INTRODUÇÃO

O que são bugs?

Não, nesse caso não são os insetos que infestam os esgotos de Carlin. Segundo o Wikipédia, bugs são erros no funcionamento de um software, que causam danos como travamento do sistema (entre outros menores).

Por que acontece isso?

Até então tudo muito simples. Uma única ação, programada e funcionando perfeitamente.
Até então tudo muito simples. Uma única ação, programada e funcionando perfeitamente.

Quando se trata de códigos de jogos, o programador imagina um caminho que o jogador vai seguir ao fazer determinada ação.
Um exemplo: o jogador quer se mover, o que ele vai fazer? Clicar no local onde quer ir.

Os bugs ocorrem quando algo cruza esse caminho, fazendo com que o jogo não consiga processar corretamente as informações. Claro que nem todas ações fora desse contexto vão retornar um bug: o programador cria condições ‘aceitáveis’ que protegem o código de alguns erros.
Pegando o exemplo anterior: o jogador clica no local onde quer ir e logo depois usa uma magia que aumenta a velocidade. Ao dar ‘enter’, a nova ação (magia) pode cancelar a primeira, fazendo com que o char pare de andar. É nesse ponto em que as informações se cruzam e pode acontecer um bug.

Uma ação inicial com outras ações sendo usadas no meio do caminho.
Uma ação inicial com outras ações sendo usadas no meio do caminho.


Um outro exemplo:

Você invita um jogador pra entrar na sua house. Ele entra, vai até o meio da casa e então da logout. Suponhamos que você tire o nome dele da lista de convidados. O que acontece quando ele entrar no jogo novamente? Vários sistemas vão ser cruzados, fazendo uma grande mistura.

O jogo diz que, ao fazer login, você deve voltar pro sqm em que deu logout.
O banco de dados diz que o jogador deu logout naquele ponto, no meio da casa.
O jogo diz que você não pode entrar em casas em que não tenha permissão.
O banco de dados diz que o jogador não tem permissão pra entrar naquela casa.

E aí? O que o aconteceria com o char que tá tentando fazer login?
1 – Um erro iria crashar o cliente do jogador, impedindo-o de fazer login.
2 – O jogador faria login, mas não poderia se mexer dentro da casa.
3 – O servidor travaria e o jogo ficaria off.

Pode parecer estranho… mas é assim que acontecem os bugs.
Nesse caso sabemos que o jogador é mandado pra fora da casa, no sqm em frente a porta, mas isso pode não ter sido pensado e programado logo de cara.

Agora que já sabemos como acontecem, vamos avaliar alguns bugs Tibianos ao longo dos anos.


BUG NA GUILDHALL DE YALAHAR

Em 2008, quando Yalahar foi lançada, logo apareceu um bug que permitia que os jogadores andassem com aquela roupa de nadador (inclusive com água em volta).

O bug acontecia de forma bem simples. Dentro da guildhall Sun Palace existe uma “piscina” onde o jogador entrava e nadava normalmente, e o outfit de nadador era removida quando ele saia da água. O truque era usar o comando “alana sio” (pra expulsar o jogador da casa) enquanto ele estivesse dentro da piscina. Nesse caso ele era expulso mas mantinha o outfit de nadador, mesmo quando já estivesse em fora da casa e em terra firme.

Era mais ou menos isso que acontecia
Era mais ou menos isso que acontecia

Entenderam o que aconteceu? Você tem um sistema de “natação” e outro que controla as casas. O sistema de natação era configurado pra tirar a roupa quando você sai da água pisando na borda, só que nesse caso, o sistema de controle de casas interfere, te tirando da água sem precisar chegar perto das bordas.

As soluções também eram simples: bastava modificar o sistema de natação pra remover o outfit caso o jogador não esteja num sqm com água ou adicionar uma verificação no sistemas de casas pra não teleportar o jogador caso ele estivesse dentro dágua.


BUG DO EXIT

Esse bug aconteceu em 2011 e na época deixou todo mundo indignado querendo saber como aconteceu. Resumindo, o jogador Rei Carlos conseguiu dar logout em meio a vários inimigos que estavam o atacando, fazendo com que o battle sumisse em 7 segundos.

Creio que até hoje não foi explicado como o bug aconteceu, mas tenho um palpite. Cada ação que você executa no PVP tem um contador de tempo que diz quanto tempo você vai ter de battle/PZ. Usar uma magic wall tem um tempo, atacar um player outro, matar um jogador outro… por aí vai. Nesse caso, provavelmente o que o jogador fez foi misturar esses tempos de alguma forma pra que o battle sumisse mais rápido.

Um exemplo de um bug muito parecido acontecia no Zezenia antigamente:
Quando você mata um jogador, você fica com battle por 10 minutos. Quando você ataca um jogador sem matar, leva apenas 30 segundos.
O bug acontecia quando você matava alguém (ficava com battle por 10 minutos) e então dava exit e reabria o cliente do jogo. O seu personagem continuava parado onde tinha dado exit, e o battle também continuava… só que se você atacasse um jogador novamente (sem matar), o tempo de 10 minutos era resetado para 30 segundos, ignorando a ação anterior.


BUG DO POTION CASK

Em um update em junho desse ano o market passou a vender os Potion Casks – barris que servem para repor poções. No mesmo dia o “bug” apareceu: era possível utilizar os itens de fora da casa, desde que ela estivesse com a porta aberta (veja aqui).

Nesse caso o “bug” foi uma falha humana. Alguém simplesmente “esqueceu” de configurar o item pra só ser usado por quem estivesse dentro da house.
O ponto que quero ressaltar nesse bug é que ele é tão bobo que seria corrigido facilmente caso tivesse aparecido em um test server. Só que com a introdução do market e com o novo cliente, os itens agora podem ser lançados pros jogadores de forma mais rápida – mesmo que não tenham sido testados.
Não que a Cipsoft devesse esperar até o próximo update semestral pra testar os itens, mas eles bem que poderiam ter servidores de testes onde esses itens são lançados inicialmente… peraí, eles tem Aurora e Aurera pra isso, né? Então por que diabos lançaram os itens sem testar?


CAÇADORES DE BUGs

Os caçadores de bugs são pessoas que se dedicam exclusivamente a encontrar falhas nos sistemas, seja por diversão ou de forma profissional. Pode parecer vandalismo mas não é: procurar bugs em jogos e sites pode ser até profissão – o Facebook chega a pagar 500 doláres pra cada bug que você encontrar no código do site.

Em todas empresas de jogos existem testers que procuram brechas no programa. Entretanto, mesmo com um time de pessoas focadas nisso, acontece de um ou outro erro passar. Cada pessoa pensa de um jeito diferente, logo, cada pessoa pode enxergar uma forma diferente de encontrar um bug. Por isso que existem os test-servers públicos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cabe a qualquer um decidir o que fazer depois de encontrar um bug: você pode tentar abusar dele ou reportar pra CIP. No primeiro caso, pode ser descoberto por alguma ferramenta do jogo e ser deletado. No segundo, você pode (ou não, hue) ser recompensado pela empresa com algum item raro.
Ah, CONHECIMENTO É LIVRE! Falar sobre o que são bugs e como encontrá-los não é errado. 🙂

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Comentários
  1. Nop Nek
    Interessante. Senti faltar de um bug que não foi citado, e que foi usado pela esmagadora maioria da comunidade mais antiga: o teleport. Inclusive era ilegal, já que de acordo com as regras não se pode abusar de falhas do jogo.
    Antigamente, reports de bugs mais sérios eram recompensados com itens raríssimos. Bubble, Pepelu, Xanadu, Alex, Mulf eram exemplos de pessoas que receberam itens únicos devido a essas contribuições.
    Teve um breve período, antes mesmo do 7.0, que era possível duplicar itens. Não me lembro claramente como que se deu o fato (se não me engano esse bug ocorreu quando uma das primeiras DSM's foi encontrada,mas posso estar enganado), mas antes mesmo que o bug fosse popularizado pela comunidade, os players foram banidos.
    Outro bug notável foi quando um char que nao me lembro o nome voltou para Rook carregando alguns itens de Main. Deu o maior b.o na época.
    Vários itens ja deram respawn em lugares errados. Principalmente antigamente..
    Eu mesmo, quando era tutor por volta do 7.6, ja reportei um bug em um SQM no caminho de Mintwallin. O Sqm ficava acima de qualquer objeto que ocupe o espaço (o player em vez de pisar no sqm, 'sumia' embaixo dele). Um GM apareceu e agradeceu na ocasião.

    Eu lembro desse personagem que foi pra rook com um item de main. Mas não foi exatamente um bug, na verdade foi um funcionário da Cipsoft que ao convidar alguns tutores no Tutor Channel a participar de uma especie de "confraternização" na cidade de Darashia na região de águas mergulháveis da cidade, e puxou um dos jogadores que disse não poder ir pois estava em rookgaard. Após a "festinha" esse jogador foi devolvido para Rook, mas o espertinho havia recebido uma Spike Sword de um amigo que levou junto com ele.
    Interessante. Senti faltar de um bug que não foi citado, e que foi usado pela esmagadora maioria da comunidade mais antiga: o teleport. Inclusive era ilegal, já que de acordo com as regras não se pode abusar de falhas do jogo.
    Antigamente, reports de bugs mais sérios eram recompensados com itens raríssimos. Bubble, Pepelu, Xanadu, Alex, Mulf eram exemplos de pessoas que receberam itens únicos devido a essas contribuições.
    Teve um breve período, antes mesmo do 7.0, que era possível duplicar itens. Não me lembro claramente como que se deu o fato (se não me engano esse bug ocorreu quando uma das primeiras DSM's foi encontrada,mas posso estar enganado), mas antes mesmo que o bug fosse popularizado pela comunidade, os players foram banidos.
    Outro bug notável foi quando um char que nao me lembro o nome voltou para Rook carregando alguns itens de Main. Deu o maior b.o na época.
    Vários itens ja deram respawn em lugares errados. Principalmente antigamente..
    Eu mesmo, quando era tutor por volta do 7.6, ja reportei um bug em um SQM no caminho de Mintwallin. O Sqm ficava acima de qualquer objeto que ocupe o espaço (o player em vez de pisar no sqm, 'sumia' embaixo dele). Um GM apareceu e agradeceu na ocasião.
    Tibia é arte bugs faz parte.kkkkkk
    Jogo tibia a 14 anos e jamais pararei. N existira nunca um jogo como tibia. Pode ser o jogo com o maior grafico do mundo nem se compara.
    Lembro deste bug do rei. Kkkk no mesmo ano em meu mundo um cara fez tbm.
    A galera vai lembrat tbm do bug que teve no npc de edron. Cada vez que vc falase mission ganhava 100 de exp. Kkkk muitos foram deletados
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