Criando conteúdo no Youtube desde 2012, Ambuplay é famoso pelos vídeos contando histórias de terror, creepypastas e outros assuntos bizarros. São mais de 2 milhões de inscritos e 200 milhões de visualizações no seu canal. O que poucos sabem é que o Ambu é um tibiano das antigas, do tipo que ia nos encontros do TibiaBR. Conheça mais sobre ele (e sua jornada no Tibia) nessa entrevista! 😀

Krex: Apresente-se! Qual seu nome e idade?
Ambuplay: Olá pessoal do TibiaBR, como estão? Sou o Ricardo Lisita e tenho 24 anos de idade.

Krex: De onde você é?
Ambuplay: Goiânia/GO, a cidade onde a professora manda você fazer dupla e tu já pega o violão e microfone!

Papai vamos tirar uma Selfie! Yaaaaaay! 😁😁😁

A post shared by Ricardo Lisita (@ambuplay) on

Krex: Como conheceu o Tibia? Em que ano começou a jogar?
Ambuplay: Eu jogo Tibia faz 15 anos. Lembro de ir na lan e ver várias pessoas jogando um jogo 2D muito estranho em que ficavam matavam umas minhocas… eu achei aquilo muito bizarro, mas ao mesmo tempo interessante. O pessoal levava o game muito a sério, ficavam realmente tristes quando morriam.

Aí ganhei um char de um amigo, o “Comerciante Ambulante”. Cheguei a jogar algum tempo nele e depois parei. Como era um presente, não me sentia bem jogando com algo que eu não tinha criado.

Krex: Isso foi em Julera?
Ambuplay: Nada! Eu passei por muitos mundos antes de vir para cá, não lembro ao certo qual server era. Sei que já joguei em Neptera, Furora, Bellona, Pythera, Calva e agora Julera.

Krex: A história do seu nick tem haver com esse char, certo?
Ambuplay: Sim! O char se chamava Comerciante Ambulante, mas as pessoas tinham preguiça de falar o nome todo, então chamavam de AMBU. Aí virou meu apelido e virei o Ambuplay! Hoje tenho tatuado no meu corpo o Ambu. <3

Krex: Deixando esse primeiro char de lado, vamos falar do seu atual (Druid of Ambuz , Elder Druid Level 380). Esse é seu char de maior level?
Ambuplay: Sim! Esse char é o char que jogo à anos (foi criado em 2 de Abril de 2008), eu já tive outros mas vendi. Nunca usei bot ou programas ilegais nesse char, eu tenho uma paixão muito grande por ele.

Krex: Muito tempo \o/ Nesses anos todos já parou de jogar ou sempre foi um ativo?
Ambuplay: Eu parei de jogar na war de Furora, pois não tinha interesse nenhum em lutar aquela guerra. Também dei um tempo durante a war de Calva pois meu filho tinha nascido. Lutei algumas wars no passado mas essas duas não tinha vontade/tempo. Mas me arrependi de ter parado.

Krex: Essas vezes que migrou de server foi junto com a guild?
Ambuplay: Sozinho. Eu tenho a seguinte filosofia de jogo: como trabalho com Youtube e passo muitas horas trabalhando ou estudando, não tenho tempo para disputar hunt ou PvP com um jogador mais novo que tem mais tempo para jogar. Então tento ao máximo aproveitar meu tempo no jogo, caçando diariamente umas duas horas e fazendo boss por uma hora.
Se eu for disputar respawn com outra pessoa eu perco essa hora, então eu dei transferência para não ter que passar por isso. Eu jogo sério, já tive meu tempo de tretar, hoje prefiro upar level e matar uns bosses.


Krex: Vi que está na meta do level 400. Como concilia o tempo com a família, o Youtube e o Tibia?
Ambuplay: De segunda a quinta eu gravo para todos meus canais (inclusive estou criando um de Tibia). Eu gravo das 02 às 07 da manhã, durmo até meio dia, aí levo meu filho na escola e começo a trabalhar até as 17h. Desse horário até as 21h fico com a família. Paro pra fazer warzone e volto pra brincar com meu filho ou ver filme com a esposa até as 23h.

Aí eles vão dormir (ou minha esposa vai jogar CS) e eu começo hunt até as 01h, aí faço boss até as 02h e vou gravar. Eu tento seguir essa rotina… as vezes dá certo, as vezes não. xD

Krex: Como um jogador antigo, o que você achou das mudanças/updates mais recentes do Tibia?
Ambuplay: Eu vejo MUITO choro na comunidade do Tibia, muita gente reclamando dos updates, da store, de todas as coisas. A verdade é que o Tibia ainda é um jogo atrasado, mas a cada update ele vai se lapidando e se reinventando.
Hoje temos o prey system, que nos motiva a caçar em locais que não caçávamos antes. Temos imbuements que são ótimos, ajudam demais a fortalecer o char e são caros de se fazer. MUITAS quests para level alto. Temos os summons que tornaram muitas hunts viáveis…. por aí vai.

Todo update eu vejo muito choro, mas se tu parar para pensar não tem nada muito zuado. Um bom exemplo são os summons que duram 15 minutos, mas o cooldown de 15 minutos sem poder usar serve pra não deixar o jogo desequilibrado.

Sem contar que atualmente qualquer um acha local pra caçar. Antigamente low level era o dia inteiro em dwarf guard, cyclops e dragon, enquanto hoje em dia tem diversos locais semelhantes. O jogo melhorou muito. Alguns ficam dizendo que tá mais fácil, mas não vejo essas pessoas pegando level alto pra ver o quanto o jogo fica complicado.

Krex: O que você sente falta no jogo e o que gostaria de ver no próximo update?
Ambuplay: Balanceamento nos druids! Querendo ou não ainda é uma classe que precisa ser lapidada. O druid precisa de uma wave mais forte, e de outra magia de cura em área mais forte. Lógico que tudo de forma balanceada.

Krex: Só por curiosidade, onde tem caçado? E como escolheu Julera?
Ambuplay: Eu caço Roshamull, lá faço XP suave e grana. Solo faço Oramond devourer e quara.
Eu vim aqui porque o Kakiped me chamou para jogar, ai trouxe os amigos. Fui muito bem recebido em Julera pelo time e pela guilda, estou bem feliz jogando no servidor! Aproveitando para mandar um salve pra galera da guild Insomnio xD

Krex: Já contou alguma história relacionada com Tibia no canal principal?
Ambuplay: Já sim! O caso do assassinato que aconteceu no Brasil por causa de Tibia e a lenda da tela principal que envolvia satanismo, mas era o nome do artista apenas.

Krex: Você falou que tava criando um canal de Tibia… fale mais sobre isso!
Ambuplay: Eu sempre tive vontade de criar um canal de Tibia, eu conheço MUITO sobre o jogo, então teria uma série sobre a lore do game, contando todas as historias desde o inicio, e também ensinando o pessoal a caçar em alguns lugares, quests e afins.
Eu vou me focar muito na história do jogo e por trás de quests, além de mostrar para o pessoal um lado que eles talvez não conheçam. O Tibia já foi um jogo de roleplay (pra mim ainda é), tanto que eu sempre vejo as anotações e sou conhecido por roubar os livros de todo lugar do jogo que vou. xD

Clique aqui para ver o canal recém criado!

Krex: Você acha que a galera mais jovem pode ter interesse no Tibia?
Ambuplay: Sim, o que falta é divulgação… eu divulgo no twitter sempre que posso. Tibia faz parte da minha vida, tive experiencias incríveis no jogo que vou levar para vida toda, você sai do Tibia mas o Tibia nunca sai de você xD

Krex: Além de Tibia, o que mais você joga?
Ambuplay: Jogo de tudo, literalmente, o que for bom estou jogando, gosto mais de jogos difíceis. Mas MMORPG pra mim só existe o Tibia xD

Krex: Agora perguntas rápidas. Um momento que te marcou? 
Ambuplay: O dia que dropei o Morgaroth’s heart. No meio da war, SD voando até na China e conseguimos matar o boss e ainda peguei isso <33

Krex: Uma quest?
Ambuplay: Eu amo de todo coração a Pits of Inferno, toda mitologia e lore por trás dela é incrível.

Krex: Uma cidade tibiana?
Ambuplay: Venore, minha linda venore. <3

Krex: Uma vocação?
Ambuplay: Druid!

Krex: Um local de caça?
Ambuplay: Roshamull Full Run.

Krex: Um Knight?
Ambuplay: Knight of Ambuz (meu brother).
Krex: Um Druid?
Ambuplay: Eu. xD
Krex: Um Sorcerer?
Ambuplay:
Cachero.
Krex: Um Paladin?
Ambuplay: Katrila.

Krex: Gostaria de falar algo pra terminar?
Ambuplay: Joguem mas nunca transformem o jogo na vida de vocês. Lutem pelo o que vocês acreditam, mesmo que seu objetivo seja 200 e não level 100! (referências rsrs)
Um salve para Julera, Kakiped, Cacaio SD vampire, a guild Insomnio e a todo mundo da LDM. <3

Krex: Então é isso \o/
Ambuplay: Obrigado por chamar bro, foi uma honra imensa. <3

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Aparentemente é o caso comum nos mundos pvps: o cara tem um main char "seguro", onde não usa bot, porém recebe toda grana dos makers para rushar lvl, ml e fazer addons. Provavelmente vai vendendo os personagens upados no bot sempre que pega um level considerável.
    Bom, é só uma suspeita, mas alguns trechos não ajudam, por exemplo:
    " Esse char é o char que jogo à anos (foi criado em 2 de Abril de 2008), eu já tive outros mas vendi. Nunca usei bot ou programas ilegais nesse char, eu tenho uma paixão muito grande por ele."
    :shrug:
    Bacana ter gente disposta a trazer conteúdo ao TibiaBR. Grande comunidade de Tibia brasileira. É bom ver que que tem saído coisa nova.
    Gostei da entrevista. Não sou muito familiarizado com youtubers, fui conhecer o mais famoso esses tempos por causa de Tibia, o tal do Pewdiepie. Vez ou outra vejo algum vídeo de algum desses youtubers famosos, e sempre tem alguém comentando sobre jogos de infância e acabam citando o Tibia. Existem alguns bons canais que fogem da dinâmica do eu jogo/você assiste. É bom quando se tem canais voltados para RPG, com conteúdo mais bem elaborado. Foge um pouco do que o pessoal vem oferecendo no youtube, que é basicamente filmar hunts. Lógico que existem boas exceções à regra.
    Enfim, bacana a entrevista. Espero que o rapaz tenha sorte também no canal sobre tibia.
    Draggy Hunter
    Pessoal ai em cima criticando essa fala:
    Eu li toda a entrevista e ao me ver vocês tiraram a fala dele contexto.
    Quanto a entrevista, achei interessante saber que ele jogava tibia, já tinha visto alguns videos dele no youtube.
    Parabéns pela entrevista.

    Discordo. O fato de estar levando a frase dele no contexto é que faz eu entender que o cara usou bot, só não usou no personagem em questão.
    Agora mudando de assunto, preferia ler uma entrevista com um tibiano, e não com um youtuber. Esse cara não tem nenhuma história pra contar e não é importante por nenhum feito dentro do jogo, a não ser o fato de ter um canal no youtube com 2 milhões de inscritos.
    Draggy Hunter
    Pessoal ai em cima criticando essa fala:
    Eu li toda a entrevista e ao me ver vocês tiraram a fala dele contexto.
    Quanto a entrevista, achei interessante saber que ele jogava tibia, já tinha visto alguns videos dele no youtube.
    Parabéns pela entrevista.

    Qual contexto? Eu nunca usei bot. Não preciso dizer "nesse char" porque nunca usei em nenhum char. O único motivo para ele ser tão específico é justamente porque já usou em outros. Não sei como foi essa entrevista, mas se fosse eu entrevistando em tempo real teria perguntado logo em seguida "E em outros?".
    A capacidade da galera de defender botter a todo custo me surpreende às vezes...
Comente