No final do ano anterior o fansite Tibia Venezuela publicou um artigo curioso, com um assunto que muitos aqui se identificarão: a amizade do Tibia. Quase todos os jogadores que participam desta comunidade já tiveram suas amizades e laços dentro do jogo: amizades curtas, amizades restritas a guilds, aquele velho conhecido de hunt e até mesmo amizades verdadeiras e duradouras já foram feitas no jogo. Se identificou? Confira abaixo
Tibia-mizade
Que nome estranho para um artigo! Como se duas palavras se combinassem formando uma nova mais forte, com um propósito maior e melhor. É como se sua união fizesse a força, não é? O mais irônico desse título é que expressa, em apenas uma palavra, tudo o que eu quero dizer nos parágrafos seguintes; a forma como Tibia ajuda na formação de amizades (mesmo fora das telas), e a forma como as amizades já formadas se fortalecem graças ao Tibia. Um círculo simbiótico e agradável que se manifesta de forma muito melhor quando se aproxima das festas de dezembro.
Quando se começa no Tibia, geralmente não é porque se estava buscando um “jogo_onde_se_mata_ratos_e_pega_queijo.exe” no Google. Muitos de nós chegamos ao Tibia através de um amigo ou uma amiga. Vendo-os jogar, perguntando o que faziam e recebendo “Tibia” como resposta. A vida dá voltas, mesmo depois de talvez perder contato com essas pessoes, o jogo que nos apresentaram uma vez se tornou uma fonte constante de novas amizades e experiências.

Mas assim que chegaste sozinho ao Portal das Almas e seu primeiro e único amigo em Rookgaard foi Cipfried (pequeno offtopic: quando devo deixar de falar de Rookgaard e substitui-la por Dawnport? Como posso rejeitar uma memória feliz por uma ilha criada apenas para upar levels e sair?); mesmo se os NPCs te toleravam apenas por itens, eventualmente teve que sair para mainland e eventualmente se relacionar com pessoas. Por mais solitário que fosse, se quisesse fazer a Desert Quest, por exemplo, teria de conversar com outras pessoas. Talvez essa foi a primeira vez que você fez algo em grupo, ou talvez não, mas é um conceito impressionante para um jogador novato: "4 vocações, devem aliar-se, para poder obter a recompensa". Creio que se a Desert Quest não existisse, Tibia estaria cheia de pessoas metidas nas cavernas matando monstros por dias seguidos sem descanso... Não, pera...
De qualquer forma, a coisa mágica sobre esse jogo é que você pode escolher fazer as coisas sozinho, e também com companhia. Mas mesmo assim, você pode escolher ser solitário e conversar com pessoas de todo o mundo. Me lembro de minhas sessões de caçadas de Behol... Bonelords em Venore como free account com minha internet discada que caia a cada 6 horas,conversava com pessoas do EUA, Europa, Brasil e outros lugares remotos. Vínculos que levaram a criação da minha primeira guild, "Bonelord Haters" - a qual não era exatamente assim, mas não quero causar problemas por um pedaço de nostalgia.

E sim, assim como essa guild, muitas amizades tem curta duração, então seria mais apropriado chama-las de camaradagens ou companheirismo; entretanto esse não foi sempre o caso. Ainda mantenho contato com pessoas importantes para mim que conheci nessa época, que considero como grandes amizades na minha vida, não só Tibiana, como real. É esse o momento em que a fraternidade transpassa a tela e entra em nossa vida, em que nos damos conta de que as vezes Tibia vai muito além de um número ou um level.
Em Tibia temos a oportunidade de pertencer a grupos seletos. Eu tive a sorte de experimentar isso diversas vezes. A mais importante foi quando a CipSoft me deu um grande voto de confiança de pertencer a sua equipe de GMs. E dessa equipe também surgiram grandes amizades para mim, que não apenas compartilhavam minha visão de jogo (um jogo sem cheats, de onde seu char seja produto do teu esforço e não de programas automáticos) como também de um humor similar. Desfrutei de cada momento, inclusive os tristes, como a festa de despedida.

Agora, anos depois, acredito que Tibia mudou demais para mim, mas continua sendo fonte de experiências. Conhecer pessoas novas em um evento como, por exemplo, uma convenção, ou compartilhar experiências com novos e velhos amigos como jogar Amigo Secreto são o testemunho perfeito de que Tibia é um dos poucos jogos em que a comunidade é constante apesar dos updates que parecem tentados a dissolve-la. Não existiria Tibia sem comunidade, mas existiria comunidade tibiana mesmo se o jogo acabasse. Testemunho perfeito de que Tibia começa com T de Ti e termina com A de amigos.
Boas festas.
Artigo: Tibia Venezuela
Tradução: Nikolai Bazarov










(respostas 1 a 5 de 7)
Antes dessa acc tive uma que só tinha um sorc mas desisti dela.
Sinto faltas das UH's, afinal naquele tempo era top ter ml 4 + em um kina.
Criei um char em mortera e já passei lvl 8 morrendo, como a primeira vez que joguei tibia na antiga "Balera".
bateu uma saudade..
Se bem que jaja criam scripts para conversar , ai os players vão fazer amizades com os robozinhos :v
Manda fonte das suas estatísticas precisas aí.
Baseado em que você diz isto?
Mais um jogador que se auto denomina "old skull" no Tibia e sai digitando o que não sabe.
Enfim, sobre o tópico, pra quem diz que não tem mais como fazer amizades dentro do jogo no estado atual, ou é chato demais, ou não tem um papo maneiro pra arrumar amizade, eu sempre acabo fazendo novas amizades, mesmo sem procurar... eu fiz grandes amizades no Tibia, inclusive mantenho contato com boa parte pelo menos nas redes sociais... Por mais que o Tibia sofra com bots, vocês são podres, muita gente que eu vejo reclamando do Tibia no estado atual contribuiu em boa parte pra chegar onde chegou, vocês só não admitem... enfim, o tópico não abrange sobre esses assuntos em que toquei, porém, é revoltante essa comunidade podre que o Tibia tem.