Os testadores…

..quase todos os tibianos que já participaram de um test server privado ou das celebrações do 15º aniversário do Tibia, os viram correndo por ai dentro do jogo.
No entanto, quem são as pessoas por trás dos pixels que estão dirigindo por ai seus uniwheels e montados nas costas de uma lady bug?
Na preparação deste artigo oficial, nós encaminhamos algumas perguntas para a equipe de testes e gostaríamos de apresentar-lhes as respostas que recebemos deles. Aqui vamos nós:

CMs: Quantos membros a equipe de testes tem atualmente?

Testers: Atualmente, a equipe é composta por um líder (Delany) e mais três membros (Siramal, Seyva e Bolfrim). Enquanto Seyva é a mais nova testadora, Bolfrim trabalha exclusivamente para o departamento de inovações da CipSoft no momento.
Observe:

Como você sabe, algumas coisas mudaram no escritório da CipSoft no período que a entrevista foi feita. Delany vai assumir a liderança do cargo de gerente de produto dentro dos próximos meses. Como Delany era o lider da equipe de testes, tivemos que procurar por uma nova liderança para lá. Quando Delany começar seu trabalho como líder da gerência de produto, Bolfrim tornará-se o novo líder da equipe de testes.

CMs: Existem responsabilidades especiais ou tarefas especiais para os membros individuais da equipe?

Testers: Não há tarefas onde apenas um membro da equipe é responsável. Em geral, todos os testadores são capazes de trabalhar em todas as tarefas, mas, é claro, existem especializações entre os membros da equipe.

CMs: O que vocês estão testando?

Testers: Basicamente, tudo o que é desenvolvido pela CipSoft: um componente do Tibia ou outro produto, ou ferramentas que são necessárias para o nosso trabalho interno. Nós somos um departamento independente dentro da CipSoft, então nós realmente precisamos da atribuição de outro departamento para testarmos um recurso ou um novo conteúdo.

CMs: Por que apenas aspectos técnicos estão sendo testados ao invés de, por exemplo, se fazer aquela quest é realmente divertido?

Testers: Nosso teste é como o teste clássico de software. Usabilidade e diversão não podem ser testados adequadamente por nós. Esta é, por muitas vezes, uma questão subjetiva de gostos e interesses. Além disso, nosso time é muito pequeno para executar quaisquer testes de longa duração em relação a diversão. Naturalmente, damos feedback a respeito de usabilidade e diversão também, caso notemos alguma coisa que pareça questionável ou problemática (de uma maneira não-técnica) durante nossos testes. Mas esse não é o nosso foco, é apenas um teste indireto dessas coisas. Nossa principal tarefa é testar se todos os requisitos técnicos são cumpridos e se os recursos estão funcionando conforme o esperado.

CMs: Quanto de seu trabalho diário é gasto em Tibia?

Testers: Normalmente, gastamos cerca de dois terços de nosso trabalho diário em Tibia. No entanto, se for necessário – durante tempos de pico, gastamos quase 100% de nossa jornada diária em Tibia.

Gráfico sobre a divisão de trabalho diário dos testadores

CMs: Ideia – desenvolvimento – teste- lançamento. Como funciona?

Testers: A gerência de produto recolhe dados e elabora um conceito de um novo recurso. Depois disso, os desenvolvedores e programadores começam o seu trabalho. Uma vez concluído, o recurso é testado pela equipe de testes. Se todos os requisitos técnicos são cumpridos e o recurso funciona como esperado, ele está pronto para ser lançado.
Se ainda houver tempo, também checamos usabilidade, jogabilidade, ortografia, performance, etc.
Nem todo recurso tem um fluxo de trabalho pré-determinado em relação ao desenvolvimento e lançamento. Algumas coisas com prioridade menor são lançadas quando houver tempo.

CMs: Como vocês recebem reports?

Testers: Reports in-game vindo de tutores são automaticamente encaminhados para nossa ferramenta interna onde os checamos e verificamos. Outros reports (via email, por exemplo) são processados pelo nosso suporte ao cliente e então encaminhados para nós também.

CMs: Como vocês priorizam a correção de bugs?

Testers: Basicamente, há dois fatores que são importantes para a priorização. O primeiro é a gravidade do problema. Isto significa quanto dano um bug pode potencialmente causar. A severidade é estimada pela equipe de testes, algumas vezes em cooperação com o time de suporte ou o gerência de comunidade. Baseando-se nessa estimativa a gerência de produto decide o segundo fator – a prioridade em si. A prioridade determina o quão urgente uma correção é em relação a outras correções. Embora a gravidade influencie a decisão da gerência de produto, cabe à classificação de prioridade a definição de o quão rápido um bug será abordado e uma correção será lançada.

CMs: Após cada update, alguns jogadores continuam dizendo que cada vez mais e mais bugs tem sido liberados junto ao lançamento do mesmo em relação ao passado. Isso é realmente verdade?

Testers: De acordo com nossas estatísticas internas, não podemos confirmar isso. Comparamos a quantidade total de bugs que encontramos internamente antes de um lançamento com a quantidade total de bugs encontrados após a atualização. Esta taxa tem melhorado desde que o primeiro testador juntou-se à equipe. No entanto, devido ao Tibia tornar-se mais e mais complexo ao longo dos anos, o número absoluto de bugs realmente aumentou. Além disso, essa quantidade depende do montante de mudanças que fazem parte de um update. Por exemplo, se adicionarmos 3 novas cidades em um update, é provável que o número de bugs seja três vezes maior do que se tivéssemos implementado apenas uma nova cidade. A complexidade e tamanho das mudanças tem crescido massivamente durante os últimos anos. Isso pode explicar essa percepção.

CMs: Durante os últimos updates, cada vez menos houveram testadores online. Isso é influenciado pela qualidade dos reports de bugs? Caso sim, existem planos para aumentar o número de testadores no futuro?

Testers: O fato de haver menos testadores online não foi influenciado pela qualidade dos reports, mas sim pela quantidade. Além disso, menos testadores significa que, muito provavelmente, algumas funcionalidades e áreas ainda não foram encontradas e, portanto, não foram testadas.
Para o summer update deste ano nós já convidamos mais players para a fase de testes privados e, é claro, nós vamos avaliar o teste de maneira geral e, então, fazer planos para o próximo update.

CMs: Vocês jogam Tibia? Se sim, em qual tipo de servidores vocês jogam e qual o level de vocês?

Testers: Cada um de nós possui uma account, mas a intensidade e frequência que cada um joga varia.
Siramal, por exemplo, começou a jogar Tibia de maneira bastante ativa quando se juntou a CipSoft. Ele joga em um servidor Optional PvP e ainda acessa o jogo até hoje, especialmente para participar de eventos ou para trocar e vender itens com outros jogadores. Ele também possui um outro char em um servidor Open PvP, mas dá preferência a um ambiente pacífico.
Geralmente, se um novo colega se junta a equipe, ele ou ela passam a ter muito tempo em contato com o Tibia e passam a conhecer o jogo melhor.

CMs: Como é o dia-a-dia de vocês no trabalho?

Testers: Pessoas que não conhecem muito a respeito da indústria de games costuma dizer: “Oh, então vocês jogam o dia todo!”. Bem, isso definitivamente não é verdade.
Nós começamos o dia verificando nossos e-mails e nosso bug tracker interno. Então, nós verificamos os novos reports. Se conseguimos reproduzir algum problema reportado, o gerente de produtos irá priorizá-lo e direcioná-lo para as pessoas certas. Naturalmente, as correções também são validadas. Existem simplesmente muitas outras coisas que também precisam ser testadas, e ocupa grande parte do nosso dia de trabalho.

Nós temos um quadro no escritório que nos dá uma visão geral sobre nossas tarefas e o andamento delas. Nós atualizamos o quadro uma vez por dia. Quando terminamos uma tarefa, iniciamos uma nova que está pendente no quadro. De qualquer forma, na maior parte do tempo estamos trabalhando em várias tarefas ao mesmo tempo.

Além disso, nossos telefones tocam com frequência. Nós estamos envolvidos em quase todas as novas features, desenvolvimento de conteúdo, etc. Nós, testadores, temos um amplo conhecimento de maneira geral. Então, somos um bom ponto de contato para qualquer dúvida de outros departamentos. As vezes, é melhor tratar algumas questões pessoalmente, então, também recebemos visitas de outros colegas com frequência.

Nós normalmente fazemos nossos intervalos em nossa de descanso, onde comemos, bebemos e conversamos com nossos colegas. As vezes, também ficamos algum tempo em nossa sala de recreação e jogamos alguns jogos por lá.

CMs: Durante o dia, ocorrem “horários de pico” que influenciam no dia-a-dia e na maneira como vocês trabalham?

Testers: Sim, é claro, existem horários de pico. Pode acontecer de termos que largar tudo e focar em algum problema urgente no Tibia. Entretantos, isso não influencia na maneira que fazemos nosso trabalho. Temos que manter a cabeça fria em situações de stress. Frequentemente, é a equipe de testes que define o reagendamento de uma release para previnir a perda de qualidade. As vezes nós também temos que fazer horas entras mas isso não é um real problema, uma vez que temos a oportunidade de tirar algum tempo de folga quando há menos coisas para se fazer.

CMs: Há grandes projetos de teste atualmente ou o qual foi o último grande projeto de vocês?

Testers: Existem grandes projetos com frequência, como os updates de verão e inverno, por exemplo. Grandes projetos do passado foram o novo sistema de pagamento, os Premium Scrolls e o cliente do Tibia em Flash, por exemplo. De qualquer forma, grandes projetos de teste podem variar de testador para testador.

Seyva :

Meu último grande projeto foi testar as novas funcionalidades disponíveis para guildas, e eu realmente me diverti testando tudo. Neste momento, estamos testando o update de verão e a nova loja dentro do jogo. Este é provavelmente o maior projeto que eu já testei para o Tibia até agora. É realmente superinteressante, porque ele é muito complexo e vários componentes são afetados.

CMs: Como vocês viraram testadores e quais habilidades são necessárias?

Testers: Não há realmente uma educação profissional para testadores. As habilidades que você precisa dependem do setor que você estiver trabalhando. Como um testador de jogo, você deve ser bem organizado e resistente ao estresse, trabalhar de forma independente, fazer mais estudos e você deve ter um olho infalível para os sistemas e os “pontos de interrupção”; pois o que os testadores fazem? Nós, basicamente, tentamos quebrar um sistema. Tentamos encontrar bugs e problemas dentro de uma funcionalidade por todos os meios disponíveis, mesmo que o desenvolvedor tenha criado uma funcionalidade ou conteúdo com muito amor e trabalho. Portanto, você também precisa ter tato quando traz a má notícia de que a funcionalidade não está funcionando como deveria. Além disso, alguns conhecimentos básicos de design do jogo, interface do usuário e programação são vantagem. Bons conhecimentos de inglês são uma obrigação, e você deve ter um certo grau de curiosidade e determinação.

CMs: Já aconteceu de vocês ficarem com raiva de si mesmos, por não encontrarem um bug grave durante a fase de testes?

Testers: Isso acontece. É o nosso trabalho encontrar bugs antes de serem implementados no jogo. Cada bug que encontramos é como uma pequena conquista para nós. Se mesmo após todos os testes um bug for detectado no jogo, isto é, naturalmente, muito chato para nós. Para sermos honestos, porém, nunca seremos capazes de garantir uma versão 100% livre de bugs. Tibia é simplesmente muito grande e complexo, e nosso tempo é limitado demais para fazermos tal promessa.
Portanto, é importante considerarmos, independente da resposta, se teria sido possível encontrarmos um bug com um esforço razoável. Toda vez que nós negligenciamos um bug, nos questionamos e analisamos, se existem formas de melhorarmos ou se é necessária uma mudança nos nossos métodos de testes, a fim de encontrarmos tais erros com mais facilidade no futuro. Muitas vezes temos de responder a essa pergunta com um claro não. No entanto, deixar um bug maior passar parece realmente como uma derrota pessoal, às vezes.

Siramal :

Alguns anos atrás, nós adicionamos uma grande caverna como parte de um update. Nós testamos a área como sempre. Bugs de mapa e de criaturas foram encaminhados aos responsáveis e corrigidos. Mesmo durante os testes externos tudo funcionou como o planejado. A surpresa não demorou a aparecer. Depois de alguns dias, nós notamos que um andar inteiro daquela caverna estava inacessível. Escadas ou buracos estavam simplesmente faltando… e acima de tudo, parte de um item de montaria dependia daquele lugar… Bem, o aprendizado nunca termina e hoje, quando estamos testando alguma área, não pulamos mais os andares utilizando uma god spell, mas testamos pra valer para garantir que a nova área inteira está acessível.

Seyva :

Eu ainda me lembro do bug em que um NPC havia parado de gritar após o release do novo sistema de guilds no último outono. Eu nunca nem sonhei que refazer o guild chat poderia quebrar algo relacionado a NPCs.

Delany :

Normalmente, é muito irritante quando nós tentamos reproduzir os bugs reportados, mas simplesmente não conseguimos reproduzir mesmo fazendo tudo de acordo com o report. Normalmente, um pequeno detalhe está faltando no report e, consequentemente, em nossos cenários de teste também. Se depois de longas pesquisas e tentativas o bug não for reproduzido, os programadores encontram o bug no código, e nós podemos ver o que está faltando. Por exemplo, nós já realizamos testes nos lugares errados. Esse tipo de coisa pode ser muito frustrante.

CMs: Muito obrigado pelo tempo de vocês, testadores!

Tibianos, nós esperamos que vocês tenham curtido as respostas dos testadores e que nós tenhamos sido capazes de lhes dar uma visão geral sobre o trabalho deles.

por Community Managers via Tibia.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui