Não dê uma de Capitão América e ache que poderá usar o client 10/Flash pro resto da vida...


Esse é o resumo da notícia que a CipSoft trouxe na manhã de hoje. Em seu esforço para enterrar o Tibia 10 e finalmente focar somente no client 11, o client 10 para Linux foi descontinuado e o client 10 para Windows recebeu este "singelo" aviso:

(acho que deu pra entender o recado, né?)


Desde seu lançamento em outubro do ano passado, o client 11 vem recebendo atualizações constantes, além de novos e velhos recursos. É clara a intenção da CipSoft em matar os outros clients (10 e Flash) para poder focar a equipe de desenvolvimento apenas no client 11 - o que é totalmente compreensível. Um bom exemplo disso foi a notícia da integração de recursos do famoso Tibialyzer ao client 11. Imagine ter de fazer isso para 3 clients diferentes? Pois é.

Uma parcela dos jogadores ainda reluta em migrar para o 11, seja por questões de jogabilidade (step backs), seja por motivos escusos (bot funciona melhor no client 10, oi?) ou até mesmo por motivos de "uso um PC da época do Windows XP até hoje e acho que sou um gamer sério". 

Mesmo jogadores de uma plataforma que está prestes morrer (Flash - que na verdade já morreu, mas esqueceram de enterrar) ainda relutam em migrar. Entendo também que o Flash, apesar de seus problemas de performance, ainda possui recursos que o 11 não tem. Mas, sério: migre. Eu migrei de uma vez pro Flash quando ele ainda era um client beta e hoje em dia fiz a mesma coisa assim que o 11 ofereceu a possibilidade de usar todo o teclado para as hotkeys - e não me arrependo. O ganho de performance compensou a falta de alguns recursos - que devem chegar (e estão chegando) no futuro de qualquer maneira.

O fato é que: goste ou não, em breve você terá de migrar para o 11. Aceite logo (que dói menos) e migre o quanto antes, focando todo o seu rage feedback no novo client.

Este é o aviso final. Depois não diga que não avisamos...