Tibia Não é Pay-To-Win

56
4724

Em 2015 foi lançada a loja oficial Store, dando a CipSoft mais opções de faturamento além da Premium Time e serviços como Change Name e World Transfer. Outfits, montarias e itens de decoração passaram a ser vendidos em troca de Tibia Coins, a moeda oficial usada na loja obtida com dinheiro real. Com o tempo passou a serem oferecidos também poções, runas e XP Boost, trazendo a partir dai um debate muito importante para o jogo: O Tibia se tornou Pay-To-Win?

Um jogo é caracterizado como Pay-To-Win quando possui um sistema de micro transações, onde os produtos vendidos à quem está comprando com dinheiro real oferecem vantagens sobre outros jogadores, ficando impossível a quem não gasta, competir com quem gasta.

Ragnarok, Grande Chase, Age Of Empire Online e DDTank são alguns exemplos de jogos “free-to-play”, com sistema de cash in game que dão vantagens ridículas a quem gasta mais. Você paga por refinamento de arma melhor, por itens mais fortes que os obtidos através do jogo, e até compra áreas exclusivas para jogar.

No Tibia, temos um sistema de Pay-to-Play, onde você precisa pagar para ter acesso ao conteúdo completo do jogo. O sistema de Premium account adicionado em 2001 deu uma nova cara ao game, com todo conteúdo lançado após isso, destinando-se principalmente a contas premium. Com o tempo, vantagens passaram a ser dadas a jogadores premium, o maior exemplo disso é o bônus de experiência nas duas primeiras horas de stamina.

Flattery, primeiro jogador a adquirir premium account no Tibia.

Até aí era compreensível a CipSoft cobrar um valor para contas premium, afinal a empresa precisava manter o jogo e lucrar com isso, e ninguém reclamava – muita gente ainda se divertia – mesmo sendo free account. Mas quando a Store foi implementada, um discurso chato começou a rolar ao redor do jogo, sobre como a CipSoft era mercenária e não pensava em seus jogadores. Mais e mais reclamações começaram a surgir sobre a venda de runas e potions na Store, usando como argumento: “quem pagar por Tibia Coins terá mais vantagem no jogo”. Quando a empresa passou a vender XP Boost, ai sim o tempo fechou! E como sempre os jogadores reclamaram, reclamaram e reclamaram…Mas por que ninguém parou de jogar?!

O principal problema de um jogo pay-to-win é a desvantagem absurda entre quem paga e quem não paga por exclusividade. No Tibia quem adquire Tibia Coins para comprar XP boosts, runas, poções, blessings; consegue uma leve vantagem, mas não é nada que prejudique outros jogadores. Tudo que um jogador consegue através da Store, qualquer outro consegue sem precisar pagar 1 centavo por isso. Não esquecemos que Tibia Coins podem ser obtidos através do jogo – por gold coins – acabando assim com qualquer exclusividade para quem obtêm com dinheiro real.

Então quem quer “pagar para ganhar” no Tibia, tem que pagar MUITO caro para ter POUCA vantagem, tirando nos casos de servidores novos onde a vantagem é maior, mas só até determinado momento. Não da para se sentir lesado no game por conta da Store, por este motivo você não vê ninguém parando de jogar por conta do “Pay-To-Win“.

Com tudo que foi dito, vamos admitir, o Tibia passa bem longe do Pay-to-Win tradicional, nenhum jogador é lesado ou prejudicado pelos itens vendidos na Store. O máximo que podemos reclamar é da falta de conteúdo novo para os jogadores free account, que com o passar do tempo foram bastante esquecidos e já não conseguem acompanhar o ritmo dos Premium Accounts.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Qualquer jogo on-line quem tem dinheiro leva vantagem em quem não tem. A cip liberar as opções através do Tibia coins é apenas um modo de eliminar terceiros de oferecer esse mesmo serviço sem a CIP ganhar em cima. Muitos sites vendem dinheiro, experiencia e skills. A cip vende as mesmas coisas só que de maneira segura. Pegue até legue of legends que não é um jogo pay to win porém, se você tiver dinheiro pode pagar alguém pra deixar sua conta diamante. Não é muito diferente do que acontece no Tibia, quem tem dinheiro pode se beneficiar independente do jogo, desde que tenha alguém pra oferecer o serviço. Essas vantagens oferecidas pela CIP, já eram oferecidas anteriormente, só que era arriscado já que era tudo feito na ilegalidade.
    concordo totalmente com o que foi dito acima, porém acho que deveria ter algo para os free não se sentirem tão rejeitados, porque nem todo mundo tem condição de comprar P.A. e logo bate o pensamento na galera "só vale jogar se botar premmy", mesmo sem atualizações para quem não quer ir para main por exemplo, foi colocado top rook, ai ficou mais legal jogar em rook, porém do jeito que vai, devia ter um mundo só de free ou então já que é pay to play, transformar o jogo para ser unicamente jogável via pagamento de tempo de jogo igual ao world of warcraft, ou botar uma lista top free account. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    concordo totalmente com o que foi dito acima, porém acho que deveria ter algo para os free não se sentirem tão rejeitados, porque nem todo mundo tem condição de comprar P.A. e logo bate o pensamento na galera "só vale jogar se botar premmy", mesmo sem atualizações para quem não quer ir para main por exemplo, foi colocado top rook, ai ficou mais legal jogar em rook, porém do jeito que vai, devia ter um mundo só de free ou então já que é pay to play, transformar o jogo para ser unicamente jogável via pagamento de tempo de jogo igual ao world of warcraft, ou botar uma lista top free account. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Guest
    Muito bom o conteudo, de fato jogo tibia a anos e so tem melhorado.
    Ao meu ponto de vista hoje em dia o que menos se tem é free players, antigamente ter p.a era ser foda hoje em dia não é nada. Tibia melhorando e muito, muito bom.
    Guest
    nego reclama de tudo viu, pqp, cara até o fato de vc pagar por área premmy já é p2w pq é uma vantagem em cima dos free... e aí como faz? deixa todo mundo free, ou então todo mundo premmy pra ficar igual? não dá né... a empresa tem q sobreviver... aliás, vi em e um comentário outro dia, q a única diferença é q antes vc se matava pra pegar lvl 100, agora é pra pegar lvl 500... só mudou a dinâmica de upar, mas o jogo tá muito melhor, e esse p2w q vemos é ridículo comparado a outros jogos, não é nada que abale por exemplo quem usa xp boost contra quem não usa... double xp, double loot, eventos, tá aí pra todo mundo, igual pra todo mundo, queria entender, além do xp boost q é muiiiiito caro, qual outra coisa que o imbecil vê de p2w no tibia??? pq até a compra de coins, se vc tiver tempo e paciência vc junta grana do jogo pra comprar coins... então não entendo mesmo qual é a choradeira... affff

    Você não paga premmy por ser p2w.
    Você paga premmy porque o jogo é PAY TO PLAY.
    Free nem deveria existir.
    No máximo criar a conta e ter 3 dias de "trial" pra jogar.