Quando o Tibia ficou online ao público no dia 7 de janeiro de 1997, não existia ainda nenhum método para levantar fundos, e seus criadores tiravam do próprio bolso o medíocre financiamento exigido. Embora o jogo fosse uma inovação para a época por conter gráficos quando a maior parte dos RPGs eram baseados em texto, o pensamento em torno de como ganhar dinheiro com o Tibia veio apenas alguns anos mais tarde.

O nome dado a primeira versão do jogo foi Alpha 1.0

Em 2001 a empresa CipSoft GmbH foi fundada com o intuito de levar o Tibia finalmente a sério, e neste mesmo ano inseriram a Premium Account que daria o folego financeiro que o jogo precisava para continuar crescendo.

Junto com o sistema de Premium Accounts foi também inserida à primeira área exclusiva para jogadores com Premium, a cidade de Edron. Desde então o jogo vem expandindo seu território de áreas exclusivas a contas Premium.

Flattery, primeiro jogador a adquirir premium account em Tibia

Nesta época era muito difícil os brasileiros possuírem um cartão internacional para adquirir Premium aqui no Brasil. Foi por isso que empresas como o Boacompra cresceram e conquistaram seu espaço por aqui, pois, ofereciam a compra de Premium através de diversos métodos de pagamentos, entre eles o boleto, por exemplo.

Ainda em 2006 era difícil quem possuía amigos com Premium account. Conseguir uma backpack de cidades Premium para usar no seu personagem Free Account era necessário um trabalho ardiloso. Por exemplo, ter que falar com um amigo do amigo que era amigo de um cara que possuía Premium no seu personagem, quem sabe ele comprasse uma backpack de Liberty Bay pela módica quantia de 1k, que para a época era um valor enorme.

Mais tarde a CipSoft viu a necessidade de expandir e facilitar seus métodos de pagamentos para os jogadores na hora de adquirir a sua Premium account e passou a apoiar oficialmente sites que trabalhavam com a comercialização do serviço com a moeda local. O Boacompra novamente se destacou sendo um dos primeiros tendo a venda oficialmente apoiada pela CipSoft.

Depois de toda a difusão que o serviço de Premium account teve e as facilidades que foram chegando através do tempo, o tibiano passou a jogar quase que apenas com conta Premium. Agora depois de toda a demanda de jogadores sedentos por Premium account atendida temos a Store. Ah a Store, que ferramenta engenhosa e nada criativa, mas fundamental para sustentar o joguinho que tanto amamos. Com a Store a CipSoft passou a se arriscar muito mais, inserindo além de itens cosméticos para decoração e outfits, também a XP Boost e Temple Teleport.

Temple Teleport é lançado na Store

Hoje que a facilidade do cartão de crédito chegou a maior parte dos Tibianos (ao menos aqui no Brasil) e com empresas terceirizadas gerindo o sistema de pagamentos do Tibia, oferecendo diversas outras opções de pagamento além do cartão, está muito mais fácil gastar com o jogo. Com uma loja que deixa tudo disponível ao jogador com o bastar de apenas um clique e lá se vai algumas Tibia Coins recém adquiridas.

Se alguém ainda tinha duvida quanto ao consumismo que existe, essa duvida já não existe mais. Enquanto alguns acumulam dinheiro no jogo para obter no Market os Tibia Coins, outros abrem a carteira e gastam sem dó o real suado adquirido depois de um mês de trabalho.

Boa parte das pessoas que adquirem Tibia Coins hoje, compram para sustentar as caçadas diárias que fazem sem a preocupação de gerar lucro, uma vez que podem amortecer todo o prejuízo vendendo Tibia Coins no Market e ainda colocar no seu personagem os melhores equipamentos.

No fim esse consumismo é o que possibilita ao Tibia continuar existindo. Se as alterações no modo da CipSoft arrecadar dinheiro com o Tibia não tivesse vindo, muitas das novidades que vemos hoje no jogo jamais teriam chegado.

Agora nosso maior desejo hoje, e quando digo nosso quero dizer o dos brasileiros, é com certeza um sistema automatizado de pagamento ainda melhor, onde a compra dos serviços disponíveis no site como premium time, tibia coins entre outros, seja entregue para o jogador no mesmo instante, sem a necessidade de aguardar aquele incomodo tempo de verificação das informações de pagamento que podem durar mais de um dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Acho que a venda de tibia coins não faz o jogo pay to win, afinal, antes delas existirem o pessoal comprava gold de terceiros, como o amigo aí de cima disse. O que na minha opinião fez o jogo pay to win foi a venda de xp boost e potions/runas na store. Isso sim é uma coisa que beneficia quem realmente está disposto a gastar muito dinheiro no jogo.
    Um player em começo de server novo pode caçar 2x mais sem precisar sair da cave porque pode comprar potions na store com tibia coins, e ao mesmo tempo upar mais rápido porque comprou xp boost.
    Eu gostaria que os produtos da store fossem apenas cosméticos, mas infelizmente não podemos fazer nada à respeito disso.
    Havendo ou não tibia coin a certeza é de que continuaria existindo mercado de gold - e a lógica acaba sendo a mesma - o cara que tem grana pra tibia coin também tem pra comprar gold por fora. Quem se dispõe a gastar realmente com o jogo consegue os fins, basta escolher um desses meios. Penso que as TCs foram boas para a Cipsoft tirar parte nisso, se antes só quem revendia gold que lucrava - alguns deixando bot 24/7 rodando - que não gerava absolutamente nada de lucro pra empresa - agora eles conseguem uma fatia nisso com as TCs.
    Uma das últimas coisas que lançaram e que achei muito prudente para incentivar o consumo foram as recompensas diárias. Não basta existir, é preciso que se acostume e veja até certa necessidade nos produtos que oferecem. Até então achava que a maior parte dos produtos da store só seriam comprados quando do lançamento de novos servidores, mas as recompensas diárias acabam levando o player a se acostumar com certas funcionalidades que talvez estimule o consumo de produtos com maior frequência.
    Tudo bem, tibia pode não ser pay to win, mas convenhamos que, quem insere mais grana pra comprar tibia coins, tem mais vantagens, uma dela muito importante que é a compra fácil de suprimentos para hunts. Isso faz com que uma pessoa que tenha boas condições financeiras possa caçar sem se preocupar com waste, ou seja, caça puramente por XP, e o prejuízo é coberto pelos tibia coins vendidos no market. Por isso que MOBA ta em alta hoje em dia, dinheiro in game só serve pra deixar um personagem bonitinho e pronto, sendo que, no LOL por exemplo, ao ganhar partidas você recebe baú que pode te dar uma skin. Enfim, infelizmente tenho que entender que a empresa necessita de grana para se manter, mas, NA MINHA OPINIÃO, o tibia não tem mais aquela essência que tinha em 2007, 2008... Boa jogatina pra quem ainda está na ativa! Hail Tibia.
    Povo tá exagerando, o Tibia não se tornou pay to win, qualquer montaria comprada na store concede o mesmo bônus de velocidade das montarias que podem ser conseguidas in game, a mudança é apenas visual, assim como os Outfits. Não existe uma única arma que pode ser comprada via store, o que mais se aproxima de pay to win é XP Boost, e mesmo assim é algo bem caro com uma duração bem curta, ainda tem a questão da stamina que acaba limitando qualquer abuso a longo prazo.
    Tibia coins podem ser usadas para vários fins, outfits, montarias, até usar a grana dos coins para comprar itens pra addons, vai de cada um. O jogo pode ter vários problemas, mas pay to win não é um deles
    Vale a pena ressaltar que apesar de todo esse \"consumismo\" (como foi colocado na matéria), o tibia ainda não é nem de perto um jogo \"pay-to-win\", vejo alguns jogadores reclamarem dessas novas ferramentas alegando que isto seria a médio e longo prazo destrutivo para o jogo e a sua comunidade em si.
    Ora, como disse anteriormente, tibia não está nem de longe a ponto de se tornar um jogo \"ptw\", sou gamer há muito tempo e já tendo passado por diversos outros MMOs posso dizer com absoluta convicção que os coins só auxiliam no giro do capital in game, e não, ainda não temos benefícios maravilhosos ao adquirir coins.
    Vou citar aqui dois exemplos de jogos em que eu tive o prazer de conhecer em sua época de ouro e que me fizeram deixar de jogá-los por serem extremamente PAY-TO-WIN, o Perfect World Brasil, gerenciado pela Level Up Games, vulga LUG, possui um sistema muito parecido com o do tibia atual, porém o que se pode fazer com o \"gold\" (coins) é absurdamente abusivo e desequilibra completamente o jogo que é baseado em PVP, onde um player que coloca uma quantidade absurda de gold, aprimora seus equipamentos a ponto de se tornar praticamente imortal com uma quantidade de resistências e HP, ou então refinando sua arma um jogador ganha um poder destrutivo tão abusivo ao ponto de massacrar quase todos os demais jogadores com um simples HITKILL (vulgo HK, HS), e também ambos, ataque e defesas, ou seja, ali realmente quem PAGA ganha, as \"divindades\" que não mencionarei os nomes, afirmam ter inserido no jogo quantias superiores a 30 mil reais, isso mesmo 30 MIL REAIS.
    Outro jogo muito parecido com o Perfect World e com um sistema de grana muito mais agressivo, que seria o Blade and Soul, outro jogo que larguei pelos mesmos motivos. Neste em questão há relatos de jogadores (ou seriam clientes ?) que já inseriram mais de 300 MIL DÓLARES em suas contas, isso mesmo, 300 000 DOLETAS!!!
    Resumindo, Tibia não é pay-to-win, ainda não, esperamos que continue assim, o único item que poderia causar algum desequilíbrio seria o boost de EXP mas este não te proporciona o inalcançável como em outros jogos, quem não utiliza apenas vai levar mais tempo para chegar num determinado patamar, mas não vai se tornar um DEUS in game.
    Forte Abraço.
Comente