Recentemente tenho me engajado ainda mais no Tibia e uma das coisas que tenho feito é entrar nos grupos de Facebook de alguns servidores para acompanhar através dos bastidores o que acontece nesses mundos. Durante esse tempo que passei a acompanhar estes grupos algo me surpreendeu bastante. Para alguns pode não ser novidade, mas acredito que para muitos sim: Account Trading.

Bem, deixa eu explicar para quem caiu de paraquedas neste assunto também. Account Trading é quando alguém vende sua conta a outra pessoa, permitindo que esta outra faça login e mude as informações da conta, como e-mail e endereço. Antes isso era mais comum por quem normalmente não queria mais jogar Tibia e para obter algum lucro real acabava vendendo sua conta a outra pessoa.

Jogador recebendo banimento por Account Trading.

Porém, a situação mudou e hoje já não é mais assim, agora nós temos pessoas dedicadas a criar personagens para subir até certo nível e oferecer a conta deste personagem pela internet afora até mesmo sem ter requisitado a Recovery Key na account. Isso mesmo, ela cria o personagem e não pede a Recovery Key ao “sistema” do site e quando fecha negócio com outra pessoa, o comprador não necessita nem ao menos solicitar uma nova Rovery Key para alterar a atual e evitar que o antigo dono recupere a conta. Ela simplesmente ira pegar a Key que nunca foi solicitada no site, sendo gerada na mesma hora.

Fiquei assustado com o tanto de personagens sendo vendidos nesses grupos e isso acontece a todo momento a luz do dia. Nas regras do jogo é previsto o “Account trading or sharing (vender ou compartilhar a conta)”. Mas não temos nenhum agente dentro do jogo para investigar e punir os infratores desta regra.

O que eu vejo é justamente o contrário, quem vende ou compra essas contas não tem medo algum de divulgar até mesmo o nome do personagem que esta sendo vendido. Mesmo em transmissões ao vivo de tibianos que acompanho na twitch vejo pessoas admitirem na maior cara lavada que a sua conta foi comprada.

No site a regra que trata desse assunto é a “Rule 5a) Account Trading or Sharing” que diz:

Negociação de contas: Você não tem permissão para vender sua própria conta ou para entregá-la gratuitamente. Você não deve comprar a conta de outros jogadores ou aceitar os dados dessas contas. Isso também inclui não aceitar ou distribuir contas como um presente. Cada conta é atribuída a uma pessoa apenas e esta pessoa não pode transferir a conta para outra pessoa. Declarações como, p.ex. “Eu estou vendendo um knight level 30”, “eu troco meu sorcerer em Antica por um sorcerer em Nova” ou “Estou comprando um paladin” – seja no jogo ou no site – levará a uma punição de seu conta. O mesmo acontece para comentários como “Novo Proprietário” na sua conta ou nas informações do personagem no site.

Resumindo tudo, a menos que o jogador admita dentro do jogo ou nos canais oficiais que comprou ou esta vendendo uma conta do Tibia, ele nunca sofrera consequências. O trabalho investigativo não existe aqui, o que para mim já faz cair por terra esta regra, pois, esses meliantes não são burros a ponto de admitirem dentro do jogo o que fazem.

É bem fácil colocar nas regras a proibição de venda ou compartilhamento da conta, o difícil é ver a regra sendo aplicada. Uma mera formalidade, onde se diz proibida a venda de contas, mas que nada é feito para coibir essa ação.

Isso me lembrou muito de uma lei aqui do município em que moro, onde diz que não podemos ficar mais de quinze minutos para ser atendidos no banco. É lei, mas a todo momento é violada e nada é feito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. MAIOR BESTEIRA ESSA REGRA...
    É ATÉ BOM ESSAS VENDO QUE DE ALGUMA FORMA MOVIMENTA O JOGO, A MÉDIA DE IDADE DE JOGADORES DE TIBIA É UM POUCO AVANÇA EM RELAÇÃO A OUTROS JOGOS VIRA E MEXE ALGUÉM TEM QUE PARAR DE JOGAR JÁ É PAI DE FAMÍLIA, OUTRO QUE TA PARADO QUER VOLTAR A JOGAR, E ISSO AJUDA ALGUMAS PESSOAS A ANIMAR A VOLTAR A JOGAR, ISSO AGORA QUE NÃO TEM MAIS BOT.
    O char é propriedade da Cipsoft (tinha isso nas regras antigamente, acho eu).
    Nem vem com essa que "ah o char é meu mimimi eu que joguei", a partir do momento que voce cria a conta e "lê"
    as regras aceita que a Cip é dona do boneco (da conta inteira).

    Infelizmente a gente sabe que a empresa sempre "fez vista grossa" ou "nao teve tempo" pra punir mais severamente
    os infratores. (só o famigerado que confessou o sharing foi deletado).
    Também acho uma tremenda besteira essa regra. O char é de propriedade minha ao meu ver, não me venha com oque tá escrito nos termos do jogo, não estou entrando nesse detalhe.
    Eu que dediquei meu tempo para evoluir o personagem e agora que não há mais bot não apoio essa regra de maneira nenhuma.
    Nunca vendi nem comprei char, sempre fui apegado aos meus.
    Oque me incomoda é a quantidade de char upado por bot que estão a venda, e isso sim é desanimador.
    \"Isso mesmo, ela cria o personagem e não pede a Recovery Key ao “sistema” do site e quando fecha negócio com outra pessoa, o comprador não necessita nem ao menos solicitar uma nova Rovery Key para alterar a atual e evitar que o antigo dono recupere a conta. \"

    Pra colocar premmy precisa registrar a conta.
    Do jeito que está indo, acredito que o tibia vai lançar seu próprio \"classificados\" com venda de personagens por coins retendo uma \"taxa de comissão\".
    Já estão vendendo tudo no market. E a compra e venda de personagens tem um peso maior em servidores PVP que os players lutam parar terem o controle. Porém na minha opinião, acho que não influencia muito no RPG mesmo.
Comente