Em 2015 foi lançada a loja oficial Store, dando a CipSoft mais opções de faturamento além da Premium Time e serviços como Change Name e World Transfer. Outfits, montarias e itens de decoração passaram a ser vendidos em troca de Tibia Coins, a moeda oficial usada na loja obtida com dinheiro real. Com o tempo passou a serem oferecidos também poções, runas e XP Boost, trazendo a partir dai um debate muito importante para o jogo: O Tibia se tornou Pay-To-Win?
Um jogo é caracterizado como Pay-To-Win quando possui um sistema de micro transações, onde os produtos vendidos à quem está comprando com dinheiro real oferecem vantagens sobre outros jogadores, ficando impossível a quem não gasta, competir com quem gasta.
Ragnarok, Grande Chase, Age Of Empire Online e DDTank são alguns exemplos de jogos “free-to-play”, com sistema de cash in game que dão vantagens ridículas a quem gasta mais. Você paga por refinamento de arma melhor, por itens mais fortes que os obtidos através do jogo, e até compra áreas exclusivas para jogar.
No Tibia, temos um sistema de Pay-to-Play, onde você precisa pagar para ter acesso ao conteúdo completo do jogo. O sistema de Premium account adicionado em 2001 deu uma nova cara ao game, com todo conteúdo lançado após isso, destinando-se principalmente a contas premium. Com o tempo, vantagens passaram a ser dadas a jogadores premium, o maior exemplo disso é o bônus de experiência nas duas primeiras horas de stamina.

Até aí era compreensível a CipSoft cobrar um valor para contas premium, afinal a empresa precisava manter o jogo e lucrar com isso, e ninguém reclamava - muita gente ainda se divertia - mesmo sendo free account. Mas quando a Store foi implementada, um discurso chato começou a rolar ao redor do jogo, sobre como a CipSoft era mercenária e não pensava em seus jogadores. Mais e mais reclamações começaram a surgir sobre a venda de runas e potions na Store, usando como argumento: “quem pagar por Tibia Coins terá mais vantagem no jogo”. Quando a empresa
passou a vender XP Boost, ai sim o tempo fechou! E como sempre os jogadores reclamaram, reclamaram e reclamaram...Mas por que ninguém parou de jogar?!
O principal problema de um jogo pay-to-win é a desvantagem absurda entre quem paga e quem não paga por exclusividade. No Tibia quem adquire Tibia Coins para comprar XP boosts, runas, poções, blessings; consegue uma leve vantagem, mas não é nada que prejudique outros jogadores. Tudo que um jogador consegue através da Store, qualquer outro consegue sem precisar pagar 1 centavo por isso. Não esquecemos que Tibia Coins podem ser obtidos através do jogo - por gold coins - acabando assim com qualquer exclusividade para quem obtêm com dinheiro real.
Então quem quer “pagar para ganhar” no Tibia, tem que pagar MUITO caro para ter POUCA vantagem, tirando nos casos de servidores novos onde a vantagem é maior, mas só até determinado momento. Não da para se sentir lesado no game por conta da Store, por este motivo você não vê ninguém parando de jogar por conta do "Pay-To-Win".
Com tudo que foi dito, vamos admitir, o Tibia passa bem longe do Pay-to-Win tradicional, nenhum jogador é lesado ou prejudicado pelos itens vendidos na Store. O máximo que podemos reclamar é da falta de conteúdo novo para os jogadores free account, que com o passar do tempo foram bastante esquecidos e já não conseguem acompanhar o ritmo dos Premium Accounts.









(respostas 1 a 5 de 55)
Ao meu ponto de vista hoje em dia o que menos se tem é free players, antigamente ter p.a era ser foda hoje em dia não é nada. Tibia melhorando e muito, muito bom.
Você não paga premmy por ser p2w.
Você paga premmy porque o jogo é PAY TO PLAY.
Free nem deveria existir.
No máximo criar a conta e ter 3 dias de "trial" pra jogar.