Nota do Desenvolvedor sobre Monster Shards

♫ Monster Shards! (Temos que pegá-los); Isso eu sei; Pegá-los eu tentarei; Vai ser grande a emoção; Monster Shards! ♫

14
2639

Esta é a semana de saldão Dev Notes Casas Bahia CipSoft!

Brincadeiras à parte, os comedores de chucrute estão bastante interessados em contar com a nossa opinião sobre futuros recursos e updates. Apenas na última semana, perguntaram a nossa opinião sobre Quick Looting e também sobre nerfs da magia Find Person (exiva) em mundos Optional PvP. Clique nos links e confira!

Desta vez, o assunto a ser debatido atende pelo nome de Monster Shards (ou fragmento de monstros). É uma potencial novidade para o Winter Update deste ano – observe bem a palavra “potencial”, heim! A ideia geral é que os monstros passem a dropar esses fragmentos, os quais, ao serem coletados, podem ser usados para criar a sua coleção de monstros na Cyclopedia (que foi adicionada ao jogo no Summer Update deste ano). Você precisará de uma certa quantidade de fragmentos para destravar um monstro em sua coleção e, após isso, os shards adicionais que você coletar poderão ser usados para dar vantagens em relação àquele monstro específico – como se fosse um Prey Bonus.

O irmão mais novo de Tibia possui um sistema similar, mas a diferença é que no TibiaME não existem shards: Há um contador chamado Monster Stats que relaciona todos os monstros que você já matou e, quanto mais você mata, mais você aprende sobre aquele monstro.

Voltando ao Tibia… o que acham da ideia? Leia a nota do desenvolvedor abaixo e responda as perguntas!

Detalhes

Esta Dev Note tem por finalidade oferecer as primeiras impressões sobre o nosso conceito de design. Queremos dar-lhes oportunidade de compartilhar seus pensamentos, ideias e preocupações sobre a implementação de Monster Shards (fragmentos de monstros), fornecendo-nos feedback valioso sobre o assunto.

Os fragmentos vem em 3 diferentes níveis de raridade: comum, raro e épico.

Fragmentos comuns podem ser obtidos dos monstros. Cada raça de monstro dropará seu fragmento correspondente (ex: um Dragon dropará um Dragon Shard). Esses fragmentos serão usados para destravar a entrada correspondente do monstro na Cyclopedia (ex: o Dragon Shard poderá ser usado para o registro do Dragon e aumentará seu contador de fragmentos em 1).

Fragmentos raros e épicos poderão ser obtidos de várias formas (ex: através de recompensas diárias, de bosses ou drops raros). Um fragmento raro poderá ser usado em qualquer monstro de uma mesma classe (ex: Dragons, Dragon Lords e Dragon Hatchlings provavelmente estariam em uma mesma classe).
Usar um fragmento raro aumentaria a contagem de fragmentos do monstro selecionado da sua coleção em 5. Um fragmento épico, por sua vez, poderá ser usado em qualquer monstro de sua coleção, independentemente de sua raça ou classe. Uma vez usado, a contagem de fragmentos do monstro escolhido será aumentado em 10.

Um fragmento de monstro obtido durante a jogatina é um item. Esses fragmentos comportam-se como itens normais, ou seja: você pode comercializá-los diretamente com outros jogadores ou através do Market, colocá-los no chão ou jogá-los na água, etc. Ao “usar” um fragmento, ele desaparecerá de seu inventário e será adicionado à sua coleção de fragmentos na Cyclopedia.

Reúna fragmentos suficientes e use-os para completar um registro de monstro na sua coleção. Uma vez que um registro for completado, você poderá usar fragmentos extras para ganhar vantagens temporárias sobre o monstro correspondente. Essas vantagens são similares e aditivas aos bônus do sistema de Prey.
Você também será capaz de trocar fragmentos para obter novos selecionados aleatoriamente. Haverá taxas fixas de troca, por exemplo, 100 fragmentos comuns por 1 fragmento raro. No entanto, essas taxas de trocas ainda precisam ser definidas.

Além da possibilidade de obter fragmentos jogando, também será possível obter diferentes pacotes de fragmentos na Store. Esses pacotes incluirão fragmentos aleatórios dos mais diversos graus de raridade. Neste caso, os fragmentos obtidos a partir de pacotes serão adicionados diretamente em sua coleção e, portanto, não poderão ser negociados com outros jogadores.
Se você quiser, poderá mostrar sua coleção para outros jogadores.

Perguntas

  • O que você acha da ideia geral sobre fragmentos de monstros em Tibia? O que você gosta e não gosta sobre a ideia?
    What do you think about the general idea of monster shards in Tibia? What do you like about the idea and what do you dislike?
  • Você se imagina completando a sua coleção ou você destravaria apenas certos registros para otimizar sua rotina diária de hunts?
    Can you imagine yourself completing your collection or would you only unlock and complete certain entries to optimise your daily hunting routine?
  • A implementação de tal recurso enriqueceria a sua vida tibiana ou você a vê como algo tedioso?
    Would the implementation of such a feature enrich your Tibian life or would you rather see it as a chore?
  • Além de ou ao invés dos conhecidos bônus temporários do sistema de Prey, você tem alguma sugestão para mais benefícios temporários?
    Besides or instead of the temporary boosts known from the Prey system, do you have any suggestions for further temporary benefits?
  • Dê uma olhada nos registros de criaturas em nossa biblioteca. Você acha que a informação oferecida ali é suficiente para um registro de monstro na Cyclopedia?
    Take a look at a creature entry in our library. Would the information provided there be sufficient for the monster entry in the Cyclopedia? 
  • Por favor, avalie o seu nível geral de satisfação com o conjunto de ideias apresentado em uma escala de 1 (nada satisfeito) a 5 (extremamente satisfeito).
    Please rate your overall level of satisfaction with this design idea set as presented on a scale from 1 (not satisfied at all) to 5 (extremely satisfied).
  • Você tem alguma sugestão ou preocupação que gostaria de compartilhar sobre a ideia geral?
    Do you have any suggestions or concerns you would like to share concerning the overall idea?

(lembre-se de responder as perguntas não somente aqui nos comentários e em nosso fórum, mas no tópico oficial do Tibia.com. O tópico aceitará novas postagens até as 05:00 BRT do dia 24 de agosto)

Atualização

Enviaram uma pesquisa de opinião para alguns jogadores a respeito do assunto:

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Eu detestei a proposta, porque pelo que entendi quem nunca nem se quer viu o monstro, enfrentou ele ou sequer conhece, vai pode comprar essas tal de shard pra desbloquear ele. Eu concordo com o gryllo que isso deveria ser feito de maneira natural a medida que você caça determinado monstro, e assim ir abrindo esse "wiki".
    Mas apesar de tudo, ca entre nos, esse negócio é extremamente inútil e eu não vejo serventia alguma nesse sistema. Eles deveriam então investir num wikipedia próprio, ou apenas prestar mais apoio aos já existentes nos supported fansites, passando informações privilegiadas por exemplo, ao invés desses bancos serem preenchidos apenas pelos jogadores.
    , compreendi e entendo em justa medida sua preocupação.
    Até sugeriria como saída possível que fosse aos shards estendido o sistema aplicado às juicy roots, por exemplo. Não adianta farmar, cada jogador precisa pegar as suas.
    GrYllO
    TibiaME tem 318 criaturas (entre comuns e bosses). O sistema abrange todas elas...
    A questão permanece, mesmo com o pedido da galera pra adicionar achievements: então quer dizer que por uma criatura ser mais rara ou menos disponível isso justificaria a comercialização dos itens (e consequências advindas desta decisão), só pra facilitar o ganho de achievements? E onde fica o desafio nisso tudo? :hum:

    E qual é o desafio em comprar 5 mil ice cubes pra fazer o achievement de 10 ice mammoth? Eu não conheço uma pessoa que tenha ficado um ano inteiro dentro de nibelor dropando pra usar no evento das cores mas entendo o seu ponto vista, só que temos que levar em conta alguns detalhes:
    burchan comentou que criaturas raras (montarias) não estavam incluídas na ideia inicial. Não sei se é por questão da competitividade por ela (domar/dropar item decorativo).
    eles não determinaram quantos pontos são necessários pra deixar a criatura completa.
    vamos fingir que é 1000 pontos cada criatura: se adicionar todas as 400 já vira muita coisa mas ao mesmo tempo eu acho errado excluir algumas. Eu quero que todas estejam presentes nem que a unica vantagem desbloqueada seja a sua história. Talvez até de pra trabalhar com quantidades diferentes mas junta ai um world cheio de gente igual belobra: se poe 10 midnight panther pra matar por pessoa, vai virar um caos do mesmo jeito.
    Outra coisa que estava pensando e não comentei anteriormente: Está muito fácil fazer dinheiro, a empresa precisa criar novas formas de gastar ou de pelo menos trocar de mãos. Estou imaginando duas coisas pra esses shards:
    item comercializável no market e na store e npcs professores cobrando taxas pra validar os shards na cyclopedia. Dessa forma não sobrecarrega os jogadores sendo obrigados a procurar várias panteras ou de matar 1000 pinguins e ao mesmo tempo retira dinheiro de circulação do jogo.
    alguém ajuda no ingles depois que vou precisar postar isso no forum oficial xD
    editado 01:
    um exemplo de professor é o npc da escola de carlin: não me recordo dele ter alguma utilidade mas com essa opção de pagar pra converter o item em conhecimento, ele e outros da mesma classe estariam cada vez mais presentes na rotina dos jogadores.
    editado 02:
    da até pra reaproveitar os comprimidos pra dor de cabeça que o black bert vende pra sugar mais dinheiro ainda dos jogadores (350 gp cada uma)
    Se for pra ter isso, que seja mais completo que é as informações do Tibiawiki sobre criaturas.
    Como que mostre a % de Drop de cada iten da criatura é o que eu mais gostaria.
    Mas gostaria de que acrescentassem achievement nesse sistema, já ficaria ótimo.
    Gostei da ideia, mas vou aguardar mais informações para saber se realmente será útil. Será que vai ter informação de loot, percentual de resistência, etc? E quanto ao "prey" ao finalizar a criatura? Será de 40% de XP também? vai ficar OP demais... tem que balancear isso ae.