O Zezenia é um MMORPG gratuito que está online desde 2008. O jogo compensa os gráficos simples com o seu conteúdo: um mapa vasto, dezenas de monstros, um pvp dinâmico e um sistema interessante de subclasses, onde cada uma tem magias e formas de jogar diferentes. Como o jogo é leve (6 megabytes) e tem baixos requisitos de sistema, ele pode ser rodado em qualquer computador. A questão é: será que vale a pena jogar Zezenia?
Só pra contextualizar, eu fui um jogador ativo bem no início do Zezenia (entre 2009 e 2010) e parei quando ele foi resetado. Antes desse reset eu já estive entre os 10 tops no rank de experience do jogo, então tinha um bom conhecimento na época. Esse ano criei um char e conversei com alguns outros players para saber como estava indo o jogo. Pra minha surpresa, pouca coisa mudou. Vamos lá...

STAFF
O primeiro ponto a citar é a equipe. O jogo foi feito basicamente por duas pessoas: o K-Zodron (que é o programador e dono do projeto) e o Hyuga (que o fazia o papel de gamedesign, roleplay, GameMaster e outras coisas menores). Passados quase dez anos a equipe continua tendo duas pessoas: o K-Zodron e o GM Quillon, que era dono de um fansite e entrou pra equipe anos atrás substituindo o Hyuga.

O problema dessa equipe pequena é refletida dentro do jogo: muita gente usando bot, abusos de bugs, itens clonados e etc. Ainda tem o fato das atualizações demorarem pra sair - embora tenha recebido um update recente, o jogo já ficou quase 2 anos parado.
A equipe também não leva o jogo tão a sério. Tem algumas "zueiras" desnecessárias como o NPC Santa Claus cantando Michel Teló ou os NPCs da cidade "floresta" terem nomes em português, como João e José. E nem vou comentar sobre as reclamações do GM Quillon ser corrupto...
MAPA
O jogo tem um mapa relativamente grande (veja completo aqui). São várias cidades e vilarejos, cada uma com uma temática diferente, que variam entre deserto, gelo, floresta e etc. Cada área dessas tem monstros que normalmente combinam com o ambiente em questão.

Entretanto, também tem alguns pequenos problemas em relação ao mapa: é comum ver áreas grandes com respawns ruins ou com uma criatura só, como se o mapper tivesse feito com pressa. Também tem áreas que não tem muitos detalhes, mas isso eu relevo pois pode ser culpa da falta de gráficos do jogo... que é o próximo tópico.
GRÁFICOS
A maior parte dos gráficos do Zezenia vieram de doações. Isso é até normal, mas acaba gerando dois pequenos problemas:
O primeiro é que o jogo tem uma diferença enorme entre a qualidade gráfica de um sprite pro outro, já que os spriters tem níveis e artes bem diferentes. É comum ver alguns monstro com gráficos muito bem feitos e outros horríveis.

E o segundo problema é que os sprites doados podem não ser exatamente os que o jogo precisa. Como não estão sendo pagos, os artistas não fazem os sprites de acordo com a necessidade do game. Acaba que o temos gráficos muito bons em algumas áreas, mas outras coisas mais básicas ficam devendo (como as bordas entre a grama, areia e o mar, por exemplo, que são horríveis).

ROLEPLAYING
O RPG no Zezenia é quase nulo. Até tem várias quests, mas a maioria são bobas e não trazem nenhum desafio ou mistério. Pra vocês terem uma ideia, no site não tem nem a história do jogo. Os NPCs não tem background e nem interações entre si. Um exemplo disso é o cara da taverna que não responde nada a não ser “trade”. Logo o cara da taverna, que devia escutar histórias sobre todo mundo…

Em 2010 eu criei esse tópico aqui falando sobre o problema do roleplaying do jogo (ou melhor, da falta dele). Se passaram 7 anos e as coisas continuam iguais.
O último ponto que quero destacar é o sistema de subclasses. Ao criar um char você escolhe sua classe entre warrior, mage e ranger, mas no decorrer do jogo você faz uma quest e escolhe sua subclasse.
Um resumo de forma bem grosseira: Warrior pode escolher entre barbarian e paladin, sendo o primeiro voltado pra dano e o segundo voltado pra defesa. Mages escolhem entre shaman, warlock e pyromancer: shaman tem habilidades de cura, warlock é o melhor pra PVP 1x1 e pyromancer tem muito dano em área. Ranger escolhe entre rogue e marksmen, sendo que rogue é mais furtivo (fica invisível e não rastreável) e marksmen tem mais dano.
Algumas magias tem um tempo entre você usar e ela realmente ser utilizada. Por exemplo: uma magia leva 4 segs pra sair, outra leva 3 e uma última é instantânea... se for bem cronometrado, é possível fazer um combo insano e dar instakill no alvo.
O resultado disso é um PVP mais divertido do que no Tibia, embora visualmente não seja muito bonito de se ver - já falei dos problemas nos gráficos, né? 😛
O jogo ainda tem uma série de outras coisas que são válidas de destacar: você pode coletar plantas, fazer poções, combinar diferentes tipos de outfits (cabeça de um, corpo de outro), distribuir pontos de talento ao upar level e se sentar (não que isso vá fazer alguma diferença...).
No geral, o Zezenia é um simples, leve e que ainda assim consegue ser divertido. O problema é que mesmo com quase 10 anos ainda parece um jogo em fase beta, e provavelmente isso não vai mudar. Ou seja, se você tá procurando um jogo pra passar o tempo, o Zezenia é uma ótima opção, mas pra levar a sério definitivamente não. Afinal nem os desenvolvedores fazem isso...
Agradecimento especial ao Kazumaki que me ajudou com informações sobre os anos mais recentes do jogo. Valeu \o









(respostas 1 a 5 de 16)
Mande mensagem para mim no servidor Pharos, King Law.
(Lawliet Movies) Criador do video de guerra citado no post.
Se sintam bem vindos ao jogo!
Mas essa é a questão: será que algum dia vão adicionar mais gente na equipe e resolver esses pequenos problemas?
hummm será cheiro de rage neste post?
Você foi trolado. xD
Lembrando que o Zez também já teve seus momentos de fusão, inclusive juntando servidor no-PvP com PvP. Ou seja, o Zezenia está anos a frente do Tibia. Lidem com isso. :D