Nota do Desenvolvedor sobre Exiva em mundos Optional PvP

O que você acha?

28
2090

Ah o nosso bom e velho Exiva! A infame magia que no olhar de um iniciante pode parecer inofensiva, mas na realidade é uma das maiores colaboradoras do power abuse desenfreado em mundos Optional PvP parece estar prestes a sofrer mudanças com o objetivo de melhorar a jogatina de diversos players.

A CipSoft realizou no início de agosto uma pesquisa com diversos jogadores referente ao power abuse em mundos Optional PvP, na qual a maioria dos participantes confirmou sofrer tal tipo de abuso e que a magia Exiva de fato contribui com isso até certo ponto, sendo sugerido na mesma pesquisa desde restrições a forma como a magia é usada a até mesmo uma remoção total do Exiva em mundos Optional PvP.

Dado o feedback dos jogadores, a CipSoft acabou de lançar no site oficial do Tibia uma Dev Note (Nota do Desenvolvedor) a respeito das possíveis restrições ao Exiva em mundos Optional PvP, em conjunto com algumas perguntas para os players. Lembrando que não estão programadas quaisquer mudanças na magia nos outros tipos de mundos.

A Cipsoft decidiu trabalhar numa maneira de permitir aos jogadores que restrinjam o Exiva em mundos Optional PvP, apresentando o seguinte plano:

Também foram preparadas algumas perguntas para você e  o seu feedback será muito bem recebido! Obrigado!

Restringindo o Exiva em mundos Optional PvP

  • Haverá um novo ícone na interface do client no qual você poderá abrir uma janela similar a da lista de ignore para mensagens no chat.
  • A configuração padrão é de proibir qualquer pessoa de te procurar usando Exiva.
  • Na caixa de diálogo você pode dar permissão aos seguintes grupos, marcando-os na caixa de verificação:
    • Todos poderão procurar o seu personagem usando Exiva
    • Todos da sua GUILD poderão procurar o seu personagem usando Exiva
    • MEMBROS DA PARTY poderão procurar o seu personagem usando Exiva

Além disso, você poderá ativar…

  • …uma WHITE LIST na qual você pode denominar personagens específicos que possam usar Exiva em você.
  • …uma BLACK LIST para excluir personagens específicos.

White list e Black list predominam sobre as permissões de grupo que você conceder, assim sendo possível excluir personagens específicos de sua guild, por exemplo.

Por favor note que durante uma guild war, tanto membros de sua própria guild como também da guild rival conseguirão encontrar seu personagem por meio do Exiva.

Perguntas

  1. Você joga ativamente em um mundo Optional PvP?
    Do you actively play on an Optional PvP game world?
  2. Quais os pontos negativos que você vê a respeito dessa sugestão?
    What negative points do you see concerning this suggestion?
  3. Qual opção você prefere no seguinte cenário: Um personagem que usa a magia Exiva para procurar outro personagem, mas não tem permissão para isso, receberá uma mensagem afirmando que ele não possui autorização para tal, e:
    1. perderá mana pelo uso da magia.
    2. não perderá mana pelo uso da magia.
      Which option do you prefer in the following scenario: A character that casts “exiva” on a character but doesn’t have permission to do so, will receive a message that he’s not allowed to so, and will:
      a) lose mana for the spell.
      b) not lose mana for the spell.
  4. A respeito da opção para abrir a caixa de diálogo, o que você prefere:
    1. um botão acima do console do chat, ao lado do botão da lista de ignore e da white list para mensagens de chat.
    2. a caixa de diálogo seria acessível pela janela da lista VIP.
    3. um local diferente, eu sugeriria:
      Concerning the option to open the dialog, what would you prefer:
      a) a button above the chat console, next to the button that let’s you handle the ingore list and white list for chat messages.
      b) the dialog would be accessible via the VIP list window.
      c) a different location, I would suggest:
  5. Você acrescentaria mais alguma coisa a essa sugestão ou faria alguma modificação? Se sim, por favor explique.
    Would you add anything to this suggestion or make changes? If yes, please explain.

(lembre-se de responder as perguntas não somente aqui nos comentários e em nosso fórum, mas no tópico oficial do Tibia.com. O tópico aceitará novas postagens até as 05:00 BRT do dia 24 de agosto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Assim como o comentário anterior. Eu fazem 13 anos que estou no Tibia e atualmente recebi "hunted" por picuinha de "respawn" pela Guilda Hawks, em Menera. Já denunciei e não deu certo, e espero que a limitação do "exiva" dificulte ainda mais de nos encontrar. Hoje tenho um Elite Knight level 260 e já vieram até 5 caras level 400+, 500+ e até 700+ me perseguindo como segue o vídeo que fiz (youtube.com/watch?v=WSkxQ71q7fk). Uma panaquice sem limites! Agora eles acabam mobilizando a guilda toda sair da "hunt" deles para correr atrás de um ou outro jogador. (Só trocar de personagem e "bye, bye"!) :D
    Guest
    concordo!
    O top paladin do tibia criou uma proposta chamada " 20 years of tibia and exiva" no forum oficial kkk, um monte de minion ta dando signed.:D
    Guest
    Vou replicar meu cometário do tibia.com aqui no tibiabr para compartilhar com vocês também:
    Isso é muito bom porque vai desmotivar bastante a perseguição e apagar um pouco a figura do hunted pois devolve a liberdade aos jogadores perseguidos que poderão mudar o lugar de caça para evitar essas pessoas tóxicas. Mas é preciso complementar, pois não resolve o problema do power abuse em relação a dominação de locais de caça que ficam exclusivos a uma guild apenas. É preciso devolver a liberdade total de frequentar todos os locais de caça ou pelo menos os que geram maior disputa, principalmente em servers optional pvp, uma vez que nesses servers a intenção quase unânime é se divertir com o cenário do jogo sem estresse e não guerrear ou arrumar briga com outros jogadores.
    Uma vez não sendo possível a boa convivência e o respeito mútuo em locais de caça por meio dos avisos em cartas, minha ideia é utilizar a mecânica das alavancas para bosses em que um time acessa tal local de caça sem a presença de outras pessoas no servidor. Ou seja, em roshamuul valey, catacombs como é conhecida a hunt do magistrate place em oramond e a prison de roshamuul poderiam ser acessados simultaneamente por todos que quiserem caçar lá, cada um no seu cenário. Nesse caso, assim que o time acessa a alavanca é transportado pra lá e pode caçar à vontade do mesmo modo como outros times estarão lá também mas sem se esbarrarem, como numa sobreposição, por exemplo. Dessa forma todos em optional pvp podem se divertir sem se irritar. Se alguém puder traduzir isso pro inglês e postar no fórum oficial eu agradeço porque não sei escrever direito em inglês.
    No Post #37998619, do fórum oficial, o jogador Nosco corrobora minha ideia acima ao dizer:
    \"O problema real aqui é que o jogo foi projetado e construído de tal forma que o abuso de energia não só é possível, mas é ativamente encorajado. Os servidores são limitados, e há apenas um de cada respawn em cada servidor. Problemas quase universais resultam do acesso a brigas dos chefes e dos argumentos sobre as respawns. Crie formas inventivas para corrigir esses problemas, e você resolverá o problema do abuso de poder independentemente.\" Isso é muito interessante.