Conforme anunciamos em maio, desde a última terça, 02 de junho, tornou-se obrigatório o login usando o e-mail registrado na sua conta ao invés do antigo account name. Segundo a desenvolvedora, o objetivo principal da mudança após tantos anos foi “simplificar o processo de login, tanto para os jogadores de longa data e também para a própria CipSoft do ponto de vista técnico. Account names eram um remanescente do passado que gerou vários problemas ao longo do tempo”. Além disso, disseram estar cientes de que mudanças dessa espécie “levam algum tempo para as pessoas se adaptarem”. De fato, já houve um vazamento de account names no passado, só para citar um exemplo.

No entanto, o que se viu foi o princípio das dores para alguns jogadores (especialmente antigos) que, por não manterem suas informações de segurança da conta atualizados, sequer lembravam qual era o e-mail atrelado às suas contas (por nunca precisarem usá-lo) – talvez esteja aí um dos motivos de se forçar a mudança para logar usando o e-mail. Sem a recovery key para conseguir alterar esse e-mail, a conta estaria virtualmente perdida.

Supomos que a caixa de entrada do suporte da CipSoft deve ter lotado nos últimos dois dias com reclamações desse tipo, pois na manhã de hoje foi anunciado via ticker uma solução: foi adicionada uma página na área de recuperação de conta para que você insira seu antigo account name e senha para poder exibir qual é o e-mail está atrelado à sua conta, permitindo que você consiga fazer login e possa atualizar o e-mail, se for o caso. Lembrando que não é necessário que o e-mail ainda esteja ativo para você consiga fazer login com ele.

Também houve relatos na comunidade sobre supostas invasões de hackers aos bancos de dados de fansites, afim de roubar listas de e-mails e senhas cadastradas nos fóruns menos protegidos (não é o caso do TibiaBR). Assumindo ser verdade, trata-se novamente de negligência por parte de alguns jogadores, ao usar os mesmos dados de e-mail e senha em vários serviços, além de não usar autenticação em dois fatores (2FA) em suas contas tibianas. Proteja a sua conta!

Relembrar e-mail

Além das questões de segurança, houve bastante feedback no fórum oficial sobre o incomodo de se utilizar esse método para logar por causa de e-mails muito longos – realmente é bem chato passar a precisar digitar 10 ou menos caracteres para mais de 30 em alguns casos toda vez que quiser entrar em um de seus personagens. No mesmo ticker que citamos anteriormente, foi anunciado um patch no client para que fosse adicionada a opção de relembrar o e-mail usado para login. Ufa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui