O Tibia ficou fácil?

45
9172

Faz algumas semanas que tive uma discussão com um colega sobre o Tibia ter ficado mais fácil. Não quero ser polêmico, mas não vou fechar os olhos para discussões que fazem parte do dia a dia tibiano, e com certeza discutir sobre o jogo ter ficado fácil é uma delas.

Mais tarde pensei a respeito dessa discussão e cheguei a conclusão que para mim três pontos foram fundamentais não para tornar o jogo fácil, mas para deixa-lo mais dinâmico. Tornando o jogo mais dinâmico, ele também ficou ágil e mais rápido para se obter level.

Curar e atacar ao mesmo tempo

Recentemente comecei a jogar em um dos novos servidores hospedados aqui no Brasil, onde posso meter a cara para fazer muito mais coisas já que o lag — pelo menos para mim — é quase nada se comparado ao que eu já enfrentei em Calmera. Assim fiz uma hunt com meu Druid no level 25 nas Giant Spider e enquanto caçava ficava lembrando de como no Tibia 7.6 caçar com um mage em Plains of Havoc ou Poh para os íntimos, era preciso level 60 ou mais. Eu cheguei a ver level 140 caçando por lá.

Sorcerer level 123 caçando em Poh.

Não foi difícil e nem demorou para me lembrar de um bom motivo. Naquele tempo quando o jogador recebia um dano alto, o foco era se curar. Fazendo isso você deixava de atacar, já que não era possível curar e atacar ao mesmo tempo, como hoje. Por causa disso as caçadas eram muito menos ambiciosas e bem mais limitadas.

Runas e potions em hotkeys

Após concluir que não seria fácil matar uma Giant Spider na versão 7.6 do jogo com um Druid level 25 sem ter que correr ou usar runas, temos o segundo fator. Nessa época as hotkeys só podiam ser usadas para lançar feitiços como magias de cura e ataque. Poções e runas só eram possíveis de usar manualmente, clicando nela e depois no alvo.

Backpack de Manafluid.

Lembro de um vídeo onde os jogadores Ingek e Cachero, dois sorcerers de Calmera estão matando os Demon da Parchment Room Quest. Mais da metade do vídeo era os dois subindo as escadas para encher a mana. Aquilo demorava uma eternidade, passaram mais da metade do vídeo usando a extinta Manafluid, uma por uma manualmente.

Monstros sem cooldown

Não era muito útil usar aquela seção de tibia wikis onde indicava qual era a média de dano de um monstro. O motivo era bem simples, eles não possuíam cooldown. Um Behemoth, por exemplo, que consegue infligir danos na casa dos 600, naquela época podia facilmente tirar 900, ou mesmo chegar a 1200. Isso porque não existia cooldown nos monstros e eles davam golpes adoidados um após o outro, os famosos “combos”. Era comum você perguntar “Quanto um Dragon Lord pode tirar de dano?” e a resposta ser “Ah! Cara, ele bate em média uns 400, mas chega a comba uns 800”.

Conclusão

Vejo essas três mudanças como essenciais para o jogo, elas tornaram nossa jogatina mais dinâmica e ágeis. Por causa delas, o nosso jogo é menos lento e nossas caçadas mais produtivas.

Não da para comparar versões tão diferentes do jogo. O Tibia 7.6 como usei de exemplo aqui, é muito destinto e direcionado a um público bem diferente. Os jogadores atuais já não tem o mesmo comportamento – e tempo – que tínhamos a 10 anos.

E nem quis me aprofundar tanto, não caberia tudo aqui. Por isso deixei de mencionar coisas como treino com estatua, runas e pots empilháveis (100x), entre muitas outras que poderia citar.

Por isso, deixemos de lado essas discussões e aproveitemos o agora. Mesmo passado tanto tempo, o jogo ainda é bem divertido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. Quem era você em calmera? Passei aqui pra matar a saudades e por coincidência fui top br do server nessa época. Saudações do ha muito tempo aposentado Guaxinim com audacia.
    Acho que quem reclama, é os caras que querem se sentir os \"old school\" tipo \"ai, no meu tempo era isso, no meu tempo era aquilo\". Discordo do \"player\" abaixo que falou que o jogo é pra criança. Meu amigo, crianças de hoje em dia ligam mais para gráficos. Quem joga Tibia, em sua grande maioria creio que tem no mínimo uns 17 anos. Comecei a jogar em 2007 e depois de tantas indas e vindas, ainda é meu RPG favorito. O único que me dá vontade de voltar a jogar, independente do tempo que eu fique ausente. As coisas evoluem, é preciso acompanhar essa evolução sem perder a essência. Pra mim, o Tibia está pelo caminho certo.
    o tibia teve que ficar bem mais fácil senão iria a falência e acabar.
    a mentalidade dos jogadores em geral de hoje em dia é completamente diferente.
    tibia tornou-se um jogo infantil, ridicularmente fácil, exageradamente fácil. Tudo facilitado, basta pagar.
    a filosofia tornou-se: poucos jogadores mas pagando. Por isso o numero de jogadores foi reduzido a um décimo de antigamente hoje quem joga tibia é pq nao gosta de jogos com algum grau de dificuldade quer apenas um passatempo por alguns minutos ao dia.
    mas eu nao condeno a cipsoft por fazer isso ou era isso ou bancarrota mas hoje em dia nao jogo mais so entro de vez em quando e percebo um jogo monotono enjoativo
    tb nao condeno quem joga cada pessoa sabe o jeito de se divertir é um direito das pessoas gostarem de jogos fáceis isso é só um passatempo
    Não suporto esses posts nostálgicos, parece um rio de lagrimas!
    O jogo foi obrigado a mudar, assim como wow por exemplo mudou, e mudou para melhor! Em geral ngm mais tem paciência para aquilo que era antes, sem falar na dominância de guilds que seria extremamente injusto para novos jogadores.
    O jogo ficou mais facil de upar? NÃO, TIREM ISSO DA CABEÇA! apenas mudou a faixa do lv "dificil", antes era 100? agora é 600~700...SIMPLES!
    Tem muito mais conteúdo, quests, cidades, emfim...quer se sentir como era antes? ta tudo lá, só fingir, vai lá caçar teus frosts trolls e não usar HKs...ahh mas vc tmb quer aproveita as facilidades né? hipocrisia rola solta desse povo q chora!