Retrospectiva 2017

11
4735

Apesar de ser difícil de acreditar, dezembro já chegou e o ano de 2017 está acabando. Tradicionalmente, isso significa que é hora de recapitularmos o que aconteceu no Tibia ao longo desse ano. Em 2017, a nossa maior sensação foi de estarmos “ocupados, ocupados, ocupados!”. Vamos ver se essa sensação foi de fato real.

Primeiro Trimestre de 2017

Começamos esse ano com a explosiva celebração do vigésimo aniversário do Tibia! Junto com outras pequenas festividades, incluindo uma barraca de tiro à lata e piñatas, nós todos mergulhamos no sentimento de nostalgia com a visita à Exibição Nostálgica e uma arena PvE, especialmente criada para nos lembrar da clássica e assustadora Dwarven Bridge durante a época do luring antigo.

Para melhorar a jornada ao passado Tibiano, os jogadores foram enviados a uma quest para encontrar pistas do Primeiro Dragão e seus descendentes.

Não existe uma boa maneira de descrever a jornada de Tibia nesses vinte anos apenas com palavras; olhem esse vídeo para ver como as coisas começaram e evoluíram de lá para cá:

Caminhando para tempos mais recentes, em fevereiro anunciamos a integração com o BattlEye como um sistema proativo no combate às trapaças. Ao longo desse ano, mais e mais mundos foram sendo protegidos pelo BattlEye, deixando apenas dois mundos desprotegidos ao final de 2017. Estamos felizes em ver que, de fato, essa medida está trazendo resultados muito positivos.

Como uma nota, mas não sendo menos importante, em março anunciamos uma Dev Note sobre o Uso de Soul Points para Spells, um projeto que foi cancelado devido ao feedback de vocês.

Segundo Trimestre de 2017

Quando anunciamos os mundos Retro Hardcore PvP e um client desenvolvido para Mac no dia 1 de abril, alguns de vocês acharam que era uma piada cruel do Dia da Mentira! Entretanto, esse não foi o caso: em maio foi lançado o Client Tibia 11 para Mac e em agosto os Servidores Retro Hardcore PvP ganharam vida.

Outras pequenas melhorias foram implementadas em abril, como o CM Tracker e o CM Post Archive, bem como o Tibia Support Webinterface foram adicionados ao site, e a Spell List e as Action Bars foram adicionadas ao Tibia 11.

Ainda lembrando dos momentos divertidos e nostálgicos de Janeiro, apelidamos maio de Mês Retrô e nós seguimos nessa temática ao perguntarmos Como Thais Realmente Conseguiu seu Nome e vocês nos deram explicações bem legais como resposta! Para continuar com a temática retrô, abrimos servidores Retro Open PvP e lançamos os Retro Outfits!

Antes que o segundo quadrimestre do ano acabasse, começamos a lançar os teasers do Summer Update em Junho.

Terceiro Trimestre de 2017

Além das novas questlines e uma enorme área nova, o Summer Update em Julho trouxe muitas novidades ao Tibia, como, por exemplo, as ferramentas de análise que haviam sido discutidas em uma Dev Note em Abril. Essa ferramenta foi inspirada no Tibialyzer, uma extensão não-oficial e muito popular de Tibia criada por Mytherin. Outras novidades foram adicionadas nesse update, como um ciclo novo de dia e noite, recompensas diárias e summons exclusivos para cada vocação. Além disso, reduzir os métodos de fortalecimento de suas armas e equipamentos com efeitos temporários para um único sistema foi parte desse summer update.

Durante o tempo entre updates, nós pedimos a opinião de vocês acerca de vários tópicos em agosto, incluindo, mas não limitados a, ferramentas e novidades para o Winter Update. Houve Dev Notes sobre Quick Looting, Exiva em Mundos Optional-PvP, Monster Shards e – como resposta ao feedback de vocês – outro sobre a Monster Cyclopedia. Além disso, lançamos uma Dev Note em setembro sobre Skill Level Training. Entretanto, esse projeto foi adiado por conta do feedback da comunidade.

Ainda em Setembro, 40 mundos tornaram-se protegidos pelo sistema do BattlEye, já previamente mencionado.

Quarto Trimestre de 2017

O último trimestre do ano começou com a fusão de vários mundos; 17 servidores com população baixa tornaram-se 5 em outubro. Uma fusão adicional entre os Mundos Especiais acabou com a era de mundos preview, e o resultado dessa fusão foram os mundos Zuna e Zunera, que são mundos experimentais.

Outubro também trouxe a ferramenta de Split Chat no Client 11, e nós finalmente anunciamos o fim do Tibia 10 e do Flash Client, fazendo do Tibia 11 o único client oficial do Tibia, que continuou a receber melhorias e atualizações.

Outras notícias animadoras de outubro foram os teasers para o Winter Update, que nos mantiveram ocupados na maior parte do restante do tempo de 2017! Além das questlines novas e dos bosses implementados, melhorias no sistema de imbuing e outras coisas, o Winter Update de 2017 nos trouxe o Quick Looting e um Bestiário que foi adicionado à Cyclopedia.

O Winter Update não foi o único acontecimento desse trimestre. Em novembro, as discussões previamente feitas sobre restrições no uso da magia Exiva para servidores Optional-PvP foram lançadas, e um ajuste técnico incluindo o Sistema Automático de Otimização de Conexão foi implementado e ativado. Uma avaliação extensa dessa ferramenta ainda está sendo feita enquanto esse artigo é escrito. Além disso, dezembro nos trouxe Mundos Novos.

Os tópicos principais e gerais de 2017 para o Tibia foram trabalhos de melhoria acerca dos problemas principais do jogo, ou seja:

  • A situação do botting/trapaças;
  • A estabilidade dos servidores;
  • Melhorias no client stand-alone Tibia 11.

Nós definitivamente continuaremos nesse caminho em 2018! Para isso, já temos muitas coisas na linha de produção para vocês desde já! Esperamos sinceramente que vocês continuem a nos ajudar com seus feedbacks em 2018!

Esperamos que, ao final desse ano, não apenas nós, mas vocês também possam dizer: sim, o Tibia definitivamente melhorou. Apesar de sua idade, ou até por causa dela, Tibia é um jogo divertido de se jogar e um futuro brilhante está à frente de todos nós!

Obrigado por serem parte do Tibia e por manterem o jogo jovem de coração e espírito!

Desejamos a todos os jogadores de Tibia um pacífico final de 2017, ótimas festas e tudo de bom e melhor em 2018!

Seus Community Managers.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor comente aqui!
Favor insira seu nome aqui

Comentários
  1. 2017 foi de longe o melhor ano do Tibia.
    Espero que 2018 seja ainda melhor.
    CipSoft tá de parabéns esse ano.
    Não to conseguindo acreditar, parece mentira, mas to preparando meu caminho para retornar as terras tibianas, maisu m perdido que voltou a sustentar a conta da cip $$
    Nikolai Bazarov
    o melhor momento foi pacera ter resetado 4x no ano, 2x em dois meses, 2x em double loot, 17h depois do ss e em um sábado

    Cara quando eu olhei o ticker sobre o reset no domingo minha reação foi essa: :chora::aah:
    @Topic
    Esse ano não consegui participar das festividades de 20 anos do Tibia, uma pena. Mas tive a oportunidade de participar no aniversario de 15 anos que também teve uma ilha nostálgica e que até hoje tenho fotos por la.