

Eu acredito que os tomadores de decisão tem medo de quebrar o jogo rebalanceando as vocações.

1. Quais foram as principais mudanças na equipe/organização que levaram a situação atual da Cipsoft? Quero dizer, eles parecem estar nos ouvindo, além de darem a impressão de que realmente se importam.
2. Você é o único que usa o Reddit ou eles têm dedicado um tempo para olhá-lo também?
3. Conte-nos sobre esse jogo Fiction Fighters e por que eles desistiram.
 (Pergunta feita por Sossoh555)

1. O líder da gerencia de produto do Tibia mudou.
2. A administração de comunidade (community management) me perguntou se eu realmente queria fazer esse AMA um dia depois de surgir aqui pela primeira vez. Vai saber! 
3. Ah, isso é uma longa história! Deixe-me começar pelo fim: os jogadores simplesmente não gostaram do jogo, então foi arquivado. Fiction Fighters foi o primeiro novo jogo verdadeiro desenvolvido depois de Tibia. (Eu não conto o TibiaME como um jogo por si só, apenas como um spinoff de Tibia). Então a Cipsoft teve que aprender como fazer isso e cometeu muitos erros (naturalmente) enquanto desenvolvia o FF. O maior erro: falar “Pare!” tarde demais.

Qual a sua opinião pessoal sobre o Medivia? Ele deve ser permitido ou derrubado? (Pergunta feita por Lontarus)

Pessoalmente desejo a eles boa sorte.

Os gods ainda jogam? O que fez você parar de jogar o próprio jogo que você ajudou a desenvolver? Eles realmente ainda se importam com propostas? (Pergunta feita por Dream Oen)

Não, os gods não jogam mais. Eu parei por conta de uma mudança no jogo.

O que está atrás da porta 999 em banuta? (Pergunta feita por Nafoton)

Honestamente: eu não sei.

1. Qual a sua opinião sobre banir jogadores por xingar?
2. Vocês tinham algum plano para adicionar um filtro no chat?
(Pergunta feita por VilleOnReddit)

1. Eu não acho que é uma boa ideia banir players por xingar.
2. Não me lembro de nenhum plano nessa direção

Por que você parou de trabalhar na CipSoft?(Pergunta feita por edugomez28)

Razões pessoais. Eu recebi um proposta realmente boa de meu novo empregador.

Tem algum jogador que os empregados da CipSoft considerem famosos?(Pergunta feita por Gnumpy)

Tem alguns jogadores level alto que são mais interessantes que os demais. Mas famoso? Não.

Como a equipe da CipSoft ficou quando os arquivos do Tibia vazaram?(Pergunta feita por lDreameRz)

Quando isso aconteceu? Acho que eu não estava com eles quando isso aconteceu.

Você acha que é positivo/negativo/preciso ter o Alemão como a única língua de negócios de vocês. (Ps.: Não podia ser Inglês também?)(Pergunta feita por TheSwedeIrishman)

Eu acho que faz sentido a única lingua ser alemão considerando que o único escritório da empresa fica na Alemanha. Se adotássemos o inglês, só daria mais trabalho e não teríamos tantos benefícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Shadownmancer
    O lucro anual da cip não é 7 milhões? É muita coisa pra acabar em 5 anos.

    dopha
    Só destacando essa parte em específico. Empresas exponencialmente maiores já foram levadas a falência muito mais rápido do que 5 anos basicamente por se prenderem a uma ideia já ultrapassada.
    Eu mesmo discordo de que o Tibia tenha pouco mais que 5 anos de vida pela frente, mas imaginar que 7 milhões é o suficiente pra segurar uma empresa por meia década independente da cagada que seja feita é loucura.

    Isso sem contar que o valor divulgado pela CipSoft, que no caso foi de 9 milhões, não é o lucro, mas sim o faturamento. Pode ser que o lucro seja alto, pode ser que seja baixo, pode haver prejuízo... essa informação a CipSoft não publica (nada demais, visto que não tem capital aberto).
    Shadownmancer
    Essa é a parte que mais discordei. O lucro anual da cip não é 7 milhões? É muita coisa pra acabar em 5 anos. O jogo já dura 20 anos!!!

    Só destacando essa parte em específico. Empresas exponencialmente maiores já foram levadas a falência muito mais rápido do que 5 anos basicamente por se prenderem a uma ideia já ultrapassada.
    Eu mesmo discordo de que o Tibia tenha pouco mais que 5 anos de vida pela frente, mas imaginar que 7 milhões é o suficiente pra segurar uma empresa por meia década independente da cagada que seja feita é loucura.
    pra parar só quando tibia deixar de existir mesmo kkkkkk
    tem muitos tiozao de 40~50 anos jogando tibia
    Shadownmancer
    Essa é a parte que mais discordei. O lucro anual da cip não é 7 milhões? É muita coisa pra acabar em 5 anos. O jogo já dura 20 anos!!! E por mais q a cip seja bosta, quando o jogo tava bombando, em 2005 etc, era bem pior q agora. Hoje tem coisas mais legais q naquela época. Jogos é moda, e moda passa. Mas apesar da moda passar, as empresas nunca deixam de lucrar muito, correto? Teve a moda de Ragnarok, q ja passou, mas esse jogo continua dando lucro, certo?

    O negócio é o que jogador de tibia está envelhecendo, uma estatística de 2015 ja dizia que o tibiano tinha 25 anos em média, ai pensa daqui a 5 anos provavelmente essa média deva subir pra 30, e a essa altura da vida muito provavelmente o cara já deve ter esposa e filho(s), sobrando cada vez menos tempo pro jogo.
    E uma hora o cara cansa ne, o cara beirando os 30 ou com 30 e ainda jogando tibia é tenso, eu com 20 ja me acho bem grandinho pra mexer com tibia, so entro as vezes, do uma olhada nas novidades mas quero largar de vez, tibia ja perdeu a graça.
    Shadownmancer
    pois é, mas então qual a relevância de entrevistar o cara que trabalha no setor de limpeza da cipsoft(vulgo faxineiro)?

    Mas qualquer um podia ter peguntado qualquer coisa, até você, se estivesse na hora lá no reddit, teria perguntado qualquer coisa a ele. Era só ter feito as perguntas certas! E ele não trabalhava no setor de limpeza da empresa.